Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Perícia e Investigação Forense

Criminalística - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
04 de Março de 2020

Inscrições até 08/03/2020

Período
04/03/2020 a 19/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Mensalmente,
Quartas-feiras, das 8h50min às 18h25min e sábados, das 8h50min às 13h15min (exceto julho e dezembro, quando as aulas aos sábados ocorrerão das 8h50min às 18h25min).

Sobre o Curso

O curso de “Perícia Forense – Criminalística” se destina a todos que buscam aperfeiçoamento e/ou treinamento na prática pericial. Os alunos terão contato com diversos conhecimentos da área de forma abrangente e robusta, trazendo noções avançadas da realização da perícia criminal no Brasil e no Mundo. O curso prevê que o aluno adquira conhecimentos específicos nas seguintes áreas: Criminologia, Criminalística, Identificação Humana, Genética Forense, Química Forense, Toxicologia Forense, Perícias da Morte, Engenharia Forense, Informática Forense, Perícia de Áudio e Imagens, Perícias do Meio Ambiente, Perícias Contábeis e Econômicas, Documentoscopia, Balística, Locais de Crime, Locais de Morte Violenta, Acidentes, Psiquiatria e Psicologia Forense e Desenvolvimento e Novas Tecnologias na Área Forense.

Objetivo

O curso Lato Sensu tem o objetivo de ser eminentemente aplicado, com o propósito de especializar profissionais em geral e servidores públicos para o reconhecimento e a identificação técnica de alta qualidade de vestígios e indícios, a fim de gerar evidências e/ou provas criminais ou cíveis para uso forense. O foco do novo curso está fixo no ‘reconhecimento e bom uso de vestígios’ e ‘conhecimento e prática com as tecnologias de avaliação de provas para fins forenses’.

Público-Alvo

Profissionais graduados das diferentes áreas que tenham intenção em receber treinamento para atuarem na prática pericial. Servidores públicos e servidores das polícias civil, militar e federal. Profissionais liberais vinculados a conselhos de classe. Interessados em prestar o concurso público para Polícia Civil.

Diferenciais do Curso

Proposta de curso de especialização de referência nacional; contar com referências mundiais da área (convidados internacionais).

Perfil do Egresso

Graduados das mais diversas áreas que buscam conhecimentos das ciências forenses e criminais.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 08/03/2020

Disciplinas

Criminologia

Caracterização de criminologia. Inquérito policial e prova penal. A prova técnica no direito penal e processual penal.
Aspectos jurídicos da perícia. Terror e violência na vida real e ficção. Jornalismo investigativo, mistérios e fatos ocultos.

Criminalística

Caracterização de criminalística. Argumentação técnica. Uso de evidências na composição do Inquérito policial. Inclusão de evidências como provas no processo penal. Escrita técnica e confecção de laudos. Técnicas de sustentação oral técnica em depoimentos.

Identificação Humana I

Introdução à identificação humana. Caracterização de identificação humana fenotípica e variantes. Características herdáveis de interesse forense, fenótipo, mutações do DNA e variantes polimórficas. Exploração de softwares de identificação de características fenotípicas humanas. Caracterização de papiloscopia e revelação datiloscópica. Estudo dos aspectos históricos, elementos técnicos da papiloscopia, sistemas biométricos, confronto de impressões papilares, perícia e laudo papiloscópico. Uso dos conhecimentos gerais da Papiloscopia nas rotinas fundamentais de laboratório de perícia nos interesses específicos da investigação forense.

Identificação Humana II

Caracterização de odontologia forense. Aplicação de conhecimentos dentário para a identificação civil e criminal. Manuseio e exame das provas dentais de interesse da justiça. Identificação odontolegal. Tópicos em identificação por arcada dentária. Tópicos avançados em odontologia legal. Reconstituição facial para restauração da face humana. Reconhecimento e Identificação facial. Representação facial humana.

Genética Forense

Introdução à genética e biologia molecular. Conceitos básicos em genética forense. Procedimentos de análise laboratorial em genética forense. Marcadores moleculares autossômicos, cromossomo Y e DNA mitocondrial. Predição de fenótipo pelo DNA. Cálculos de parentesco genético e de identificação humana. Mutação, alelos nulos, alelos raros, índices de irmandade, casos de paternidade com ausência de genitor, paternidade reversa. Estatística na valoração de resultados em genética forense. Bioinformática aplicada à genética forense. Interpretação de Laudos. Bancos de dados de perfis genéticos: legislação brasileira e funcionamento do CODIS.

Laboratório de Identificação Humana

Laboratório de Perícia em Papiloscopia. Localização, avaliação, revelação e identificação de impressões digitais, com uso da rotina papiloscópica avançada. Práticas no uso de microscopia óptica e eletrônica nas rotinas elementares de um laboratório para análises de evidências biológica não moleculares e de outras evidências como sedimentos inorgânicos naturais ou artificiais. Laboratório de Genética Forense. Exercícios e interpretação de eletroferogramas e laudos de DNA.

Química Forense

Introdução a química forense. Fundamentação de química analítica forense. Legislação. Matrizes e analitos de interesse forense. Aplicações da química na criminalística: exames residuográficos, explosivos, fibras e tintas. Métodos analíticos para amostras brutas e biológicas. Adulteração de compostos e produtos. Perícia com agentes explosivos e QBRN.

Toxicologia Forense

Introdução a toxicologia forense. Toxicologia aplicada à ciência forense: toxicocinética, substâncias psicotrópicas e venenos. Farmacologia, narcóticos e drogas ilícitas (drogas, entorpecentes e substâncias de abuso). Rastreabilidade de drogas de abuso. Substâncias ilícitas no esporte.

Laboratório de Química Forense

Laboratório de química forense. Laboratório de toxicologia forense.

Perícias da Morte

Tanatologia forense e fisiologia da morte. Necropsia, autópsia e exumação. Decomposição cadavérica. Lesões fatais, categorização de vítimas e medicina legal. Traumatologia forense. Patologia forense. Arqueologia e antropologia forense, criminais e históricas. Entomologia forense.

Laboratório de Perícias da Morte

Laboratório de perícias da morte.

Engenharia Forense

Engenharia legal. Tópicos de perícia em obras públicas. Noções de perícias em desabamentos: análises e ensaios, NR18, situações de maior incidência. Noções de perícias em locais de explosão. Definição de explosões decorentes de detonação e deflagração. Propriedades dos explosivos. Classificação dos explosivos. Composição de um artefato explosivo. Efeitos de uma explosão. Local de pós-explosão. Noções de perícias em incêndios. Embasamento teórico sobre o fogo e seu desenvolvimento. Identificação de padrões de queima. Identificação e análise dos principais vestígios de um local de incêndio. Perícia em incêndio e colapsos em edificações.

Informática Forense

Introdução a perícia digital e informática forense. Perícias em informática. Software e hardware para computação forense. Perícias em equipamentos portáteis. Vulnerabilidade em sistemas computacionais. Rastreabilidade de dados e de comunicações eletrônicas. Tópicos avançados em computação forense. Perícias em pedofilia.

Perícias em Áudio e Imagens

Caracterização de perícia em áudio e vídeo. Perícia digital, áudio, imagens e segurança cibernética. Áudio, imagens e sistemas de segurança. Noções do desenvolvimento da tecnologia de geração e processamento digital de registros de áudio e imagens. Laboratório de perícias em áudio e imagens.

Perícias do Meio Ambiente

Introdução a perícia em crimes ambientais e biopirataria. Legislação ambiental aplicada: Constituição Federal, Códigos de Processo Civil e Penal, Política Nacional de Meio Ambiente, Lei dos Crimes Ambientais e Resoluções CONAMA. Noções de cartografia. Geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica – SIG. Perícias ambientais. Agrimensura e georeferenciamento. Merciologia dos danos ambientais. Sistemática dos desastres ambientais. Dejetos industriais e controle de efluentes. Contexto dos crimes contra a fauna.
Biologia forense. Introdução à botânica. Histórico da botânica forense. Apresentação das áreas da botânica úteis aos estudos forenses. Principais técnicas utilizadas na coleta de material botânico para estudos forenses. Análise de material botânico. Análise gastro-intestinal, plantas tóxicas, plantas alucinógenas. Casos comentados sobre botânica forense. Palinologia: pólen e esporos. Fenologia, tipos de dispersão dos grãos. Vegetação local e regional. Tipos de amostras que podem fornecer pólen e esporos.

Perícias Contábeis e Econômicas

Caracterização de perícias contábeis e econômicas. Análise de demonstrativos contábeis. Lavagem de dinheiro em criptoativos. Rastreamento e identificação de patrimônio. Transações econômicas internacionais.

Documentoscopia

Documentoscopia, grafoscopia e células adulteradas. Documentoscopia e documentos de segurança. Grafotecnia e grafoscopia. Merceologia e contrafação. Mecanografias e impressos eletrônicos. Neurologia da escrita. Processos gráficos. Laboratório de perícias em documentoscopia.

Balística

Fundamentação de balística e armamentos. Estudos em balística. Noções de armas de fogo curtas e longas, armas de fogo artesanais, simulacros e similares. Exames periciais em Balística Forense. Conhecimentos gerais e específicos relativos a armas de fogo, munições e seus componentes. Questões relativas à segurança no manuseio de armas de fogo. Manuseio e caracterização de armas de fogo, de munição de arma de fogo e de seus componentes. Balística em locais de morte.

Locais de Crime I

Conceitos históricos e práticos associados ao local de crime. Abordagem de diferentes Locais de Crime. Isolamento, preservação e segurança em local de crime. Qualificação para o reconhecimento e identificação de vestígios. Entendimento da diferença entre vestígio e indício. Documentação, registro e métodos de busca. Técnicas para análise e processamento de vestígios em local de crime. Materialidade, autoria e dinâmica em locais de crime. Interpretação dos vestígios e dinâmica dos fatos.

Locais de Crime II

Perfis de mancha de sangue. Padrões de mancha de sangue em local de crime. Testes presuntivos e confirmatórios para detecção de sangue e sêmen em vestígios. Desastres em massa. Cenas de morte em desastres. Socorrista, paramédico e manejo de vítimas. Prática em local de crime.

Locais de Morte Violenta

Tópicos avançados em locais de crime. Locais de morte violenta. Prática em locais de morte violenta.

Acidentes

Fundamentação de veículos, acidentes de trânsito e aéreos. Perícia em acidentes de trânsito. Tópicos avançados em reconstrução de acidentes de trânsito. Aspectos forenses em acidentes de trabalho. Análise de casos de acidentes aéreos, aspectos técnicos e relevantes.

Psiquiatria e Psicologia Forense

Introdução a psiquiatria e psicologia forense. Noções gerais sobre violência e criminalidade. Principais modelos teóricos. Teoria da violência e comportamento desviantes. Fatores relacionados ao crime e à violência. Modalidades de violência. Psicopatologias e comportamento violento. Crimes sexuais. A produção de provas sem vestígios físicos. Conceitos básicos sobre perícias psíquicas. Objetivos das perícias psíquicas. Modalidades de perícias psicológicas/psiquiátricas. Alcance e limites da perícia psíquica. Simulação e dissimulação. Falsas alegações de violência. Avaliação do dano psíquico. Princípios básicos da entrevista investigativa no contexto forense. Perfis de criminosos. Assassinos em série. Casos de repercussão da criminalística histórica brasileira.

Desenvolvimento e Novas Tecnologias na Área Forense

Novas tecnologias em produção de provas de autoria. Novas tecnologias em produção de prova de materialidade.
Atualizações de pesquisas relevantes.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Alexandre da Silveira Isbarrola
  • Bel. Alexsandro Vasconcellos da Silva
  • Dr. Avelino Francisco Zorzo
  • Dr. Carlos Alexandre dos Santos
  • Dra. Carina Maria Bello de Carvalho
  • Ma. Cinara Tentardini Garrido
  • Dra. Claudia Regina Brescancini
  • Dr. Eduardo Filipe Avila Silva
  • Dr. Eduardo Fischli Laschuk
  • Dr. Eduardo Sörensen Ghisolfi
  • Dr. Emerson da Silva Barbosa
  • Dr. Evandro Gomes da Silva
  • Dra. Fernanda Bordignon Nunes
  • Me. Frederico da Costa Marques Faria
  • Dr. Gabriel José Chitto Gauer
  • Dr. Gustavo Chemale
  • Dr. Isaac Newton Lima da Silva
  • Dr. João Batista Blessmann Weber
  • Esp. João Henrique Wilkon Marques
  • Dra. Kristiane de Cássia Mariotti
  • Dra. Lilian Milnitsky Stein
  • Dr. Luís Carlos Pertile
  • Dr. Mauro Sander Fett
  • Dra. Marcia Vaz
  • Bel. Marco Antônio Zatta
  • Me. Miguel Ângelo Basso
  • Dr. Moreno Cruz Osório
  • Dra. Nelsa Cardoso
  • Dr. Nelson Ferreira Fontoura
  • Dr. Nereu José Giacomolli
  • Dr. Rafael Scorsato Ortiz
  • Dr. Regis Alexandre Lahm
  • Dr. Samuel Greggio
  • Bel. Vladimir Matte Paz

Coordenação

  • Profa. Dr. Clarice Sampaio Alho
  • csalho@pucrs.br
    Bióloga (UFRGS, Brasil); PhD Genética Molecular (UB, Spain); Pós-Doutorado Genética Forense (UCF, National Center for Forensic Science, USA). Professora e Pesquisadora da PUCRS (PPG Biologia Celular e Molecular); Orientadora em Genética de estudantes da graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; Coordenadora PG Lato Sensu Biologia e Genética Forense PUCRS. Coordenadora Laboratório Genética Humana e Molecular | Genética Forense PUCRS. Coordenadora Núcleo de Pesquisa Evidências Forenses PUCRS. Líder GP-CNPq ‘Alvos Genéticos e Biobancos: Pesquisa e Aplicação na Pericia Forense e no Diagnóstico’. Coordenadora BIOBANCO PUCRS. Coordenadora de Genética INCT-Forense. Coordenadora Pró Forenses PUCRS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.
  • Prof. Dr. Samuel Greggio
  • samuel.greggio@pucrs.br
    Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Feevale. Realizou mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Fez doutorado sanduíche e pós-doutorado no Preclinical Imaging Technology Center da University of California Los Angeles (UCLA). Atualmente é Pesquisador Coordenador do Centro de Pesquisa Pré-Clínica do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), Professor Adjunto da Escola de Ciências da Saúde e Coordenador do curso de graduação em Biomedicina da PUCRS. Tem experiência nas áreas de Imagenologia e Neurociências, com ênfase em medicina regenerativa, terapias inovadoras em modelos experimentais de neuropatologias e Imagem Molecular Pré-Clínica.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em