Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização Uol Edtech

Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Abril de 2020

Inscrições até 03/04/2020

Período
13/04/2020 a 30/11/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
segunda, terças e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Sobre o Cuso

O curso prepara o estudante para trabalhar com planejamento financeiro ou finanças e economia comportamental, atuando no mercado de investimentos, planejamento de aposentadoria, renda, seguros, patrimônio, sucessão, tributos e afins.

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Profissionais com atuação em planejamento financeiro, serviços e produtos financeiros, assessoria e consultoria em investimentos, finanças pessoais, seguros ou que desejam desenvolver-se para atuar nessa indústria.

Objetivos

  • Desenvolver formação sólida em planejamento financeiro;
  • Compreender e aplicar conhecimentos de finanças e economia comportamental em atividades de planejamento financeiro;
  • Atuar em posições de planejamento financeiro.

Perfil do Egresso

  • Apresentar visão sistêmica do planejamento financeiro;
  • Aplicar competências empreendedoras em planejamento financeiro.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Pré-Requisito

Experiência prática ou teórica com planejamento financeiro.
Ter cursado ou estar cursando a pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 03/04/2020

Disciplinas

Sistema Financeiro Nacional e Macroeconomia

As instituições financeiras em meio a um ambiente macroeconômico e regulatório. As atuações do Banco Central, mercado monetário e cambial. Limites de atuação de instituições financeiras e suas tendências como ponto elemento do planejamento das instituições. Tópicos macroeconômicos: regime de Metas de Inflação; Instrumentos de Política Monetária, Sistema SELIC, Mecanismos de Transmissão da Política Monetária, Regimes Cambiais.

Finanças Comportamentais

A disciplina tem como objetivo abordar as principais teorias em finanças comportamentais, descrevendo sua evolução, importância e aplicação aos diversos temas da atualidade.

Propõe-se com essa disciplina uma maior capacidade de análise dos problemas e soluções existentes no universo de finanças, investimentos e banking, recorrendo conhecimentos em psicologia, finanças comportamentais e teoria do processo decisório.

Investimentos: teoria e capital ideas

O objetivo da disciplina é abordar as principais teorias do mundo das finanças e investimentos, como teoria do portfolio de Markowitz, CAPM, ATP e sofisticações modernas, fixando os conceitos estatísticos de variância, desvio padrão, correlação e demais necessários para o estudo dos investimentos.

Wealth Management, Family Office e Gestão de Recursos de Terceiros

A disciplina tem o objetivo de introduzir o aluno na área de Wealth Management (Gerenciamento de Riqueza). São abordados os tópicos de avaliação das riquezas de uma família ou indivíduo, conceito e operação de Family Office, introdução ao gerenciamento de recursos de terceiros e portfolio de investimentos, análise e seleção de fundos de investimento, bem como alternativas de investimento no exterior (offshore), ferramentas para blindagem financeira. O aluno é colocado em situações reais, desenvolvendo suas habilidades de gestão de recursos de terceiros para formação e perpetuação de riqueza. A disciplina tem a proposta de capacitar e familiarizar o aluno para atividades de Wealth Management, campo de grande crescimento em instituições financeiras e Family Offices.

Filosofia do Dinheiro: Ideologias Econômicas, Financeiras e Políticas

A disciplina aborda o papel e impacto do dinheiro nas relações humanas, nas ideologias, na sociedade e na consciência que uma pessoa tem de si mesma, resgatando as diferentes perspectivas que localidades e tempos diversos podem ter sobre o dinheiro. Com essa disciplina, espera-se formar um aluno capaz de visualizar, compreender e lidar com as finanças de uma forma muito mais profunda, científica e gratificante.

Vendas e Gestão Comercial Aplicada a Produtos e Serviços Financeiros

A disciplina trata de elementos de motivação em vendas e ferramentas relacionadas ao sucesso da venda. O conteúdo aborda, ainda, os aspectos atinentes às ações de pré-venda e pós-venda. No conteúdo são tratadas, também, as diferentes etapas da venda e suas respectivas peculiaridades teórico-práticas.

Trata, ainda, das funções administrativas relacionadas ao planejamento, à organização sistêmica e estrutural, à liderança da força de vendas e o estabelecimento dos dispositivos de controle da evolução dos negócios financeiros.

Planejamento Financeiro e de Aposentadoria

A disciplina engloba as dimensões do planejamento financeiro pessoal com objetivo de criação de reserva, abordando aspectos das finanças pessoais com foco em qualidade de vida. Inclui também os tópicos de previdência pública, avaliação e seleção de planos de previdência privada, diagnóstico financeiro conforme idade e nível de renda, orçamento doméstico, consumo e endividamento, decisões financeiras.

Relacionamento com Cliente: Ética e Conduta nos Investimentos e Finanças

Introdução ao relacionamento com cliente em finanças sob a perspectiva da ética e conduta do professional financeiro. Ética no contexto de serviços e produtos financeiros. Argumentação moral e fundamentação ética em finanças. Dilemas e conflitos éticos associados a finanças. Código de conduta do profissional.

Blockchain, Bitcoin e Criptomoedas

O objetivo da disciplina é abordar de maneira prática, conceitual e profunda o tema de blockchain e criptomoedas, como um elemento importante da moderna tecnologia financeira.

Planejamento Fiscal e Sucessório

A parte de planejamento fiscal concentra-se na gestão de tributos e planejamento tributário para pessoa física e pessoa jurídica. A disciplina inclui noções tributárias básicas, enfoque especial em imposto de renda para pessoa física e jurídica, abordando também tributação de operações em mercados financeiros, sobre investimentos de brasileiros no exterior e enquadramento penal para descumprimento de obrigações com a Receita Federal.

A parte de planejamento sucessório concentra-se na preparação de sucessores e transmissão de bens, considerando aspectos jurídicos de direito de família, tais como regimes de união.

Tanto o planejamento fiscal quanto o tributário pretendem instrumentalizar o profissional financeiro para oferecer a clientes o máximo de eficiência e segurança jurídica na gestão de tributos e patrimônio.

Alocação de ativos

A disciplina apresenta os modelos e ferramentas de análise necessárias à tomada de decisão quanto à alocação estratégica de ativos e composição de portfolios.

Para tanto, serão apresentados os fundamentos teóricos da moderna teoria de carteiras e dos modelos de precificação de ativos. Também serão expostos os aspectos da gestão de riscos inerentes à composição de portfolios, bem como os indicadores de desempenho de gestão.

Matemática financeira

A disciplina tem como objetivo desenvolver técnicas de matemática financeira aplicadas a finanças, investimentos e banking.

O aluno será preparado para lidar com os diversos problemas da rotina financeira, compreendendo-os matematicamente e solucionando-os com as ferramentas de calculadora científica e planilha eletrônica.

Serão também abordados sistemas de fluxo de caixa, sistemas de amortização, descasamento de fluxos, entre outros.

Investimentos Internacionais: Portfolios Globais e Offshore

A disciplina trabalha o portfolio de investimentos internacionais, bem como a dinâmica e tendências das finanças e economia em nível global. São abordados ativos globais, com enfoque em países com elevado fluxo de investimentos como os EUA, contemplando tópicos essenciais como câmbio, FOREX, offshores e blindagem patrimonial, bem como assuntos que conectam países economicamente e financeiramente, como macroeconomia internacional, taxas cambiais, juros internacionais, o mercado financeiro, de capitais, comércio exterior, FMI, FED, entre outros.

Produtos e serviços financeiros

O objetivo da disciplina é abordar todos os principais produtos financeiros existentes no mercado brasileiro.

Serão vistas características essenciais dos diversos produtos disponíveis para a alocação de recursos, o cenário do mercado atual e as suas características quanto a emitente, risco, rentabilidade, custo, prazo e tributação.

Essa disciplina compõe um dos principais conhecimentos para as certificações de mercado financeiro como Ancord, CPA20, CEA e CFP.

Como atuar e empreender na indústria de planejamento financeiro

A evolução do mercado de planejamento financeiro pelo mundo, com indicadores do seu impacto em diferentes países e quais os “drivers” de crescimento para esta indústria. O panorama destas oportunidades e perspectiva de crescimento da indústria de planejamento financeiro no Brasil. Incentivo ao modelo mental empreendedor dos alunos que poderão ser agentes transformadores do mercado financeiro do país, beneficiando também suas carreiras.

Construção e aplicação de metodologia de planejamento financeiro

Fases principais da montagem de uma metodologia completa de um planejamento familiar, desde a coleta de dados qualitativa. Etapas de coletas quantitativas e análise de dados. Construção de sonhos e objetivos financeiros por meio de metodologias eficazes. Diagnóstico financeiro completo, compreendido por Equilíbrio Orçamentário, Política de Investimento, Avaliação e Administração de Dívidas, Organização Financeira em Contextos Complexos e Gestão de Riscos. Metodologia para planejamento tributário e estruturação de plano sucessório. Organização financeira e acompanhamento contínuo e diligente.

Entregas essenciais ao cliente: orçamento, plano e estratégia de investimentos

Estudo dos “entregáveis” no Planejamento Financeiro. O orçamento como pedra fundamental responsável pelo bom andamento do Plano Financeiro construído junto ao cliente. A aposentadoria, ou curva de longevidade, tratada de maneira estratégica, para que reflita ao máximo a realidade do cliente nas alternativas que se apresentam a ele no longo prazo. O plano e estratégia de investimentos como entregáveis contínuos do planejamento financeiro.

Entregas avançadas ao cliente: plano tributário, sucessório e de riscos

Situação fiscal do cliente no âmbito do planejamento financeiro pessoal. Compreensão e avaliação da interferência de impostos e tributos sobre as diversas atividades exercidas pelas pessoas físicas e jurídicas, assim como suas repercussões sobre posições financeiras e transações financeiras em geral. Identificação de oportunidades para o planejamento tributário de cliente. Otimização do impacto da carga fiscal dentro das possibilidades que a legislação oferece, em âmbito local ou internacional. Os impactos jurídicos das alternativas de planejamento sucessório nas famílias. Preparação de sucessores e a transmissão de bens após sua morte. Formas de abordagem aos clientes na identificação de principais riscos financeiros, patrimoniais ou pessoais. Cálculo das necessidades de coberturas de riscos. Preparação de uma política de riscos consistente que o cliente possa executar de forma independente, em consonância com o planejamento patrimonial e sucessório.

Planejamento aplicado a perfis comportamentais

Compreensão, identificação e comunicação dos diferentes perfis comportamentais. Arquitetura de escolha e nudges comportamentais a partir de análises oriundas do processo de planejamento financeiro.

Desenvolvimento de técnicas e habilidades essenciais para a profissão de planejador

Desenvolvimento de técnicas para o planejador no relacionamento com cliente. Comunicação e engajamento no processo de planejamento financeiro. A percepção dos vieses pessoais e a influência nas finanças. O pensamento em suitability do ponto de vista humano. Uso de ferramentas de Coaching & Mentoring no planejamento. Gestão de momentos de transição profissional/pessoal e realização do planejamento pautado em valores e ética.

Oficina de Planejamento Financeiro: marketing, plano de negócio e busca de clientes

Desenvolvimento de projetos em planejamento financeiro. Valuation, empreendedorismo, perfis comportamentais e as dimensões do planejamento financeiro pessoal em situações reais de geração de valor ao cliente.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Airton Dória
  • Dr. Bernardo Nunes
  • Esp. Caco Santos
  • Dr. Gustavo Moraes
  • Esp. Janser Rojo
  • Esp. Leanderson Reis
  • Me. Leandro Rassier
  • Ma. Loraine Muller
  • Esp. Lucas Silva
  • Esp. Marcos Fritzen
  • Dr. Paulo Caliendo
  • Me. Rafael Chanin
  • Dra. Stefânia Ordovás
  • Me. Wilson Marchionatti

Coordenação

  • Prof. Me. Wilson Marchionatti
  • E-mail: wilson.marchionatti@pucrs.br
  • Professor de Economia da PUCRS, Mestre em Finanças Internacionais pela Shanghai University of Finance and Economics (Xangai, China), Gestor de Planejamento e Controle de Gestão do Scotiabank/NBC de 2011 a 2015, criador do Estúdio de Finanças.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 790,50
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 837,00
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 883,50
A partir de 18/02/2020R$ 930,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 930,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 818,40
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 837,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 744,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 651,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em