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CURSO DE Especialização Uol Edtech

Terapia Cognitivo-Comportamental

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Março de 2020

Inscrições até 03/03/2020

Período
13/03/2020 a 19/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Sobre o Curso

As terapias cognitivo-comportamentais são as modalidades de terapia mais estudadas e pesquisadas mundialmente. São reconhecidas por importantes órgãos internacionais, como o National Institute for Health and Care Excellence e a American Psychological Association como o tratamento de escolha para diversas demandas, tais como depressão, ansiedade, dependência química e outros.

Este curso tem como objetivo apresentar os fundamentos das terapias cognitivo-comportamentais e de suas principais vertentes, bem como instrumentalizar os alunos a compreender e realizar intervenções psicoterápicas à luz dos modelos cognitivos e comportamentais no tratamento de diferentes transtornos mentais e situações de sofrimento psicológico.

Parceria com UOL Edtech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações.

Metodologia

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

Psicólogos e Médicos.

Objetivos

  • Apresentar os conceitos básicos dos principais modelos de terapia cognitivo-comportamental;
  • Descrever os fundamentos e as teorias das terapias cognitivo-comportamentais e de suas principais vertentes;
  • Ensinar aspectos da técnica dentro da terapia cognitivo-comportamental e instrumentalizar os alunos a aplicar esse tipo de técnica para diversas demandas e em diversos contextos.

Perfil do Egresso

Fazer uma conceitualização cognitivo-comportamental de casos clínicos, bem como construir planos terapêuticos de acordo com a modalidade.

Estruturar sessões e conduzir processos de tratamento de referencial cognitivo-comportamental
Aplicar as principais técnicas cognitivo-comportamentais.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Pré-Requisitos

Graduação em Psicologia ou Medicina.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 25/11/2019
Término: 03/03/2020

Disciplinas

Princípios das Terapias Cognitivo-Comportamentais

O estudo da história das Terapias Cognitivo-Comportamentais. A caracterização dos modelos comportamentais e cognitivos. Introdução aos princípios norteadores das Terapias Cognitivo-Comportamentais e a organização das sessões e do tratamento.

Cognição e Comportamento

O uso de técnicas comportamentais no contexto das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Aproximações e afastamento dos modelos comportamentais e cognitivos. As diferentes fases de desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais.

Transtornos do Humor

Avaliação e tratamento cognitivo-comportamental dos principais transtornos do humor, tais como transtorno depressivo maior e transtorno bipolar.

Ansiedade Social e Generalizada

Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Fobias e Pânico

Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia.

Avaliação e manejo de risco de suicídio

Estudo do comportamento suicida, com ênfase em sua avaliação e manejo clínico psicoterápico e medicamentoso. Entendimento cognitivo-comportamental do comportamento suicida.

Relação Terapêutica nas TCCs

Estudo dos princípios norteados da relação terapêutica nas TCCs. Definição dos limites da relação terapêutica. Uso da relação terapêutica como mecanismo de mudança.

As TCCs em questões de sexualidade e gênero

Compreensão do modelo cognitivo-comportamental dos transtornos sexuais. Aprofundamento no plano de tratamento e nas técnicas cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das disfunções sexuais. Conceitos básicos e dados de pesquisa a respeito da diversidade sexual e de gênero. Ferramentas de avaliação e manejo de casos que tenham atravessamentos de diversidade sexual e de gênero, propiciando uma prática clínica ética, eficaz, embasada e respeitosa nesses casos.

Dependência e transtornos do exagero

Estudo do modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados ao uso de substâncias. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no processo de mudança de estágios motivacionais, no enfrentamento da abstinência e da prevenção à recaída nos transtornos relacionados ao uso de substâncias

Transtornos alimentares e emagrecimento

Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos alimentares e do emagrecimento. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas para atingir o emagrecimento e tratar transtornos alimentares como a Bulimia Nervosa e a Anorexia Nervosa.

TOC e Transtornos relacionados

Estudo do modelo cognitivo-Comportamental do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados. Caracterização do plano de tratamento e técnicas mais utilizadas no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados.

Transtornos relacionados a traumas

Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados a traumas, tais como o Transtorno de Estresse Agudo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento dos transtornos relacionados a traumas.

Terapia Cognitiva Processual

Estudo da Terapia Cognitiva Processual. Caracterização dos princípios teóricos, conceitualização de caso e principais intervenções e indicações.

Terapias cognitivo-comportamentais na infância

Estudo da prática clínica das terapias cognitivo-comportamentais na infância. Serão abordadas questões como a estrutura de um consultório para o atendimento de crianças, a condução de avaliação na infância, adaptação de técnicas e estratégias de tratamento e os principais protocolos de tratamento.

Terapia Cognitiva Comportamental para casais e famílias

Estudo do modelo cognitivo para casais e famílias. Elaboração de conceitualização cognitiva para casais e famílias. Utilização de técnicas cognitivas e comportamentais no tratamento de casais e famílias.

Tratamento dos transtornos de personalidade

Estudo de modelos cognitivo-comportamentais para o entendimento e tratamento dos transtornos da personalidade, com ênfase no modelo da Terapia do Esquema. Caracterização da avaliação, elaboração de plano de tratamento e principais intervenções usadas com esta população.

Terapia de Aceitação e Compromisso

Estudo da Terapia de Aceitação e Compromisso. Caracterização dos princípios teóricos, conceitualização de caso e principais intervenções e indicações.

Terapia Comportamental Dialética

Estudo do modelo da Terapia Comportamental Dialética. Principais conceitos do modelo, conceitualização de caso, plano de tratamento e intervenções utilizadas.

Psicologia Positiva na Terapia Cognitivo Comportamental

Avaliação das interfaces entre a psicologia positiva e as terapias cognitivo-comportamentais. Estudo dos princípios teóricos da psicologia positiva, bem como algumas de suas principais ferramentas e como elas podem ser integradas em modelos de terapias cognitivo-comportamentais.

Projeto em TCCs

Metodologia Científica no contexto das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Desenvolvimento de pesquisas em Terapias Cognitivo-Comportamentais. Apresentação e elaboração de documentos de pesquisa, tais como artigos e monografias.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Adriane Xavier Arteche
  • Dr. Angelo Brandelli Costa
  • Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
  • Dr. Eduardo Marodin Lomando
  • Me. Eduardo Reuwsaat Guimarães
  • Ma. Elisa Arrienti Ferreira
  • Esp. Julio Rodrigues Pachalski
  • Me. Leandro da Fonte Feix
  • Me. Lucas Elias Rosito
  • Dra. Luisa Fernanda Habigzang
  • Dr. Márcio Englert Barbosa
  • Dra. Margareth da Silva Oliveira
  • Dr. Ricardo Wainer
  • Me. Tárcio Soares

Coordenação

  • Prof. Dr. Márcio Englert Barbosa
  • E-mail: marcio.barbosa@pucrs.br
  • Professor do curso de Psicologia da PUCRS. Doutor em Psicologia e Mestre em Cognição Humana pela PUCRS, mesma instituição pela qual se graduou Psicólogo. Também atua como Psicólogo Clínico, sendo Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Cognitiva, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia do Esporte.
  • Prof. Me. Tárcio Soares
  • E-mail: tarcio.soares@pucrs.br
  • Psicólogo. Mestre em Psicologia Social pela PUCRS e Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pelo INFAPA. Professor do curso de Psicologia da PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em terapias cognitivo-comportamentais. Tem interesse em Psicopatologia, Estatística, Epidemiologia, Psicologia Social, Psicologia Evolucionista, Psicologia positiva, Psicologia Cognitiva, Psicologia do Esporte e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais em geral.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 879,75
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 931,50
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 983,25
A partir de 18/02/2020R$ 1.035,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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