Curso de Especialização


Psicopedagogia – 43ª Edição

O Curso de Especialização em psicopedagogia visa a promover a preparação de especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica. VAGAS LIMITADAS.

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INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 12/03/2018

Dia 20/03/2018

De 20/03/2018 a 18/07/2019

17 meses ou 634 horas-aula.

horário das aulas

Semanalmente às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

Promover e preparar especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos de aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: sócio culturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica.

Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem, através do aprofundamento das teorias de aprendizagem e ensino.

público-alvo

Graduados em Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Licenciaturas em geral.

diferenciais do curso

  • Os estudantes realizam um estágio de um semestre no final do curso;
  • Curso conta com a colaboração de profissionais da área de saúde, psicologia e medicina, que conjuntamente com os profissionais da área da Educação elaboram, além das aulas, atividades extracurriculares, como palestras e filmes;
  • A qualidade da formação dos docentes;
  • Infraestrutura da instituição.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem;
  • Promover a compreensão dos processos de aprendizagem;
  • Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem;
  • Realizar atendimento Psicopedagógico Clínico e Institucional.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Arte e Processos Criativos na Psicopedagogia
Reconhece conhecimentos e saberes das linguagens artísticas instrumentalizando os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.
Bases Neurológicas e Psicopedagogia
A disciplina se propõe a trabalhar as considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação. São aprofundados aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Enfatizam-se as bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como são tratados pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando a integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.
Cognição e Aprendizagem
A disciplina visa a reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Pretende-se instrumentalizar o aluno com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem, que lhe permitam assumir uma posição que possa nortear sua ação psicopedagógica. Procura-se também desenvolver pensamento crítico e criatividade relacionados com a tarefa da universidade, especialmente em seus cursos de Pós-Graduação.
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional-I
A disciplina aborda o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; propõe estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética.
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional-II
A disciplina visa o aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; propõe estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar tendo como principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.
Dificuldades de Aprendizagem numa Perspectiva sócio-histórica
A disciplina visa o estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio-histórica. Conhecer as pesquisas e conceitos que colaboram para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, norteando as ações psicopedagógicas em um contexto sociocultural.
Introdução a Psicopedagogia
A disciplina aborda aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Discute aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como analisa reflexivamente a formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.
Metodologia de Pesquisa
Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados realizada durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, respeitando as normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.
O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem
A disciplina visa trabalhar características psicossociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existenciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprender durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.
Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem
Esta disciplina tem como objetivo a compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico serão aplicados na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital, que repercutem na aprendizagem.
Psicomotricidade e Aprendizagem
A disciplina estuda as relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos que representam fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.
Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional
A disciplina propõe o estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional; analisa a interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.
Relações Familiares e Aprendizagem
Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados Elaboração de relatórios de pesquisa e redação do trabalho final. Normas técnicas.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dra. Adriana Correa Costa
Dra. Aline Fay de Azevedo
Dra. Andreia Mendes dos Santos
Dra. Bettina Steren dos Santos
Dra. Carla Spagnolo
Dra. Gabriela C. M. Freitas
Me. Leonardo Agostini
Dra. Luciana Ferreira da Silva
Me. Rodrigo Flores Sartori
Ma. Sani Belfer Cardon
Dra. Sônia Beatriz da Silva Gomes
Dra. Tárcia Rita Davoglio
Dra. Valéria de Oliveira Thiers

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Profa Dra. Bettina Steren dos Santos
  • E-mail: bettina@pucrs.br
  • Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA. É professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da FACED/PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq. Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, formação de professores, processos motivacionais, mal-estar e bem-estar docente.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 22 parcelas R$ 540,00 22 de R$ 540,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de inscrição Data da seleção Data da entrega da lista de aprovados Período da matrícula Valor da matrícula
07/11 a 03/12/2017 04/12/2017 06/12/2017 07 a 15/12/2017 R$ 459,00
11/12/2017 a 07/01/2018 08/01/2018 10/01/2018 11 a 15/01/2018 R$ 486,00
10/02 a 12/03/2018 13/03/2018 14/03/2018 15/03 a 20/03/2018 R$ 540,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 22 parcelas Matrícula + 22 de R$ 540,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 22 parcelas Matrícula + 22 de R$ 486,00
PUCRS Alumni Matrícula + 22 parcelas Matrícula + 22 de R$ 475,20
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 22 parcelas Matrícula + 22 de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 22 parcelas Matrícula + 22 de R$ 378,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 22 parcelas Matrícula + 22 de R$ 270,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/12/2017 a 09/03/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior e aprovado na seleção de candidatos.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.