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CURSO DE MBA

Marketing Estratégico e Geração de Valor

2ª Edição

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
14 de Abril de 2020

Inscrições até 03/04/2020

Período
14/04/2020 a 20/05/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

As transformações observadas nos últimos anos nas esferas social, tecnológica e econômica impactaram fortemente a estrutura dos mercados e a competitividade das organizações. Neste contexto, pode-se afirmar que um novo modelo – ou até mesmo um novo paradigma – de Marketing emergiu proporcionando igualmente oportunidades e desafios aos gestores da área. Esta nova perspectiva pressupõe uma revisão de conceitos tradicionais baseados no princípio de “produzir para o mercado” para uma visão de “produzir com o mercado”, alicerçada na construção de sentido e relevância para as marcas, na cocriação de experiências de consumo e valor, na comunicação bidirecional e nas interações online e offline. É neste contexto que se apresenta o MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor da Escola de Negócios da PUCRS, conjugando sólidos conhecimentos acadêmicos com a expertise e visão prática de diferentes atores de mercado.

Público-Alvo

O público prioritário engloba profissionais com atuação nas áreas de Marketing, Comunicação e/ou Estratégia. De modo complementar, o escopo do curso também destina-se a profissionais de áreas correlatas, empreendedores e estudantes com foco no aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos na área de Marketing.

Objetivos

  • Desenvolver nos participantes as competências necessárias para atuar na gestão estratégica de mercados;
  • Instrumentalizar os profissionais participantes com modelos, processos e ferramentas compatíveis com os desafios atuais da gestão de Marketing nas organizações;
  • Incentivar a troca de experiências entre os diferentes atores envolvidos no curso, incluindo alunos, professores e convidados.

Diferenciais do Curso

  • Projeto pedagógico atual, proporcionando uma sólida base de conhecimentos e uma moderna formação profissional na área de Marketing.
  • Corpo docente qualificado, integrando professores com profundo domínio acadêmico e profissionais com expertise e atuação em áreas-chave do Marketing.
  • Metodologia de ensino interativa e diversificada, utilizando atividades presenciais e a distância, estudos de caso práticos, seminários e palestras, atividades em grupo e trabalhos de campo.
  • Ambiente de aprendizagem diferenciado, envolvendo uma infraestrutura física, de laboratórios e de serviços próprias de uma grande universidade.

Perfil do Egresso

  • Pensar o Marketing a partir de uma perspectiva estratégica, ancorada por uma leitura consistente do ambiente de mercado, das opções estratégicas e dos caminhos que proporcionem valor superior frente à concorrência;
  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas, necessárias para a gestão do mercado em seu contexto atual;
  • Diagnosticar o ambiente de marketing em que a organização e seus produtos estão inseridos e identificar oportunidades e riscos de atuação;
  • Aplicar métodos e técnicas de gestão e planejamento de mercado visando o desenvolvimento contínuo e sustentável da organização;
  • Desenvolver a capacidade de analisar o mercado de forma sistêmica, integrada e inovadora para criar estratégias de atuação.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Pré-Requisitos

Desejável formação na área de Administração, Comunicação e/ou afins; atuar e/ou desenvolver atividades na área de marketing.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 03/04/2020

Disciplinas

Economia e Mercado

Análise da Conjuntura Econômica; Impactos da Economia nos Mercados; Inflação; Câmbio; Crédito; Cenário Econômico e Tendências.

Inteligência de Mercado

Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado.

Pesquisa e Tendências de Mercado

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.

Marketing Internacional

Entendimento das mudanças no macroambiente, especialmente a globalização da economia e a abertura de mercados. Apresentação de ferramentas de análise dos macroambientes econômico, político, cultural, religioso, e seu impacto na competitividade global. Discussão de estratégias de entrada em mercados globais. Detalhamento do planejamento de marketing internacional.

Gestão Estratégica de Mercado

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Métricas de Marketing

A função estratégica das métricas de mercado. Entendimento de métricas de marca. Caracterização das principais métricas de venda. Aplicação de métricas financeiras.

Administração de Produtos e Marcas

Definições centrais e classificação de produtos. Entendimento do processo de desenvolvimento de novos produtos. O Ciclo de Vida do Produto. Discussão das principais estratégias de marca. O conceito de Brand Equity e o desenvolvimento de marcas.

Formação de Preço

Análise da estrutura de custos e precificação. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.

Canais de Distribuição e Logística

O papel da logística e da distribuição no Marketing. O conceito de canais de distribuição. Desenvolvimento de serviços ao cliente em operações logísticas. Entendimento da dinâmica de relacionamento entre fornecedor e empresa.

Comunicação de Marketing

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Entendimento das principais ferramentas de comunicação. Conceito e aplicação de Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital, Venda Pessoal e Comunicação no Ponto de Venda. O planejamento de campanha e mídias.

Experiência e Co-criação de Valor

Os elementos conceituais da experiência de consumo. Entendimento da jornada do consumidor. Estudo da cocriação de valor a partir de acesso, diálogo, redução de risco e transparência. O processo de planejamento e proposição de experiências de consumo.

Comportamento do Consumidor

Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor.

Marketing de Varejo

O conceito de varejo e suas alternativas estratégicas. Análise dos sistemas de suporte a decisão no varejo. O entendimento das decisões de localização, estratégicas promocionais e conflitos existentes. As principais tendências de marketing no varejo.

Marketing de Serviços

Caracterização da estratégia de marketing digital. O entendimento do marketing de conteúdo. Aplicação de marketing para redes sociais. Discussão das principais tecnologias aplicadas ao marketing digital. A inteligência artificial e o futuro do marketing digital.

Método do Estudo de Caso

Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alex Pipkin
  • Ma. Ana Cristina Schneider
  • Me. Cassio Sclovsky Grinberg
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Dr. Ely José de Mattos
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Esp. Juan Pablo Boeira
  • Esp. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Dra. Maira de Cassia Petrini
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Esp. Thiago Proença Baisch
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Prof. Dr. Lelis Balestrin Espartel
  • lbespartel@pucrs.br
    Possui graduação em Administração pela UFRGS (1995), graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1990), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1999) e doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2005). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor convidado em diversas outras Universidades. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos disfuncionais do consumidor e varejo.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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