Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização Uol Edtech

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Março de 2020

Inscrições até 03/03/2020

Período
13/03/2020 a 19/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras das 19h30min às 22h45min e sábado 9h às 12h e 13h30min às 16h30min.

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem se propõe a fomentar o conhecimento teórico acerca dos processos emocionais e cognitivos da infância e da adolescência habilitando os participantes a compreenderem temáticas desafiadoras da sociedade atual à luz da corrente da Psicologia do Desenvolvimento e disponibilizando ferramentas para a atuação profissional da área da saúde e da educação .

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Psicólogos; Educadores; Licenciados em geral e demais interessados na área.

Objetivos

Ampliar os conhecimentos acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, à luz das teorias da Psicologia; refletir sobre temáticas da atualidade relacionadas ao ciclo vital e o impacto no dia-a-dia da prática profissional; potencializar a formação crítica e criativa de profissionais para atuação nos campos da saúde e educação.

Perfil do Egresso

  • Conectar teoria e prática;
  • Trabalhar interdisciplinarmente, associando saberes da psicologia e educação relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem;
  • Desenvolver o pensamento crítico;
  • Perceber e antecipar dificuldades relacionadas a processos de desenvolvimento e aprendizagem;
  • Atuar apoiado em teorias e práticas em contextos de trabalho relacionados a psicologia, pedagogia e áreas afins.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Diploma de Graduação em Psicologia, Pedagogia ou áreas afins.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 03/03/2020

Disciplinas

Quando nos tornamos humanos?

Estudo da história da humanidade. Compreensão das bases evolucionistas e desafios atuais da humanidade. Introdução às bases evolucionistas das funções mentais.

Neurociência do desenvolvimento

Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro a partir de uma abordagem da neurociência. Funcionamentos e particularidades do cérebro adolescente.

Desenvolvimento do apego: importância para vínculos futuros

Estudo crítico sobre a teoria do apego, de John Bowlby e Allan N Shore. A Compreensão do desenvolvimento do apego em contextos de trauma, negligência e abuso com referência ao desenvolvimento do cérebro e suas implicações para vínculos futuros.

Quão únicas são as nossas emoções? Desenvolvimento da emoção

Introdução às teorias da emoção com ênfase na compreensão da história evolutiva das emoções, na teoria sobre expressões faciais emocionais, e nas relações entre emoção, cognição e comportamento.

Será que nascemos bons? Desenvolvimento da empatia

Estudo dos precursores cognitivos, neurobiológicos e sociais da empatia. Compreensão da trajetória desenvolvimental da empatia. Entendimento do papel do ambiente social na potencialização das relações empáticas.

Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar

Análise crítica das perspectivas teóricas de desenvolvimento moral propostas por Lawrence Kohlberg e Carol Gilligan. A importância do contexto escolar e das relações professor-aluno para o desenvolvimento moral de indivíduos.

Bem-estar na Escola: A psicologia positiva

A teoria e perspectiva da psicologia positiva e suas possíveis implicações para o contexto escolar. A importância do bem- estar de professores e alunos para um bom ambiente motivador de aprendizagem.

Desenvolvimento, gênero e sexualidade: o papel da escola

As interfaces entre gênero e orientação sexual, e o contexto escolar. Discussão crítica de temáticas como equidade de gênero, liberdade sexual e construção de masculinidades.

Como e por que falamos? Desenvolvimento da Linguagem

Discussão crítica do desenvolvimento da linguagem em seres humanos e a aquisição de capacidades linguísticas em crianças na perspectiva cognitivista.

"Eu decorei a tabuada": O papel da memória na aprendizagem

A importância da memória para o desenvolvimento e aprendizagem. Apresentação crítica sobre a importância da ‘memória de trabalho’ e como ela auxilia a formação de significados e a compreensão da realidade.

Thinking, Fast and Slow: O possível impacto na aprendizagem

Discussão crítica sobre a teoria de processos rápidos e lentos de pensamento, seus impactos para a educação e suas possibilidades no desenvolvimento e aprimoramento desses processos.

"Ele não sai do celular!" - Tecnologias e desenvolvimento

Estudo sobre a importância, oportunidade e desafios, do uso de tecnologia como ferramenta mediadora nos processos de aprendizagem. Discussões do possível impacto da tecnologia para o desenvolvimento infantil.

Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem

Introdução ao estudo e apreciação crítica do impacto de experiências traumáticas precoces para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Discussões a respeito de diagnóstico e intervenção.

Como efetivar boas relações no ambiente escolar?

Estudo teórico sobre a importância das relações no contexto escolar. Estudo sobre a pedagogia da diferença, sobre a alteridade do Outro, e as implicações disso para a formação do caráter de indivíduos. Análise crítica da relação professor-estudante.

Aprendizagem e Inclusão: A Escola

Problematização dos modelos médicos e sociais de inclusão no contexto escolar. Reflexão crítica sobre entendimentos de inclusão, integração, e exclusão. Implicação de processos inclusivos para a aprendizagem.

Perspectivas societárias e desenvolvimento infantil

Estudo de diferentes perspectivas históricas e societárias e como essas impactaram em nosso entendimento da infância. Análise crítica da sociedade atual e de nosso entendimento de desenvolvimento infantil. Introdução ao projeto ‘Cidade das Crianças’.

Como lidar com situações de Bullying e de Violência Escolar

Estudo sobre situações de violência no contexto escolar. Diagnóstico e intervenção. Estudo sobre a aplicação específica de diferentes métodos de resolução de conflito nas escolas.

O lado obscuro da rede: Cyberbulling e Adições a tecnologia

Discussão crítica dois fenômenos recentes conectados à internet: o cyberbulling e a adição. Formas de diagnósticos e intervenções nesses contextos.

Políticas públicas para o desenvolvimento e a aprendizagem

Introdução ao estudo de políticas públicas. Impactos das políticas públicas no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Análise crítica da interseção entre os campos da saúde e educação neste contexto.

Como escrever um artigo científico?

Introdução à investigação e à escrita acadêmica. Introdução às citações bibliográficas e os cuidados necessários antes da entrega final.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dra. Adriane Xavier Arteche
  • Dr. Adolfo Pizzinato
  • Dr. Angelo Brandelli da Costa
  • Dr. Augusto Buschweitz
  • Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
  • Dr. Christian Haag Kristiensen
  • Dra. Elisangela Mercado
  • Dra. Kátia Bones Rocha
  • Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • Dr. Mateus Luz Levandowski
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dr. Thiago Wendt Viola
  • Dr. Wagner Lara Machado

Coordenação

  • Profa. Dra. Adriane Xavier Arteche
  • E-mail: adriane.arteche@pucrs.br
  • Bolsista Produtividade do CNPq. Possui Pós-doutorado na Goldsmiths College/ Londres, Doutorado (2006) e Mestrado (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Psicologia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopatologia do Desenvolvimento. Atualmente e Professora do Programa de Pós-graduação da PUCRS – Área de Concentração Cognição Humana e pesquisadora associada da University of Oxford (Department of Psychiatry, Oxford Parent Project) e da University of Reading (Winnicott Research Unit) atuando principalmente no tema da transmissão intergeracional de doenças afetivas e, em especial, em como as alterações cognitivas presentes nos transtornos de humor atuam como mediadores dos efeitos da depressão e ansiedade materna no desenvolvimento infantil.
  • Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • E-mail: alexandre.guilherme@pucrs.br
  • Possui graduação MA Honours em Filosofia – University of Edinburgh (2001), mestrado MLitt em Filosofia – University of St Andrews (2002), doutorado PhD em Filosofia – Durham University (2008), e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge, e de outras universidades como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Atualmente é professor adjunto do PPGEdu e do PPGP da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e violência, e educação e diálogo. Seu livro Buber and Education: Dialogue as Conflict Resolution (London: Routledge 2014) foi nomeado para o American Jewish Book Award 2015, e em decorrência disso foi convidado para dar uma palestra sobre o tema de educação e resolução de conflito na sede da Unesco em Paris. Editor Associado das revistas Educação por Escrito – PUCRS, e Psico – PUCRS. Membro do corpo editorial da revista Philosophy and Theory in Higher Education. Coordenador no Brasil da rede REDEFORD – Red de Educación, Formación, Desarrollo criada em 1995 e encabeçada pela Université Paris-Créteil.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 637,50
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 675,00
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 712,50
A partir de 18/02/2020R$ 750,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 750,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 660,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 600,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 525,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em