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CURSO DE MBA

Marketing, Estratégia e Geração de Valor

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
16 de Abril de 2019

Inscrições até 02/04/2019

Período
16/04/2019 a 16/04/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

As transformações observadas nos últimos anos nas esferas social, tecnológica e econômica impactaram fortemente a estrutura dos mercados e a competitividade das organizações. Neste contexto, pode-se afirmar que um novo modelo – ou até mesmo um novo paradigma – de Marketing emergiu proporcionando igualmente oportunidades e desafios aos gestores da área. Esta nova perspectiva pressupõe uma revisão de conceitos tradicionais baseados no princípio de “produzir para o mercado” para uma visão de “produzir com o mercado”, alicerçada na construção de sentido e relevância para as marcas, na cocriação de experiências de consumo e valor, na comunicação bidirecional e nas interações online e offline. É neste contexto que se apresenta o MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor da Escola de Negócios da PUCRS, conjugando sólidos conhecimentos acadêmicos com a expertise e visão prática de diferentes atores de mercado.

Público-Alvo

O público prioritário engloba profissionais com atuação nas áreas de Marketing, Comunicação e/ou Estratégia. De modo complementar, o escopo do curso também destina-se a profissionais de áreas correlatas, empreendedores e estudantes com foco no aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos na área de Marketing.

Objetivos

  • Desenvolver nos participantes as competências necessárias para atuar na gestão estratégica de mercados;
  • Instrumentalizar os profissionais participantes com modelos, processos e ferramentas compatíveis com os desafios atuais da gestão de Marketing nas organizações;
  • Incentivar a troca de experiências entre os diferentes atores envolvidos no curso, incluindo alunos, professores e convidados.

Diferenciais do Curso

  • Projeto pedagógico atual, proporcionando uma sólida base de conhecimentos e uma moderna formação profissional na área de Marketing.
  • Corpo docente qualificado, integrando professores com profundo domínio acadêmico e profissionais com expertise e atuação em áreas-chave do Marketing.
  • Metodologia de ensino interativa e diversificada, utilizando atividades presenciais e a distância, estudos de caso práticos, seminários e palestras, atividades em grupo e trabalhos de campo.
  • Ambiente de aprendizagem diferenciado, envolvendo uma infraestrutura física, de laboratórios e de serviços próprias de uma grande universidade.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Pensar o Marketing a partir de uma perspectiva estratégica, ancorada por uma leitura consistente do ambiente de mercado, das opções estratégicas e dos caminhos que proporcionem valor superior frente à concorrência;
  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas, necessárias para a gestão do mercado em seu contexto atual;
  • Diagnosticar o ambiente de marketing em que a organização e seus produtos estão inseridos e identificar oportunidades e riscos de atuação.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 02/04/2019

Disciplinas

Economia e Mercado

Análise da Conjuntura Econômica; Impactos da Economia nos Mercados; Inflação; Câmbio; Crédito; Cenário Econômico e Tendências.

Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado; Necessidades de Informação de Mercado; Tipos de Decisão e Informação; Fluxos Internos de Informação; Monitoramento de Mercado.

Pesquisa e Tendências de Mercado

Planejamento da Pesquisa de Marketing; Tipos de Pesquisa de Marketing; Fontes de dados primários e secundários; Pesquisa no ambiente online e offline; Netnografia.

Planejamento de Marketing

Processo de Planejamento de Marketing; Definição de Negócio, Missão e Visão; Análise Externa (Ambiente de Marketing); Análise Interna (Pontos Fortes/Pontos Fracos), Oportunidades e Ameaças para a Empresa; Definição de Objetivos, Estratégia e Indicadores de Marketing; Elaboração do Plano de Marketing.

Gestão Estratégica de Mercado

Orientações Empresariais; Recursos de Marketing; Portfólio de Produtos; Segmentação de Mercado; Mensuração de Mercado; Definição de Mercado-alvo; Posicionamento Competitivo; Proposição de Valor.

Métricas de Marketing

A Função Estratégica das Métricas de Mercado. Métricas de Marca. Métricas de Venda. Métricas Financeiras.

Administração de Produtos e Marcas

Definições Centrais e Classificação de Produtos; Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos; Ciclo de Vida do Produto; Estratégias de Marca; Brand Equity: desenvolvimento de marcas.

Formação de Preço

Estrutura de Custos e Precificação; Formação de Preço; Ajustes e Promoções de Preço; Ponto de Equilíbrio.

Canais de Distribuição e Logística

O Papel da Logística e da Distribuição no Marketing; Canais de Distribuição; Serviços ao Cliente; Relacionamento Fornecedor-Empresa.

Comunicação de Marketing

Comunicação Integrada de Marketing; Ferramentas de Comunicação. Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital, Venda Pessoal, Comunicação no Ponto de Venda; Planejamento de Campanha e Mídias.

Experiência e Co-criação de Valor

Elementos Conceituais da Experiência de Consumo; Cocriação de Valor: acesso, diálogo, redução de risco e transparência; Processo de Planejamento e Proposição de Experiências de Consumo.

Comportamento do Consumidor

Jornada de Consumo; Processo de Decisão de Compra; Tipos de Decisão de Compra; Variáveis de Influência no Comportamento do Consumidor; Ética do Consumidor.

Marketing de Varejo

O conceito de varejo e suas alternativas estratégicas. Sistemas de suporte a decisão no varejo. Decisões de localização, estratégicas promocionais e conflitos existentes. Tendências de marketing no varejo.

Marketing de Serviços

Definição de Marketing de Serviços; Características Centrais do Marketing de Serviços; Funções Centrais de um Serviço; Qualidade em Serviços.

Método do Estudo de Caso

O que é um Estudo de Caso. Tipos e objetivos dos Estudos de Caso. O método do Estudo de Caso. Coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no Método do Estudo de Caso. Apresentação dos resultados.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Augusto Aiquel Vaz Costa
  • Dr. Cláudio Damacena
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Me. David Johnston
  • Dr. Elvisnei Camargo Conceição
  • Dr. Ely José de Mattos
  • Esp. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Carlos Pertile
  • Dr. Luiz Antonio Slongo
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Esp. Rafael Schuch Barcellos
  • Me. Rochele Boschetti
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Prof. Dr. Lelis Balestrin Espartel
  • lbespartel@pucrs.br
    Possui graduação em Administração pela UFRGS (1995), graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1990), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1999) e doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2005). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor convidado em diversas outras Universidades. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos disfuncionais do consumidor e varejo.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11/2018 a 16/12/2018R$ 841,50
17/12/2018 a 20/01/2019R$ 891,00
21/01/2019 a 17/02/2019R$ 940,50
A partir de 18/02/2019R$ 990,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 990,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 871,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 891,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 792,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 693,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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