Matrícula - PUCRS

Tudo o que você precisa saber sobre os cursos oferecidos

Matrícula | Registro | Registration

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Registro

Para el ingreso del candidato con título de grado de instituiciones de educación superior en el extranjero, seran necesarios los seguientes pasos, respectivamiente, antes de matricularse, a fin de que la documentación tenga su aprobación en esta institución educativa:

  • Enviar a la dirección electrónica [email protected], copia del diploma del curso de grado expedido por la institución de educación superior;
  • Enviar a la institución donde concluyó el curso de grado, solicitud de declaración de autenticidad de la información contenida en la documentación académica presentada, con el nivel del título otorgado y que contenga los siguientes datos:

Nombre completo:
Fecha de nacimiento:
Grado:
Fecha de finalización:

La institución debe enviar la declaración directamente a la Pontificia Universidade Católica de Rio Grande do Sul – PUCRS a la siguiente dirección electrónica: [email protected];

  • Copia de uno de los siguientes documentos:

Documento de identificación

RNE/RNM (para extranjeros residentes en Brasil – con validad)

Pasaporte (solo para extranjeros sin  RNE/RNM – se debe incluir filiación y lugar de nacimiento – con validad).

La documentación académica deberá presentarse en un plazo máximo de 90 días y en el idioma oficial de Brasil (portugués), inglés o español (si necesario, encargar la traducción por un profesional calificado).

Tenga en cuenta que el tiempo de respuesta (verificación y aprobación de la documentación para la inscripción) dependerá exclusivamente de la devolución de la institución extranjera en la acreditación de las informaciones solicitadas.

También informamos que cualquier costo de la institución extranjera en relación con la emisión de la declaración de autenticidad o otros requisitos establecidos, seran responsabilidad de la persona interesada en incorporarse a PUCRS.

 

Registration

For admission of candidates who hold an undergraduate degree issued in higher education institutions abroad, the following procedures are necessary, respectively, before enrollment, so that the documents are approved in this education institution:

Send a copy of the undergraduate degree issued by the education institution to [email protected];

Send, to the institution where the undergraduate course was completed, a request for a declaration of authenticity of the information included in the academic documentation that is submitted, with the level of qualification and with the following information:

Full Name:
Date of Birth:
Course:
Completion Date:

The institution must send this declaration directly to Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul – PUCRS to the following e-mail address: [email protected];

      • A copy of the following documents:
      • Civil Identity Card (RG) (for Brazilians)
      • RNE/RNM (for foreigners living in Brazil – with validity)
      • Passport (only for foreigners without RG or RNE/RNM – must include parents’ names and place of birth – with validity).

The deadline for submission of the academic documentation is 90 days and it must be sent in the Brazil’s official language (Portuguese) or English or Spanish (if necessary, make arrangements for the translation with a qualified professional).

We stress that the response time (verification and approval of the documentation for the effective enrollment) will depend exclusively on the foreign institution’s response in verifying the requested information.

We also inform that any fee informed by the foreign institution regarding the issue of the declaration of authenticity or other established requirements will be under the responsibility of the person interested in joining PUCRS.