Curso de Especialização


Políticas Públicas – 1ª Edição

A Especialização em Políticas Públicas é uma pós-graduação profissional em gestão pública que é voltada ao setor público. O programa EPP prepara indivíduos para servirem como gestores nas diversas esferas de governo, tanto local, como estadual ou federal, assim como cada vez mais em Organizações Não Governamentais (ONGs).

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 01/06/2017 a 03/09/2017

Dia 11/09/2017

De 11/09/2017 a 03/12/2018

455 horas-aula ou 16 meses.

introdução ao curso

O EPP é um curso interdisciplinar que aborda economia, desenvolvimento regional, políticas públicas, urbanismo, inovação, planejamento estratégico, captação de recursos e gestão de projetos, para citar alguns tópicos. Os conhecimentos visam capacitar tanto no desenho de políticas públicas como na sua implementação.

Metodologia

O Curso de EPP é composto por um conjunto de disciplinas que se encontram organizadas através de dois módulos, os quais possuem objetivos distintos.

O módulo I denomina-se “Desenvolvimento e Sustentabilidade” e visa trabalhar o conjunto de saberes necessários para que os participantes possam desenvolver as habilidades básicas referentes à atividade de gestão de desenvolvimento local e regional. É composto pelas seguintes disciplinas: Captação de Recursos em Instituições Multilaterais e de Fomento; Desenvolvimento Econômico Local e Regional; Estudos Estratégicos em Transporte Público e Mobilidade Urbana; Economia da Sustentabilidade; Cidades e Contexto Regional; Gestão de Projetos; Finanças Públicas: Gestão fiscal e tributária; Seminário Estudos Estratégicos em Resíduos Sólidos e Saneamento.

O módulo II, intitulado “Planejamento e Inovação”, tem por objetivo abordar conhecimentos que possibilitem aos participantes desenvolver competências específicas nas áreas de planejamento urbano, smart cities e ambientes de inovação, abrangendo as disciplinas: Ambientes de Inovação e Parques Tecnológicos; Zonas de Inovação: Estudo de caso; Cenários econômicos para planejamento; Novo Urbanismo e Estatuto das Cidades; Planejamento Estratégico; Metodologia de Pesquisa Científica; Indicadores Municipais e Regionais; Smart Cities, Open data e Internet das Coisas e Estudos Estratégicos em Educação e Saúde.

Faz parte do módulo II a composição de artigo técnico como TCC.

Os recursos de educação a distância utilizados serão: vídeos, slides, áudios, artigos (visando apresentar as bases conceituais), fóruns (objetivando possibilitar a interatividade entre participantes, discutir e consolidar os conhecimentos trabalhados) e chats (participação opcional).

Esclarece-se aqui que cada disciplina será conduzida pelo professor autor, responsável por elaborar o plano de ensino, os materiais de estudo para cada encontro virtual e as avaliações presenciais e esclarecer as dúvidas dos alunos.

ATIVIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Poderão ser oferecidas aos alunos como atividade extra, visitas técnicas a projetos do setor público, dependendo da disponibilidade destes, que ocorrerão em Porto Alegre em período contíguo as avaliações presenciais.

horário das aulas

O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente.

As avaliações presenciais ocorrerão nas seguintes datas: 12/05/2018, 17/11/2018 e 15/12/2018, das 10h às 12h (horário de Brasília) e serão realizadas nos seguintes locais: Batatais (SP); Belo Horizonte (MG); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Chapecó (SC); Criciúma (SC); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Jaraguá do Sul (SC); Pelotas (RS); Porto Alegre (RS); Santa Cruz do Sul (RS); Santo Ângelo (RS); São Paulo (SP); Taguatinga (DF); Uruguaiana (RS). Qualquer alteração nestas datas será comunicada com antecedência.

objetivos

Preparar o participante para atuar com maior rigor analítico e técnico nas discussões sobre circunstâncias locais e regionais que afetem estratégias de desenvolvimento e políticas públicas.

Objetivos Específicos

  • Dotar o interessado em visões modernas de gestão administrativa voltada ao setor público;
  • Construir uma percepção teórica em economia e planejamento do setor público;
  • Capacitar em discussões/debates em tópicos emergentes da administração pública;
  • Produzir reflexão crítica acerca dos rumos da administração pública na sociedade Brasileira.

público-alvo

O curso destina-se a profissionais egressos de cursos superiores nas diversas áreas do conhecimento. Especificamente, ao profissional do setor público, ONGs e demais interessados na compreensão de problemas locais e na busca por ferramentas para resolução de problemas em contexto público.

diferenciais do curso

  • Gestão pública para o desenvolvimento através da inovação;
  • Experiências internacionais em áreas fins (mobilidade, educação, saúde, desenvolvimento econômico);
  • Ênfase em indicadores e planejamento urbano;
  • Professores com experiência internacional;
  • Desenvolver soluções locais a partir do aprendizado.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Desenvolver projetos de impacto em sua esfera de atuação;
  • Contribuir para a evolução da gestão pública;
  • Implantar ambientes de inovação na gestão pública.

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

A Distância

DISCIPLINAS
Desenvolvimento econômico local e regional
O objetivo da disciplina é fornecer o conhecimento e os instrumentos necessários para a formulação de um Plano de Desenvolvimento Econômico Local e Regional. Apresenta um modelo que incorpora as dimensões de Fatores Difíceis, Fatores Suaves, Promoção Empresarial e Gestão de Talento. Os estudantes procuram um plano que incorpore o mapa da realidade existente, formulação da visão estratégica, identificando os objetivos e soluções, e ações e governança. A Disciplina combina partes teóricas e práticas. Durante as sessões utilizou-se como referência o caso de Barcelona e outros exemplos de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunya.
Finanças Públicas: Gestão Fiscal e Tributária
A disciplina visa permitir aos participantes dominar conceitos da gestão fiscal e tributária, bem como ser capaz de analisar e estruturar estratégias de melhoria tanto da gestão dos grupos de despesa, como da gestão dos tributos próprios.
Planejamento Estratégico
A disciplina apresenta os principais conceitos relacionados ao processo de planejamento estratégico, analisando as técnicas e ferramentas de aplicação em organizações públicas. O estudo aborda o planejamento estratégico e governamental. Instrumentos de planejamento. O planejamento no ciclo gerencial. Planos, programas, projetos e orçamentos. Acompanhamento, controle e avaliação. Construção de indicadores de monitoramento do plano de ação. Planejamento governamental no Brasil contemporâneo: concepção, estrutura e sistema do PPA, LDO e LOA.
Gestão de Projetos
Noções sobre projetos. Planejamento e fases do projeto. Métodos e técnicas de elaboração e gerenciamento de projetos. Novas ferramentas gerenciais. A nova atitude gerencial. Os valores e missão da organização como aliadas na implementação e gerenciamento de projetos. A importância da qualidade total e a inclusão dos aspectos socioambientais para a sustentabilidade do negócio.
Zonas de Inovação: Estudo de Caso. ZISPOA um modelo para replicação
A disciplina apresenta os principais conceitos e ações relacionados ao processo de incentivo a adoção de novas práticas no desenvolvimento econômico urbano, inovação sustentável, prosperidade inclusiva, novas tecnologias e formas de prover soluções aos cidadãos.
Estudos Estratégicos em Transporte Público e Mobilidade Urbana
A mobilidade urbana pode ser estrategicamente desenvolvida, com um novo papel para os transportes públicos, utilizando um novo impulso económico, como a partilha de economia e novas soluções de TI. O curso será, em grande medida, baseado nas melhores práticas dos municípios de todo o mundo, com ênfase na América Latina e na Europa, e em novos negócios dentro da mobilidade urbana, particularmente na economia de partilha. Os alunos serão encorajados a desenvolver os seus próprios estudos de caso, com o contributo directo do renomado professor Mattias Goldmann, CEO do think tank Fores e do 2030-secretariado para a mobilidade sustentável e da actual Suécia "Mais influentes em questões de sustentabilidade".
Cenários Econômicos para Planejamento
O conteúdo é constituído, inicialmente, pela caracterização das escolas de pensamento econômico modernas principais, o novo-keynesianismo e o novo classicismo. Desse modo permitir-se-á avançar sobre quais os principais índices econômicos no Brasil e no mundo, analisando sua construção, divulgação e interpretação para auxílio nas decisões de gestão pública. Serão abordados os principais indicadores de atividade econômica, inflação, contas públicas e comércio externo. Nesse particular, os reflexos de políticas econômicas, como a políticas monetária e a fiscal, sobre a tendência dos indicadores serão pormenorizados.
Cidades e Contexto Regional
Razões da existência de cidades; Estrutura espacial das cidades; Estrutura produtiva das cidades; Serviços públicos locais; Hierarquias e redes de cidades; As cidades e a economia regional; Estrutura produtiva e competitividade regional; Desenvolvimento local e regional.
Novo Urbanismo e Estatuto das Cidades
Trata-se de uma disciplina teórico-prática onde será associada a morfologia das cidades (sistema viário, parcelamento e regulamentos urbanísticos) a sistemas de trocas económicas e práticas sociais. Os conteúdos enfatizarão a importância da dimensão urbanística para o planejamento da economia municipal. Aulas teóricas serão ministradas em articulação com exercícios focados na construção de cenários de desenvolvimento econômico.
Ambientes de Inovação e Parques Tecnológicos
Sociedade do Conhecimento. Inovação: conceitos e tipologia. Modelos Desenvolvimento da Inovação. Evolução Interação Universidade, Empresa, Governo & Sociedade. Universidade Empreendedora: conceitos e papel. Ambientes de Inovação. Ecossistemas de Inovação (Parques Científicos e Tecnológicos, Distritos de Inovação, Clusters Tecnológicos). Mecanismos de Geração de Empreendimentos (incubadoras de empresas, aceleradoras, coworkings). Estudos de Casos.
Smart Cities, Open data e IoT
A disciplina apresenta os conceitos fundamentais de Internet das Coisas e sua aplicabilidade em Cidades Digitais e Cidades Inteligentes. Cidades Digitais x Cidades Inteligentes. Desafios e Oportunidades relacionados a Cidades Inteligentes. Interoperabilidade para Cidades Inteligentes. Segurança de dados, informações e dispositivos (Hackeamento de Cidades Inteligentes). Métricas para Cidades Inteligentes. Relação Cidadão-Cidade. Exemplos e estudos de casos de Cidades Inteligentes.
Estudos Estratégicos em Educação e Saúde Pública
Apresentar ao aluno estudos de casos bem-sucedidos de políticas públicas nas áreas mais relevantes dos serviços públicos. Oportunizar o contato com gestores e com as melhores práticas do setor público.
Indicadores Municipais e Regionais
Metodologia de construção de indicadores socioeconômicos; Tipos de indicadores e suas propriedades desejáveis; Construção de indicadores municipais e regionais; Identificação de áreas prioritárias de ação dos gestores públicos; Indicadores para o monitoramento e avaliação de políticas públicas; Geotecnologias, Big Data e governança urbana.
Economia da Sustentabilidade
A disciplina aborda a definição de desenvolvimento sustentável e as recomendações para as cidades e os espaços públicos. Na sequência, a visão e a teoria da Economia dos Recursos Naturais é apresentada permitindo avançar-se sobre conceitos da valoração de recursos naturais e a aplicação de instrumentos econômicos como taxas, impostos e cotas, na gestão de recursos naturais.
Captação de Recursos em Instituições Multilaterais e de Fomento
Capacitar para a gestão de um projeto em instituição multilateral ou de fomento. As informações técnicas necessárias. As etapas: documento conceitual, projeto básico e projeto executivo. Organograma da gestão. Execução do Projeto, gestão de desembolsos e Auditoria. Canais de financiamento internacionais, nacionais e regionais.
Estudos Estratégicos em Resíduos Sólidos e Saneamento
Apresentar ao aluno estudos de casos bem-sucedidos de políticas públicas nas áreas mais relevantes dos serviços públicos. Oportunizar o contato com gestores e com as melhores práticas do setor público.
Metodologia da Pesquisa Científica
Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados Elaboração de relatórios de pesquisa e redação do trabalho final. Normas técnicas.

CRONOGRAMA GERAL DE ATIVIDADES

 
PERÍODO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR
Módulo 1 - Desenvolvimento e Sustentabilidade 11/09 a 08/10/2017 Captação de Recursos em Instituições Multilaterais e de Fomento 30 Jorge Luís Tonetto
09/10 a 29/10/2017 Desenvolvimento Econômico local e Regional 15 Josep Miquel Piqué (Espanha)
25/10/2017 Seminário com Josep Piqué Extra
30/10 a 26/11/2017 Estudos Estratégico em Transporte Público e Mobilidade Urbana 30 Mattias Goldmann (Suécia)
27/11 a 20/12/2017 Economia da sustentabilidade 30 Gustavo Moraes
RECESSO DE VERÃO
05/03 a 25/03/2018 Cidades e Contexto Regional 30 Adelar Fochezatto
26/03 a 15/04/2018 Gestão de Projetos 30 Letícia Hoppe
16/04 a 06/05/2018 Finanças Públicas: Gestão Fiscal e Tributária 30 Jorge Luís Tonetto
07/05 a 13/05/2018 Seminário Estudos Estratégicos em Resíduos Sólidos e Saneamento 15 Milton André Stella
AVALIAÇÃO PRESENCIAL INDIVIDUAL 1 - 12/05/2018
Módulo 2 - Planejamento e Inovação 06/08 a 26/08/2018 Novo Urbanismo e Estatuto das Cidades 30 Benamy Turkienicz
27/08 a 16/09/2018 Planejamento Estratégico 30 Alam Casartelli
17/09 a 30/09/2018 Metodologia de Pesquisa Científica 15 Adelar Fochezatto
01/10 a 21/10/2018 Indicadores Municipais e Regionais 30 Adelar Fochezatto
22/10 a 11/11/2018 Smart Cities, Open data e IoT 30 Fabiano Hessel
12/11 a 18/11/2018 Seminário Estudos Estratégicos em Educação e Saúde 15 Milton André Stella
AVALIAÇÃO PRESENCIAL INDIVIDUAL 2 - 17/11/2018
AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA E DEFESA DE ARTIGO - 15/12/2018

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. A orientação será realizada no ambiente virtual do curso.

PROFESSORES
Dr. Adelar Fochezatto
Dr. Alam Casartelli
Dr. Benamy Turkienicz
Dr. Gustavo Moraes
Dr. Jorge Luis Nicolas Audy
Esp. Jorge Luís Tonetto
Me. Josep Miquel Piqué
Ma. Letícia Hoppe
Dr. Marc Weiss
Esp. Mattias Goldmann
Dr. Milton André Stella

coordenador

  • Prof. Esp. Jorge Luís Tonetto
  • E-mail: jorge.tonetto@pucrs.br Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas e Sociais. Pós-graduado em Ciência Política (PUCRS), Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal (FGV/ESAF/União Européia), Gestão de Sistemas (UFRGS), Theory and Operation of Modern National Economy" (George Washington University).
  • Prof. Dr. Milton André Stella
  • E-mail: milton.stella@pucrs.br Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Economia - University of Maryland at College Park (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).

PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 590,00
Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 590,00 + 18 de R$ 531,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 590,00 + 18 de R$ 519,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 590,00 + 18 de R$ 472,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 590,00 + 18 de R$ 413,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 295,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular. Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vincendas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 01/06/2017 a 03/09/2017

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço: Coordenadoria de Educação a Distância - PUCRS VIRTUAL Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - 9º andar 90619 – 900 - Porto Alegre/RS

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. É necessário que o aluno tenha disponível um computador, com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.