Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Neurologia

Prática Médica Hospitalar - 2ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2020

Inscrições até 06/01/2020

Período
01/03/2020 a 28/02/2024
11.520 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças e quintas, das 8h às 10h30min e sextas-feiras, das 8h às 12h.

Sobre o Curso

A Especialização em Neurologia Clínica para Médicos Estrangeiros é um treinamento realizado no Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, com a finalidade de promover a capacitação profissional de Médicos, na área de Neurologia, embasada nos valores e princípios da competência técnica, desenvolvimento científico, humanístico e comprometimento ético-social, sob a orientação e supervisão de médicos, preceptores, médicos do serviço e professores da Escola de Medicina. O curso se desenvolve em conjunto ao programa de Residência Médica em Neurologia credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), conforme Decreto 80281/77, parecer 1183/15.

Objetivo

Capacitar médicos na área de Neurologia Clínica no atendimento de adultos e crianças com enfermidades neurológicas.

Público-Alvo

Médicos Estrangeiros (Colombia).

Diferenciais do Curso

Professores e Médicos do Serviço altamente capacitados nas diferentes subáreas da Neurologia.

Perfil do Egresso

Atuar como Neurologista Clínico nas diferentes subespecialidades da Neurologia, no ambiente Hospitalar, Emergências e Ambulatorial.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Confira o gabarito aqui.

Confira a lista de classificados aqui.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 15/01/2020
Término: 17/01/2020

Disciplinas

Clínica Médica I

Cardiologia, Infectologia, Reumatologia, Fisiatria, Psiquiatria e Clínica Médica Geral I. Desenvolve e aperfeiçoa habilidades e competências capacitando, de forma gradual e constante, o aluno durante sua formação.

Clínica Médica II

Emergência, Unidade de Tratamento Intensivo Geral, Unidade de Tratamento Intensivo Cardiovascular e Clínica Médica Geral II. Desenvolve e aperfeiçoa habilidades e competências capacitando, de forma gradual e constante, o aluno durante sua formação.

Fundamentos Teóricos - Clínica Médica I

Desenvolve e aperfeiçoa habilidades e competências capacitando, de forma gradual e constante, o aluno durante sua formação.

Sistema Nervoso Periférico - Imunologia/Muscular

Conhecimento de doenças neuroimunológicas e do sistema nervoso periférico, com supervisão para diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Contato com pacientes portadores de esclerose múltipla, neuromielite óptica, mielites inflamatórias, polineuropatias periféricas, síndrome de Guillain-Barré, entre outros.

Epilepsia

Conceitos das epilepsias: prevalência, definição, crises epilépticas (tipos e classificação), diagnóstico, tratamentos (medicamentoso, cirúrgico, psicológico); conceitos, tipos, classificação, diagnóstico, exames complementares, tratamento farmacológico e cirúrgico, neuroimagem; mecanismos fisiopatológicos (genéticos, iônicos, celulares e de rede neural) de geração de crises e de epileptogênese.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

AVC isquêmico e hemorrágico (prevenção primária, prevenção secundária, diagnóstico e investigação fisiopatogênica, tratamento agudo e reabilitação), trombose venosa cerebral e síndrome da encefalopatia reversível posterior.

Demência

Treinamento teórico-prático para o atendimento de pacientes com demência. Acompanhamento de pacientes internados e atendimento ambulatorial específico de demências. Desenvolvimento da capacidade de diagnosticar pacientes com comprometimento cognitivo leve e demências, diagnóstico e etiologia do declínio cognitivo, identificação dos sintomas comportamentais e psicológicos e tratamento de forma ampla desses pacientes.

Semiologia Adulto/Neurologia

Avaliação do paciente neurológico através da anamnese rigorosa, espontânea e dirigida, exame neurológico incluindo motricidade, sensibilidade geral e especial e funções superiores, visando um diagnóstico topográfico, sindrômico e etiológico.

Semiologia Infantil/ Neurologia Pediátrica

A neurologia infantil presta assistência a crianças com doenças neurológicas, através de consultas ambulatoriais e interconsultas na emergência, berçário, enfermaria e unidades de terapia intensiva (pediátrica e neonatal). A disciplina tem como objetivo tornar o residente de neurologia/cursista apto a realizar exame neurológico na infância, diagnóstico de patologias neurológicas da infância bem como realização de seminários e discussão de casos clínicos e artigos.

Extrapiramidal

Diagnóstico, através de exame físico detalhado e da interpretação adequada de exames complementares, as doenças extrapiramidais, que são caracterizadas por distúrbios de movimento. Estas podem ocorrer em decorrência de alterações em núcleos da base, incluindo sinais de tremor, rigidez, bradiscinesia, coréia, balismos, atetos, discinesias, distonias, entre outros. O estudo dessa área permitirá, o tratamento adequado para estas enfermidades.

Processo Infeccioso do Sistema Nervoso

As infecções do sistema nervoso serão analisadas inicialmente pelo seus quadros sindrômicos e após a investigação mais objetiva e criteriosa face a gravidade destas doenças (estudo do líquor, método de neuroimagem e outros exames específicos). Após o diagnóstico, definir a terapêutica específica indicada para cada etiologia e tratamento neurológico global mais atualizado e seguro.

Exames Complementares – Imagem/Neuropatologia

Acompanhamento na elaboração de laudos de tomografia e ressonância magnética da área de neurologia. Preparação de casos clínicos para discussões em reuniões científicas semanais. Revisão da anatomia neurológica. Revisão dos casos já arquivados e reconhecimento das sequências da Ressonância Nuclear Magnética.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alessandra Marques Pereira
  • Dr. Alexandre Losekann
  • Dr. André Luis Fernandes Palmini
  • Dr. Antonio Carlos Huf Marrone
  • Dra. Daniele Cristóvão Escouto
  • Dr. Diovanne Berleze
  • Dr. Giovani Gadonski
  • Dr. Jefferson Becker
  • Dr. Leonardo Viliano Kroth
  • Dr. Ricardo Bernardi Soder

Coordenação

  • Prof. Dr. André Luis Fernandes Palmini
  • andre.palmini@pucrs.br
    Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), residência médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1987), Clinical and Research Fellowship em Epileptologia e Neurofisilogia Clínica pelo Montreal Neurological Institute, McGill, University (1991), doutorado em Neurologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Neuroimagem funcional e epilepsia pela Katholieke Universiteit Leuven, em Leuven na Bélgica e em Epileptologia Clínica pelo University College London. Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Diretor Científico do Programa de Cirurgia da Epilepsia do Hospital São Lucas.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 47 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em