Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Planejamento e Gestão de Processos Sociais

1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
10 de Março de 2020

Inscrições até 28/02/2020

Período
10/03/2020 a 20/07/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas e terças-feiras, das 19h30min às 22h30min.

Sobre o Curso

O dominio de processos de gestão e planejamento são, certamente, expertises fundamentais à qualificação profissional no tempo presente, qualquer área do conhecimento, necessita do uso desse instumental nos processos de trabalho cotidianos para ampliar seu alcance e efetividade, ademais alguns profissionais ocupam cargos de gestores de projetos, setores, políticas ou instituições, muitas vezes sem uma capacitação especifica para cumprirem essas funções. Nesse sentido, é de fundamental importância o aprofundamento conceitual e a instrumentalização metodológica para que desenvolvam competências que os auxiliem a melhor planejar e gerir no âmbito da área social. O Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Processos Sociais da Escola de Humanidades da PUCRS pretende se constituir como um espaço de formação e troca de saberes e experiências, onde profissionais que trabalham nos mais diversos locais possam qualificar-se para o uso dessas ferramentas (realização de analises, diagnósticos, elaboração de planos e projetos, captação de recursos) de forma ética, crítica e participativa, potencializando seu trabalho ou ampliando condições para uma melhor inserção profissional.

Objetivos

  • Contribuir com a qualificação profissional para a gestão e planejamento social no âmbito das organizações públicas e privadas, equipando os profissionais com competências teóricas e metodológicas para o uso do instrumental de trabalho;
  • Aportar subsídios de análise da conjuntura contemporânea, a partir do estudo de seus condicionantes econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais, refletindo sobre as possibilidades e os limites da gestão e do planejamento social participativo no contexto da sociedade atual;
  • Estimular a formação permanente de profissionais éticos e críticos que utilizem princípios, conceitos e metodologias de gestão e planejamento social em diferentes realidades organizacionais e em processos de assessoria e consultoria.

Público-Alvo

Profissionais graduados em áreas tais como Serviço Social, Sociologia, Administração, Direito, Psicologia, Pedagogia, que tenham interesse ou realizem seu trabalho nas áreas humano-sociais, em especial técnicos e gestores de instituições sociais, de prefeituras municipais, gestores de CRAS, CREAS, Unidades de Saúde, Organizações da sociedade civil, gestores de programas e projetos sociais, nos setores público e privado, profissionais autônomos que trabalham no âmbito da assessoria e consultoria a organizações e movimentos sociais, pesquisadores e demais interessados nessa temática.

Diferenciais do Curso

  • A preocupação com a mediação entre os fundamentos teóricos e experiências práticas de cunho operativo;
  • A articulação entre planejamento, gestão e pesquisa;
  • A oferta de disciplina sobre gestão ambiental;
  • A estrutura interdisciplinar do curso, possibilitando uma visão abrangente, substantiva e crítica dos temas abordados, à luz da totalidade concreta;
  • A capacitação do corpo docente, composto por mestres e doutores com reconhecida experiência, produções e pesquisas sobre os temas que serão trabalhados;
  • A vinculação a um Programa de Pós-Graduação avaliado como de excelência pela Capes e a previsão de algumas atividades integradas, otimizando a presença de renomados professores visitantes aos quais os alunos terão acesso, sem onus;
  • A estrutura ofertada pela PUCRS, espaços de acolhimento e para integração, salas de aula confortáveis , biblioteca com apoio de profissionais, equipamentos de ultima geração e bibliografia atualizada.

Perfil do Egresso

  • Profissional capaz de realizar análise de conjuntura e gestão da informação;
  • Profissional que domine os conceitos de Gestão e Planejamento enquanto processo social e saiba utilizar esses instrumentos de trabalho para potencializar suas ações;
  • Profissional qualificado para elaborar e gerir programas e projetos sociais e realizar processos de captação de recursos;
  • Profissional apto a realizar de forma investigativa, reflexiva e propositiva a gestão de processos de trabalho, de projetos, politicas e instituições.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 28/02/2020

Disciplinas

Análise de Conjuntura

Estudo do contexto internacional e nacional e análise da conjuntura considerando aspectos econômicos, políticos e sociais, a partir de uma perspectiva crítica, dando visibilidade aos rebatimentos das transformações contemporâneas na vida da sociedade brasileira e as respostas engendradas para o seu enfrentamento pelo estado e pela sociedade. Análise institucional e dos desafios e competências requisitadas aos trabalhadores no contexto presente.

Gestão Social

Estudos sobre as concepções de Gestão Social e sua configuração no cenário contemporâneo. Reflexão sobre as relações entre público e privado e as parcerias entre governo, organizações da sociedade civil e empresas. Gestão Compartilhada. Análise do marco legal das organizações da so Estudo sobre sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial (negócio sustentável e responsável).

Gestão e Planejamento Social

Estudo de teorias, concepções e estilos de gestão. Modalidades e fundamentos que orientam os processos de gestão e planejamento social, assim como de interfaces com instâncias públicas e privadas. Compreensão da racionalidade, ciclo e funções aplicadas à área social. Aprofundamento da função planejamento e suas implicações, destacando tipos e níveis (estratégico, tático e operacional).

Relações Humanas e Organizacionais

Estudo da abordagem crítica das relações humanas nas organizações. Impactos das transformações no mundo do trabalho na gestão de pessoas. Perspectivas de um RH sustentável – um olhar integrado para todos os subsistemas. Inclusão e Diversidade. Liderança, comunicação e relações no trabalho: conectando pessoas e organizações.

Gestão Socioambiental

Estudo sobre a crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável, responsabilidade ambiental, gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Capitalismo, meio ambiente, desenvolvimento e os embates contemporâneos.

Planejamento e Trabalho Social

Reflexões sobre a importância do planejamento na intervenção profissional. Identificação dos elementos que conformam os processos de trabalho onde se inserem, a partir da análise e proposição sobre situações concretas, mediadas em diferentes espaços sócio-ocupacionais, âmbitos e níveis de intervenção. Estudo sobre planejamento participativo e principais ferramentas metodológicas.

Gestão da Informação e Vigilância Socioassistencial

Estudo da vigilância socioassistencial e sua indissociabilidade da proteção social e defesa de direitos. A gestão da informação e os sistemas de informação como essenciais a atuação planejada, participativa, transparente e qualificada, onde se inclui a vigilância socioassistencial. Compreensão desta como ferramenta para o controle social e base empírica à educação permanente. Análise de sistemas de registros, banco de dados, indicadores, pesquisa e metas dos planos quadrienais e decenais como meios para efetivar a vigilância.

Pesquisa Social

Estudo sobre teoria e metodologia da pesquisa social e sua relevância para a produção de conhecimentos na profissão. Análise sobre critérios de cientificidade e particularidades das investigações nas áreas humano-sociais. Apreensão do ciclo investigativo, com ênfase nos procedimentos metodológicos, incluindo a elaboração do projeto de pesquisa, técnicas, instrumentos e procedimentos investigativos. Estudo das etapas finais do ciclo de pesquisa, incluindo os processos de organização, representação e interpretação dos dados, bem como as estratégias para comunicação dos resultados.

Escrita Científica

Estudo dos fundamentos da comunicação, da tipologia textual e do emprego da norma culta em trabalhos técnicos. Leitura e análise crítica e reflexiva de textos. Adequação vocabular e sintática com vistas à produção e apresentação de textos acadêmicos e/ou científicos. Estudo da metodologia científica que pauta os processos de construção de conhecimento a partir de critérios de cientificidade e normatização da ABNT. Construção do planejamento para o Trabalho de Conclusão de Curso.

Mobilização de Recursos e Elaboração de Projetos Sociais

Compreensão de mobilização de recursos, enquanto mobilização de pessoas e recursos em prol de uma causa, uma abordagem integrada como dimensão intrínseca da estratégica de ação política, conferindo-lhes base social e sustentabilidade. Estudo das particularidades dos projetos sociais e sua repercussão na elaboração de projetos. Caracterização das etapas de um projeto social. Conceitos e tipos de indicadores e estratégias para sua construção. Análise dos processos de monitoramento e avaliação de projetos de intervenção social.

Gestão Financeira e Fundo Público

Estudos sobre plano financeiro (objetivos, metas e custos, necessidades, recursos, despesas e elaboração de cronogramas físico-financeiros) noções de orçamento empresarial, orçamento público e orçamento de projetos. Composição do Fundo público e sua relação com as políticas sociais, ciclo orçamentário (Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias –LDO e Lei Orçamentária Anual- LOA). Lei de Responsabilidade Fiscal. Classificação orçamentária para elaboração de orçamentos e análise de receitas e despesas que compõem as peças orçamentárias.

Gestão de Projetos: Execução, Monitoramento e Avaliação

Estudo das concepções e metodologias análises, monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos sociais, que garanta a identificação de quaisquer desvios do que foi planejado. Construção de indicadores sociais. Realização de exercícios de construção de instrumento para análise, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais e de critérios de avaliação, com o uso de indicadores.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Lúcia Suarez Maciel
  • Dr. Carlos Nelson dos Reis
  • Me. Domingos Antonio Armani
  • Dr. Francisco Arseli Kern
  • Dra. Gleny Terezinha Duro Guimaraes
  • Dra. Inês Amaro da Silva
  • Dra. Jane Cruz Prates
  • Me. Luis Carlos Ribeiro Stephanou
  • Dra. Maria da Graça Mauer Gomes Türck
  • Dr. Osmar Tomaz de Souza
  • Dra. Rebel Zambrano Machado
  • Dr. Tiago Martinelli

Coordenação

  • Profa. Dra. Jane Cruz Prates
  • jprates@pucrs.br
  • Graduada em Serviço Social (1982), Mestre em Serviço Social (1995), Doutora em Serviço Social (2003) pela PUCRS e Pós-doutora em Serviço Social pela PUCSP (2016). Professora da PUCRS desde 1995, docente do Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado) da PUCRS, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS – PPGSS (CAPES nota 6) e Editora da Revista Textos & Contextos (Porto Alegre) desde 2010., Pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Economia e Políticas Sociais – NEPES, Líder do Grupo de Estudos sobre Teoria Marxiana, Ensino e Políticas Públicas – GETEMPP (desde 2008), Pesquisadora Produtividade 1D do CNPq, membro do NDE do Curso de Graduação em Serviço Social da PUCRS (desde 2006) e Membro do Conselho Universitário da Universidad Nacional de Córdoba/ Argentina desde 2014. Trabalha principalmente os temas: Teoria e método marxiano e enfoque misto na pesquisa social, Ensino, em especial Pós-Graduação, formação e trabalho do assistente social, teoria e metodologia de pesquisa, avaliação de políticas sociais, proteção social na América Latina, PNAS e SUAS e populações em situação de Rua. Tem mais de 15 anos de experiência na gestão pública, com destaque para a atuação como Coordenadora de Planejamento e Diretora Técnica da Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC e Coordenação de Projetos na Secretaria de Relações Internacionais e Captação de Recursos – SECAR, ambas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, e nas funções de Coordenadora de Planejamento, Diretora Geral e Secretária de Estado Substituta, na Secretaria de Obras Públicas e Saneamento Ambiental do Governo do Estado do RS, durante o Governo Olívio Dutra, além de mais de 20 anos de atuação como docente no Ensino Superior.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 505,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 535,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 565,25
A partir de 18/02/2020R$ 595,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 595,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 523,60
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 535,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 476,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 416,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula corresponde a primeira parcela do curso e deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em