Curso de Especialização


Psicopedagogia – 43ª Edição

O Curso de Especialização em psicopedagogia visa a promover a preparação de especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 01/06/2017 a 04/08/2017

Dia 15/08/2017

De 15/08/2017 a 15/01/2019

17 meses ou 634 horas-aula.

horário das aulas

Terças, quartas e quintas-feiras das 19h30min às 22h45min.

objetivos

Promover e preparar especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos de aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: sócio culturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica. Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem, através do aprofundamento das teorias de aprendizagem e ensino.

público-alvo

Graduados em Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Licenciaturas em geral.

diferenciais do curso

  • Os estudantes realizam um estágio de um semestre no final do curso;
  • Curso conta com a colaboração de profissionais da área de saúde, psicologia e medicina, que conjuntamente com os profissionais da área da Educação elaboram, além das aulas, atividades extracurriculares, como palestras e filmes;
  • A qualidade da formação dos docentes;
  • Infraestrutura da instituição.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem;
  • Promover a compreensão dos processos de aprendizagem;
  • Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem;
  • Realizar atendimento Psicopedagógico Clínico e Institucional.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Arte e Processos Criativos na Psicopedagogia
Reconhece conhecimentos e saberes das linguagens artísticas instrumentalizando os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.
Bases Neurológicas e Psicopedagogia
A disciplina se propõe a trabalhar as considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação. São aprofundados aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Enfatizam-se as bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como são tratados pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando a integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.
Cognição e Aprendizagem
A disciplina visa a reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Pretende-se instrumentalizar o aluno com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem, que lhe permitam assumir uma posição que possa nortear sua ação psicopedagógica. Procura-se também desenvolver pensamento crítico e criatividade relacionados com a tarefa da universidade, especialmente em seus cursos de Pós-Graduação.
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional-I
A disciplina aborda o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; propõe estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética.
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional-II
A disciplina visa o aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; propõe estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar tendo como principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.
Dificuldades de Aprendizagem numa Perspectiva sócio-histórica
A disciplina visa o estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio-histórica. Conhecer as pesquisas e conceitos que colaboram para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, norteando as ações psicopedagógicas em um contexto sociocultural.
Introdução a Psicopedagogia
A disciplina aborda aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Discute aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como analisa reflexivamente a formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.
Metodologia de Pesquisa
Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados realizada durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, respeitando as normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.
O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem
A disciplina visa trabalhar características psicossociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existenciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprender durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.
Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem
Esta disciplina tem como objetivo a compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico serão aplicados na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital, que repercutem na aprendizagem.
Psicomotricidade e Aprendizagem
A disciplina estuda as relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos que representam fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.
Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional
A disciplina propõe o estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional; analisa a interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.
Relações Familiares e Aprendizagem
Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados Elaboração de relatórios de pesquisa e redação do trabalho final. Normas técnicas.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dra. Andréia Mendes dos Santos
Dr. Augusto Buchweitz
Dra. Eva Regina Carrazoni Chagas
Me. Leonardo Agostini
Dra. Miriam Pires Correa de Lacerda
Me. Rodrigo Flores Sartori
Me. Sani Belfer Cardon
Dra. Sônia Beatriz da Silva Gomes

coordenador

  • Profa Dra. Bettina Steren dos Santos
  • E-mail: bettina@pucrs.br

    Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA. É professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da FACED/PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq. Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, formação de professores, processos motivacionais, mal-estar e bem-estar docente.

PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 25 R$ 540,00
Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 25 1 de R$ 540,00 + 24 de R$ 486,00
PUCRS Alumni 25 1 de R$ 540,00 + 24 de R$ 475,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 25 1 de R$ 540,00 + 24 de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 25 1 de R$ 540,00 + 24 de R$ 378,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 25 1 + 24 de R$ 270,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vincendas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/08/2017 a 09/08/2017

Atendimento do Centro de Educação Continuada, prédio 40, sala 201

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior e aprovado na seleção de candidatos.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

Será realizada um processo seletivo no dia 04/08/2017. Os candidatos serão selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.