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CURSO DE MBA Uol Edtech

Marketing, Branding e Growth

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
20 de Março de 2020

Inscrições até 10/03/2020

Período
20/03/2020 a 18/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 9h às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de marketing e comunicação, sendo estruturado em três módulos: o primeiro focado em estratégias de marketing, que busca um aprofundamento a partir de disciplinas de análise de mercado, comportamento de consumo, planejamento e gestão de competitividade e inovação; o segundo com foco em comunicação e branding, que aborda assuntos ligados à criatividade e como o consumo pode ser influenciado por fatores como propósito, emoção, inspiração e branding; e por último, o módulo com estratégias para o growth aprimorando conceitos de inbound marketing, growth hacking, omnichannel e design thinking.

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Profissionais de nível superior oriundos de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à área de negócios e comunicação, tais como: administração, economia, contabilidade, publicidade, tecnologia e psicologia. Empresários e empreendedores com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados a marketing, growth, comunicação, administração e vendas.

Objetivos

Promover a formação de profissionais com competências relacionadas ao domínio de métodos de marketing voltados para o crescimento acelerado, atendendo às necessidades do cliente e do mercado para o desenvolvimento de projetos com longevidade. Traz ainda o aprofundamento das formas de comunicação de marca e branding, bem como estratégias para o growth hacking utilizando múltiplos canais online e off-line.

Perfil do Egresso

  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas necessárias para a gestão do mercado e de marketing em seu contexto atual;
  • Diagnosticar o ambiente em que a organização e seus produtos estão inseridos e identificar oportunidades e riscos de atuação;
  • Aplicar métodos e técnicas de comunicação e branding visando o crescimento contínuo e sustentável da organização;
  • Pensar de maneira inovadora sobre a área de negócios, aplicando estratégias empresariais para o growth hacking visando um desenvolvimento exponencial.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 10/03/2020

Disciplinas

O Marketing Moderno

Introdução aos principais conceitos de Marketing. Entendimento do Marketing holístico. Análise dos principais desafios do Marketing moderno. Discussão de perspectivas para o futuro do Marketing.

Dados, pesquisa e tendências: como fazer MKT inteligente

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.

Planejamento e estratégias de marketing

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Economia Comportamental e Decisões do Consumidor

Caracterização do processo de tomada de decisão de compra. O comportamento do consumidor em diferentes situações. A influência de fatores emocionais, sociais, econômicos e contextuais na tomada de decisão. As estratégias com foco no aumento do bem-estar do consumidor.

Gestão de Competitividade e Inovação

Discussão dos conceitos de Inovação. Análise da competitividade no mercado. Desenvolvimento de subsídios para preparar a cultura organizacional ao ambiente inovador. Criação de organizações intraempreendedoras.

Neuromarketing: ciência ou modismo?

Compreensão da importância da neurociência no estudo do consumo. Diferença entre neuroeconomia e neuromarketing. A relação do neuromarketing e o comportamento do consumidor sob a ótica da teoria cognitivista. O processo cerebral da tomada de decisão: razão e emoção; diferenças de gêneros, aspectos hormonais e preferências intertemporais; armadilhas da mente. Estratégias de Marketing e os estímulos neurais.

Inteligência Artificial e Marketing Digital

O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência Artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics com o uso de Data Science. Utilização do DS e IA para potencializar os negócios: marketing, operações, logística, pessoas, etc.

MKT genial: a criatividade para gerar cases inesquecíveis

Criatividade e o processo de inovação: conceitos e princípios. Caracterização dos estágios do processo criativo. A criatividade e a geração de ideias inovadoras. Discussão da criatividade como processo passível de aprendizado.

Branding 4.0: coerência no pensar, agir e comunicar

O papel da comunicação no contexto do marketing 4.0. O poder da marca no mundo contemporâneo. Discussão de marcas e lovemarks. Planejamento de comunicação e construção da relevância no discurso das marcas. Entendimento das marcas na convergência online/off-line e narrativas transmidiáticas.

Comunicação com propósito: como fazer sentido ao consumidor

Reflexão sobre marcas que se posicionam frente aos problemas sociais. Negócios que surgem a partir de causas. Os valores corporativos tangibilizados em discurso. A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca.

Identificação com a marca: a memória e a emoção na compra

A importância das métricas e o relacionamento com o consumidor. Discussão sobre memória e emoção. A relação entre consumo e emoção. A mensagem e sua forma como essenciais para construir o crescimento das marcas.

MKT de conteúdo e storytelling

O conteúdo como diferencial de marca. Discussão de situações e contextos. Entendimento de histórias forever e o storytelling como estratégia de envolvimento.

Branding na lógica do consumo

O gerenciamento (branding) e a comunicação de marcas. Análise dos componentes, valores e atributos da marca. A evolução da gestão de marcas e as mudanças no relacionamento com o consumidor. Discussão de brand equity e a construção de marcas.

Growth Hacking: crescimento rápido dos negócios

A metodologia do Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Reflexões sobre o Marketing orientado a experimentos. Compreensão da testagem de hipóteses e priorização. Gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para o alcance, manutenção e encantamento dos clientes, potencializando as vendas e o aumento das indicações. O uso de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.

Growth por meio de canais próprios e inbound

A definição do Inbound Marketing. Discussão sobre Marketing Tradicional vs Inbound Marketing: convergências e divergências. A definição do Buyer Persona. Estruturação de um funil de vendas. Estratégias e ações.

Experiência e Jornada do Cliente

Fundamentos do modelo de marketing responsivo e customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. A jornada de consumo e sua importância para o marketing. Compreensão das etapas da jornada do cliente.

Negócios Disruptivos

Reflexão sobre a criatividade para novos negócios. Entendimento das formas de disrupção. A transformação digital e a disruptividade de negócios. Análise da inteligência artificial como vantagem competitiva.

Design Thinking na criação de produtos e serviços

Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para a criação de valor. O entendimento da criatividade e o processo criativo. Discussão de práticas de empatia junto ao público usuário. Caracterização de métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação em produtos e serviços.

Omnichannel e estratégias multicanal

Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Discussão sobre o cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Discussão de estratégias para integração entre canais online e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.

Oficina de Projetos em Marketing, Branding e Growth

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Caroline Bucker
  • Me. Cassio Sclovsky Grinberg
  • Ma. Cláudia Bromirsky Trindade
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
  • Dr. Gustavo Dalmarco
  • Me. Ilton Teitelbaum
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Esp. Márcio Soares Blank
  • Ma. Martina Eva Fischer
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Esp. Thiago Proença Baisch
  • Dr. Vinicius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Profa. Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • E-mail: frederike.mette@pucrs.br
  • Possui graduação em Ciências Atuariais (UFRGS – 2005), mestrado em Administração (PPGA/UFRGS – 2009), doutorado em Administração (PPGA/Unisinos – 2016) e pós-doutorado em Administração (PPGA/ESPM – 2018). É professora da PUCRS e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd/PUCRS). Tem experiência em consultoria, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Seus interesses de pesquisa incluem, principalmente, psicologia econômica, endividamento e bem-estar financeiro.
  • Prof. Dr. Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • E-mail: lbespartel@pucrs.br
  • Possui graduação em Administração (UFRGS – 1995) e em Engenharia Civil (UFRGS – 1990), mestrado em Administração (PPGA/UFRGS – 1999) e doutorado em Administração (PPGA/UFRGS – 2005). É professor da PUCRS e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd/PUCRS). Tem experiência em consultoria, pesquisas de mercado e planejamento estratégico. Seus interesses de pesquisa incluem, principalmente, comportamento do consumidor e varejo.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 879,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 931,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 983,25
A partir de 18/02/2020R$ 1.035,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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