Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Neurociências e Comportamento

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
29 de Março de 2019

Inscrições até 15/03/2019

Período
29/03/2019 a 24/04/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 18h30min às 22h e sábados, das 9h às 12h30min e das 14h às 17h30min.

Sobre os cursos da PUCRS Online

Cursos com aulas presenciais e ou on-line com especialistas e empreendedores de grande sucesso mundial, professores renomados do meio acadêmico e interação entre os alunos.

Lançado por meio da parceria entre PUCRS e UOL Edtech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, além da modalidade presencial, realizada em Porto Alegre, a Pós-Graduação também está disponível de forma on-line para todo o País.

Veja todos os cursos aqui.

Objetivo

Democratizar o conhecimento da Neurociência; promover o desenvolvimento regional e da comunidade; Instrumentalizar profissionais para atuação em diferentes contextos profissionais; Proporcionar embasamento teórico-prático das neurociências para o exercício e qualificação de profissionais da área da educação, saúde e afins; realizar a interface com os aspectos abordados na graduação e pós-graduação nas áreas da Psicologia, Educação, Medicina, entre outras, realizando diagnóstico e intervenção interdisciplinar na relação teoria-prática e efetivando as proposições da extensão universitária na inserção dos fazeres acadêmicos.

Público-Alvo

Profissionais da saúde, educação e áreas afins, além de interessados no estudo das neurociências e comportamento.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde, Instituto do Cérebro

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 12/12/2018
Término: 15/03/2019

Disciplinas

O quão racional é o cérebro (a luta entre emoção e racionalidade nas decisões ou interpretações da vida cotidiana)

Estudo dos múltiplos aspectos do processamento mental humano, suas causas e características genéticas, moldadas pela seleção natural, bem como das conseqüências desse tipo de processamento na formação das relações humanas.

Emoções, o motor do nosso comportamento

A disciplina enfocará o estudo das emoções e suas relações com as expressões faciais nos seres humanos. Também abordará a detecção de mentiras, o estudo das microexpressões e a importância destas questões na vida cotidiana.

Modulando emoções em busca da ética e da felicidade

Estudar a relação entre emoções, ética e felicidade.

Medo, ansiedade e depressão

A disciplina abordará a história e a evolução da terapia cognitiva e como ocorreu a revolução por ela provocada não só nas terapias como em intervenções em programas sociais e no entendimento do mundo atual.

E a evolução criou o cérebro humano...

Estudo do cérebro humano à luz da evolução e das novas evidências que sugerem explicações para o que torna as habilidades cognitivas do ser humano únicas.

Maconha, afinal o que a ciência diz?

Nas recentes décadas foi evidenciada a relação entre o uso de maconha e a ocorrência de psicoses. Esta associação é mais intensa com o uso de maconhas modificadas para uma maior concentração de THC. Com o debate sobre a liberação do uso de maconha e com terapias baseadas em princípios ativos encontrados na maconha, é vital compreender os riscos do uso recreativo.

Ocitocina, hormônios que modulam a vida social

O objetivo desta disciplina é enfocar o quanto os hormônios têm impacto na vida dos seres humanos, controlando desde o ritmo de vida, as funções corporais, fome ou saciedade, felicidade ou raiva, entre outros, até nossas atitudes no contato com outras pessoas (relações sociais). Todos os assuntos abordados terão como foco “como os hormônios influenciam o comportamento humano”.

Breve história da humanidade, trans e pós-humanismo

A disciplina enfocará como se deu a revolução cognitiva e como esta influencia nossa vida atual e nosso futuro.

Inteligência artificial: quando nascerá a singularidade?

Proporcionar ao aluno um conhecimento básico de inteligência artificial, apresentando de forma teórico-prática as informações necessárias para discutir e aplicar esses conceitos. Estudo da inteligência artificial no momento atual e em um breve futuro, com ênfase na saúde.

Como o futuro lidará com a violência?

Estudo dos aspectos neurobiológicos (sistema nervoso autônomo, neuroanatomia, neuroanatomia funcional e neuroquímica) relacionada à violência e as consequências da violência.

Existe livre arbítrio?

O livre-arbítrio é assunto de destaque desde os textos bíblicos, mas tanto a filosofia como a ciência ainda discutem seu verdadeiro significado e até sua existência. A disciplina se propõe a abordar e discutir como se dá a tomada de decisões nos seres humanos, visto que é um momento muitas vezes delicado e é difícil transferi-lo a para outras pessoas. Para isso, há o livre-arbítrio, que se traduz na capacidade que o ser humano tem de tomar decisões por conta própria. O que a neurociência diz a respeito será o ponto central desta disciplina.

A tênue linha entre genialidade e loucura

Um número considerável de artistas e pessoas que se destacam em várias áreas apresentam transtornos psiquiátricos formais. Em geral, estes transtornos podem trazer sofrimento e limitações. Como a “genialidade e a loucura” se relacionam?

Ladrões do sono: a transformação tecnológica e seus impactos no comportamento humano e na cognição

A transformação tecnológica que inicialmente provocou a acessibilidade à luz artificial no século XIX e atualmente smartphones, influiu intensamente em nosso sono e ritmo circadiano. Quais as consequências para a saúde física e mental.

Impactos cognitivos, afetivos e no comportamento sexual das novas tecnologias e das redes sociais

Na atualidade, as redes sociais podem ser mais do que uma ferramenta para manter o contato com conhecidos. Se, por um lado, as redes sociais fornecem variadas informações, também são utilizadas por muitos para encontrar parceiros e estabelecer contato com desconhecidos. Além disso, outras práticas que utilizam tecnologia têm sido incorporadas as relações, e trazido mudanças para o comportamento sexual. Que mudanças são estas? Quais os riscos e benefícios. A disciplina versará sobre estes aspectos.

Porque nosso cérebro é desenhado para a ligação social?

A neurobiologia subjacente às ligações sociais, uma visão evolutiva. Implicações para a felicidade, organização da sociedade e doenças psiquiátricas.

Ambiente moldando o comportamento

O ambiente influi no comportamento a longo prazo, através de diversos mecanismos. Por exemplo, o ambiente pode moldar nossa epigenética ou o ambiente pode ter um efeito diferente conforme nossa genética.

Neurociência e corrupção

Mecanismos neurobiológicos que estão associados à corrupção, o cérebro dos psicopatas bem sucedidos (achados referentes a diferentes regiões do lobo frontal, sistema nervoso autônomo, empatia, reward system, gratificação por coisas abstratas, etc. Além disto, mecanismos neruobiológicos que fazem uma sociedade se tornar corrupta.

Neurociência e espiritualidade

Estudo da relação entre neurociência e espiritualidade.

O peso da felicidade perpétua

O avanço do bem estar financeiro trouxe a necessidade de ser feliz. Claro que a felicidade é um bem que todo o ser humano almeja, entretanto no mundo contemporâneo esta busca passou a ser sinônimo de direito básico. Como esta noção impacta o comportamento das novas gerações.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. André Luis Fernandes Palmini
  • Dr. Augusto Buchweitz
  • Dra. Carmita Helena Najjar Abdo
  • Dr. Christian Costa Kieling
  • Dr. Christian H. Kristensen
  • Dr. Daniel Spritzer
  • Dra. Danielle Irigoyen da Costa
  • Dr. Draiton Gonzaga de Souza
  • Dr. Ir. Evilázio Teixeira
  • Dr. Felipe Rech Meneguzzi
  • Dra. Ivana Mânica da Cruz
  • Dr. Jaderson Costa da Costa
  • Dr. Jair Mari
  • Dr. Luis da Cunha Lamb
  • Dra. Magda Lahorgue Nunes
  • Dra. Mirna Wetters Portuguez
  • Esp. Melanie Ogliari Pereira
  • Dr. Pedro Antonio Schmidt do Padro Lima
  • Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira
  • Dr. Tor Gunnar Hugo Onsten
  • Dr. Valentim Gentil Filho

Coordenação

  • Profa. Dra. Danielle Irigoyen da Costa
  • danielle.costa@pucrs.br
    Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Formação em Neuropsicologia e Neuropsicologia Infantil pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), Mestrado e Doutorado pelo PPG em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS/Neurociências (HSL-PUCRS) e Pós-doutoramento pela Fundação Universitária de Cardiologia/ Instituto de Cardiologia do RS. Atualmente é professora Adjunta dos cursos de Psicologia e Medicina PUCRS e do PPG da Fundação Universitária de Cardiologia. É pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (INSCER), colaboradora do laboratório de Hipertensão Experimental do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE – PUCRS). Neuropsicóloga clínica com experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação.
  • Prof. Dr. Pedro Antonio Schmidt do Padro Lima
  • pedro.lima@pucrs.br
    Graduação em Medicina na atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Fellow em Psiquiatria na Clinique des Maladies Mentales et de l’Éncephale, Centre Hospitalier Sainte Anne, Université Paris-Descartes, Mestre em Farmacologia na atual UFCSPA, Doutro em Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psiquiatra clínico, um dos idealizadores e organizadores do congresso Cérebro, Comportamento e Emoções e atualmente pesquisador do InsCer PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 882,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em