Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Métodos Geofísicos

1ª Edição

Área do Curso
Ciências
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
07 de Março de 2020

Inscrições até 07/03/2020

Período
07/03/2020 a 08/05/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, 17h35min às 22h e sábados, das 8h às 11h35min e das 14h às 19h30min.

Sobre o Curso

Será o primeiro curso de pós-graduação em Geofísica e também em aplicações ambientais (hidrologicas) por esses métodos em nível de especialização na PUC/RS. O curso abrange diversos profissionais, de diferentes áreas que visam conhecer e trabalhar com geofísica e também em contextos de estudo ambiental por meios indiretos (não invasivos). A crescente preocupação com os impactos ambientais, áreas com problemas de abastecimento, entre outros fatores aumentam a busca por métodos de investigação da subsuperfície para fins de reconhecimento e/ou medidas assertivas de mitigação de problemas ambientais e descoberta de novas fontes hídricas. No curso vamos abordar os diferentes métodos, técnicas e arranjos geofísicos, suas aplicações em contexto geral e principalmente os empregados em estudos ambiental e prospecção de água. O curso contará também com uma parte prática (aquisição, processamento e interpretação) e apresentação de estudos de caso.

Objetivo

Capacitar os profissionais para desenvolver estudos englobando métodos indiretos como a geofísica, principalmente voltados ao meio ambiente e solução de problemas que afetam as comunidades. Aprimorar e desenvolver o conhecimento da teoria e prática com os principais métodos empregados na referida temática, possibilitando ao profissional atuar em diferentes frentes de tomada de decisões, tais como: onde perfurar para captação de água, alcance de uma pluma de contaminação, nível freático, camadas aquíferas, entre outros.

Público-Alvo

Graduados em Geofísica, Geologia, Engenharias, Física e outros dentro da área das geociências que desejam aprimorar ou conhecer a aplicação dos principais métodos geofísicos em estudos ambientais com enfoque para os recursos hídricos.

Graduados nas áreas supracitadas, profissionais liberais e gestores. Casos específicos e/ou de outras áreas serão analisados pela coordenação do curso considerando o currículo do requerente.

Diferenciais do Curso

Busca mostrar uma visão geral da geofísica e salientar estudos importantes para a solução de problemas, como a falta de água superficial em diversas regiões do estado do RS e em outras regiões do Brasil. Além da aplicação em áreas com alto potencial de contaminação do solo e das reservas de água doce. Tem um foco em geofísica, geologia, geomorfologia e sistema hídrico. Aulas presenciais que contam com a infraestrutura da PUC-RS, softwares, material didático e utilização de equipamentos da mesma instituição e possivelmente das instituições dos professores convidados. Deste modo, o curso enfatiza os principais pontos técnicos, teóricos e práticos e contará com professores de ampla experiência na área.

Perfil do Egresso

  • Poderá com a teoria e conhecimento da aquisição de dados geofísicos em campo reconhecer os ruídos de origem antrópica.
  • Obter modelos (2D e 3D) em softwares específicos e correlacionar os mesmos com a realidade de terreno em subsuperfície: considerando todos os fatores, tais como a hidrogeologia da área investigada.
  • Elaborar planos de segurança e preparação que antecedem a aquisição de dados (pré-campo), assim como a definição da malha ou grade de obtenção dos dados.
  • Avaliar com base na resposta do parâmetro físico envolvido que tipo de litologia, etc tem-se em profundidade.
  • Contribuir na locação para a perfuração de poços de monitoramento, poços tubulares profundos e medidas de mitigação de problemas de contaminação, por meio de modelos em 2 e 3 dimensões.
  • Avaliação dos impactos por fontes variadas de contaminantes (cemitérios, aterros, curtumes, lixões, etc).
  • Correlacionar os métodos indiretos (geofísicos) com algumas análises diretas.

Unidade Promotora

Escola Politécnica, Instituto do Meio Ambiente

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 12/02/2020

Disciplinas

Introdução aos métodos geofísicos

Introdução aos métodos geofísicos e suas aplicações. Divisões da geofísica e sua contribuição ao entendimento da subsuperfície. Métodos geofísicos de investigação. Para cada método: os principais aspectos teóricos, planejamento de campo, aquisição de dados, interferencias nas medições, apresentação dos tipos de resultados. Estudos de caso.

Princípios básicos de geologia ambiental

Conceitos e propósitos em geologia aplicada ao estudo de problemas ambientais e dos recursos hídricos. Solos e meio ambiente. Geomorfologia: riscos naturais. Água como recurso natural: influencias antrópicas e tipos de aquíferos. Principais tipologias de rochas e feições: suas relações com as aplicações geofísicas.

Hidrogeologia e hidrologia: conceitos básicos e aplicações

Introdução à hidrologia subterrânea. Aquíferos e suas características hidrogeológicas. Princípios fundamentais do movimento das águas subterrâneas. Exploração de água subterrânea e alterações de origem antrópicas. Obras de captação de água subterrânea e os aspectos hidrogeologicos. Eventos extremos: cheias em projeto e escoamento em pequenas bacias hidrográficas e reservatórios. Regularização de vazões e medidas hidrológicas. Estudos de caso com aplicações geofísicas.

Introdução a elaboração do trabalho de conclusão

Propostas de desenvolvimento de pesquisa e elaboração de trabalho de conclusão. Hipóteses de estudos: predições e deduções. Organização e estruturação do trabalho: normas. Elaboração de texto cientifico para divulgação. Noções de produção cientifica.

Propriedades físicas das rochas

Minerais constituintes de rochas: caracterização. Fundamentação da petrologia. Principais definições: permeabilidade, porosidade e saturação. Estudo de meios porosos e meios heterogêneos. Compreensão da circulação de fluidos. Análise do comportamento mecânico de rochas. Caracterização das propriedades mecânicas, térmicas, elétricas e magnéticas das rochas e suas influências na resposta geofísica.

Métodos eletromagnéticos

Exemplos de aplicações dos métodos eletromagnéticos em contextos de problemas ambientais, hídricos e geotecnia. Fundamentos teóricos. Princípios, aquisição, aquisição, apresentação e interpretaçãode dados de métodos no domínio do tempo e da frequência. Fundamentações dos métodos eletromagnéticos: EM, GPR e Magnetotelúrico.

Métodos radiométricos em estudos ambientais

Radioatividade básica. Características e fontes da radiação gama. Leis do decaimento e do equilíbrio radioativo. Séries radioativas. Geoquímica e distribuição dos radioelementos em rochas e solos. Desequilíbrio radioativo. Fatores que influenciam as medidas da radiação gama. Gamaespectrômetros. Conversão de contagens por segundo (cps) para concentrações (K em %; eU e eTh em ppm). Exemplos de aplicação dos métodos radiométricos em estudos ambientais.

Métodos geoelétricos: geotecnia e contextos ambientais

Introdução aos métodos geoelétricos. Fundamentos teóricos. Princípios de aquisição: planejamento, arranjos, técnicas. Qualidade dos dados: interferências. Processamento e interpretação de dados dos métodos do Potencial Espontâneo – SP, Eletrorresistividade e Polarização Induzida – IP. Exemplos de estudos de caso, aplicações em estudos ambientais, águas subterrâneas e geotecnia.

Métodos sísmicos: aplicações em reservatórios subterrâneos

Fundamentação teórica e definições de ondas sísmicas. Registro e determinação de parâmetros sísmicos. Estudo da velocidade de ondas sísmicas nos diferentes materiais geológicos. Inversões do tempo de percurso, sismologia crustal e anisotropía sísmica. Discussão de sismicidade e risco sísmico. Aplicação da sísmica de refração e de reflexão: geotecnia, estudos de caso. Refração: águas subterrâneas. Aulas práticas; noções de processamento de dados.

Poluição ambiental e águas subterrâneas: resposta geofísica

Conceitos, objetivos e respostas da geofísica aplicada a problemas ambientais, solos, meio ambiente e sistema hídrico. Riscos naturais: processos exógenos e endógenos. Água e as influencias antrópicas. Energia e meio ambiente. Geofísica na avaliação ambiental e projetos de engenharia.

Perfilagem geofísica de poços

Apresentação: mecânica da perfilagem de poços, instrumentação e planejamento. Fundamentação e interpretação quantitativa dos perfis geofísicos: elétricos de contato, elétricos indutivos, sônicos, de potencial espontâneo, de radiação gama, de densidade das formações e de nêutrons. Estudos de caso.

Legislações: recursos hídricos e problemas ambientais

Conceitos, histórico breve e princípios do direito ambiental. Competências legislativas e de atuação em matéria ambiental e recursos hídricos. Principais legislações brasileiras. Explanação sobre as principais diretrizes internacionais, nacionais, estaduais e municipais. Instrumentos da política nacional de meio ambiente e preservação. Criminalidade ambiental e fiscalização.

Saídas de campo: observações e prática

Estabelecimento de relações entre os conceitos teóricos abordados em sala de aula com exemplos reais existentes na natureza. Aquisição de dados por meio dos métodos elétricos, eletromagnético e sísmico. Identificação de tipologias de rochas e feições geológico-estruturais. Utilização de instrumentos geofísicos em campo.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alice Marques Pereira Lau
  • Dr. Cássio Stein Moura
  • Dra. Delia Del Pilar Montecinos de Almeida
  • Dr. Francisco José Fonseca Ferreira
  • Dr. Ivi Valentini Lara
  • Dr. Jaime Federici Gomes
  • Dr. Júlio César Gall Pires
  • Dra. Nelsa Cardoso
  • Dr. Oderson Antônio de Souza Filho
  • Dr. Roberto Hubler
  • Me. Thiago Peixoto de Araújo
  • Dr. Vagner Roberto Elis

Coordenação

  • Profa. Dra. Alice Marques Pereira Lau
  • alice.lau@pucrs.br
    Doutorado (2019): defesa do trabalho de doutorado (tese) em setembro deste ano (2019): matrícula número 201500038527, no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR, com linha de pesquisa em recursos hídricos e pesquisa de impactos ambientais por geofísica e análises diretas de águas superficiais, subterrâneas, solo e rocha.Mestrado (2014): mestra em geociências e meio ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – IGCE/UNESP: pesquisa desenvolvida em prospecção mineral de ouro e sulfeto por meio do método geofísico da magnetometria.
    Bacharelado (2012): bacharel em geofísica pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, pesquisa em prospecção de ouro por métodos geoelétricos (RES e IP).

    De modo geral: atua na área de geociências com ênfase me geofísica aplicada a estudos ambientais, exploração mineral e hidrogeologia. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS nos cursos de física e geografia, ministrando disciplinas de geologia, geofísica e afins.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em