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CURSO DE Especialização

Neuropsicologia

Ênfase em Neuropsicologia Escolar - 2ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
16 de Março de 2019

Inscrições até 04/03/2019

Período
16/03/2019 a 13/09/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sábados, das 8h30min às 12h15min e das 13h às 16h30min.

Sobre o Curso

O curso de especialização em Neuropsicologia, com ênfase em Neuropsicologia escolar, foi projetado para atender uma grande demanda do mercado de trabalho para profissionais da saúde e/ou da educação. A estrutura do curso propicia a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos (práticas supervisionadas desde o início do curso) nas áreas de neuropsicologia do desenvolvimento, neuropsicologia clínica na infância e adolescência, e na interface entre neuropsicologia e educação. Ao final do curso, os profissionais estarão instrumentalizados a promoverem procedimentos (de acordo com sua área de formação), de avaliação e de intervenção neuropsicológicas do bebê ao adolescente, nos âmbitos clínico e educacional individual, de pequenos grupos e de turmas, com foco em diferentes funções cognitivas e processos associados, tais como, atenção e funções executivas, percepção, memórias, linguagem e comunicação, emoções e habilidades motoras.

Objetivos

  • Democratizar o conhecimento na área da Neuropsicologia Escolar;
  • Promover o desenvolvimento regional e da comunidade;
  • Instrumentalizar profissionais para atuação em neuropsicologia escolar (avaliação e intervenção preventiva e remediativa);
  • Proporcionar embasamento teórico-prático das neurociências para o exercício e qualificação de profissionais da área da educação, saúde e afins;
  • Viabilizar o conhecimento da neurospicologia do desenvolvimento, clínica e cognitiva para a atuação em neuropsicologia escolar e suas interrelações com outras áreas do conhecimento;
  • Consolidar a necessidade da área da neuropsicologia escolar no diagnóstico precoce e tratamento das alterações neurofuncionais e do comportamento, bem como no seguimento educacional;
  • Realizar a interface com os aspectos abordados na graduação e pós-graduação nas áreas da Psicologia, Educação, Medicina, entre outras, realizando diagnóstico e intervenção interdisciplinar na relação teoria-prática e efetivando as proposições da extensão universitária na inserção dos fazeres acadêmicos.

Público-Alvo

Psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, educadores, educadores físicos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Diferenciais do Curso

  • Conhecimento teórico atualizado e baseado em evidências científicas nacionais e internacionais;
  • Prática supervisionada em clínica-escola, hospital e/ou instituições de saúde e/ou educação;
  • Conhecimento teórico-prático em avaliação e intervenção neuropsicológicas aplicadas à infância e à adolescência para demandas clínicas, hospitalares e escolares;
  • Professores com prática e formação na área, de reconhecimento regional, nacional e internacional;
  • Oportunidade de participação em grupos de pesquisa na área de Cognição Humana;
  • Atividades práticas em disciplinas do curso incluindo visita e aula no centro de imagem do INSCER acompanhados dos professores que atuam nestes espaços profissionais, no laboratório de Neurociências (Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS) e Centro de Memória da PUCRS;
  • Possibilidade de finalizar e de obter o título de especialista em 1 ano e meio.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitada a

  • Identificar necessidades de atuação neuropsicológica nos contextos clínico, hospitalar e educacional.
  • Promover procedimentos de avaliação neuropsicológica com base em observação, tarefas clínicas, tarefas ecológicas, entrevistas e instrumentos padronizados como escalas, inventários, e testes de desempenho cognitivo.
  • Caracterizar diagnóstico e prognóstico neuropsicológico do desenvolvimento neurocognitivo infantil e adolescente, no contínuo típico-atípico.
  • Redigir laudos neuropsicológicos com finalidade clínica, hospitalar e/ou escolar.
  • Planejar programas personalizados de intervenção neuropsicológica individual, em pequenos ou grandes grupos, em níveis preventivo e remediativo.
  • Contribuir com conhecimentos e ações neurospicológicas em planos educacionais.
  • Realizar atendimento terapêutico neuropsicológico ou apoio pedagógico personalizado sob abordagem neuropsicológica, em diferentes ambientes – conforme necessidade (escolas, clínicas, hospitais, centros de desenvolvimento infantil, outros).

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisitos

Possuir diploma de curso superior nas áreas: psicologia, medicina, fonoaudiologia, educação, educação física, pedagogia, psicopedagogia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2017
Término: 04/03/2019

Disciplinas

Organização geral, morfológica e funcional do sistema nervoso aplicada à Neuropsicologia

Bases morfofuncionais do sistema nervoso, correlacionando com a prática em neuropsicologia (ênfase em neuropsicologia escolar). Expressão das emoções e motivação a partir do funcionamento cerebral e suas relações com a aprendizagem. Principais estruturas do sistema nervoso central e suas relações com o comportamento, linguagem, desenvolvimento motor, emoções e aprendizagem. Noções de neuroimagem estrutural e funcional.

Desenvolvimento do sistema nervoso e neuroplasticidade

Neurodesenvolvimento. Picos e fases de desenvolvimento cerebral da infância à adolescência. Capacidade do sistema nervoso de alterar algumas das suas propriedades morfológicas e funcionais em resposta à alterações externas ou internas, de forma permanente ou prolongada. Adaptação e reorganização da dinâmica do sistema nervoso frente às experiências vividas.Interface entre o conhecimento experimental na área de neurociências e a prática neuropsicológica, possibilitando a compreensão de como a neuroplasticidade deve embasar o desenho de novas abordagens terapêuticas em diferentes situações de atuação clínica e escolar.

Neurociências e Educação

Relações entre neurociências, neuropsicologia e educação. Papéis das evidências neurocientíficasna educação contemporânea. Conhecimento das neurociências aplicado ao processo de ensino-aprendizagem e ao contínuo da aprendizagem efetiva às dificuldades e transtornos de aprendizagem.Compreensão das funções cognitivas no processo de aprendizagem. Subsídios teóricos e práticos para o manejo da identificação à intervenção em dificuldades de aprendizagem. Instrumentalização da prática profissional com subsídios neurocientíficos. Discussão das relações entre aprendizagem, educação e o desenvolvimento do cérebro. Teorias pedagógicas e modelos neurocientíficos.

Neuropsicologia - conceitos, história e métodos

Conceitos de neuropsicologia, áreas de atuação, pressupostos teóricos de modularidade e de dissociação simples e dupla. História da neuropsicologia. Métodos de avaliação e de intervenção neuropsicológicas com aplicação na prática clínica e na pesquisa.

Métodos de avaliação neuropsicológica no contexto da aprendizagem

Principais métodos e técnicas de avaliação neuropsicológica no contexto da aprendizagem. Avaliação de componentes atencionais, perceptivos, linguísticos, mnemônicos e executivos. Avaliação da leitura, da escrita e da matemática. Baterias expandidas e breves de exame neurocognitivo. Instrumentos focais de avaliação neuropsicológica.

Linguagem, comunicação e aprendizagem

Aspectos do desenvolvimento fonológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo da linguagem e da comunicação.Bases Anatômicas e Fisiológicas da Linguagem; Conhecimento dos conceitos e modelos de compreensão da aprendizagem, pensamento e linguagem.Instrumentos de avaliação utilizados para realizar investigação neuropsicológica.Alterações de linguagem oral, leitura e escrita. Comunicação Alternativa.

Atenção e aprendizagem

Estudo dos diferentes tipos de atenção e suas relações com o comportamento humano e com a aprendizagem. Conceitos e modelos de processamento da atenção. Desenvolvimento típico e quadros com alterações atencionais. Discussão das formas de avaliação e intervenções no contexto educacional.

Funções executivas e aprendizagem

Estudo da importância do desenvolvimento das funções executivas e suas relações com o comportamento humano e com a aprendizagem. Relação entre funções executivas e inteligência. Conceitos e modelos de processamento dos principais componentes das funções executivas. Desenvolvimento típico e quadros com alterações executivas. Discussão das formas de avaliação, diagnóstico e intervenções no contexto educacional.

Memórias e aprendizagem

Estudo das bases biológicas e a organização geral da memória humana, os tipos de memórias e as principais manifestações clínicas das alterações mnésicas. Relações entre memória e aprendizagem.Conceitos e modelos de processamento dos principais sistemas de memórias. Desenvolvimento típico e quadros com alterações mnemônicas. Principais métodos de avaliação da memória verbal e da memória visuoespacial.

Habilidades visuo-construtivas, praxias, gnosias

Estudo do processamento de informação visual e espacial do ambiente, da criação, manutenção e manipulação de imagens mentais, praxias e gnosias e suas relações com a aprendizagem. Correlatos neurobiológicos da percepção e das habilidades motoras. Relações entre psicomotricidade e cognição, com ênfase para funções executivas. Desenvolvimento típico e atípico das percepções e das praxias. Principais métodos avaliativos das percepções e das praxias.

Emoção e suas relações com a aprendizagem

Importância das emoções nos processos de ensino-aprendizagem. Conceitos e modelos de processamento das emoções. Correlatos neurobiológicos das emoções. Desenvolvimento típico e psicopatologias infantis. Principais métodos de avaliação das emoções.

Transtornos do desenvolvimento e enfermidades neurológicas com repercussões cognitivas

Principais transtornos do desenvolvimento e enfermidades neurológicas com repercussões cognitivas
– Epilepsias (8h)
– TEA (8h)
– TDAH (6h)
– Paralisia Cerebral (2h)
– Prematuridade (2h)
– MalformaçõesCongênitas (2h)
– Distúrbios do Sono (2h)

Psicopatologias na infância e na Adolescência: implicações para a neuropsicologia escolar

Estudo das principais psicopatologias na infância e na adolescência e suas implicações no comportamento e cognição.
– TEPT-TEA (5h)
– Abuso de substâncias (5h)
– Transtornos do Humor (5h)
– Transtornos de Ansiedade (5h)

Transtornos de Aprendizagem

Estudo das dificuldades e dos Transtornos Específicos de Aprendizagem. Causas e fatores preditores. Alterações neuropsicológicas associadas. Transtorno com prejuízo na leitura, Transtorno com prejuízo na matemática e Transtorno com prejuízo na expressão escrita;Processos neurobiológicos dos Transtornos de Aprendizagem. Particularidades da avaliação neuropsicológica. Educação da criança com necessidades especiais e inclusão em neuropsicologia.

Intervenção neuropsicológica na capacitação da equipe escolar

Neuropsicologia na formação de educadores. Programas de capacitação de professores em neuropsicologia da aprendizagem. Atividades práticas de formação educacional em estimulação neuropsicológica da atenção, da memória, da linguagem oral e das funções executivas para escolares. Construção de plano pedagógico sob abordagem neuropsicológica.

Intervenção neuropsicológica de estimulação cognitiva preventiva e remediativa na infância

Estimulação cognitiva pelo neuropsicólogo escolar. Levantamento de necessidades neuropsicológicas. Triagem neuropsicológica escolar para plano de intervenção. Estimulação da leitura, da escrita e da matemática à luz da estimulação das memórias, da atenção e das funções executivas. Reabilitação neuropsicológica infantil. Tecnologia na reabilitação de crianças com dificuldades cognitivas.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriana Vasques
  • Dra. Adriane Arteche
  • Dra. Alessandra Marques Pereira
  • Dra. Alessandra Seabra
  • Dr. André Palmini
  • Dr. Augusto Buchweitz
  • Dra. Carolina Lisboa
  • Dr. Christian Kristensen
  • Dra. Cristiana Rocca
  • Dra. Danielle Irigoyen da Costa
  • Dra. Helenice Charchat
  • Ma. Hosana Gonçalves
  • Dr. Jaderson Costa da Costa
  • Dra. Janice Pureza
  • Dra. Joice Segabinazzi
  • Dra. Larissa Siqueira
  • Dr. Leandro Malloy-Diniz
  • Dra. Lilian Hubner
  • Dra. Lilian M. Stein
  • Dra. Luciana Azambuja
  • Dr. Luiz Carlos Marrone
  • Dra. Maisa Rigoni
  • Dra. Mirna Portuguez
  • Dra. Mônica Miranda
  • Dr. Neander Abreu
  • Dra. Renata Plácido
  • Dra. Renata Zamo
  • Dr. Ricardo Soder
  • Dr. Roberto Lent
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dr. Rodrigo Grassi
  • Dr. Rodrigo Sartori
  • Dra. Sabine Marroni
  • Dra. Samantha Sá
  • Ma. Suzana Palmini
  • Ma. Viviane Pasqualeto

Coordenadoras

  • Profa. Dra. Danielle Irigoyen da Costa
  • danielle.costa@pucrs.br
    Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Formação em Neuropsicologia e Neuropsicologia Infantil pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), Mestrado e Doutorado pelo PPG em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS/Neurociências (HSL-PUCRS) e Pós-doutoramento pela Fundação Universitária de Cardiologia/ Instituto de Cardiologia do RS. Atualmente é professora Adjunta dos cursos de Psicologia e Medicina PUCRS e do PPG da Fundação Universitária de Cardiologia. É pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (INSCER), colaboradora do laboratório de Hipertensão Experimental do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPe do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE – PUCRS). Neuropsicóloga clínica com experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação.
  • Profa. Dra. Rochele Paz Fonseca
  • rochele.fonseca@pucrs.br
    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Fonoaudiologia pela ULBRA. Especialista em Neuropsicologia (CFFa). Mestrado e Doutorado em Psicologia pelo PPG em Psicologia da UFRGS, com estágio no exterior na Universidade de Montreal. Pós-Doutoramento em Psicologia Clínica e Neurociências (Puc-Rio), em Neuroradiologia (Medicina, UFRJ)e em Ciências Biomédicas (Universidade de Montreal, Canadá).Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Cognição Humana), PUCRS. Coordenadora do Grupo NeuropsicologiaClínica e Experimental (GNCE), PUCRS. Membro da Rede Ciência para a Educação (CpE). Pesquisadora produtividade 1D do CNPq. Linhas de pesquisa: neuropsicologia escolar, neuropsicologia do desenvolvimento, entre outras. Neuropsicóloga clínica e escolar.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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