Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Práticas Fotográficas Contemporâneas

1ª Edição

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
15 de Março de 2019

Inscrições até 01/03/2019

Período
15/03/2019 a 27/03/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h30min e sábados, das 8h30min às 12h.

Sobre o Curso

O curso promove um percurso de pesquisa e práticas para uma formação avançada em fotografia. Organiza um programa consistente e transversal que proporciona aos alunos aplicarem o conhecimento desenvolvido nas diferentes áreas da fotografia.

A proposta é valorizar as vocações originais que acompanham a fotografia desde os primeiros experimentos, e que seguem sendo estratégicos para a inovação e solução dos desafios atuais. Busca também explorar e selecionar as novas técnicas e tecnologias e suas convergências no desenvolvimento de projetos e produtos, bem como reunir referências que ajudem a construir um repertório que auxilie no desenvolvimento de projetos.

Objetivos

  • Ampliar a consciência sobre a história e desenvolvimento da fotografia;
  • Experimentar técnicas e tecnologias fotográficas;
  • Tencionar os limites da linguagem fotográfica ampliando espaços de aplicação;
  • Auxiliar na concepção e desenvolvimentos de projetos e produtos fotográficos.

Público-Alvo

Profissionais das áreas que tenham a fotografia como ferramenta de linguagem, com o objetivo de aprofundar o conhecimento para aplicação em atividades profissionais ou em aperfeiçoar projetos autorais.

Diferenciais do Curso

O diferencial do curso de especialização em Fotografia da Escola de Comunicação, Artes e Design é ter uma grade consistente de conteúdos. O curso busca uma formação que capacite o aluno a aplicar o conhecimento nas suas áreas específicas, mas com metodologias atuais e formatos inovadores de relacionamento com o aluno.

Outro diferencial é a pluralidade. Ao atrair um público diverso tem-se a possibilidade de formar turmas com experiências e vivências diferentes, criando assim um ambiente criativo para o desenvolvimento de projetos que possibilitem práticas fotográficas ricas em referências.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

Dominar as etapas dos fluxos do trabalho em fotografia: concepção, produção, obtenção e pós-fotografia. Selecionar técnicas e tecnologias, gerenciar equipe e o processo de produção em projetos, construir orçamentos, gerenciamento de arquivos e organizar de banco de imagens, uso de plataformas para compartilhamento e distribuição de conteúdo.

Ter autonomia na gestão de trabalhos fotográficos. Possuir conhecimento para potencializar aplicações da fotografia nas diferentes áreas da criatividade. Prestar consultoria para a aplicação da fotografia em projetos de terceiros.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Conhecimentos básicos de fotografia.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 01/03/2019

Disciplinas

É você fotografia? Processos e Tecnologias Originários e Alternativos

A disciplina propõe a exploração e tensionamento dos limites da fotografia através de uma revisão de seus processos técnicos, desconstruindo as tecnologias envolvidas na prática fotográfica tanto de origem como da atualidade.

Imagem Fotográfica e Cognição

Imagem fotográfica e sua relação com a realidade. Elementos de codificação e decodificação da imagem fotográfica. Manipulação e usos da imagem fotográfica. Esta disciplina visa oferecer ao estudante um percurso teórico que lhe permita compreender e executar processos de construção e interpretação de imagens, encaminhando-o para uma postura observadora e crítica da imagem fotográfica e de sua relação com o mundo.

Ler Imagens: Repertório Contemporâneo

A disciplina tem por objetivo a formação de um repertório crítico em fotografia contemporânea a partir do ato de ler imagens e a construção de um método de leitura de imagens que contempla as características particulares das fotografias, leva em conta a influência dos contextos técnico e social do momento em que foram produzidas e observa as condições circunstanciais de cada leitura. Busca também perceber quais são as referências que influenciam os fotógrafos estudados, assim como os desdobramentos de seus trabalhos, estabelecendo conexões históricas entre indivíduos, grupos e movimentos. As aulas organizam-se em torno de investigar e interrogar conjuntos de imagens reunidos e articulados a partir de questões conceituais e de linguagem.

Fotografia urbana - modos de pensar a cidade

A proposta dessa disciplina é refletir sobre as possibilidades discursivas sobre a cidade e produzir uma série fotográfica sobre o espaço urbano. A história das cidades modernas se confunde com a história da fotografia desde o século XIX, portanto, serão apresentadas diferentes referências teóricas e fotográficas que problematizam essa relação e conduzem para um olhar crítico do ambiente urbano.
Que questionamentos essas imagens levantam sobre nossa relação com o espaço urbano no século XXI? A partir do reconhecimento de importantes fotógrafos e movimentos artísticos que tratam desse tema, a intenção é que os alunos produzam uma série fotográfica sobre a cidade, a ser discutida em aula de forma coletiva e, ao fim da disciplina, apresentada em seu formato final.

Dinâmicas de produção e pós-produção

A disciplina visa instrumentalizar o aluno com técnicas de produção e pós-produção para a construção de imagens fotográficas, passando por técnicas de iluminação em estúdio para diferentes tipos de objeto, assim como técnicas de tratamento e manipulação de imagens.

Narrativas em fotografia

Observar e analisar as práticas contemporâneas referências do repertório das narrativas visuais. O objetivo é tensionar os limites das narrativas e a liberdade do ato fotográfico.

Fotografias em Movimento

A disciplina discutir trabalhar com as possibilidades de intersecção entre a fotografia e as imagens em movimento produzidas pela convergência dos dispositivos de captura e das novas possibilidades de exibição e circulação das imagens.

Processos de autoria na fotografia contemporânea

A disciplina vai abordar as formas pelas quais a fotografia contemporânea de autor se afirma a partir de duas vertentes: uma que busca explorar as dimensões expressivas e criativas a partir da linguagem fotográfica e outra que incorpora a fotografia nos processos artísticos mais amplos, em diálogo com outros gêneros da arte. O conteúdo da disciplina será explorado através de referenciais teóricos e repertório de fotógrafos e artistas contemporâneos, visando à reflexão e ao desenvolvimento de projetos autorais dos alunos do curso.

Concepção e desenvolvimento de projetos fotográficos

A proposta da disciplina é sistematizar as etapas que envolvem o desenvolvimento de projetos em fotografia com o objetivo de dar subsídios para os participantes criarem maior domínio sobre este processo, tanto pelo viés intuitivo e criativo quanto pelo prático e racional. Serão abordados desde os momentos iniciais da idealização, passando pela pesquisa, mapa de referências, desenvolvimento, até a chegada ao produto final, levando em consideração os meios de viabilização e diferentes formatos de apresentação.

Micronarrativas para Redes Sociais

A proposta da disciplina é instrumentalizar o aluno para criar narrativas fotográficas especificamente para as redes sociais, como Instagram. No decorrer das aulas serão apresentadas inspirações e influências estéticas aplicadas ao campo das redes sociais. Os alunos serão estimulados a criar uma identidade pessoal ou marca para suas redes, adaptando cores e tipologias de acordo com suas narrativas visuais, além de estabelecer uma linguagem própria a partir da edição de sua produção fotográfica. Também serão propostos métodos de planejamento para postagens e técnicas para potencializar o acesso às imagens e controle das métricas de engajamento, bem como sugestão de apps para edição, tratamento e postagem de fotos nas redes sociais.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. André Luiz Giongo
  • Esp. Camila da Silva Domingues
  • Ma. Cristina Schroeder de Lima
  • Me. Eduardo Seidl
  • Me. Elson Sempé Pedroso
  • Ma. Fernanda Cristine Vasconcellos da Silva
  • Me. Fernando Bohrer Schmitt
  • Ma. Flávia Campos de Quadros
  • Me. Leandro Fontoura Caobelli
  • Ma. Letícia Lampert
  • Esp. Luciana Lauffer Lima

Coordenação

  • Profa. Ma. Cristina Schroeder de Lima
  • cristina.lima@pucrs.br
    Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos. Master em Gestão da Experiência do Consumidor em andamento. Desde 2004 é professora assistente na do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica, onde ministra disciplinas da área de fotografia e comunicação digital.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em