Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Psicopedagogia

44ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
19 de Março de 2019

Inscrições até 05/03/2019

Período
19/03/2019 a 17/07/2020
630 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em psicopedagogia visa a promover a preparação de especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica.

Objetivos

Promover e preparar especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos de aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica.

Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem, através do aprofundamento das teorias de aprendizagem e ensino.

Público-Alvo

Graduados em Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Licenciaturas em geral.

Diferenciais do Curso

  • Os estudantes realizam um estágio de um semestre no final do curso;
  • Curso conta com a colaboração de profissionais da área de saúde, psicologia e medicina, que conjuntamente com os profissionais da área da Educação elaboram, além das aulas, atividades extracurriculares, como palestras e filmes;
  • A qualidade da formação dos docentes;
  • Infraestrutura da instituição.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem;
  • Promover a compreensão dos processos de aprendizagem;
  • Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem;
  • Realizar atendimento Psicopedagógico Clínico e Institucional.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista com o candidato.

As entrevistas serão realizadas às 18h30min nas datas e locais indicados a seguir:

  • Dia 12/12/2018 – Prédio 8, sala 509 (Laboratório B);
  • Dia 16/01/2019 – Prédio 8, sala 509 (Laboratório C);
  • Dia 13/02/2019 – Prédio 8, sala 305 (Auditório Ir. Ilvo Clemente).

Documentos Necessário para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 07/11/2018
Término: 05/03/2019

Disciplinas

Arte e Processos Criativos na Psicopedagogia

Reconhece conhecimentos e saberes das linguagens artísticas instrumentalizando os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.

Bases Neurológicas e Psicopedagogia

A disciplina se propõe a trabalhar as considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação. São aprofundados aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Enfatizam-se as bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como são tratados pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando a integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.

Cognição e Aprendizagem

A disciplina visa a reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Pretende-se instrumentalizar o aluno com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem, que lhe permitam assumir uma posição que possa nortear sua ação psicopedagógica. Procura-se também desenvolver pensamento crítico e criatividade relacionados com a tarefa da universidade, especialmente em seus cursos de Pós-Graduação.

Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional - I

A disciplina aborda o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; propõe estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética.

Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional - II

A disciplina visa o aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; propõe estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar tendo como principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.

Dificuldades de Aprendizagem numa Perspectiva sócio-histórica

A disciplina visa o estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio-histórica. Conhecer as pesquisas e conceitos que colaboram para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, norteando as ações psicopedagógicas em um contexto sociocultural.

Introdução a Psicopedagogia

A disciplina aborda aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Discute aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como analisa reflexivamente a formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Metodologia de Pesquisa

Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados realizada durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, respeitando as normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.

O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem

A disciplina visa trabalhar características psicossociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existenciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprender durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.

Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem

Esta disciplina tem como objetivo a compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico serão aplicados na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital, que repercutem na aprendizagem.

Psicomotricidade e Aprendizagem

A disciplina estuda as relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos que representam fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.

Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional

A disciplina propõe o estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional; analisa a interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.

Relações Familiares e Aprendizagem

Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriana Corrêa Costa
  • Dra. Aline Fay de Azevedo
  • Dra. Andréia Mendes dos Santos
  • Dra. Bettina Steren dos Santos
  • Dra. Carla Spagnolo
  • Dra. Gabriela Castro Menezes de Freitas
  • Me. Leonardo Agostini
  • Dra. Luciana Ferreira da Silva
  • Ma. Raquel Sulzbach
  • Me. Rodrigo Flores Sartori
  • Me. Sani Belfer Cardon
  • Dra. Sônia Beatriz da Silva Gomes
  • Dra. Tárcia Rita Davoglio

Coordenação

  • Profa Dra. Bettina Steren dos Santos
  • bettina@pucrs.br
    Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação – Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA. É professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Processos Motivacionais em Contextos Educativos” da FACED/PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPq. Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, formação de professores, processos motivacionais, mal-estar e bem-estar docente.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
07/11/2018 a 16/12/2018R$ 484,50
17/12/2018 a 20/01/2019R$ 513,00
21/01/2019 a 17/02/2019R$ 541,50
A partir de 18/02/2019R$ 570,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 22 parcelas de R$ 570,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 22 parcelas de R$ 501,60
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
Matrícula + 22 parcelas de R$ 513,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 22 parcelas de R$ 456,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
Matrícula + 22 parcelas de R$ 399,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em