Curso de Especialização


Neuropsicologia – Ênfase em Neuropsicologia Escolar – 1ª Edição

O curso de especialização em Neuropsicologia, com ênfase em Neuropsicologia escolar, foi projetado para atender uma grande demanda do mercado de trabalho para profissionais da saúde e/ou da educação. A estrutura do curso propicia a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos (práticas supervisionadas desde o início do curso) nas áreas de neuropsicologia do desenvolvimento, neuropsicologia clínica na infância e adolescência, e na interface entre neuropsicologia e educação. Ao final do curso, os profissionais estarão instrumentalizados a promoverem procedimentos (de acordo com sua área de formação), de avaliação e de intervenção neuropsicológicas do bebê ao adolescente, nos âmbitos clínico e educacional individual, de pequenos grupos e de turmas, com foco em diferentes funções cognitivas e processos associados, tais como, atenção e funções executivas, percepção, memórias, linguagem e comunicação, emoções e habilidades motoras.

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INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 06/03/2018

Dia 16/03/2018

De 16/03/2018 a 13/09/2019

18 meses ou 364 horas-aula

horário das aulas

Semanalmente, nas sextas-feiras, das 14h às 17h30min e quinzenalmente nas sextas-feiras das 18h45min às 22h.

objetivos

  • Democratizar o conhecimento na área da Neuropsicologia Escolar; promover o desenvolvimento regional e da comunidade com benefícios da neuropsicologia;
  • Instrumentalizar profissionais para atuação em neuropsicologia escolar (avaliação e intervenção preventiva e remediativa, de acordo com área de graduação);
  • Proporcionar embasamento teórico-prático das neurociências e da neuropsicologia para o exercício e qualificação de profissionais da área da educação, saúde e afins;Viabilizar o conhecimento da neuropsicologia do desenvolvimento, clínica e cognitiva para a atuação em neuropsicologia escolar e suas relações com outras áreas do conhecimento;
  • Consolidar a necessidade da área da neuropsicologia escolar no diagnóstico precoce e tratamento das alterações neurofuncionais e do comportamento, bem como no seguimento educacional;
  • Realizar a interface com os aspectos abordados na graduação e pós-graduação nas áreas da Psicologia, Educação, Medicina, entre outras, conduzindo diagnóstico e intervenção interdisciplinar na relação teoria-prática e efetivando as proposições da extensão universitária na inserção dos fazeres acadêmicos.

público-alvo

O curso destina-se a psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, educadores, educadores físicos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

diferenciais do curso

  • Professores renomados PUCRS;
  • Professores convidados com destaque em sua área de atuação (reconhecimento regional, nacional e internacional);
  • Atividades extraordinárias sem ônus;
  • Conhecimento teórico-prático atualizado e baseado em evidências científicas nacionais e internacionais;
  • Prática supervisionada em clínica-escola, hospital e/ou instituições de saúde e/ou educação, conforme as indicações e restrições de cada área de graduação e órgãos de classe;
  • Conhecimento teórico-prático em avaliação e intervenção neuropsicológicas aplicadas à infância e à adolescência para demandas clínicas, hospitalares e escolares, com inovações tecnológicas;
  • Oportunidade de participação em grupos de pesquisa na área de Cognição Humana; Atividades práticas em disciplinas do curso incluindo visita e aula no centro de imagem do INSCER, no laboratório de Neurociências (Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS) e Centro de Memória da PUCRS, acompanhados dos professores que atuam nestes espaços profissionais;
  • Possibilidade pioneira de obter o título de especialista em neuropsicologia, com ênfase em neuropsicologia escolar, com novos nichos de mercado de trabalho;
  • Possibilidade de término e de obtenção do título em 1 ano e meio.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Identificar necessidades de atuação neuropsicológica nos contextos clínico, hospitalar e educacional;
  • Selecionar e promover, quando permitido por seu órgão de classe, procedimentos de avaliação neuropsicológica com base em observação, tarefas clínicas, tarefas ecológicas, entrevistas e instrumentos padronizados como escalas, inventários, e testes de desempenho cognitivo (os instrumentos restritos a psicólogos só poderão ser administrados por esses; os demais profissionais terão noções básicas e saberão interpretá-los em seu contexto de demanda de saúde e/ou educacional);
  • Caracterizar diagnóstico e prognóstico neuropsicológico do desenvolvimento neurocognitivo infantil e adolescente, no contínuo típico-atípico;
  • Interpretar e/ou redigir laudos neuropsicológicos, quando permitido por seu órgão de classe, com finalidade clínica, hospitalar e/ou escolar (redação de laudos por psicólogos e fonoaudiólogos);
  • Planejar programas personalizados de intervenção neuropsicológica individual, em pequenos ou grandes grupos, em níveis preventivo e remediativo;
  • Contribuir com conhecimentos e ações neuropsicológicas em planos educacionais;
  • Realizar atendimento terapêutico neuropsicológico ou apoio pedagógico personalizado sob abordagem neuropsicológica, em diferentes ambientes – conforme necessidade e limites dos órgãos de classe de cada área de graduação (escolas, clínicas, hospitais, centros de desenvolvimento infantil, entre outros).

unidade promotora

Faculdade de Psicologia

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Organização geral, morfológica e funcional do sistema nervoso aplicada à Neuropsicologia
Bases morfofuncionais do sistema nervoso, correlacionando com a prática em neuropsicologia (ênfase em neuropsicologia escolar). Expressão das emoções e motivação a partir do funcionamento cerebral e suas relações com a aprendizagem. Principais estruturas do sistema nervoso central e suas relações com o comportamento, linguagem, desenvolvimento motor, emoções e aprendizagem. Noções de neuroimagem estrutural e funcional.
Desenvolvimento do sistema nervoso e neuroplasticidade
Neurodesenvolvimento. Picos e fases de desenvolvimento cerebral da infância à adolescência. Capacidade do sistema nervoso de alterar algumas das suas propriedades morfológicas e funcionais em resposta à alterações externas ou internas, de forma permanente ou prolongada. Adaptação e reorganização da dinâmica do sistema nervoso frente às experiências vividas.Interface entre o conhecimento experimental na área de neurociências e a prática neuropsicológica, possibilitando a compreensão de como a neuroplasticidade deve embasar o desenho de novas abordagens terapêuticas em diferentes situações de atuação clínica e escolar.
Neurociências e Educação
Relações entre neurociências, neuropsicologia e educação. Papéis das evidências neurocientíficasna educação contemporânea. Conhecimento das neurociências aplicado ao processo de ensino-aprendizagem e ao contínuo da aprendizagem efetiva às dificuldades e transtornos de aprendizagem.Compreensão das funções cognitivas no processo de aprendizagem. Subsídios teóricos e práticos para o manejo da identificação à intervenção em dificuldades de aprendizagem. Instrumentalização da prática profissional com subsídios neurocientíficos. Discussão das relações entre aprendizagem, educação e o desenvolvimento do cérebro. Teorias pedagógicas e modelos neurocientíficos.
Neuropsicologia - conceitos, história e métodos
Conceitos de neuropsicologia, áreas de atuação, pressupostos teóricos de modularidade e de dissociação simples e dupla. História da neuropsicologia. Métodos de avaliação e de intervenção neuropsicológicas com aplicação na prática clínica e na pesquisa.
Métodos de avaliação neuropsicológica no contexto da aprendizagem
Principais métodos e técnicas de avaliação neuropsicológica no contexto da aprendizagem. Avaliação de componentes atencionais, perceptivos, linguísticos, mnemônicos e executivos. Avaliação da leitura, da escrita e da matemática. Baterias expandidas e breves de exame neurocognitivo. Instrumentos focais de avaliação neuropsicológica.
Neuropsicologia - conceitos, história e métodos
Conceitos de neuropsicologia, áreas de atuação, pressupostos teóricos de modularidade e de dissociação simples e dupla. História da neuropsicologia. Métodos de avaliação e de intervenção neuropsicológicas com aplicação na prática clínica e na pesquisa.
Métodos de avaliação neuropsicológica no contexto da aprendizagem
Principais métodos e técnicas de avaliação neuropsicológica no contexto da aprendizagem. Avaliação de componentes atencionais, perceptivos, linguísticos, mnemônicos e executivos. Avaliação da leitura, da escrita e da matemática. Baterias expandidas e breves de exame neurocognitivo. Instrumentos focais de avaliação neuropsicológica.
Linguagem, comunicação e aprendizagem
Aspectos do desenvolvimento fonológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo da linguagem e da comunicação.Bases Anatômicas e Fisiológicas da Linguagem; Conhecimento dos conceitos e modelos de compreensão da aprendizagem, pensamento e linguagem.Instrumentos de avaliação utilizados para realizar investigação neuropsicológica.Alterações de linguagem oral, leitura e escrita. Comunicação Alternativa.
Atenção e aprendizagem
Estudo dos diferentes tipos de atenção e suas relações com o comportamento humano e com a aprendizagem. Conceitos e modelos de processamento da atenção. Desenvolvimento típico e quadros com alterações atencionais. Discussão das formas de avaliação e intervenções no contexto educacional.
Funções executivas e aprendizagem
Estudo da importância do desenvolvimento das funções executivas e suas relações com o comportamento humano e com a aprendizagem. Relação entre funções executivas e inteligência. Conceitos e modelos de processamento dos principais componentes das funções executivas. Desenvolvimento típico e quadros com alterações executivas.Discussão das formas de avaliação, diagnóstico e intervenções no contexto educacional.
Memórias e aprendizagem
Estudo das bases biológicas e a organização geral da memória humana, os tipos de memórias e as principais manifestações clínicas das alterações mnésicas. Relações entre memória e aprendizagem.Conceitos e modelos de processamento dos principais sistemasde memórias. Desenvolvimento típico e quadros com alterações mnemônicas. Principais métodos de avaliação da memória verbal e da memória visuoespacial.
Habilidades visuo-construtivas, praxias, gnosias
Estudo do processamento de informação visual e espacial do ambiente, da criação, manutenção e manipulação de imagens mentais, praxias e gnosias e suas relações com a aprendizagem. Correlatos neurobiológicos da percepção e das habilidades motoras. Relações entre psicomotricidade e cognição, com ênfase para funções executivas. Desenvolvimento típico e atípico das percepções e das praxias. Principais métodos avaliativos das percepções e das praxias.
Emoção e suas relações com a aprendizagem
Importância das emoções nos processos de ensino-aprendizagem. Conceitos e modelos de processamento das emoções. Correlatos neurobiológicos das emoções. Desenvolvimento típico e psicopatologias infantis. Principais métodos de avaliação das emoções.
Transtornos do desenvolvimento e enfermidades neurológicas com repercussões cognitivas
Principais transtornos do desenvolvimento e enfermidades neurológicas com repercussões cognitivas: Epilepsias , TEA, TDAH, Paralisia Cerebral, Prematuridade, Malformações Congênitas, Distúrbios do Sono.
Psicopatologias na infância e na Adolescência: implicações para a neuropsicologia escolar
Estudo das principais psicopatologias na infância e na adolescência e suas implicações no comportamento e cognição: TEPT-TEA, Abuso de substâncias, Transtornos do Humor (5h), Transtornos de Ansiedade.
Transtornos de Aprendizagem
Estudo das dificuldades e dos Transtornos Específicos de Aprendizagem. Causas e fatores preditores. Alterações neuropsicológicas associadas. Transtorno com prejuízo na leitura, Transtorno com prejuízo na matemática e Transtorno com prejuízo na expressão escrita;Processos neurobiológicos dos Transtornos de Aprendizagem. Particularidades da avaliação neuropsicológica. Educação da criança com necessidades especiais e inclusão em neuropsicologia.
Intervenção neuropsicológica na capacitação da equipe escolar
Neuropsicologia na formação de educadores. Programas de capacitação de professores em neuropsicologia da aprendizagem. Atividades práticas de formação educacional em estimulação neuropsicológica da atenção, da memória, da linguagem oral e das funções executivas para escolares. Construção de plano pedagógico sob abordagem neuropsicológica.
Intervenção neuropsicológica de estimulação cognitiva preventiva e remediativa na infância
Estimulação cognitiva pelo neuropsicólogo escolar. Levantamento de necessidades neuropsicológicas. Triagem neuropsicológica escolar para plano de intervenção. Estimulação da leitura, da escrita e da matemática à luz da estimulação das memórias, da atenção e das funções executivas. Reabilitação neuropsicológica infantil. Tecnologia na reabilitação de crianças com dificuldades cognitivas.
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dra. Adriana Vasques
Dra. Adriane Arteche
Dra. Alessandra Marques Pereira Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul (2001), residência médica em Pediatria pelo Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e residência em Neurologia Pediátrica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2006); Fellowship em Epileptologia e Neurofisiologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS-PCE(2008), Mestrado em pediatria pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Doutorado em Medicina –Neurociências pela PUCRS e Pós-doutorado pela UNICAMP em neuroimagem e autismo. Professora da Faculdade de Medicina da PUCRS e preceptora da residência em neurologia infantil.
Dra. Alessandra Seabra
Dr. Alexandre Rosa Franco
Dr. André Palmini
Dr. Augusto Buchweitz
Dra. Carolina Lisboa
Dr. Alexandre Rosa Franco
Dra. Caroline Cardoso Psicóloga. Mestre em Psicologia, ênfase Cognição Humana, pela PUCRS. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUCRS. Especialista em Neuropsicologia pela PROJECTO. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Feevale e de diversos cursos de especialização em Neuropsicologia e Avaliação Psicológica. Supervisora do Estágio Profissionalizante em Neuropsicologia do Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), PUCRS. Psicóloga clínica, atua como psicoterapeuta na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental e na área da avaliação e reabilitação neuropsicológica. Interesse de pesquisa e experiência encontram-se na área de avaliação e reabilitação neuropsicológica infantil, neuropsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem e neuropsicologia escolar.
Dr. Christian Kristensen
Dra. Cláudia Berlin Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia, EPM/UNIFESP. Professora do Programa de Pós Graduação em Psicobiologia e Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Campus Guarulhos UNIFESP. Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Coordenadora do Nucleo de atendimento Neuropsicologico Infantil – NANI, Centro Paulista de Neuropsicologia. Linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Genética do Comportamento, Avaliação e Reabilitação neuropsicológica na infância e adolescência.
Dra. Cristiana Rocca Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Psicóloga supervisora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HC-FMUSP Professora nos cursos de Neuropsicologia Clínica e Aplicada as Especialidades do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HC-FMUSP.
Dra. Danielle Irigoyen da Costa Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Formação em Neuropsicologia e Neuropsicologia Infantil pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), Mestrado e Doutorado pelo PPG em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS/Neurociências (HSL-PUCRS) e Pós-doutoramento pela Fundação Universitária de Cardiologia/ Instituto de Cardiologia do RS. Atualmente é professora Adjunta dos cursos de Psicologia e Medicina PUCRS e do PPG da Fundação Universitária de Cardiologia. É pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (INSCER), colaboradora do laboratório de Hipertensão Experimental do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPe do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE – PUCRS). Neuropsicóloga clínica com experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação.
Dra. Gabriela Wagner
Dra. Helenice Charchat
Dr. Ivan Izquierdo
Dr. Jaderson Costa da Costa
Dra. Janice Pureza
Dra. Larissa Siqueira
Dr. Leandro Malloy-Diniz Psicólogo. Mestre e Doutor em Ciências pela UFMG. Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Laboratório de Investigações em Neurociência Clínica da UFMG. Orientador Permanente nos PPGs de Medicina Molecular e Saúde da Criança e Adolescente da UFMG. Orientador Colaborador do PPG de Ciências dos Esportes da UFMG. Fundador do Instituto Lumina de Neurociências Aplicadas à Saúde Mental. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Editor Associado das Revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria.
Dra. Lilian Hubner
Dra. Lilian M. Stein
Dra. Lilian Hubner Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Formação em Neuropsicologia e Neuropsicologia Infantil pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS) e Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS (HSL-PUCRS). Atualmente é neuropsicóloga do Centro Clínico da PUCRS e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de neuropsicologia atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, epilepsia e demência.
Dra. Luciana Tisser Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde/Neurociências PUCRS.
Dr. Luiz Carlos Marrone
Dra. Magda Nunes
Dra. Maisa Rigoni Maisa dos Santos Rigoni- Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psicologia pelo PRPPG da PUCRS, Professora Adjunta do curso de Psicologia da PUCRS.
Dra. Mirna Portuguez Doutora em Neurociência pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Professora adjunta da Faculdade de Medicina e do Curso de Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Coordenadora da Unidade de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Pesquisadora do Instituto do Cérebro (INSCER). Áreas de Pesquisa: Ressonância Magnética funcional, Transplante de Células Tronco e Funções Cognitivas, Doenças Neurodegenerativas, Epilepsia, linguagem e memória.
Dra. Mônica Miranda
Dr. Neander Abreu
Dr. Paulo Mattos
Dra. Renata Plácido
Dr. Ricardo Soder
Dra. Rita Mattielo
Dr. Roberto Lent Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), obteve o Mestrado e o Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ (1973 e 1978), e depois realizou estágio de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-1982). É professor titular da UFRJ, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Na UFRJ, chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas, no qual dirige uma equipe voltada para o estudo da Neuroembriologia, Neuroplasticidade e Evolução do Sistema Nervoso. É fundador e Coordenador-Geral da Rede Nacional de Ciência para Educação. Atua também em popularização da ciência para adultos e crianças, com livros publicados para ambos.
Dra. Rochele Paz Fonseca Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Fonoaudiologia pela ULBRA. Especialista em Neuropsicologia (CFFa). Mestrado e Doutorado em Psicologia pelo PPG em Psicologia da UFRGS, com estágio no exterior na Universidade de Montreal. Pós-Doutoramento em Psicologia Clínica e Neurociências (Puc-Rio), em Neuroradiologia (Medicina, UFRJ)e em Ciências Biomédicas (Universidade de Montreal, Canadá).Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Cognição Humana), PUCRS. Coordenadora do Grupo NeuropsicologiaClínica e Experimental (GNCE), PUCRS. Membro da Rede Ciência para a Educação (CpE). Pesquisadora produtividade 1D do CNPq. Linhas de pesquisa: neuropsicologia escolar, neuropsicologia do desenvolvimento, entre outras. Neuropsicóloga clínica e escolar.
Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira
Dr. Rodrigo Sartori
Dra. Sabine Marroni Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC) e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Tem formação em Neuropsicologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS) e especialização em Reabilitação da Linguagem pelo IMEC. Realizou o Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da FAMED -PUCRS. Atualmente é membro da equipe de Neuropsicologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Neuropsicóloga no Centro Clínico da PUCRS e da Clínica de Medicina Nuclear do Hospital Mãe de Deus e da NUCLIMAGEM (Hospital Ernesto Dorneles). Doutora em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Tem experiência na área de Neuropsicologia, atuando na área de Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica.
Dra. Samantha Sá
Ma. Suzana Palmini Fisioterapeuta – IPA- RS Especialista em Fisioterapia Neurológica - COFFITO Mestre em Neurociências – PUCRS Instrutora Conceito Bobath Adulto – IBITA
Dr. Vitor Haase
Ma. Viviane Pasqualeto Doutoranda em Educação em Ciências (UFRGS) Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade (FEEVALE) Especialista em Reabilitação Fonoaudiológica (IPA) Docente do Curso de Fonoaudiologia da ULBRA (Canoas) Coordenadora da VP & Equipe (Porto Alegre)
 

coordenador

 
  • Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Formação em Neuropsicologia e Neuropsicologia Infantil pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), Mestrado e Doutorado pelo PPG em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS/Neurociências (HSL-PUCRS) e Pós-doutoramento pela Fundação Universitária de Cardiologia/ Instituto de Cardiologia do RS. Atualmente é professora Adjunta dos cursos de Psicologia e Medicina PUCRS e do PPG da Fundação Universitária de Cardiologia. É pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (INSCER), colaboradora do laboratório de Hipertensão Experimental do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPe do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE – PUCRS). Neuropsicóloga clínica com experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação.
 
  • Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Fonoaudiologia pela ULBRA. Especialista em Neuropsicologia (CFFa). Mestrado e Doutorado em Psicologia pelo PPG em Psicologia da UFRGS, com estágio no exterior na Universidade de Montreal. Pós-Doutoramento em Psicologia Clínica e Neurociências (Puc-Rio), em Neuroradiologia (Medicina, UFRJ)e em Ciências Biomédicas (Universidade de Montreal, Canadá).Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Cognição Humana), PUCRS. Coordenadora do Grupo NeuropsicologiaClínica e Experimental (GNCE), PUCRS. Membro da Rede Ciência para a Educação (CpE). Pesquisadora produtividade 1D do CNPq. Linhas de pesquisa: neuropsicologia escolar, neuropsicologia do desenvolvimento, entre outras. Neuropsicóloga clínica e escolar.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 685,00 18 de R$ 685,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de inscrição Período da matrícula Valor da matrícula
11/12/2017 à 15/01/2018 18/01 à 19/01/2018 R$ 582,25
16/01 à 15/02/2018 20/02 à 22/02/2018 R$ 616,50
A partir de 16/02 Até 06/03 R$ 685,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 685,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 616,50
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 602,80
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 548,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 479,50
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 342,50
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 18/01/2018 a 06/03/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 18h.

Pré-requisitos

Possuir diploma de curso superior nas áreas: psicologia, medicina, fonoaudiologia, educação, educação física, pedagogia, psicopedagogia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Memorial Descritivo;
  • Poderá ser realizada entrevista com alguns candidatos pré-selecionados.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.