Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Mediação e Constelações

2ª Edição

Área do Curso
Direito
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
24 de Março de 2020

Inscrições até 13/03/2020

Período
24/03/2020 a 12/11/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças, quartas e quintas-feiras, das 18h45min às 22h45min.

Sobre o Curso

O curso baseia-se no estudo e na revisão dos conceitos clássicos atinentes ao campo familiar, da psicologia sistêmica, essencialmente por força do advento de uma nova codificação, abordando os casos em concreto e a jurisprudência apresentada no cenário jurídico a partir das formas autocompositivas de solução de conflitos.

Objetivos

Propiciar uma atualização aprimorada dos conhecimentos, desenvolvendo o espírito crítico e reflexivo sobre as formas autocompositivas apresentadas no ordenamento jurídico e nas relações familiares e sociais, em especial a mediação e as constelações familiares.

Público-Alvo

Bacharéis em direito, advogados, juizes, promotores, psicólogos, economistas, administradores, jornalistas, professores, pedagogos.

Diferenciais do Curso

O curso terá a possibilidade do aluno realizar as disciplinas de supervisão de mediação e constelações de forma prática na defensoria pública de Porto Alegre, situação inédita. (não existe nenhum outro curso que ofereça essa possibilidade).

O curso busca o estudo e a reflexão jurídica acerca das formas autocompositivas de solução de conflitos, sobre aspectos da legislação infraconstitucional, constitucional, em especial a mediação e as constelações familiares que busca a solução de conflitos por meio de padrões de comportamentos apresentados no sistema familiar.

Mais do que simplesmente uma revisão de conceitos jurídicos e da psicologia sistêmica, se justifica pela sua inovação no plano metodológico e sua relevância de cunho social, que através de uma dinâmica contemporânea acerca das formas autocompositiva, vislumbra o exame interdisciplinar, que visa contribuir para o bom equilíbrio e proteção das entidades familiares e, principalmente, a dignidade de seus membros e a forma como resolvem os conflitos em família e sociais.

Perfil do Egresso

  • Conhecimento mais aprofundado no âmbito técnico e científico sobre as formas autocompositivas de solução de conflitos, em especial a mediação e as constelações familiares.
  • Integração e atualização com a jurisprudência apresentada no cenário jurídico em sede de Tribunais Superiores, o que facilitará a atuação proficional na solução dos conflitos.
  • Condições de dar seguimento aos estudos condizentes ao programa stricto sensu de Pós-graduação em virtude do conhecimento e desenvolvimento da metodologia jurídica e científica adquirida após o término do curso.
  • Realizar aulas práticas de mediação e constelações sob supervisão qualificada.

Unidade Promotora

Escola de Direito

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 13/03/2020

Disciplinas

Gestão de Conflitos e inteligência emocional

Estudo do conflito e do comportamento humano nas relações sociais. Busca de compreensão do conceito, estrutura, aspectos objetivos e subjetivos do conflito. Estudo da teoria da comunicação. Discussão de formas autocompositivas de solução de conflitos.

Metodologia da Pesquisa

Estudo da hermenêutica contemporânea. Análise dos paradigmas teóricos do mundo do conhecimento e da pesquisa. Discussão de problemas, fundamentação teórica, hipóteses e variáveis. Construção de instrumentos de análise para a aplicação de normas técnicas.

Tratamento do Conflito no Poder Judiciário

Estudo das formas de solução de conflitos heterocompositivas no poder judiciário. Análise do novo paradigma das formas autocompositivas do Código de Processo Civil de 2015.

Técnicas de Negociação de Conflitos

Estudo das técnicas de negociação para a solução de conflitos. Análise dos elementos presentes na negociação. Pesquisa de técnicas e abordagem de negociação. Detalhamento da comunicação bilateral para acordos de interesse de ambas as partes.

Conciliação

Estudo da conciliação como ato processual para a composição amigável do litígio. Análise das características da conciliação. Detalhamento da conciliação nos processos de família, trabalhistas e juizados especiais. Apresentação da conciliação como ato processual para a composição amigável do litigo.

Justiça Restaurativa

Estudo da justiça Restaurativa e a humanização do sistema processual como uma forma de solução de conflitos. Análise da justiça restaurativa sob abordagem de crianças e adolescentes. Compreensão da justiça restaurativa como instrumento de uma cultura pela paz.

Mediação Parte Geral

Análise da mediação como instrumento de solução de conflitos. Estudo dos princípios da Mediação, da função da mediação. Compreensão das espécies de conflitos a serem mediados. Exame do perfil do mediador. Estudo das escolas de mediação.

Mediação Familiar

Análise da mediação familiar como instrumento de solução de conflitos nos litígios de família. Estudo do manejo de técnicas de mediação em família. O papel do mediação na mediação familiar.

Mediação Penal, Mediação Escolar e Mediação Empresarial

Análise da mediação penal, escolar e empresarial como instrumento de solução de conflitos nos litígios de crimes, escolares e empresariais. Estudo do manejo de técnicas de mediação na área penal, escolar e empresarial. Compreensão do papel do mediador.

Da Prática da Mediação supervisionada

Experimentação da prática da mediação nas sessões de mediação judicial e extrajudicial.

Introdução as Constelação Familiares

Apresentação da visão sistêmica das constelações familiares. Estudo da técnica desenvolvida pelo terapeuta Bert Hellinger de constelações. Análise de padrões de comportamentos disfuncionais sob a perspectiva dos sistemas familiares transgeracionais. Estudo dos padrões de comportamentos das famílias.

Justiça Sistêmica

Estudo da visão sistêmica das constelações familiares no poder judiciário. Análise da justiça sistêmica como forma de autocomposição de conflitos indicada pelo Conselho Nacional de Justiça. Estudo da previsão da justiça sistêmica no Código de Processo Civil Brasileiro.

Visão Sistêmica Fenomenológica

Estudo e a compreensão dos campos morfogenéticos na visão sistêmica. Análise da influência dos campos morfogenéticos no comportamento dos membros familiares em conflito.

Constelações familiares casal e filhos

Estudo da visão sistêmica das constelações familiares na relação de casais. Análise das constelações como forma de autocomposição indicada nos conflitos entre pais e filhos.

Constelações Organizacionais

Estudo da visão sistêmica das constelações familiares nas organizações. Análise da aplicação das constelações nos conflitos de empresas e organizações. Analise dos efeitos das mudanças na cultura das organizações após a aplicação das constelações organizacionais.

Visão Sistêmica Aplicada a autocomposição

Estudo da visão sistêmica das constelações familiares aplicadas na mediação, conciliação, negociação e justiça restaurativa.

Prática Supervisionada de Constelações

A experimentação da prática das constelações nos conflitos familiares.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alvaro Vinicius Paranhos Severo
  • Dr. Afonso Armando Konzen
  • Ma. Alessandra Gonzaga
  • Esp. Bauer Orcina Rodrigues
  • Ma. Bibiana Balen Zereu Dreifus
  • Ma. Fernanda Corrêa Osório
  • Ma. Fernanda Sporleder de Souza Pozzebon
  • Esp. Lia Bertuol
  • Ma. Liane Maria Busnello Thomé
  • Dra. Lívia Haygert Pithan
  • Esp. Lizandra dos Passos
  • Dr. Luis Alberto Reichet
  • Me. Luiz Gustavo Madeira
  • Dr. Marcos Félix Jobim
  • Esp. Maria Augusta C. Cabral DallAgnol
  • Me. Paulo Valério Dal Pias Moraes
  • Esp. Renate Muller
  • Ma. Rosana Broglio Garbin
  • Ma. Tais Schilling Ferraz

Coordenação

  • Prof. Dr. Alvaro Vinicius Paranhos Severo
  • alvaro.severo@pucrs.br
    Advogado, professor na Faculdade de Direito da PUCRS, especialista em Direito Civil e Processo Civil, mestre em Direito Processual Civil e Doutor em Direito Processual Civil pela PUCRS, professor.
  • Profa. Ma. Liane Maria Busnello Thomé
  • liane.thome@pucrs.br
    Advogada na área de Direito de Família e Sucessões, professora na Faculdade de Direito da PUCRS, especialista em familia e sucessões e mestre em direito processual, membro integrante do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família).

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em