Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

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CURSO DE Especialização

Psicologia Positiva:

Ciência do Bem-Estar e Autorrealização - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
15 de Março de 2019

Inscrições até 01/03/2019

Período
15/03/2019 a 23/11/2019
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 9h às 12h30min e das 14h às 17h30min.

Sobre os cursos da PUCRS Online

Cursos com aulas presenciais e ou on-line com especialistas e empreendedores de grande sucesso mundial, professores renomados do meio acadêmico e interação entre os alunos.

Lançado por meio da parceria entre PUCRS e UOL Edtech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, além da modalidade presencial, realizada em Porto Alegre, a Pós-Graduação também está disponível de forma on-line para todo o País.

Veja todos os cursos aqui.

Objetivo

O curso tem o objetivo de formar um profissional capaz de utilizar as melhores práticas em Psicologia Positiva para a promoção do desenvolvimento de indivíduos, grupos e instituições. Busca a construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que profissionais de diferentes áreas possam impactar seus contextos de atuação promovendo desempenho e maior qualidade de vida. Por fim, busca capacitar profissionais para auxiliar os indivíduos a buscarem as melhores experiências nos diferentes papéis que ocupam em suas vidas.

Público-Alvo

Psicólogos, profissionais da saúde, gestores e empreendedores.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 12/12/2018
Término: 01/03/2019

Disciplinas

Pilares da Psicologia Positiva

Nesta disciplina serão abordados os fundamentos filosóficos, epistemológicos e científicos da Psicologia Positiva (PP), bem como as críticas à área.

As teorias na Psicologia e em outras disciplinas do saber que servem como sustentação para a PP serão apresentados. A fundação do movimento da PP, em meados dos anos 90, e as grandes áreas de pesquisa e intervenção serão abordadas e discutidas: a) emoções positivas, b) traços e características positivas e c) organizações e comunidades positivas. Por fim, conceitos fundamentais, como Autoestima, Otimismo, Esperança serão abordados.

O que é a Felicidade?

A felicidade é um tema central de reflexão desde a antiguidade. Filósofos do período helênico construíram amplas concepções sobre o quê torna a vida boa de ser vivida. Estes pensamentos foram a base para a pesquisa psicológica sobre a felicidade e bem-estar nos anos 50 e 60 do séc. XX. A partir de modelos que destacam a felicidade enquanto prazer e virtude, o fenômeno pode ser medido e investigado em termos do seu impacto na qualidade de vida e seus principais preditores. A felicidade, enquanto fenômeno complexo, está na agenda desde projetos individuais de vida até o planejamento de organizações e Estados. O presente curso tem por objetivo apresentar os fundamentos filosóficos e científicos da felicidade e discutir sobre seus principais preditores e efeitos para indivíduos e sociedades.

Virtudes e Forças de Caráter

Desde as mais antigas civilizações, como registrado nas principais escrituras daquelas sociedades, um conjunto de características positivas vêm sendo valorizado e nutrido. As chamadas virtudes e forças de caráter são atributos que possibilitam o desenvolvimento de indivíduos e grupos. Em sua sociedade que passa por uma “crise de valores”, o estudo científico das virtudes e forças pessoais passa a ser de extrema importância. Passando por classificações de antigas civilizações até os modelos científicos atuais, as virtudes e forças são um dos três pilares da Psicologia Positiva. Neste curso serão abordados diferentes modelos de classificação das virtudes e forças de caráter. Além disso, também serão apresentados e discutidos os principais impactos positivos de nutrir essas características para a saúde e bem-estar de indivíduos e a construção de comunidades mais coesas e prósperas.

Muito Obrigado! O papel da Gratidão

Você é grato por sua vida? Você é grato pelas coisas que conquistou, por suas experiências de vida e pelas pessoas que te apoiam? A gratidão, do ponto de vista científico, reúne crenças de profunda apreciação e emoções positivas.
Essas intensas experiências de ser grato às coisas – mais ou menos tangíveis, à pessoas importantes, ou à experiências de vida possuem o poder de conectarmos ao sentido e propósito de nossas vidas. Ser agradecido à pessoas ou eventos de vida nos conduz a estados emocionais que favorecem a felicidade, o otimismo e a um maior autocontrole.
Os benefícios da gratidão vão desde a diminuição do estresse crônico até a experiência de frequentes emoções positivas. A presente disciplina tem por objetivo apresentar definições filosóficas e científicas sobre a gratidão. Ainda, serão apresentados exercícios de gratidão e os benefícios desta característica psicológica para a saúde e qualidade de vida.

Poder do Perdão

O perdão é uma habilidade valorizada em diversas religiões e
sociedades ao longo do tempo. Ao perdoar, o indivíduo coloca-se em uma experiência de transformação. A Psicologia Positiva tem estudado as características que contribuem para o perdão e seus benefícios para a saúde e o bem-estar. Sabe-se, por exemplo, que o perdão tem a capacidade de diminuir a intensidade e frequência dos afetos negativos, bem como, aumentar os mesmo parâmetros dos afetos positivos. Também está associada a um menor padrão “ruminativo” de pensamento, o que muitas vezes impede o indivíduo de vislumbrar perspectivas, mudando o foco de sua atenção para o presente e atividades que lhe geram prazer. Nesta disciplina serão abordados os fundamentos científicos do perdão e sua relação com uma vida saudável.

Flow - As Melhores Experiências

Esta disciplina tem por objetivo abordar diferentes experiências positivas e apresentar o fenômeno do Flow e seus impactos na qualidade de vida. O Flow foi estudado desde os anos 50 pelos psicólogos humanistas, representando uma experiência de “pico” de habilidades e potencialidades. Recentemente, o modelo de Flow foi reformulado, para atender as descobertas sobre sua intensidade, frequência e duração. A experiência de Flow pode ser descrita como uma profunda imersão e absorção em uma tarefa ou atividade, na qual o indivíduo possui o equilíbrio entre grandes desafios e extrema habilidade e maestria. Serão abordadas ainda as relações entre flow e a criatividade e os benefícios de ambos para a saúde, o trabalho e o bem-estar em geral.

Mindfulness: O Poder da Presença

Desde muito tempo a psicologia se ocupa de investigar os estados alterados de consciência. O Mindfulness, ou atenção plena, é um estado de consciência no qual o indivíduo está conectado ao “aqui e agora”, atento aos seus sinais internos e percepções vividas momento a momento. Muitos indivíduos e organizações descobriram os benefícios do Mindfulness e suas práticas, que incluem desde simples exercícios até técnicas de meditação. A presente disciplina tem por objetivo apresentar o conceito de Mindfulness e suas principais técnicas de treinamento. Também serão abordados os benefícios cognitivos dessa prática e seus impactos no bem-estar e qualidade de vida.

Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida

O quê faz você sair da cama e enfrentar seus desafios todos os dias? O quê faz você descobrir forças que não sabia que possuía nos momentos mais difíceis de sua vida? A chave para essas respostas pode estar em compreender a importância da autorrealização, do propósito e do sentido de vida. Esses aspectos da experiência humana fazem parte do inquérito científico desde os anos 50, porém retomam seu papel no entendimento da saúde e bem-estar com o advento da Psicologia Positiva. Experiências que levam à realização das habilidades e potencialidades são extremamente motivadoras. O propósito e o sentido de vida são um conjunto de crenças e experiências complementares que auxiliam os indivíduos e grupos a manterem-se focados em seus objetivos e a superar dificuldades. Nesta disciplina serão abordadas as bases filosóficas e científicas da autorrealização, do propósito e do sentido de vida e seus impactos positivos na motivação e engajamento de indivíduos e grupos.

Life Design: Projeto de Cida e Carreira

Esta disciplina adotará como ponto de partida cinco pressuposições sobre as pessoas e suas vidas profissionais: as possibilidades são contextuais; os processos são dinâmicos, as progressões são não-lineares, há múltiplas perspectivas e os as carreiras são individuais. A partir deles, apresentará elementos teóricos e práticos para desenhar uma história de vida e de trabalho coerente e satisfatória.

Educação Positiva para o Séc. XXI

O cenário de incertezas, característico do Século XXI, demanda que os indivíduos, em diferentes etapas de seu desenvolvimento, apresentem um conjunto cada vez mais complexo de competências técnicas e socioemocionais. Essa disciplina abordará a educação como oportunidade central para preparar as pessoas para fazer escolhas e transformar em competências o potencial que trazem consigo, bem como as competências socioemocionais essenciais para uma aprendizagem significativa e uma vida plena no mundo contemporâneo.

Engajamento no Trabalho

Engajamento no trabalho é um estado mental disposicional positivo de intenso prazer e conexão profunda com a atividade laboral. Esta disciplina abordará o relacionamento dos profissionais com seu trabalho e com as organizações.
Apresentará as semelhanças e diferenças entre entre engajamento no trabalho e outros conceitos, como comprometimento organizacional, comportamento extra-função, adição ao trabalho, burnout e satisfação com o trabalho.

Como Transformar seu Trabalho?

Esta disciplina abordará as características dos desenhos do trabalho contemporâneo e de seu redesenho ativo (job crafting) pelos profissionais. Explorará os benefícios de identificar oportunidades e estratégias para modificar o trabalho ativamente, alterando a forma de realizar tarefas, interagir com pessoas e atribuir significados às ações realizadas a fim de equilibrar as demandas e recursos para o trabalho.

Liderança para a Mudança

Abordará a importância de os líderes explorarem as forças centrais (core strengths) dos indivíduos, equipes e organizações a fim de ampliar o potencial de transformação e mudança e engajar os esforços criativos em todos os níveis da organização de forma a gerar oportunidades e promover maior senso de propósito, significado e motivação.

Como Ser um Líder Autêntico?

Diversos pesquisadores, ao longo da história, tentaram responder as questões: como é e o que faz um bom líder? Essa disciplina abordará uma das expressões mais pertinentes da liderança no século XXI: a liderança autêntica. Discutirá por que esta forma de liderar, que enfatiza a construção da legitimidade de um líder por meio de relações honestas e pela valorização das contribuições de seus liderados, é capaz de produzir resultados para indivíduos, equipes e para a organização.

Gestão para o Desenvolvimento Humano

A inovação é um conceito que transcende o lançamento de produtos ou serviços. Ela pode ser entendida como uma forma de resolução de problemas complexos centrada no humano. Dentre as diversas definições de inovação, a que mais está alinhada com os aspectos cognitivos dos seres humanos é a de transformar
conhecimento em valor. Este último também é uma dimensão subjetiva, já que envolve expectativas, percepções, crenças, julgamento, pensamentos, tentativa e erro e experimentação. Assim, habilidades socioemocionais, além das competências técnicas, são determinantes para enfrentarmos cenários de crescente incerteza e ambiguidade.
Nesta disciplina, a inovação e a criatividade serão abordadas como elementos essenciais para a gestão do desenvolvimento humano de forma sustentável e com resultados para indivíduos e organizações.

Cuidar de Si: Exercício e Alimentação

A disciplina propõe a discussão do autocuidado e do estabelecimento de uma relação saudável com a alimentação, exercício, sono e otimismo, constituintes de um estilo de vida saudável. Esses elementos serão estudados a partir dos pilares da Psicologia Positiva que propõe o modelo Perma +, com intuito de contribuir para o bem estar , saúde e florescimento do indivíduo.

Relacionamentos e Bem-Estar

Essa disciplina abordará como se expressam e a função de um subconjunto de emoções positivas, incluindo alegria, interesse, contentamento e amor.
Discutirá de que forma essas emoções positivas contribuem para ampliar o repertório momentâneo de ação-pensamento de um indivíduo e construir os recursos físicos, intelectuais e sociais desse indivíduo. Abordará a relevância destas e outras emoções positivas para o estabelecimento e manutenção de relacionamentos saudáveis e capazes de promover bem-estar.

Saúde e Qualidade de Vida

O que faz com que viver a vida valha a pena? Essa disciplina buscará responder essa pergunta apresentando insights sobre o estudo científico do funcionamento humano ótimo. Discutirá os benefícios da mudança da perspectiva de cura de doenças para a de promoção de saúde. Apresentará ainda aspectos facilitadores e os impactos do desenvolvimento positivo e integral dos indivíduos (flourishing).

Métodos de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso

Elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso. O trabalho de conclusão de curso será realizado no formato de um artigo científico que poderá ser teórico, revisão sistemática ou empírico, incluindo o relato de um caso, por exemplo. Os trabalhos deverão seguir as normas da American Psychological Association (APA).

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Claudia Vazquez
  • Dra. Ana Maria Pandolfo Feoli
  • Dra. Ana Paula Noronha
  • Dr. André Duhá
  • Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
  • Dra. Caroline Tozzi Reppold
  • Dr. Claudio Simon Hutz
  • Dr. Douglas Pereira
  • Dra. Irani Lima Argimon
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Me. Tarcio Soares
  • Dra. Tatiana Quarti Irigaray
  • Bel. Tiago Vinicius Febel
  • Dr. Tiago Tatton
  • Dr. Wagner de Lara Machado

Coordenação

  • Profa. Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • manoela.oliveira@pucrs.br
    Possui graduação (2007), Mestrado (2010), e Doutorado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Trabalho (GT) “Carreiras: informação, orientação e aconselhamento” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia” (ANPEPP). Participa do Scientific Talent Research Team (START), o primeiro grupo de pesquisa acadêmica sobre talentos no mundo, liderado por pesquisadores da KU Leuven. Tem experiência como orientadora profissional e consultora de carreira. Atualmente é Vice-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional e Editora-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional. É responsável pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Este grupo investiga o desenvolvimento de carreira em diferentes etapas da vida e em contextos culturais. Conta com três linhas de pesquisa que têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento de carreira, bem como desenvolver instrumentos, ferramentas, e intervenções adequados ao contexto brasileiro: 1) Transições de carreira ao longo do ciclo vital, 2) Carreira, cultura e organizações, e 3) Desenvolvimento e validação de instrumentos e técnicas no campo da orientação e desenvolvimento de carreira.
  • Prof. Dr. Wagner de Lara Machado
  • wagner.machado@pucrs.br
    É Psicólogo (ULBRA, 2008), Doutor em Psicologia (UFRGS; 2013) e Pós-doutorado como consultor de análise quantitativa de dados e psicometria (UFRGS, 2015). É membro egresso do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS), membro do Grupo de Trabalho (GT) “Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+) e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). Atualmente é professor da Escola de Ciências da Saúde, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Compõe a linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica e é coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES). Seus projetos de pesquisa organizam-se em três eixos: 1) construção e validade de medidas em bem-estar e saúde mental; 2) preditores e correlatos do bem-estar e da saúde mental; e, 3) métodos inovadores na pesquisa em bem-estar e da saúde mental. Possui interesse nas áreas de psicometria, bem-estar, saúde mental e ciência de dados.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 871,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 891,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 792,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula de R$ 990,00 + 18 parcelas de R$ 693,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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