Curso de MBA


Gestão Empresarial – 5ª Edição

O mercado de hoje não comporta profissionais que saibam desempenhar apenas uma função monótona e repetitiva. O gestor empresarial precisa ser multifuncional, capaz de pensar estrategicamente e utilizar ferramentas e técnicas de gestão eficazes e modernas. O MBA em Gestão Empresarial da PUCRS visa capacitar esse tipo de profissionais, com conteúdo desenvolvido por experts e contato com executivos da área. As aulas acontecem em um ambiente de aprendizado moderno e interativo, para que o aluno atue sempre de forma ativa.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2016 a 19/04/2017

Dia 28/04/2017

De 28/04/2017 a 01/12/2018

486 horas-aula ou 19 meses.

horário das aulas

Aulas quinzenais às sextas-feiras, das 19h15min às 22h30 e aos sábados, das 9h25min às 12h e das 13h25min às 17h.

objetivos

Contribuir para o desenvolvimento de profissionais multifuncionais com capacidade para pensar estrategicamente e utilizar de forma eficaz modernas ferramentas e técnicas de gestão, visando agregar valor às empresas em que atuam e às suas carreiras profissionais.

público-alvo

Profissionais que querem se preparar para assumir cargos de liderança ou melhorar seu desempenho como líder encontram nesse curso uma visão atualizada dos temas de gestão e ferramentas para aplicar no dia a dia das empresas. Para ser aluno, o candidato não precisa ter formação específica em Administração, pois o programa aborda as principais funções da área.

diferenciais do curso

O conteúdo de cada módulo é disponibilizado previamente para que a discussão seja mais produtiva nos encontros quinzenais. Além disso, a realização de atividades na plataforma virtual Moodle, traz uma abordagem diferenciada entre teoria e prática e permite a criação do network entre alunos e professores.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

O aluno concluirá o curso apto a entender as competências conceituais, técnicas e humanas necessárias para a gestão empresarial em cada contexto, diagnosticar o ambiente competitivo em que as organizações estão inseridas e identificar alternativas de tomadas de decisão.

depoimentos

O curso atendeu as minhas expectativas com temas atuais que me fizeram refletir sobre conceitos, relacionamentos, processos e estruturas. Minha maior preocupação que era quanto à seleção dos alunos foi uma grata surpresa, pois o nível dos colegas e do aprendizado foram muito maiores do que eu esperava, enfim estou muito satisfeito, e a prova disso é que meu filho iniciou o curso na nova edição.

Rodrigo Costa (ex-aluno)

O Curso colabora para uma visão sistêmica e íntegra da gestão nos dias atuais, possibilitando o domínio de uma série de conteúdos e ferramentas para uma melhor tomada de decisão. Liderar pessoas, coordenar processos, instigar a inovação e criatividade são características que marcaram esse importante espaço de formação. Há um destaque especial para as disciplinas que compõem o curso, com abrangência da Gestão Empresarial em todas as dimensões, com um quadro de Professores qualificados e uma ótima infraestrutura.

Manuir José Mentges (ex-aluno)

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

PROGRAMAÇÃO
Comunicação e Persuasão
Fundamentos da comunicação. Comunicação e gestão empresarial. Comunicação integrada. Modalidades de comunicação. A contribuição da comunicação nos processos de negociação. Meios e tecnologias de comunicação. Estratégias argumentativas componentes de discursos pró-persuasão. Técnicas de persuasão.
Estratégia de Empresas
Estratégias e suas abordagens. Estratégia e planejamento: juntos ou separados! Fundamentos da estratégia: a importância da visão, missão e valores. Análise externa. Análise da indústria. Fatores críticos de sucesso. Análise SWOT. Desenvolvimento do plano de ações: objetivos-chave ou objetivos estratégicos. Implementação da estratégia. Sistemas de controle e gestão estratégica. O Balanced Scorecard.
Finanças Corporativas I
Fundamentos da Matemática Financeira. Juros simples e compostos. Taxas efetivas e aparentes, taxas nominais e reais e taxas equivalentes. Fundamentos da contabilidade e demonstração financeira. Indicadores econômico-financeiros de desempenho. A contribuição das demonstrações financeiras para o processo de tomada de decisão. Fundamentos de sistemas de custeio, métodos de custeio e preços. Formação e análise de custos e preços para serviços, comércio e indústria.
Negociação e Resolução de Conflitos
Fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. A ética e o processo de negociação. Enfoque sistêmico dos conflitos nas organizações. As necessidades, os objetivos e os valores de troca. As formas de abordagem dos conflitos. Estilos e comportamentos de influência situacional. Planejamento, simulação e análise de uma negociação.
Análise Econômica e Cenários
Fundamentos de Microeconomia: custo de oportunidade, equilíbrio de mercado, elasticidade e cartel. Macroeconomia: conceito e fundamentos. O Mercado de Bens e Serviços: PIB e PNB, o fluxo circular de renda, poupança e investimento, crescimento e inflação. Análise da conjuntura econômica brasileira. Construção de cenários: métodos e práticas.
Marketing e Estratégia
Fundamentos de marketing. Estratégia e vantagem competitiva. Análise ambiental. Formulação e implementação da estratégia. Estratégia empresarial e o marketing. Segmentação e posicionamento. Comportamento do consumidor. Composto de marketing: produto, preço, distribuição e comunicação. Estratégia de marketing.
Finanças Corporativas II
O processo orçamentário. Premissas, metas e mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento. Tipos de orçamento. Consolidação do orçamento. Controle, acompanhamento e execução do orçamento. Análise de Viabilidade de Projetos: Payback, Taxa Interna de Retorno – TIR, Valor Presente Líquido – VPL, Índice de Lucratividade – IL. Risco e Retorno. Coeficiente Beta e o Risco de Mercado. Modelo CAPM e Estrutura de Capital. Fundamentos tributários no Brasil e simulações de opções dos regimes tributários.
Liderança e Trabalho em Equipe
Liderança e gestão. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. As competências do líder. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance. Técnicas e instrumentos de liderança e desenvolvimento de equipes.
Operações e Logística
As estratégias e a eficiência das operações como diferencial competitivo. O conhecimento necessário ao desenvolvimento, organização, planejamento e controle das operações e processos produtivos. Fundamentos de Logística. A logística como ferramenta de competitividade. Planejamento e Atividades logísticas. Just in Time – JIT. Supply Chain Management - SCM. Efficient Consumer Response - ECR e Ferramentas de TI para aplicação em Logística. Canais de Distribuição.
Pessoas e Organizações
A interação entre pessoas e organizações. Os objetivos e as dimensões da gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Os resultados da área de gestão de pessoas. Práticas de atração de pessoas. Práticas de retenção de colaboradores. Práticas de desenvolvimento de colaboradores.
Tecnologia da Informação
Introdução aos sistemas de informação. Tipologia e Evolução de SI. Tipos de Sistemas de Informação. ERP – Enterprise Resource Planning. SCMS – Supply Chain Management System. CRM – Customer Relationship Management. BI – Business Intelligence. TI como vantagem competitiva. Alinhamento Estratégico de TI. Governança em TI.
Inovação e Desenvolvimento
Componentes do sistema de inovação e desenvolvimento: ciência e tecnologia. Organização e estrutura organizacional dos ambientes de inovação e desenvolvimento: centros de competência e excelência, incubadoras, pré-incubadoras, parques tecnológicos, núcleos de inovação tecnológica. Cooperação universidade empresa. Redes de cooperação. Fontes de financiamento para tecnologia, inovação e gestão.
Negócios Internacionais
A disciplina busca familiarizar os alunos com as mudanças no macroambiente, especialmente a globalização da economia e a abertura de mercados. A partir dos pressupostos de marketing global, busca discutir os riscos cambiais, culturais e políticos envolvidos, bem como as estratégias de entrada em mercados globais. Além disso, proporcionar informações indispensáveis ao sucesso das empresas em novo contexto competitivo, onde se discute além de qualidade de produto/serviço e atendimento ao cliente, a capacidade de se defrontar com novos modelos colaborativos, tecnologias, e-commerce, de forma que possa perceber procedimentos úteis à prática empresarial frente às mudanças em curso no mercado.
Ética e Sustentabilidade
A ética de negócios como novo paradigma de gestão empresarial. A importância da ética na tomada de decisões. O Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social nos negócios: conceito e abrangência. O papel do Gestor na relação entre Ética e Responsabilidade Social.
Business Game
Fundamentos do business game. Tomada de decisão. Estratégias empresariais integradas às áreas de negócios. A execução do business game. Desenvolvimento de competências conceituais, técnicas e humanas.
Design Thinking aplicado ao desenvolvimento de projetos
Execução de forma “hands-on”, em grupos, as seguintes etapas na elaboração de projetos inovadores: práticas de empatia junto ao público usuário; desenvolvimento da ideação de um projeto de inovação; validação da prova de conceito; desenvolvimento de um plano de negócios, usando métodos ágeis, como o CANVAS; realização de uma pesquisa de mercado mais aprofundada, usando técnicas quali e quantitativas recomendadas pelo método científico; desenvolvimento da pretotipação – protótipo conceitual / low definition; desenvolvimento dos protótipos - high definition; elaboração do pitch de venda do trabalho final; apresentação final.
Metodologia de Pesquisa
Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O objetivo é de que o aluno tenha o acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Esp. Carlos A. Piazza Timo Iaria
Me. Aristeu C. Kautzmann Filho
Me. Rogério Ventura Villela
Me. Adalto C. de Souza Junior
Dr. Cláudio H. Sampaio
Me. David Ronco
Dr. André Hartmann Duhá
Me. Reinaldo Nogueira
Dr. Luis Antonio Janssen
Ma. Kellen Fraga da Silva
Ma. Ana Cristina S. Schneider
Me. Jorge Luiz B. Pontual
Dr. Luís Humberto Villwock
Dr. Daniel Garcia Haro

coordenador

  • Prof. Dr. André Hartmann Duhá
  • E-mail: ADuha@pucrs.br

PÚBLICO PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE VALOR TOTAL
Diplomados PUCRS À vista - R$ 22.918,10
1 + 9 R$ 2.393,67 R$ 23.936,69
1 + 17 R$ 1.372,26 R$ 24.700,62
1 + 24 R$ 1.018,58 R$ 25.464,56
   
Valores para matrículas realizadas até 13/01/2017
PÚBLICO PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE VALOR TOTAL
Público em Geral À vista - R$ 22.918,10
1 + 9 R$ 2.393,67 R$ 23.936,69
1 + 17 R$ 1.372,26 R$ 24.700,62
1 + 24 R$ 1.018,58 R$ 25.464,56
   
Valores para matrículas realizadas entre 14/01/2017 e 24/02/2017
PÚBLICO PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE VALOR TOTAL
Público em Geral À vista - R$ 23.438,97
1 + 9 R$ 2.448,07 R$ 24.480,70
1 + 17 R$ 1.403,44 R$ 25.262,00
1 + 24 R$ 1.041,73 R$ 26.043,30
   
Valores para matrículas realizadas a partir de 24/02/2017
PÚBLICO PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE VALOR TOTAL
Público em Geral À vista - R$ 26.043,30
1 + 9 R$ 2.720,08 R$ 27.200,78
1 + 17 R$ 1.559,38 R$ 28.068,89
1 + 24 R$ 1.157,48 R$ 28.937,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 19/04/2017

Educação Continuada Av. Ipiranga, 6681, Prédio 40, sala 201 Partenon – Porto Alegre/RS CEP: 90619-900 Fone: (51) 3320-3727 Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 21h E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.