Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Treinamento Físico, Esportes e Promoção da Saúde

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
06 de Abril de 2018

Inscrições até 26/03/2018

Período
06/04/2018 a 15/12/2018
363 horas-aula
Dias e Horários
Aulas quinzenais e semanais
sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Cronograma a ser definido posteriormente.

Introdução ao Curso

Capacitar professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, médicos e demais profissionais da área da saúde para atuarem como treinadores em academias, clubes, equipes esportivas, escolas, hospitais, hotéis, centros físicos, clínicas e SPAs.

Parceria com UOL Editech

Essa pós-graduação é um oferecimento da parceria PUCRS e UOL Edtech. A PUCRS é responsável acadêmica das modalidades presencial e online e o grupo UOL Edtech é parceiro tecnológico, de comunicação e gestão da modalidade online.

Modalidades

É uma uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial ou a distância. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Aprofundar os conhecimentos nas áreas do treinamento físico (Fisiologia do Exercício, Biomecânica, Cineantropometria, Alto Rendimento, Saúde) e Aplicadas do Treinamento Físico (Nutrição, Treinamento de Força, Resistência e Treinamento Funcional);
  • Capacitar professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e demais profissionais da área da saúde para atuarem como treinadores em academias, clubes, equipes esportivas, hospitais, hotéis, centros físicos, clínicas, SPAs e etc.;

Público-Alvo

Profissionais com diploma de nível superior em Educação Física, Fisioterapia e Nutrição.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

Haverá uma seleção baseada em análise de currículo e será divulgada a relação de selecionados.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 26/02/2018
Término: 16/03/2018

Disciplinas

Fisiologia do Exercício

A bioquímica e a fisiologia como instrumento de método e conhecimento para o entendimento adequado dos processos fisiológicos que agem no corpo humano durante a atividade física e o conhecimento e identificação das respostas fisiológicas produzidas nos diferentes sistemas orgânicos durante o exercício.

Cineantropometria e Marcadores Fisiológicos

A disciplina instrumentaliza o aluno com conhecimentos teórico-práticos sobre os métodos de avaliação cineantropométrico e postural e estuda as respostas fisiológicas que ocorrem no organismo humano, em repouso e decorrentes do exercício físico agudo ou crônico no desempenho esportivo, abordando os seguintes aspectos: fisiologia celular, bioenergética aplicada ao exercício físico, fisiologia do sistema nervoso e fisiologia endócrina.

Teoria do Treinamento

Estudos das principais teorias de treinamento esportivo no que se refere aos objetivos, características e sua aplicabilidade nas diferentes modalidades esportivas. Planejamento de Macro e de Micro Ciclo do Treinamento de acordo com as especificidades da modalidade, tempo disponível e tipos de competições.

Hipertrofia e Treinamento de Força

Aprofundamento no estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e cinesiológicos da elaboração de programas de treinamento de força voltados ao desempenho e à saúde. Interpretação das evidências científicas atuais acerca das adaptações funcionais e estruturais ao treinamento de força.

Treinamento Funcional e de Alta Intensidade

Estudo das relações da estabilidade articular, do equilíbrio muscular e propriocepção relacionados aos princípios biomecânicos e neurofisiológicos com o fim de auxiliar os movimentos corporais impostos pelo treinamento e pelas atividades de vida diária.

Treinamento Físico e Envelhecimento

A disciplina visa proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos teóricos sobre envelhecimento e biologia do envelhecimento, através de aulas expositivo-participativas e apresentação de seminários.

Treinamento de Velocidade

Apresentação das manifestações e métodos de treinamento mais utilizados e efetivos quanto ao desenvolvimento da velocidade, voltando para a saúde e ao treinamento desportivo.

Treinamento Físico no Meio Aquático

Aprofundamento no estudo dos aspectos antropométricos, biomecânicos e fisiológicos da elaboração de programas de treinamento físico no meio aquático voltados ao desempenho e à saúde. Interpretação das evidências científicas atuais acerca das compreensões das forças que atuam no meio aquático e as adaptações estruturais e funcionais ao treinamento no meio aquático.

Desenvolvimento Esportivo de Crianças e Adolescentes

Estudo dos aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento humano com vistas à prática de exercícios físicos. Estudo dos métodos de prescrição de desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes.

Preparação Física no Esporte de Alto Rendimento

Estudo das ciências aplicadas ao desempenho esportivo e das teorias e fundamentos do treinamento aplicados ao esporte de alto rendimento. Estudo dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento dos fatores técnicos, físicos e táticos, visando o desempenho esportivo. Análise dos aspectos relacionados com as ciências do movimento humano visando o esporte de alto nível.

Montando uma Equipe Vencedora

Estudar as estratégias desenvolvidas pelas organizações ligadas ao esporte (entidades esportivas, clubes, equipes, empresas, assessorias). Conhecer, compreender e estudar a gestão na modernização e na profissionalização do esporte. Proporcionar aos alunos condições de entenderem o gerenciamento de clubes esportivos sociais, bem como de estruturas congêneres. Suas relações com o mercado em geral e as interfaces neste processo. Identificar as diferentes possibilidades de captação de recursos financeiros visando a sustentabilidade e potencialização das instituições de práticas esportivas.

Treinamento Físico nas Artes Marciais, Lutas e Esportes de Combate

Estudos teórico-práticos relativos ao treinamento físico, que permitam abordar e desenvolver procedimentos metodológicos para o treinamento dos esportes de combate. A origem comum das artes marciais. As lutas orientais. As lutas ocidentais. A capoeira. O multiculturalismo e os esportes de combate. A esportivização e espetacularização das lutas.

Treine as Emoções: Psicologia e Coaching nos Esportes

Estudos dos fundamentos teóricos da psicologia no esporte. Estudos dos conceitos básicos e fenômenos da psicologia nas atividades físicas. A relação mente/corpo e fatores de bem-estar e saúde mental. Formação da personalidade. Normal e patológico. Estudo da relação entre as dimensões psicológicas (motivação, ansiedade, tendências, hábitos, vontade, estresse, dependências, agressividade, reações afetivas e auto-imagem) e a prática de atividades específicas.

Oportunidades de Patrocínio e Marketing na Profissão

Análise e estudos do marketing atual e sua relação nas áreas da educação física, dos esportes, lazer, desempenho e saúde. Conceituação e utilização de diversas ferramentas do marketing na concepção, promoção, no preço, na logística e na avaliação de produtos e serviços relacionados à atividade física, esporte e lazer. Estudos de casos, elaboração de estratégias de marketing, pesquisa de mercado, elaboração e comercialização de projetos, avaliações de retorno de imagens e outros.

Gestão e Finanças para Profissionais da Educação Física

O estudo da gestão em educação física com ênfase em treinamento tem por finalidade capacitar o aluno para utilização das diversas metodologias e abordagens utilizadas na Educação Física. Prover de elementos teórico-práticos que fomentem a discussão e reconstrução dos conteúdos abordados pela Educação Física. Aborda o empreendedorismo e plano de negócios. Qualificar profissionais graduados de Educação Física e áreas afins, voltados para atuação na área da atividade física, dotando-lhes também de competências e habilidades na gestão desportiva e de organizações.

Qualidade de Vida

O papel da Educação Física na promoção da saúde das populações. O sedentarismo como fator de risco para a saúde. O exercício físico no tratamento e reabilitação de doenças. Introdução a conceitos em epidemiologia. Tipos de estudos epidemiológicos. Formas de identificação do nível de atividade física na população. A influência dos exercícios físicos na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças.

Nutrição esportiva

Estudo da nutrição associada ao treinamento físico para o rendimento esportivo e saúde. Busca da compreensão sobre o papel dos alimentos, nutrientes e suplementos alimentares como potenciais recursos ergogênicos nas distintas modalidades esportivas.

Biomecânica

A disciplina apresenta noções básicas e gerais de biomecânica, introdução à cinemática e cinética; biomecânica dos sistemas muscular, ósseo e articular; métodos de instrumentação e avaliação biomecânica, com ênfase em dinamometria, cinemetria, variáveis antropométricas e eletromiografia.

Emagrecimento

A etiologia da Síndrome Metabólica, o tratamento da obesidade e do sobrepeso pelo exercício físico, manifestações clínicas, controle da composição da dieta e da ingestão de alimentos, o gasto energético em repouso, o efeito térmico do alimento, o gasto energético total, o gasto energético na atividade física, os determinantes endócrinos da obesidade.

Prevenção e Reabilitação

Benefícios e riscos do exercício físico. O exercício como fator de prevenção e coadjuvante terapêutico em doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes mellitus, asma, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças reumáticas, nefropatias, alterações neurológicas e desvios posturais. Avaliação e prescrição de exercícios para pessoas com necessidades especiais. Bases da reabilitação cardiovascular.

Projeto em Treinamento Físico, Esportes ou Promoção da Saúde

Estudo do conjunto de métodos, regras e postulados, destinados a instrumentalizar os alunos na montagem e elaboração de um TCC objetivo e prático, em formato visual, no qual o aluno desenvolve um projeto de inovação em treinamento físico, empreendimento esportivo ou programa para promoção da saúde.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Adriana Macagnam
  • Me. Adriano Detoni Filho
  • Dra. Ana Maria Pandolfo Feoli
  • Ma. Carla Piovesan
  • Me. Fabio Rodrigo Suñe
  • Dra. Fernanda Torres Faggiani
  • Dr. Luciano Castro
  • Dr. Marcos Franken
  • Dr. Rafael Reimann Baptista
  • Dr. Ricardo Reuter Pereira
  • Me. Rodrigo Flores Sartori

Coordenação

  • Me. Adriano Detoni Filho
  • E-mail:adriano.detoni@pucrs.br
  • Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Esporte (PUCRS) e Mestrado em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Atualmente é Doutorando em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a principal linha de pesquisa compreende respostas fisiológicas em crianças e adolescentes. Cineantropometrista nível 2 da ISAK – International Society for the Advancement of Kinanthropometry. Tem experiência em ciências da saúde e em escolas; com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Atividade física; Cineantropometria; Atenção Primária à Saúde; Futebol; Educação Física Escolar.
  • Dr. Marcos Franken
  • E-mail:marcos.franken@pucrs.br
  • Possiu graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), especialização em Fisiologia do Exercício (2010), mestrado em Ciências do Movimento Humano (2011) e doutorado em Ciências do Movimento Humano (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atua como Docente no Curso de Graduação em Educação Física e no Curso de Especialização em Biomecânica. É Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santiago, onde atua como Docente do Curso de Graduação em Educação Física. Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Aprendizagem Motora atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos biomecânicos, fisiológicos e pedagógicos nos esportes aquáticos e terrestres. Foi treinador de atletas de natação a nível nacional e Professor e Coordenador de academias, clubes e escolas de atividades aquáticas e natação.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
R$ 780,00
Matrícula + 18 de R$ 780,00
PUCRS Alumni
R$ 686,40
Matrícula + 18 de R$ 686,40
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.
R$ 702,00
Matrícula + 18 de R$ 702,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
R$ 624,00
Matrícula + 18 de R$ 624,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos
R$ 546,00
Matrícula + 18 de R$ 546,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em