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CURSO DE Especialização

Saúde da Criança e do Adolescente

Residência Profissional da Saúde na Modalidade Multiprofissional - 9ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2018

Inscrições até 10/11/2017

Período
01/03/2018 a 28/02/2020
5.778 horas-aula
Dias e Horários
A carga horária mínima é de 2880 horas anuais, distribuídas em 60 horas por semana, totalizando, nos dois anos, no mínimo, 5775 horas.

Introdução ao Curso

A proposta do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente – PREMUS/HSL- integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vistas à formação de profissionais para atender aos princípios do SUS, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. Atende à Lei nº 11.129, que dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e à Portaria nº 1077 de 12 de novembro de 2009. Sob este enfoque, a PUCRS desenvolve Projetos Pedagógicos para a formação dos diferentes profissionais de Saúde, articulando o Ensino de Graduação e Pós-Graduação aos Serviços de Saúde integrados ao SUS.

A proposta insere-se no acordo de cooperação entre a PUCRS e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Nessa parceria vinculam-se, também, Programas promovidos pelo Ministério da Saúde, a exemplo do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE. A implantação do PREMUS/HSL dá continuidade à integração ensino-serviço na atenção hospitalar integrado à rede de serviços de Saúde do Município de Porto Alegre.

Objetivos

Formar especialistas, na modalidade Residência Multiprofissional, fundamentados nas diretrizes do SUS, com ênfase em campo de atuação estratégico e prioritário para o sistema.

Público-Alvo

Enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

Diferenciais do Curso

Atuação em equipe multiprofissional, ênfase em saúde da criança e adolescente, atuação em hospital universitário e serviço de saúde do município.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Analisar e compreender criticamente o processo dinâmico de saúde-doença, do indivíduo, nas famílias e na comunidade realidade do serviço e área de abrangência sob sua responsabilidade, compreendendo o processo dinâmico da saúde-doença da comunidade, das famílias e dos indivíduos;
  • Atuar em equipes multidisciplinares na perspectiva interdisciplinar, com vistas à humanização da assistência, a integralidade da atenção, a melhoria dos indicadores de qualidade e produtividade dos serviços assistenciais;
  • Identificar e atuar na rede de serviços de saúde dos diferentes níveis de atenção e de suporte social, com vistas a ações intersetoriais;
  • Planejar intervenções considerando o perfil epidemiológico da população e os princípios do Sistema Único de Saúde;
  • Participar e promover ações voltadas ao fortalecimento do controle social das ações em saúde;
  • Identificar, analisar e avaliar as informações em saúde para o planejamento e intervenção em todos os níveis de atenção à saúde;
  • Contribuir para o processo de qualificação e efetivação dos programas, ações e práticas da Política de Saúde do SUS;
  • Desenvolver processos investigativos que gerem conhecimentos e novas ações e protocolos que contribuam para o aprimoramento das práticas em saúde integradas ao SUS.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pré-Requisitos

Ser portador de diploma de curso superior nas seguintes áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Educação Física.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

O processo de seleção será composto por:

  • Prova teórica geral, incluindo questões sobre as Políticas Públicas em Saúde e modelos assistenciais em saúde.
  • Entrevista coletiva e psicotécnico, onde serão avaliados os seguintes critérios: trabalho em equipe, liderança, capacidade de planejamento, comportamento ético/postura, tomada de decisão e pró-atividade.
  • Análise de currículo e memorial descritivo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Preenchimento do formulário de matrícula;
  • Comprovante de conclusão da graduação em curso reconhecido pelo INEP/MEC;
  • Fotocópia da carteira do respectivo Conselho Regional ou Protocolo de Solicitação do Registro (deverá ser entregue na Secretaria do Programa até 10 dias antes do início do mesmo);
  • Número de PIS/PASEP;
  • Uma foto 3×4 (recente);
  • Fotocópia de quitação com Serviço Militar (candidatos masculinos);
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.

Período de Matrícula

Início: 12/12/2017
Término: 13/12/2017

Disciplinas

Processo de Saúde e Adoecimento; Modelos Assistenciais; Políticas de Saúde (Concepção e organização do Sistema Único de Saúde)

Conhecer e comparar os modelos assistenciais vigentes e suas implicações em ações de intervenção no processo saúde-adoecimento e na construção ao longo do desenvolvimento histórico e social das políticas de saúde brasileira, considerando a integralidade das ações, a regionalização, a hierarquização dos serviços bem como a intersetorialidade. Também os recursos humanos, físicos e tecnológicos decorrentes da utilização dos modelos assistenciais no Sistema de Saúde Brasileiro. Contextualização de aspectos das políticas de saúde a partir das perspectivas que fundamentam os conceitos do processo saúde/adoecimento e dos modelos assistenciais.

Ética, Bioética, Humanização em Saúde, Interdisciplinaridade, Integralidade e Participação Social

Disciplina que propõe o estudo das questões de ética que emergem do campo teórico e prático das ciências biomédicas que permeiam o cotidiano das práticas das equipes multiprofissionais de saúde.

Ações Programáticas. Diretrizes e Protocolos Assistenciais. Sistematização do Cuidado. Projetos do Cuidado

Disciplina que apresenta e discute conceitos, diretrizes e protocolos clínicos e operacionais estabelecidos pela Política Nacional no atendimento as demandas de assistência à saúde.

Gestão em Serviços (Planejamento em Saúde; Tecnologias em Saúde; Dimensões da qualidade na gestão de serviços e ações de saúde; gestão de RH e insumos nos serviços de saúde)

Disciplina teórica que enfoca os aspectos fundamentais relacionados a gestão em saúde e sua relação com a gestão hospitalar, abordando as dimensões do planejamento em saúde e suas inter-relações no contexto do SUS.

Informações em Saúde, Vigilância em Saúde, Avaliação, Monitoramento e Indicadores (Epidemiologia/Bioestatística)

Disciplina teórica que visa discutir a definição e aplicação da epidemiologia e suas relações com a saúde. Discutir os aspectos da evolução histórica da epidemiologia e o seu papel na saúde e as normas e procedimentos técnicos e diretrizes operacionais da vigilância epidemiológica.

Metodologia de Pesquisa

Estudo da pesquisa e sua aplicação para a prática profissional da área da saúde, enfatizando a ética, a crítica e o consumo da pesquisa. Introdução do aluno nas diferentes abordagens metodológicas da pesquisa em saúde num ambiente interdisciplinar. Elaboração, redação e apresentação de relatórios de pesquisa (artigos científicos e monografias). Orientação de monografia.

Seminários nos Serviços - Saúde da Criança e do Adolescente

Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, fundamentadas no Sistema Único de Saúde (SUS), nas políticas públicas de saúde e no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

Reuniões Científicas - Saúde da Criança e do Adolescente

Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

Estudos Clínicos (rounds) e outras atividades de discussões clínicas - Saúde da Criança e do Adolescente

Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões multidisciplinares de casos de pacientes internados, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

Formação em Serviço - Saúde da Criança e do Adolescente I

Disciplina teórica- prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).

Formação em Serviço - Saúde da Criança e do Adolescente II

Disciplina teórica- prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).

Formação em Serviço - Saúde da Criança e do Adolescente III

Disciplina teórica- prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).

Formação em Serviço - Saúde da Criança e do Adolescente IV

Disciplina teórica- prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alessandra Campani Pizzato
  • Dra. Andrea Gonçalves Bandeira
  • Dra. Beatriz Ojeda
  • Me. Caroline Santa Maria Rodrigues
  • Ma. Flávia Franz
  • Ma. Heloisa Maria Reckziegel Bello
  • Ma. Maria Cristina Lore Schilling

Coordenador

  • Profa. Ma. Flávia Franz
  • flavia.franz@pucrs.br
  • Mestrado em Medicina Pediatria e Saude da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2011). Professor Cat Auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Brasil.

Investimento

Pagamento do DOC, que será impresso ao término do preenchimento da ficha de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).



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