Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Psicopedagogia

45ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
17 de Março de 2020

Inscrições até 08/03/2020

Período
17/03/2020 a 30/07/2021
450 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em psicopedagogia visa a promover a preparação de especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica.

Objetivos

Promover e preparar especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos de aprendizagem, considerando todas as variáveis que nela intervém: sócioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica. Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem, através do aprofundamento das teorias de aprendizagem e ensino.

Público-Alvo

Profissionais da área da Educação, Pedagogos, Licenciados, Psicólogos e Fonoaudiólogos.

Diferenciais do Curso

Este curso oferece ao estuante uma formação global das necessidades de um psicopedagogo que pode atuar em diferentes contextos, tanto em consultório como em instituições.

Perfil do Egresso

O egresso deve ser capaz de: Identificar as diferentes dificuldades de aprendizagem das pessoas; realizar diagnósticos para poder intervir no atendimento; planejar atendimentos dos pacientes, organizar as intervenções psicopedagógicas, interagir com as famílias e as instituições dos pacientes.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessário para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 08/03/2020

Disciplinas

Arte e Processos Criativos na Psicopedagogia

Estudo de conhecimentos e saberes das linguagens artísticas e elaboração de estratégias para os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.

Bases Neurológicas e Psicopedagogia

Considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação. Aprofundamento dos aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Ênfase nas bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando à integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.

Cognição e Aprendizagem

Reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Investigação sobre estratégias de aplicabilidade com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem dos estudantes. Estudo sobre a ação psicopedagógica a partir da teoria epistemológica de Jean Piaget.

Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional-II

Análise sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética.

Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional-I

Aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar, principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.

Dificuldades de Aprendizagem numa Perspectiva sócio histórica

Estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio histórica. Compreensão das pesquisas e conceitos para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, orientação sobre as ações psicopedagógicas em um contexto sócio-cultural.

Introdução à Psicopedagogia

Compreensão de aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como interpretação reflexiva da formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Metodologia de Pesquisa

Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados realizada durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, respeitando as normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.

O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem

Características psico-sociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existênciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprender durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.

Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem

Compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico e aplicação na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital.

Psicomotricidade e Aprendizagem

Compreensão das relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos como norteadores dos fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.

Abordagem Clínica e Institucional

Estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional. Análise da interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.

Relações Familiares e Aprendizagem

Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriana Corrêa Costa
  • Dra. Aline Fay de Azevedo
  • Dra. Andréia Mendes dos Santos
  • Dra. Bettina Steren dos Santos
  • Dra. Carla Spagnolo
  • Dra. Gabriela Castro Menezes de Freitas
  • Me. Leonardo Agostini
  • Dra. Mariangela Pozza Homem
  • Ma. Raquel Sulzbach
  • Dr. Rodrigo Flores Sartori
  • Me. Sani Belfer Cardon
  • Dra. Sônia Beatriz da Silva Gomes
  • Dra. Tárcia Rita Davoglio

Coordenação

  • Profa Dra. Bettina Steren dos Santos
  • bettina@pucrs.br
    Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação – Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA. É professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Processos Motivacionais em Contextos Educativos” da FACED/PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPq. Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, formação de professores, processos motivacionais, mal-estar e bem-estar docente.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 505,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 535,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 565,25
A partir de 18/02/2020R$ 595,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 22 parcelas de R$ 595,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 22 parcelas de R$ 523,60
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 22 parcelas de R$ 535,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 22 parcelas de R$ 476,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 22 parcelas de R$ 416,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em