Curso de MBA


Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais – 1ª Edição

O MBA de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais tem como proposta uma metodologia voltada para a aplicação prática dos conhecimentos e competências, através de uma proposta de execução vivencial de abordagens como: Design Thinking, Lean Startup, Desenvolvimento Ágil e DevOps.

Além disso, conta com profissionais altamente qualificados, de mercado, e afiliados ao PMI (Seção Rio Grande do Sul do Project Management Institute - PMI-RS).

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 06/11/2017 a 01/03/2018

Dia 20/03/2018

De 20/03/2018 a 13/12/2018

366 horas-aula (9 meses).

introdução ao curso

A Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Facin), em parceria com o capítulo do PMI no Rio Grande do Sul, promove o MBA de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais. A partir da ampla vivência de mercado dos integrantes do PMI e da experiência da Facin em seu intenso relacionamento com empresas nacionais e multinacionais, foi identificada uma grande necessidade de um curso de Gerenciamento de projetos voltado para os profissionais que atuam na área de Tecnologia de Informação (TI), voltado a Negócios Digitais. Assim o curso foi projetado para possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o bom desempenho no gerenciamento de projetos em negócios digitais, tanto de usuários quanto de empresas de TI nacionais e multinacionais. Igualmente neste curso é dada especial atenção às carências mais comuns do perfil e formação destes profissionais, buscando supri-las. Para os profissionais de TI, habituados a uma área de conhecimento exata e positivista, usualmente é requerida uma grande flexibilidade para mudança de paradigma em seu convívio profissional, a fim de ser bem sucedido em lidar com o contexto eminentemente construtivista do Gerenciamento de Projetos e da Transformação Digital. Neste contexto prático o curso tem como objetivo formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.

horário das aulas

Terças, Quartas e Quintas-feiras, das 18h45min às 22h45min.

objetivos

Formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área. Objetivos específicos:

  • Prover conhecimentos sobre negócios digitais, seus modelos de gestão e seu papel na transformação das organizações;
  • Aprofundar a compreensão das tecnologias de informação que sustentam os negócios digitais e sua utilização no contexto do gerenciamento de projetos, como IOT, Block Chain, Data Science e outros;
  • Estudar as áreas de conhecimentos e os ciclos de vida de gerenciamento de projetos propostos nos principais modelos reconhecidos no mercado, visando sua aplicação prática no gerenciamento de projetos de negócios digitais;
  • Desenvolver habilidades para o gerenciamento de pessoas, das comunicações e do inter-relacionamento com os stakeholders dos projetos;
  • Viabilizar o aprendizado de conhecimentos, habilidades e atitudes para o gerenciamento de projetos em uma abordagem orientada à aprendizagem na ação.

público-alvo

Profissionais das áreas de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e afins, que desejem buscar formação em Gerenciamento de Projetos na área de Negócios Digitais.

diferenciais do curso

  • Curso que tem como principal foco Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais;
  • Metodologia com ênfase na aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidos, com ciclos de desenvolvimento e crescimento gradativos, dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Startup, Desenvolvimento Ágil e DevOps;
  • Curso em parceria com o PMI-RS, composto por professores da Universidade, profissionais do mercado e afiliados ao PMI (Seção Rio Grande do Sul do Project Management Institute - PMI-RS);
  • Curso apoiador do Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI.

Parceira

  pmirs_novo

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Liderar projetos de Tecnologia da Informação alinhados a negócios digitais e a transformação digital nas empresas;
  • Gerenciar atividades que permitam identificar as necessidades de negócio das empresas;
  • Conduzir atividades que permitam validar as necessidades e objetivos do projetos;
  • Gerenciar a execução do projeto utilizando metodologias modernas e de alto desempenho;
  • Identificar os impactos da novas Tecnologias da Informação no gerenciamento dos projetos;
  • Gerenciar equipes no contexto de projetos para negócios digitais e de transformação digital

unidade promotora

Faculdade de Informática

área do curso

Ciências Exatas e da Terra

modalidade

Presencial

PROGRAMAÇÃO
Ciclo I
Negócios Digitais
Conceito e Fundamentos de Negócios Digitais; Economia Digital; Visão Geral de Tecnologias de Negócios Digitais; Digitalização de Produtos, Processos e Serviços; Desenvolvimento de Start-ups; Plataformas de Negócios Digitais.
Design Thinking
Introdução ao Design Thinking; Princípios, valores e fases; Human Centered Design; Valores: Empatia, colaboração e experimentação; Processo (Compreensão, Pesquisas primária e secundária, Descobertas, Insights, Pontos de Vista, Ideação, Prototipação, Validação).
Gestão de Projetos I
Introdução a área de gerenciamento de projetos; Concepção estratégica de projetos; Integração e Comunicação no gerenciamento de projetos; Ciclos de vida de projeto; Grupos de processo e áreas de conhecimento em Portfólios, Programas e Projetos; A Gestão de projetos em negócios digitais.
SoftSkills para Gestão de Projetos I
Comunicação em Projetos. Os processos requeridos para garantir a geração apropriada e oportuna, da coleta, da distribuição, e do armazenamento e o controle básico das informações do projeto. Fornecer ligações críticas entre pessoas, idéias e informações que são necessárias para o sucesso. Fornecer uma visão geral dos seguintes processos principais: Planejamento das Comunicações, Distribuição das Informações, Relato de Desempenho, Encerramento Administrativo. As particularidades na comunicação de projetos em Negócios Digitais.
  • Comunicação Oral;
  • Comunicação Escrita;
  • Comunicação não verbal;
  • Técnicas de Gestão de partes interessadas;
  • Apresentação executiva;
  • Construção de Dashboards;
Seminário de Tecnologia – Ciclo I
  • Imersão na Nuvem (Histórico e conceito; Classificação; Serviços e utilização)
  • Block Chain (Conceito; Funcionamento; Utilização; BitCoin)
  • IOT (Conceito; Abordagens; Implementação; Relação de IOT com Data Science; Impacto no negócio e impacto na Gestão)
Projetos Integrador I
Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de Design Thinking . Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.
 
Ciclo II
Transformação Digital
Ecossistemas de Negócios Digitais; Fases da Transformação Digital; Matriz da Transformação Digital e suas aplicações; Cases de transformação Digital; Moedas Digitais e Sistemas Financeiros; Futuros dos Negócios Digitais.
Lean Startup/ UX
Princípios da startup enxuta. Modelo de negócios. Build-measure-learn. Hipóteses. Experimentação. Validação. MVP (Produto Mínimo Viável); Cutomer Development Model. Product Development; Business Model Generation. Value Proposition Design. Lean UX; Ferramentas e técnicas.
Gestão de Projetos II
Gerenciamento de Programas e Portfolios; Gerenciamento de Mega-Projetos; Escritório de Gerenciamento de Projetos; Viabilidade Financeira de Projetos; Benefícios e Restrições; Gerenciamento de Riscos
Softskill para Gestão de Projetos II
Entendimento e desenvolvimento de potencialidades como gestor de negócios digitais e de pessoas; Estimulo à capacidade crítica sobre o papel da liderança, da motivação e do trabalho em equipe nos processos de gerenciamento de projetos; Compreensão das demandas do mercado, das práticas de negociação (estratégias), para a administração de conflitos e a maximização de resultados. Instrumentalização com técnicas, habilidades e atitudes para a negociação e gestão de pessoas; A desmobilização da equipe. Como manter, motivar e remunerar a equipe. A importância do treinamento em projetos de Negócios Digitais; Desenvolvimento de equipe. Estágios de desempenho de grupo; Planejamento de desenvolvimento de equipe: fases do desenvolvimento. Funções. Liderança. Fenômenos de grupo; Técnicas e Estilos de Liderança; Solução de Conflitos; Gestão estratégica de pessoas; Execução Eficaz de Projetos; Gestão para Resultados; Técnicas de Delegação.
Seminário de Tecnologia - Ciclo II
Introdução à Inteligência Artificial; Sensores e IOT; Agentes Autônomos; Processamento de linguagem natural e chatbots; Big Data, Analytics e Ciência de Dados; Aprendizado de Máquina; Sistemas Cognitivos
Projetos Integrador II
Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de Lean Startup. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.
 
Ciclo III
Agile
Introdução aos métodos ágeis. Mindset ágil. Valores e Princípios ágeis. Ciclos de vida iterativos e incrementais. Equipes auto-organizadas. Práticas ágeis; SCRUM. Pilares. Fases, papeis, artefatos e processos. Sprint Planning. Daily meeting. Review meeting. Retrospectiva. Scrum Guide. Visão. Planejamento de releases e sprints. User Story Mapping. Product Backlog. Monitoramento. Atividades e habilidades do ScrumMaster; Visão geral de eXtreme Programming, Lean, Kanban e outros métodos ágeis; Adoção de métodos ágeis. Agile Coaching.Desafios e resistências; Métodos ágeis em projetos de grande porte. Scrum Of Scrums. Nexus. LeSS. SAFe; Gerenciamento de projetos ágeis.
DEVOPS
Conceitos e Características de DEVOPS; Alinhando operações e desenvolvimento; Papéis do Desenvolvedor; Devops e a Integração na Nuvem; Agile com Devops; Práticas de DevOps (Integração Contínua; Desenvolvimento Contínuo; Automação de Infraestutura; Feedback Contínuo)
Análise de Negócio
Conceitos de Análise de Negócio; Introdução à estratégia organizacional; Identificação de Oportunidades; Avaliação do estado atual da organização; Análise de Requisitos;Modelagem e Refinamento de Requisitos; Proposta e Avaliação de Soluções.
Tendências em Gestão
Técnicas de Liderança em Ambientes Ágeis; Energização e Empoderamento de equipes; Alinhamento de Restrições; Desenvolvimento de Competências; Criação de Equipes Auto-gerenciáveis; Melhoria Contínua.
Seminário de Tecnologia III
Smart Cities : Conceitos. Big Data, fontes e fluxos de informação. Ciência da complexidade e citizen design aplicados a Smart Cities. Cidades Responsivas. Estudos de Casos; HealthTech : Conceitos. Sensores e Coleta de Dados. Big Data e Análise de Dados. Interface com Usuário. Mecanismos de Privacidade e Segurança. Estudos de Casos; FinTech : Conceitos. Big Data e Finanças. Segurança. Meios de Pagamento. Moedas Virtuais e DLT (Distributed Ledger Technology). Bancos Digitais. Estudos de Casos.
Projetos Integrador III
Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de desenvolvimento ágil. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O TCC será defendido perante um banca no final do curso, composta por professores e/ou profissionais de empresas convidadas.
PROFESSORES
Me. Rafael Chanin
Me. Leandro Pompermaier
Dr. Michael da Costa Móra
Me. Eduardo Meira Peres
Me. Jorge Horácio Nicolas Audy
Dra. Alessandra Costa Smolenaars Dutra
Me. Roberto Petry
Me. Fábio Giordani
Me. Juliano Freitas Silva
Me. Thiago Regal
Me. Marco Antônio Kappel Ribeiro

coordenador

  • Doutorado em Ciência da Computação: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil, 2016;
  • Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos: Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil, 2006;
  • Mestrado em Ciências da Computação: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2001;
  • Professora – Adjunta - PUCRS, Porto Alegre, RS – Brasil;
  • Coordenadora da Agência Experimental de Software da PUCRS (Ages).

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ ---,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ ---,00 + 18 de R$ ---,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ ---,00 + 18 de R$ ---,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ ---,00 + 18 de R$ ---,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ ---,00 + 18 de R$ ---,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 19 de R$ ---,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 01/01/1970 a 01/01/1970

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior é um requisito obrigatório: Graduados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e cursos afins.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Curriculo
  • Entrevista

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.