Curso de Especialização


Religiosidade e Espiritualidade na Prática Clínica

A idealização deste curso ocorreu mediante três questões: I. A crescente produção científica sobre o tema; II. A escassez de cursos de Pós-graduação com abordagem estritamente acadêmica; III. A carência de capacitação para profissionais da saúde. Para suprir essa demanda, o curso Religiosidade e espiritualidade na prática clínica será de abrangência nacional, tendo como professores os maiores experts do Brasil. Oferecido 100% à distância, contará coma ampla infraestrutura da PUCRS e com a colaboração do maior Núcleo brasileiro de Pesquisas sobre o tema: o NUPES/UFJF.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 16/05/2016 a 02/09/2016

Dia 05/09/2016

De 05/09/2016 a 20/03/2018

393 horas-aula ou 18 meses.

introdução ao curso

A idealização deste curso ocorreu mediante três questões: I. A crescente produção científica sobre o tema; II. A escassez de cursos de Pós-graduação com abordagem estritamente acadêmica; III. A carência de capacitação para profissionais da saúde. Para suprir essa demanda, o curso Religiosidade e espiritualidade na prática clínica será de abrangência nacional, tendo como professores os maiores experts do Brasil. Oferecido 100% à distância, contará com a ampla infraestrutura da PUCRS e com a colaboração do maior Núcleo brasileiro de Pesquisas sobre o tema: o NUPES/UFJF.

horário das aulas

Prova Presencial I*: 31/03/2017 – sexta-feira, das 15h às 17h (horário de Brasília) Prova Presencial II**: 25/08/2017 – sexta-feira das 15h às 17h (horário de Brasília) Prova de Recuperação***: 01/09/2017 – sexta-feira das 15h às 17h (horário de Brasília)

objetivos

  • Capacitar profissionais de saúde mental para compreender as relações entre religiosidade/espiritualidade (R/E) e sua área de atuação;
  • Oferecer subsídios epstêmicos para a promoção do debate entre ciência e R/E;
  • Resgatar as principais referências históricas que abordam a relação entre psicologia e R/E;
  • Apresentar perspectivas atuais sobre diferentes aspectos da psicologia e R/E, tais como Psicologia Positiva, da Personalidade e do Desenvolvimento;
  • Instrumentalizar os profissionais para a identificação e diferenciação entre experiências saudáveis e patológicas que envolvem R/E e saúde mental;
  • Promover recursos técnicos para possíveis intervenções clínicas relacionadas a R/E.

público-alvo

Médicos psiquiatras, enfermeiros que atuem na saúde mental e psicólogos.

diferenciais do curso

  • Primeiro pós graduação do Brasil a abordar as temáticas da religiosidade e espiritualidade e suas relações com saúde, de forma estritamente acadêmica;
  • Oferecerá amplo aporte teórico, baseado em evidências para fundamentar a prática clínica sobre o tema;
  • Será voltado para o treinamento, oferecendo métodos e técnicas para transformar conhecimento em prática clínica de forma ética.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Compreensão das relações entre religiosidade/espiritualidade (R/E) e sua área de atuação;
  • Subsídios epstêmicos para a promoção do debate entre ciência e R/E;
  • Identificação e diferenciação entre experiências saudáveis e patológicas que envolvem R/E e saúde mental;
  • Obtenção de recursos técnicos para possíveis intervenções clínicas relacionadas a R/E.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências da Saúde

modalidade

A Distância

DISCIPLINAS
Inserção em EAD
A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; a construção de competências para o aluno virtual; a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco nas aplicações do ambiente virtual.
Religiosidade/espiritualidade e Ciência
Levantar questões filosóficas e antropológicas dos paradigmas culturais associados à prática da ciência e ao método científico, buscando investigar a pertinencia e legitimidade de associações entre estas e metafísicas materialistas, visões redutivo-materialistas do ser humano, ateísmo metodológico e outros. Definir a noção de pensamento crítico e suas implicações antropológicas e metafísicas. Traçar o panorâma histórico da questão ciência/religião do ponto de vista das funções cerebrais e evolução histórica das atividades humanas.
O problema cérebro/consciência
O problema cérebro-consciência está em estágio pré-paradigmático. Modelos que tentam explicar a consciência como um epifenômeno de redes neurais são baseados em pressupostos metafísicos materialistas, e não em fatos científicos. Na discussão das relações mente-cérebro é mister que se considere questões de ordem filosófica, definindo conceitos fundamentais, do ponto de vista epistemológico, como o de cientificismo materialista e outras formas de ideologias pseudocientíficas. O objetivo da disciplina é, portanto, a análise das relações mente-cérebro sem o viés reducionista, a partir da definição e do debate filosófico metafísico sobre as teorias da mente. Vários fenômenos naturais, e relativamente comuns, não são passíveis de compreensão a partir do modelo fisicalista, sendo relegados ao campo do sobrenatural ou paranormal. Em verdade, as palavras “sobrenatural” e “paranormal” são pejorativas e imprecisas. As citadas expressões levam a um raciocínio circular de que determinados fenômenos, por pretensamente pertencerem ao sobrenatural, são classificadas como inexistentes. Como tudo que existe está na natureza, certas experiências mentais são simploriamente consideradas como impossíveis e inverossímeis, levando a um escapismo em relação a ideia em si, em virtude da classificação adotada a priori como sendo de origem paranormal, em um verdadeiro ciclo vicioso. Estudaremos também falácias como o argumentum ad hominem, além de complexos e bem documentados fenômenos como as experiências de quase morte, as experiências no final da vida, os efeitos psi, o efeito placebo, a plasticidade neuronal, os estados meditativos e os transes supostamente medianímicos.
Neurociência
Apresentar os fundamentos da Neurociência e, em seguida, os correlatos neurais das experiências religiosas e/ou espirituais mais frequentes.
A Psicologia da Religião
Levantar questões filosóficas e antropológicas dos paradigmas culturais associados à prática da ciência e ao método científico, buscando investigar a pertinencia e legitimidade de associações entre estas e metafísicas materialistas, visões redutivo-materialistas do ser humano, ateísmo metodológico e outros. Definir a noção de pensamento crítico e suas implicações antropológicas e metafísicas. Traçar o panorâma histórico da questão ciência/religião do ponto de vista das funções cerebrais e evolução histórica das atividades humanas.
Interfaces com a Psicologia Positiva
Estudo das emoções positivas, de traços individuais positivos e de vidas satisfatórias e prósperas. Conceituação e instrumentos de mensuração para avaliação de emoções positivas, sentido da vida, forças de caráter e virtudes. Possíveis relações entre evidências científicas envolvendo variáveis positivas com saúde mental e psicoterapia.
Formação para a prática clínica
A disciplina objetiva fornecer ao aluno mais conhecimentos em relação ao tema “saúde e espiritualidade”, as principais pesquisas na área, o contexto acadêmico do assunto, como abordar a espiritualidade dos pacientes, quando e por quê abordar, o que isso pode resultar e quais instrumentos podem ser utilizados para obter a história espiritual.
Desenvolvimento e Personalidade em perspectiva
Espiritualidade e Infância; - Espiritualidade e Adolescência; - Espiritualidade no Envelhecimento; - O Modelo de Três e de Cinco Grandes Fatores e R/E; - Auto-transcendência e o Modelo de Robert Cloninger;
Diagnóstico Diferencial
A Psicologia Anomalística e estudos recentes; - A Esquizotipia Benigna e as experiências R/E; - Compreendendo a Emergência Espiritual; - Diagnóstico Diferencial entre Experiências R/E e Transtornos Mentais: Nove Critérios; - Diagnóstico Diferencial entre Experiências R/E e Transtornos Mentais: Modelo de Personalidade;
Capacitação para a Psicoterapia
A religiosidade, a espiritualidade e sua relação com a Psicoterapia; Aspectos éticos relacionados à abordagem da religiosidade/espiritualidade na Psicoterapia; A espiritualidade/religiosidade do terapeuta e do paciente; Abordando a religiosidade/espiritualidade nas Terapias de Terceira Onda; Técnicas e estratégias de intervenção em Psicoterapia: Relaxamento e Visualização.
Metodologia científica aplicada
Criação, autonomia, reprodução ou dependência no processo de produção de conhecimento em relação a leitura e a escrita. A disciplina ensina aos alunos como discorrer acerca de uma temática ligada ao curso com uma postura crítica, relacionada aos seus processos de aprendizagem através dos ensaios temáticos.
Trabalho de Conclusão de Curso
Facilitar o processo de escolha do tema do TCC, bem como a seleção de material acadêmico para sua fundamentação.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Leonardo Machado da Silva
Dr. Thiago Castro
Dra. Irani de Lima Argimon
Me. Tárcio Soares
Ma. Caroline Santa Maria Rodrigues
Dr. André Luis Fernandaes Palmini
Dra. Marlene Neves Strey
Ma. Fernanda Denardim Walker
Dr. Emanuel Burck dos Santos
Dr. Wellington Zangari
Dr. Giancarlo Lucchetti
Dra. Alessandra Lamas Granero Lucchetti
Dr. Alexander Moreira-Almeida
Dr. Humberto Schubert Coelho
Me. Tiago Pires Tatton Ramos
Me. Bruno Paz Mosqueiro
Dra. Luciana Marques
Ma. Milena Nardini-Bubols
Ma. Maria Cristina Monteiro de Barros
Dra. Alessandra Ghinato Mainieri
Dr. Julio Peres
Dra. Letícia Oliveira Alminhana (Idealização e participação no projeto)

coordenador

  • Prof. Dr.Leonardo Machado da Silva
  • Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida (convidado)

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 1 + 18 R$ 550,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clúnico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 550,00 + 18 de R$ 495,00
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 550 + 18 de R$ 484,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 550,00 + 18 de R$ 440,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 790,00 + 18 de R$ 385,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 275,00

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O valor diferenciado é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vencidas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 16/05/2016 a 02/09/2016

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço: Coordenadoria de Educação a Distância - PUCRS VIRTUAL Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - 9º andar 90619-900 - Porto Alegre/RS

Das 8h às 19h.

Pré-requisitos

  • Médicos psiquiatras, enfermeiros que atuem na saúde mental e psicólogos. Mediante processo seletivo, outros profissionais da saúde podem candidatar-se.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

documentos necessários para matrícula

  • Cópia autenticada, em cartório, do diploma de graduação;
  • Cópia do RG e CPF;
  • Uma foto 3 X 4.