Curso de Especialização


Planejamento em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem – 8ª Edição

O mercado vem atribuindo uma crescente valorização aos profissionais que possuam conhecimentos mais aprofundados acerca de planejamento na área da comunicação, com suas devidas interfaces. O curso está voltado para a reflexão das teorias de planejamento e pesquisa e das dinâmicas empresariais da comunicação, abordando temas e questões contemporâneas.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 01/06/2017 a 04/08/2017

Dia 18/08/2017

De 18/08/2017 a 21/09/2018

13 meses ou 363 horas-aula.

introdução ao curso

O curso de Pós-Graduação (lato sensu) de Planejamento em Comunicação e de Gestão de Crises de Imagem, envolve a perspectiva da comunicação organizacional, institucional e mercadológica. O curso é voltado para a reflexão das teorias de planejamento e pesquisa e das dinâmicas empresariais da comunicação, aborda temas e questões contemporâneas. Visa oferecer componentes profissionalizantes orientados para a aquisição de competências específicas, procura trabalhar cenários sociais competitivos e exigentes em termos de conhecimentos e os espaços profissionais. Busca orientar o aluno no desenvolvimento de um trabalho teórico ou nas diretrizes conceituais de um projeto prático. Portanto, configura-se como um curso teórico-prático, buscando atender uma demanda de profissionais interessados em qualificação e em desenvolver maiores habilidades em suas atividades.

horário das aulas

Sextas-feiras, das 19h às 22h45min e sábados, das 8h30min às 12h40min.

objetivos

  • Orientar profissionais e pesquisadores a desenvolverem conceitualmente seus projetos, teóricos ou práticos, voltados à área do planejamento em comunicação e de planos de prevenção e gerenciamento de crises de imagem junto à opinião pública.
  • Contribuir para a compreensão da complexidade do campo da comunicação e do relacionamento das organizações com seus diversos públicos de interesse, bem como a dinâmica que regem suas convergências e inter-relações.
  • Estudar diferentes experiências e propostas de planejamento sob a perspectiva de suas especificidades, bem como de seus possíveis diálogos com outras áreas de interesse da comunicação.

público-alvo

O curso voltado a profissionais e pesquisadores graduados, que desejam aprofundar seus conhecimentos de planejamento em comunicação, advindos das áreas da comunicação social - relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo, tecnologias audiovisuais – da administração e marketing e das ciências sociais.

diferenciais do curso

  • Primeiro curso com enfoque específico em Gestão de Crises de Imagem;
  • O curso envolve a perspectiva da comunicação organizacional, institucional e mercadológica;
  • Configura-se num curso teórico e prático.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Elaborar planejamento em comunicação;
  • Elaborar planos de prevenção e gerenciamento de crises de imagem junto à opinião pública;
  • Compreender a complexidade do campo da comunicação e dos relacionamentos com os diferentes públicos de interesse;

unidade promotora

Faculdade de Comunicação Social

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Tendências de Mercado
Visão geral do processo de identificação de tendências de mercado, bem como da diferenciação entre macro e microtendências e entre tendências e modas. Principais metodologias para identificação de tendências a partir de pesquisa de campo e desk research e de mensuração de resultados de ações de marketing e comunicação.
Pesquisas e Auditorias de Imagem
As pesquisas de opinião. Modelos de auditorias de imagem. Auditoria de mídia e de opinião. Adequação dos modelos aos tipos de empresas e instituições. Coleta de dados. Possibilidades de aplicação dos resultados nos planejamentos de comunicação.
Planejamento Estratégico de Comunicação Corporativa
O planejamento estratégico da comunicação corporativa como a base para o estabelecimento do posicionamento de comunicação da organização. O alinhamento da comunicação em atendimento ao negócio da organização. Análise de cenários, mapeamento de públicos e stakeholders, estratégias, investimentos e mensuração de resultados.
Planejamento de Comunicação Interna e Endomarketing
Comunicação interna e os equívocos conceituais. As inter- relações da cultura organizacional e a comunicação interna. As novas tecnologias e a comunicação interna. O ‘valor’ da comunicação interna. As (im) possibilidades do planejamento da comunicação interna.
Planejamento de Comunicação Pública e Governamental
As cidades imaginadas e os espaços públicos intermediados pela comunicação. Os cidadãos imaginados. Como a mídia constrói uma representação da realidade. Os modelos de comunicação que aproximam os indivíduos das sociedades. Os gêneros e formatos que podem se transformar em canais de comunicação política para a população. Os tipos de comunicação de governo.
Seminário 1 - Endomarketing
Comunicação Interna X marketing Interno; a comunicação como ação de tornar comum e como um processo educativo; informação X integração; o processo e a padronização da informação; posicionamento interno; planejamento de conteúdo, estrutural e criativo; verdades e mentiras do endomarketing; mídias diferenciadas.
Planejamento de Prevenção de Crises
As crises de imagem internas e com a opinião pública. Modelos de auditoria de riscos e preparação de plano de prevenção de crise. Planos de comunicação de riscos. Mapeamento das informações antes, durante e depois de uma crise. Gerenciamento das informações negativas. Comportamento proativo perante os públicos envolvidos.
Estudos de Públicos
Aborda os públicos enquanto agentes de influência, posicionando-os como componentes do sistema social ´organização-públicos´. Apresenta tecnologias de identificação e mapeamento de públicos como ferramentas de orientação ao processo de tomada de decisão organizacional.
Estudos de Recepção dos Públicos Frente às Estratégias das Organizações
A disciplina trata do entendimento, do ponto de vista do receptor, das estratégias que as organizações lançam mão para estabelecer relacionamento com seus mais diferentes públicos. O conhecimento sobre as variáveis intervenientes no processo de relacionamento pessoas/públicos e organizações terá aqui seu enfoque. Em especial, trata-se de discutir e aprofundar a recepção em um processo de comunicação organizacional, onde a compreensão de informação é fundamental para a prevenção e/ou saída de momento de crise. Assim a disciplina tem como principal objetivo instrumentalizar os profissionais, a partir dos conhecimentos sobre pessoas, para que saibam melhor dialogar com seus diferentes públicos.
Media Training
O caminho da notícia: produção (pauta), reportagem, edição e veiculação. As rotinas de fechamento dos diversos veículos: impresso, eletrônicos e online. A entrevista gravada e ao vivo. As etapas da reportagem. A participação em debates gravados e ao vivo. A linguagem não verbal. As questões éticas referentes às fontes, entrevistados e jornalistas. Como atender os jornalistas em momentos de crise. Como conhecer a audiência. Coletiva de imprensa. Atividades laboratoriais.
Seminário 2 – Estudo de Caso: Infraero
A INFRAERO como instituição: objetivos, missão e valores. A comunicação com seus públicos de interesse. O planejamento de comunicação de riscos e de prevenção de crises. Episódios de crises de imagem pública e as formas de gerenciamento da informação e relacionamento com os envolvidos.
Construção da Plataforma Reputacional nas Empresas
O objetivo desta disciplina é familiarizar o aluno com o conceito de reputação enquanto fundamento estratégico das empresas, identificando as dimensões e atributos a serem considerados em um trabalho de modelagem de plataforma reputacional.
Projetos Culturais e Reputação Organizacional
De qual cultura estamos falando? Cultura e negócios - economia inteligente. Políticas culturais - do público ao privado. Leis de incentivo fiscal, financiamentos e captação de recursos. Agentes: patrocinadores, apoiadores, artistas, produtores, governos, captadores e demais parceiros. Identidade, imagem e reputação - relação com os projetos culturais.
Consumidor, Imagem e Reputação Corporativa
O comportamento do consumidor sob a ótica da gestão mercadológica das empresas. Evolução e modelos de comportamento do consumidor. Variáveis que influenciam o comportamento de compra do consumidor e do comprador organizacional. Consumidor consciente e o processo decisório. Prevenção e reparação de danos. A resposta da empresa ao comportamento do consumidor para a construção e manutenção da Reputação Corporativa. Consumidor cognitivo: Mudanças e transformações.
Seminário 3 – Imagem e Reput.: Senado Federal
O Senado Federal e a opinião pública. A visibilidade. Como ocorre a administração da informação para os públicos de interesse. O papel de cada setor de comunicação do Senado. O planejamento de comunicação de riscos e de prevenção de crises. Episódios de crises de imagem pública e as formas de gerenciamento da informação e relacionamento com os envolvidos.
Opinião Pública
Estudo da Opinião Pública como agente de transformação e receptora dos impactos das mudanças na sociedade. A Opinião Pública como uma expressão da sociedade em que vivemos, a mobilização dos públicos, dos líderes e formadores de opinião em relação à mídia e as novas tecnologias de comunicação.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados Elaboração de relatórios de pesquisa e redação do trabalho final. Normas técnicas.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dra. Ana Baseggio
Dra. Ana Lúcia Coelho Romero Novelli
Dra. Ana Maria Roig
Me. André D'Angelo
Dra. Cristiane Finger
Esp. Cristiane Mallmann
Ma. Denise Pagnussatt
Me. Diego Wander Santos da Silva
Dra. Fabiane Sgorla
Ma. Glafira Furtado
Dra. Roberta Manica
Dra. Rosane Palacci dos Santos
Dr. Sergio Trein
Ma. Susana Gib Azevedo
Ma. Vera Regina Almeida Biojone
Me. Vicente Zanella

coordenador

  • Profa. Ma. Susana Gib Azevedo
  • E-mail: sgib@pucrs.br
  • Psicóloga Clínica pela UNISINOS, especialista em Psicopedagogia pela PUCRS, Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Famecos/PUCRS.

PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 685,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 685,00 + 18 de R$ 616,50
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 685,00 + 18 de R$ 602,80
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 685,00 + 18 de R$ 548,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 685,00 + 18 de R$ 479,50
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 342,50

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vincendas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 01/06/2017 a 04/08/2017

Atendimento do Centro de Educação Continuada, prédio 40, sala 201.

Das 8h às 21h.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.