Curso de Especialização


Metodologia e Coordenação Pastoral – 1ª Edição

O Curso de Metodologia e Coordenação Pastoral é uma iniciativa conjunta da Escola de Humanidade da PUCRS e o Regional Sul 3 da CNBB. Trata-se de uma proposta de formação continuada que pretende abordar especificamente questões de metodologia em pastoral.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 21/03/2017 a 25/06/2017

Dia 03/07/2017

De 03/07/2017 a 30/07/2018

363 horas-aula ou 12 meses.

introdução ao curso

A perspectiva interdisciplinar do curso visa ampliar a reflexão e as indicações práticas de uma ação evangelizadora atenta aos desafios atuais. A modalidade semipresencial visa permitir que o aprofundamento possa ser realizado em contato com a prática pastoral dos cursistas.

horário das aulas

As aulas estão concentradas em 3 meses durante o período geral do curso. Em julho de 2017 elas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Em janeiro de 2018, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Em julho de 2018, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

objetivos

Oferecer formação metodológica e pastoral para os diversos agentes evangelizadores em vistas de uma atuação que forme discípulos missionários, numa eclesiologia de comunhão e atenta às exigências da contemporaneidade.

público-alvo

Presbíteros, coordenadores diocesanos de pastoral, religiosos e religiosas que atuem em gestão, agentes de pastoral e educadores.

diferenciais do curso

  • Abordagem interdisciplinar sobre as questões pastorais;
  • Proposta de aprofundar aspectos metodológicos em pastoral;
  • Interatividade entre a prática das comunidades e a teologia.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Conhecer indicações para mediação de conflitos na pastoral;
  • Obter informações sobre a realidade da pessoa, da comunidade e da sociedade na contemporaneidade para fins de evangelização;
  • Adquirir elementos que favoreçam uma ação pastoral integral e solidária;
  • Identificar novos métodos, linguagens e ações que permitam uma ação eclesial de relevância pública.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

Semipresencial

DISCIPLINAS
Diagnóstico pastoral da realidade social
Exigências e elementos para um diagnóstico pastoral da realidade. Recursos interdisciplinares. Os diversos cortes para exame: histórico, sociológico, econômico, psicanalítico, cultural, religioso, poliédrico, comparativo entre os diversos elementos de composição da sociedade e da Igreja. Exame entre finalidade (futuro), fontes (passado) e realidade presente. Exame estrutural, conjuntural, de cenários. Busca de coerência dinâmica. Exercícios de diagnóstico e prognóstico
Juventudes contemporâneas e seus desafios: Perspectivas de novos olhares
Compreensão dos conceitos de juventudes e culturas juvenis produzidos na contemporaneidade a partir de um enfoque sócio-histórico e cultural. Análise da realidade juvenil, a partir de fenômenos diversos vivenciados pelos jovens, tais como relação com as mídias, sexualidade e gênero; família e relações intergeracionais; participação, engajamento político e protagonismo juvenil; relações entre violência, drogas e o narcotráfico; entre outros.
Evangelização urbana
A cidade como espaço de evangelização. A cidade e suas comunidades. A cidade e seus deuses (desconhecidos). Acolhida (hospitalidade) e missão. Informação, comunicação e mensagens atuantes. Anúncio, formação, escuta e acompanhamento. Liturgia, oração e eventos. Solidariedade e ação social. Estruturas e ministérios urbanos. Parecerias e diálogos. Doença, violência, desabrigo e vulnerabilidade como clamor da cidade ferida.
Fenômeno religioso contemporâneo
O fenômeno religioso no contexto atual, interpelações e novos paradigmas para a evangelização. Abordagem das interações e relações estabelecidas entre as religiões consagradas e emergentes no contexto brasileiro. Análise dos fenômenos de comunicação, permuta, interpenetração, competição, enfrentamento, exclusão, nas relações estabelecidas entre as religiões sob os pontos de vista histórico, social e cultural. Interpretação dos processos de sincretismo e influência mútua, de competição no mercado de bens religiosos.
Psicologia da família
Conhecer e compreender a família hoje é uma demanda importantíssima, sendo assim será fundamental estudar os referenciais sistêmico e psicodinâmico para reconhecer suas estruturas, seus papéis sociais, a lógica que remete as funções de seus componentes a parentalidade, a filiação e as relações familiares no contexto contemporâneo.
A arte de celebrar e a homilia
A missão do anúncio da Palavra de Deus através da homilia. A homilia como ação litúrgico-celebrativa da Igreja. O ministério da pregação, sua preparação e aplicação. Assembleia litúrgica como interlocutora do anúncio e da resposta à Palavra de Deus.
A renovação da comunidade paroquial e catecumenato
Análise da catequese no atual contexto cultural e pastoral.. Aprofundamento do método catecumenal de iniciação à vida cristã a partir da leitura do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. Conhecimento da pedagogia da fé com metodologias e linguagens diferentes. Relação entre catequese e pastoral, especialmente na formação de presbíteros, catequistas e comunidades eclesiais. Renovação da comunidade paroquial Documento 100 da CNBB.
Metodologia da pesquisa - TCC
Iniciação à vida intelectual: atitudes, procedimentos, disciplina, organização do pensamento. Fundamentos, princípios, métodos e técnicas de pesquisa científica. Etapas e procedimentos para a elaboração de artigos acadêmicos e científicos para a produção de textos teológicos: normas, formas de redação e comunicação. Normas técnicas (ABNT).
A prática da leitura orante da palavra
A disciplina estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos. Enfatiza a metodologia da Lectio Divina na pastoral e oferece critérios para a interpretação de diversos gêneros bíblicos. Leitura popular da Bíblia.
Cuidaro dos cuidadores
Cuidar de alguém envolve várias facetas da relação entre aquele que cuida e o que requer cuidados humanos com o propósito de prestar uma assistência acolhedora e humanizada, contudo, para que isto seja possível, é necessário que os cuidadores tenham decidido dedicar pelo menos uma parte de suas vidas a isto. Para tal é necessário que estejam em condições adequadas para fazê-lo. Sendo assim, e, dada à importância do tema, abordaremos conteúdos que auxiliem na compreensão e operacionalização do cuidado ao cuidador enquanto um cuidado humanizado, equilibrado e saudável para ambos.
Hospitalidade em pastoral
Reconstrução do conceito de hospitalidade. Análise dos tempos e espaços nos quais se realiza a hospitalidade. Estudo da hospitalidade no mundo globalizado. Reflexão sobre a hospitalidade e cultura loca, sobre a criatividade em eventos e sua importância nas ações de organização, gestão e promoção. Compreensão das questões relacionadas ao processo de inserção dos colaboradores na realização das tarefas e, principalmente, na cultura organizacional, como fator que qualifica e aumenta o desempenho da força de trabalho no segmento da hospitalidade.
Gestão estratégica em pastoral
O aluno deve ser capaz de pensar estrategicamente e analisar criticamente, a partir de conceitos, técnicas e ferramentas de gestão estratégica, a atuação em pastoral diante dos desafios dos cenários na sociedade do conhecimento do século XXI. Conceitos e práticas de gestão estratégica; Gestão estratégica X Comportamento organizacional; Definição estratégica: Missão, Visão, Princípios e Valores; Análise do macro e microambiente das organizações religiosas; Construção de cenários; Posicionamento estratégico; Objetivos, estratégias e ações. Conceitos e práticas de gestão estratégica.
Comunicação pastoral: novos paradigmas e novas linguagens
Pastoral e comunicação vistas nos seus conceitos teórico/prático, à luz do pensamento da Igreja. Reflexão sobre o fenômeno da comunicação e o impacto da cultura digital na sociedade contemporânea e os desafios à evangelização e às práticas pastorais nesse tempo midiático. Vários modelos de comunicação e os desafios para os métodos pastorais. A cultura digital: realidade, redes sociais, tendências no desenvolvimento das novas tecnologias, internet das coisas Diretório de comunicação da Igreja no Brasil.
Metodologia de trabalho em pastoral
Reflexão sobre o Trabalho Pastoral e sua implementação destacando elementos e requisitos para uma ação metodológica centrada em um planejamento participativo e comunitário. Compreensão da metodologia numa perspectiva dialética, baseada em uma concepção de homem, de sociedade e de conhecimento. Compreensão dos interesses da comunidade à organização do trabalho pastoral.
Aconselhamento pastoral
Busca-se obter o conhecimento sobre o processo de aconselhamento psicológico propriamente dito, considerando os pressupostos, as técnicas, os instrumentos, dentro das principais linhas teóricas, unindo os conhecimentos obtidos nas demais disciplinas do curso. O aconselhamento psicológico segundo as teorias e suas técnicas; o aconselhamento; abordagem centrada na pessoa; teoria do traço e fator; abordagem comportamental.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Alam de Oliveira Casartelli
Me. Carlos Gustavo Haas
Me. Denis Bohnenberger
Ma. Doris Helena Della Valentina
Dr. Érico Hammes
Me. Jacinto Bergmann
Dra. Joana Teresinha Puntel
Dr. Leandro Luis Bedin Fontana
Dr. Leomar Brustolin
Me. Leonardo Agostini
Dr. Luiz Carlos Susin
Dr. Marcos Sandrini
Ma. Maria Isabel Wendling
Dra. Sônia Maria de Souza

coordenador

  • Leomar Antonio Brustolin E-mail: leomar.brustolin@pucrs.br Professor da PUCRS e coordenador do Programa de Pós graduação da Faculdade de Teologia (PUCRS). Tem experiência na área de Teologia Sistemática, atuando em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Moral Social, Catequética e Pastoral Urbana. Em 2015, o Papa Francisco nomeu Leomar Brustolin como Bispo Titular de Tigava e Auxiliar de Porto Alegre

PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 460,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 460,00 + 18 de R$ 414,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 460,00 + 18 de R$ 404,80
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 460,00 + 18 de R$ 368,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 460,00 + 18 de R$ 322,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 230,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vincendas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 21/03/2017 a 02/07/2017

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

  • Pré-requisitos: (Ser portador de diploma de curso superior é um requisito obrigatório): Curso superior reconhecido pelo MEC;
  • Procedimentos de seleção: ordem de inscrição.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção  

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.