Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

CURSO DE Especialização

Psiquiatria da Infância e Adolescência

Prática Médica Hospitalar - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2019

Inscrições até 10/01/2019

Período
01/03/2019 a 28/02/2020
2.880 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas, terças e sextas, das 8h às 11h, quartas e quintas-feiras, das 8h às 15h.

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência (PIA) objetiva formar profissionais especializados nesta importante sub-especialidade psiquiátrica. O curso estabelece um amplo programa teórico, de treinamento prático e pesquisa abordando os principais modelos de compreensão e tratamento na PIA. Nossa abordagem integra os conhecimentos médico, biológico, neurocientífico, cognitivo, psicodinâmico e desenvolvimentista. O treinamento é realizado nas diversas condições de trabalho: internação psiquiátrica em hospital geral, ambulatório, posto de saúde, interconsulta da infância, adolescência e em hospital geral e consultório privado.

Objetivo

  • Formar especialistas em PIA, capacitando-os a identificar, diagnosticar, compreender e tratar os principais transtornos psiquiátricos nessa faixa etária;
  • Capacitar os alunos em formação para realizar intervenções terapêuticas primária, secundária e terciária em PIA;
  • Desenvolver nos alunos o interesse pela pesquisa, através da participação nas linhas de pesquisa do Departamento.

Público-Alvo

Médicos que concluíram 3 anos de Residência ou Curso de Especialização em Psiquiatria Geral.

Diferenciais do Curso

  • Modelo de ensino integrador de conhecimentos biológicos, neurocientíficos cognitivos e psicodinâmicos;
  • Corpo de professores, preceptores e colaboradores qualificados;
  • Treinamento diagnóstico fenomenológico, neurocientífico e psicodinâmico;
  • Ênfase em supervisões da atividade prática de intervenções biológicas e psicoterapêuticas (cognitiva e psicodinâmica);
  • Treinamento em ambiente acadêmico e assistencial de ponta no campus da saúde da PUCRS;
  • Treinamento em pesquisa científica.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Reconhecer os principais quadros sindrômicos e nosográficos da PIA.
  • Reconhecer os princípios farmacológicos dos principais grupos de fármacos utilizados em PIA e outros tratamentos biológicos.
  • Conhecer as principais teorias de desenvolvimento humano utilizados em PIA.
  • Conhecer e aplicar técnicas de intervenções biológicas em PIA.
  • Conhecer e aplicar técnicas cognitivas de intervenção terapêutica (Terapia Cognitivo Comportamental) em PIA.
  • Conhecer e aplicar técnicas psicodinâmicas de intervenção terapêutica em PIA.
  • Conhecer e realizar manejos ambientais e familiares de crianças e adolescentes.

  • Promover a saúde mental e trabalhar na prevenção de doença mental através da orientação a professores e demais profissionais da saúde e educação, através do trabalho multidisciplinar.
  • Identificar, avaliar e manejar situações de vulnerabilidades emocionais e violações de direitos em crianças e adolescentes junto a instituições de ensino.
  • Atender ambulatorialmente crianças e adolescentes no contexto do Sistema Público de Saúde, formando recursos humanos para a rede de saúde mental.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pré-Requisito

Médicos que concluíram 3 anos de Residência Médica em Psiquiatria (é necessário constar que possui experiência de 1 ano em Psiquiatria Infantil) ou Curso de Especialização em Psiquiatria Geral.

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Confira todas as informações do processo de seleção no Manual do Candidato.

Faça o download do Manual do Candidato aqui.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/02/2019
Término: 08/02/2019

Disciplinas

Desenvolvimento Normal e Psicopatologia da Infância e da Adolescência (I e II)

A disciplina envolve o estudo do desenvolvimento normal na infância e na adolescência, abordando o desenvolvimento da personalidade, a constituição da identidade e a formação da estrutura psíquica. Aborda ainda o desenvolvimento dos sintomas, o estudo nosológico e os diferentes construtos psicopatológicos relacionados a infância e adolescência. A metodologia envolve seminários teóricos, discussão crítica de artigos, discussão de casos e apresentação de trabalhos.

Psicofarmacologia da Infância e Adolescência

A disciplina aborda o estudo dos mecanismos biológicos dos transtornos mentais, objetivando capacitar o aluno para o uso de diferentes abordagens farmacológicas para a infância e a adolescência.

Psicoterapias na Infância e Adolescência

As diferentes abordagens psicoterápicas aplicadas na infância e na adolescência são abordadas nesta disciplina. Técnicas e modelos baseados nas teorias psicodinâmicas, cognitiva e comportamental, terapias breves e de apoio, ludoterapias e terapia sistêmica serão estudadas em seminários teóricos e supervisões.

Supervisão e Discussão de Casos

Esta disciplina envolve o acompanhamento de casos clínicos através de sessões dialogadas, discutidas em supervisão. A disciplina visa aprofundar os aspectos técnicos e relacioná-los as teorias na compreensão da psicopatologia na infância e adolescência.

Pesquisa em Psiquiatria da Infância e Adolescência

Esta disciplina trabalhará as questões relacionadas a pesquisa científica na infância e adolescência. Serão estudados a leitura crítica de artigos, discussões metodológicas e interpretação de dados. Durante a disciplina o aluno desenvolverá seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório para o término da Especialização.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado é comporto por treinamento em serviço, caracterizado pela assistência em ambientes de tratamento de pacientes com demandas psiquiátricas em ambulatórios e internação. Todo atendimento é supervisionado, avaliado, discutido e encaminhado em conjunto com um supervisor habilitado e com expertise na área atendida.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. Bruno Raffa Ramos
  • Esp. Ester Litvin
  • Me. Gibsi Maria Possap Rocha
  • Dr. Lucas Spanemberg
  • Dra. Marta Knijnik Lucion

Coordenação

  • Profa. Ma. Gibsi Possapp Rocha
  • gibsi.rocha@pucrs.br
    Possui graduação em Medicina pela FFFCMPA (1982), Fellowship em Pesquisa em Psiquiatria na Albert Einstein School of Medicine New York (1984). Residência em Psiquiatria Geral na Downstate University of New York (1985 a 1989). Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência na Mount Sinai School of Medicine New York (1989 a 1991). Professora da graduação da Faculdade de Medicina da Mount Sinai School of Medicine (1991 a 1992). Mestre em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade do RS PUCRS (2002). Médica Psiquiatra do Hospital São Lucas da PUCRS e Professora Assistente da Escola de Medicina da PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 11 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em