Curso de Especialização


Produção Musical: Comunicação e Entretenimento – 1ª Edição

Cada vez mais a música faz parte da nossa vida. Ela tem o poder de unir as pessoas, remeter ao presente e ao passado, e evocar as mais diversas sensações. Em um mundo conectado e em constantes transformações, a música, a comunicação e o entretenimento apresentam-se como aliados que possibilitam a ouvintes, músicos amadores e músicos profissionais explorarem um promissor mercado de trabalho e uma área apaixonante do conhecimento humano. Nascido da bem sucedida experiência do Curso de Extensão em Produção Musical (que já teve 16 edições de sucesso) oferecido pela PUCRS desde 2007, esse é o momento de mergulhar mais fundo nos sons do mundo, e uma ótima oportunidade incrível de se reinventar profissionalmente. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 02/03/2018

Dia 12/03/2018

De 12/03/2018 a 18/06/2019

15 meses ou 364 horas-aula

horário das aulas

Semanalmente às segundas e terças-feiras, das 19h30min às 22h30min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

Vivemos em uma era de constantes reconfigurações. Várias profissões e práticas estão sendo postas em xeque. Novos modos de pensar e agir impõem-se diariamente. A crescente economia criativa abre um novo e instigante leque de possibilidades para variados campos do saber. Nesse cenário o curso visa aproximar dois desses saberes, que sempre foram interdependentes, e hoje, mais do que nunca, podem se amplificar, mutuamente. A premissa básica é: Como a comunicação, a partir de paradigmas analíticos, reflexivos e estéticos potencializa o fazer musical? Em meio ao avassalador surgimento de novos e promissores artistas que desejam atuar no mercado do entretenimento musical, os saberes discutidos ao longo do curso representam uma nova possibilidade de atuação profissional e um instrumento de força transformadora e mudança, para artistas, comunicadores e amantes do som.

público-alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento interessados em música, entretenimento e comunicação.

diferenciais do curso

  • Curso inédito no Brasil;
  • Formação teórico-prática multidisciplinar e atual;
  • Professores pesquisadores com grande conhecimento dos temas lecionados;
  • Fornece instrumentos, tanto para reflexão teórica, como para atuação prática;
  • Participação de renomados artistas em atividades práticas.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Dominar diversas áreas da comunicação aplicadas ao fazer musical;
  • Desenvolver um apurado senso estético, crítico e operacional sobre o universo sonoro e artístico;
  • Atuar como produtor musical, produtor executivo e A&R (artista e repertório);
  • Ampliar o potencial de seus projetos musicais;
  • Seguir como pesquisador acadêmico referente ao campo da música, comunicação e entretenimento.

unidade promotora

Faculdade de Comunicação Social

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Produção Musical com Jean Presser
Compreender o significado do produtor musical, suas habilidades, competências e seu papel dentro da cadeia produtiva da música. Conhecer a história da produção musical no decorrer dos tempos antigos até os dias de hoje. Entender as relações, semelhanças e diferenças entre produção musical, direção artística, produção fonográfica, e A&R (artista e repertório). Elucidar os processos de produção musical de álbuns e faixas, técnicas de gravação, mixagem e edição, e as etapas de pré-produção, produção e pós-produção.
Mitologia Musical com Ticiano Paludo
Compreender o que se entende por mitologia musical. Estudar como se constroem os mitos nas artes em geral, e na música, especificamente. Estabelecer relações multidisciplinares entre literatura, pintura, escultura, videoclipe e ópera para a construção dos mitos musicais espetaculares atuais. Identificar como os mitos se empoderam e quais metodologias utilizam para perpetuar a sua aura. Verificar como a construção simbólica ancora o ídolo, e como as tecnologias auxiliam nesse processo.
Economia Criativa com Kim Gesswein
Compreender como o entretenimento, a ciência e as artes se reconfiguram em um mundo conectado, globalizado e digital. Definir e identificar as potencialidades e particularidades da economia criativa. Estabelecer relações entre os atores multidisciplinares e o campo musical.
Music Business com Alberto Raguenet
Compreender como os músicos gerenciam e financiam suas carreiras artísticas. Estabelecer um panorama comparativo entre o mainstream e o underground, apontando suas particularidades e fornecendo instrumentos para atuar em ambos os campos. Estudar as ferramenteas disponíveis para promoção musical, e como o A&R (artista e repertório) atua nesse cenário.
Videoclipes e Musicais com Fabiano Grendene de Souza
Compreender, em um mundo cada vez mais visual, qual o papel da imagem na construção dos artistas. Estudar como o cinema, os musicais e a videoarte forneceram elementos para a solidificação dos videoclipes. Pensar o videoclipe como uma nova vitrine para vender o artista, e como uma possibilidade de inserção narrativa de produtos e serviços diversos (product placement, advertainment, branded content). Estudar a elaboração de roteiros e a construção conceitual e promocional para produtos musicais audiovisuais.
Sound Branding com Ticiano Paludo
Estudar a utilização do som nos processos de construção de marca e publicidade (jingles, spots, logotipos sonoros, áudio conceito, trilhas musicais para dança, teatro, cinema, etc). Identificar como ocorre a simbiose
Cultura dos Fãs com Gabriela Kurtz
Estudar o público como parte integrante e fundamental da música e a cultura dos fãs no âmbito da carreira musical. Interpretar como se dão as relações entre artistas, fãs, lovers e haters. Compreender como criar e gerenciar uma rede de fãs que potencializem a carreira musical.
Processos de Criação com Vinícius Mano
Em uma sociedade cada vez mais plural, na qual a interdisciplinariedade é vista como necessária e eficaz, estudar como os diversos processos de criação podem auxiliar na geração de novas ideias. Identificar como organizar os pensamentos para potencializar a criatividade no campo musical. Compreender como se dá a gestão de equipes criativas no cenário da música.
Percepção Musical: Do Teatro aos Games com Roberto Tietzmann
Compreender como a estética do som pode auxiliar a desenvolver uma audição mais criteriosa e perspicaz. Estudar como o papel desempenhado pelo som como narrativa relevante, desde o teatro antigo ate a sua inserção nos games atuais. Identificar e perceber as diversas camadas de significação presentes nas tessituras sonoras durante a historia da humanidade.
Music Creative Lab com Alberto Raguenet e Ticiano Paludo
Disciplina de prática de estúdio que visa aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, em um exemplo real, que pode significar um ou mais artistas escolhidos pelos alunos, costurando todo o conhecimento adquirido em um produto bem acadabo. Prevê oficinas de imersão com renomados artistas e produtores do meio musical.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Nessa última etapa, os alunos desenvolverão um projeto individual livre em música, comunicação e entretenimento, a partir de suas vivências experienciadas durante o curso, sobre supervisão de um professor. Ao final, os trabalhos serão expostos e apresentados em evento especial.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Alberto Raguenet
Possui graduação em jornalismo pela ULBRA. É mestre e doutor pela PUCRS. Leciona na ULBRA e na PUCRS, nos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. Tem experiência profissional como roadie, assistente de produção fonográfica, técnico em áudio, produtor fonográfico, gerente de estúdio e em produtoras de áudio publicitário.
Dr. Fabiano de Souza
Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela USP. É coordenador e docente do Curso de Produção Audiovisual da PUCRS. É doutor pelo PPGCOM da mesma instituição, com estágio de doutorando na Sorbonne Nouvelle - Paris III. Diretor e roteirista, realizou oito curtas e os longas "A Última Estrada da Praia" (2010) e "Nós Duas Descendo a Escada" (2015).
Ma. Gabriela Kurtz
Doutoranda em Comunicação e Informação na UFRGS (2016-). Possui graduação em Publicidade e Propaganda e mestrado em Comunicação Social (ambos pela PUCRS). Seu trabalho acadêmico concentra-se principalmente na cibercultura, cultura de fãs, games e violência simbólica. Como publicitária, atua principalmente na área de Marketing Digital. É professora no curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS e integrante do IDEAR (Laboratório interdisciplinar de empreendedorismo e inovação da PUCRS).
Me. Jean Presser
Professor do Curso de Bacharelado em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo contribuído como produtor musical e compositor da RBSTV nos últimos 20 anos. Entre as suas produções artísticas estão 3.000 trilhas para a TV (RBSTV/TVCOM/CANAL RUAL/REDE TV), trilhas sonoras para peças de teatro e peças publicitárias. É licenciado em Música (UFRGS), Especialista em Cinema (UNISINOS) e Mestre em Música (UFRGS). Atualmente reside na Alemanha fazendo parte do seu doutorado em Música (UFRGS) na Universität Leuphana, em Lüneburg.
Esp. Kim Gesswein
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, e especialização em Cultura Digital e Redes Sociais pela UNISINOS. Atualmente desenvolve sua dissertação de mestrado na PCURS. É professor da especialização do Curso de Branding de Conteúdo Estratégico e Cocriação, ministrando a disciplina de Branded Content e Brand Publishing, e da graduação nas disciplinas de Cultura Digital, Projeto de Campanha Publicitária e Planejamento de Mídia na PUCRS. É Diretor de Inovação e Conteúdo na Paim Comunicação e fundador do PaimLab, laboratório de Inovação da Paim no Tecnopuc.
Dr. Roberto Tietzmann
Possui graduação em Publicidade e Propaganda (UFRGS), e mestrado e doutorado em Comunicação Social (ambos pela PUCRS). É professor e pesquisador na PUCRS. Membro do corpo permanente dos programas de pós-graduação em comunicação e letras-escrita criativa, tem como áreas de interesse as relações entre audiovisual, design e tecnologia.
Dr. Ticiano Paludo
Produtor musical, compositor, multi-instrumentista e remixer internacionalmente e nacionalmente premiado. Com 30 anos de experiência no mercado musical, já trabalhou com nomes como Arrigo Barnabé e Jupiter Maça. Foi colunista da Revista Backstage, dos portais Cena Eletrônica, Poa Vibe e Poa Rock. Trabalhou também na Rádio Ipanema FM. Possui graduação em Publicidade e Propaganda, mestrado e doutorado em Comunicação Social (todos na PUCRS). Leciona na PUCRS e na FACCAT. É autor do livro “Mitologia Musical: Estrelas, ídolos e celebridades vivos em eternidades possíveis” (APPRIS, 2017). É o coordenador da Especialização em Produção Musical: Comunicação e Entretenimento da PUCRS.
Dr. Vinícius Mano
Professor de Publicidade e Propaganda e Design na PUCRS. Possui graduação em Publicidade e Propaganda, especialização em Comunicação com o Mercado, mestrado em Audiovisual e Multimídia (Uminho/Portugal), com temática em processo de criação, e Doutorado em Comunicação na PUCRS, em Gestão Criativa. Dentre as áreas de atuação profissional estão o design, a ilustração, direção de arte e criação. Pesquisador e autor do livro “Conceito Criativo: Notas sobre o processo de criação na publicidade” (EDIPUCRS, 2014).

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Prof. Dr. Ticiano Paludo
  • E-mail: ticiano.paludo@pucrs.br
  • Produtor musical, sound designer, remixer e pesquisador. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUCRS/FAMECOS. Em mais de três décadas de atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho como compositor e produtor. Foi colunista da revista Backstage. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos de áudio publicitário para marcas como Converse, Electrolux e Iguatemi. Compõe para publicidade, teatro, dança, vídeo e cinema.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 685,00 18 de R$ 685,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de pagamento Valor da matrícula
07/11 a 14/12/2017 R$ 582,25
15/12/2017 a 15/01/2018 R$ 616,50
16/01 a 15/02/2018 R$ 650,75
A partir de 16/02/2018 R$ 685,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 685,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 616,50
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 602,80
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 548,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 479,50
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 342,50
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 02/03/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.