Pós-graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas - PUCRS

Especialização

Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

360 h/aula

O curso de Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas da PUCRS vai qualificar profissionais para a atuação no mercado de gestão de pessoas e para o desenvolvimento de projetos científicos relevantes para o contexto das organizações e das relações de trabalho.

Área do Curso
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
20/05/2021 a 10/12/2021
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

20 de Maio de 2021

Inscrições até 20/05/2021

Período

20/05/2021 a 10/12/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 19h

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.


Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

O curso de especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas visa contribuir para a ampliação de conhecimentos na área, qualificando profissionais para atuação profissional voltada para o mercado de gestão de pessoas e para o desenvolvimento de projetos científicos relevantes para o contexto das organizações e das relações de trabalho, por meio da integração entre as Ciências da Saúde e da Vida e a diversas áreas do conhecimento aplicadas a tal contexto.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

  • Ampliar conhecimentos em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas;
  • Qualificar profissionais do mercado de trabalho por meio da integração entre a Psicologia e as demais áreas de conhecimento presentes no contexto organizacional;
  • Oportunizar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre área de gestão de pessoas e as tendências tendo como foco a saúde e práticas de gestão inovadoras;
  • Aprimorar os processos de gestão de pessoas, tendo como foco estratégia e resultados organizacionais;
  • Proporcionar o desenvolvimento da carreira e de competências no que se refere a prática interdisciplinar e empreendedora para transformar ideias e oportunidade em ação.

Público-Alvo

Profissionais, graduados em Psicologia ou em outras áreas, que atuem ou desejam atuar em ambientes organizacionais e que busquem obter conhecimentos acerca dos fenômenos psicológicos, saúde e bem-estar, ampliando assim conhecimentos em processos de gestão de pessoas focados em estratégias e resultados.

Perfil do Egresso

  • Atuar na criação de soluções inovadoras para as organizações;
  • Construir projetos em gestão de pessoas tendo como base uma visão interdisciplinar;
  • Aplicar conhecimentos de Psicologia para melhoria dos processos nas relações de trabalho;
  • Criar contextos de trabalho tendo como foco a saúde mental e bem-estar do colaborador;
  • Desenvolver práticas colaborativas e empreendedoras.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 20/05/2021

Disciplinas

People Analytics: análise de dados, indicadores, desempenho

Estudo dos avanços em analytics para predizer desfechos organizacionais e aprimorar a gestão de pessoas. Análise da área de people analytics que integra modelos baseados em dados para gestão de recursos e demandas do trabalho, assim como a predição de desempenho e performance. Discussão dos principais indicadores (features) modelos preditivos e cases de uso da gestão baseada em dados na formulação de estratégias de gestão de pessoas.

Saúde, bem-estar e engajamento no trabalho

Entendimento e análise crítica sobre saúde do trabalhador, em sua relação com o engajamento no trabalho. Relações de trabalho e aspectos psicossociais implicados no bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Gestão de Projetos e metodologias ágeis

Conceitos e técnicas associados ao gerenciamento de projetos utilizados na gestão empresarial. Teoria e prática dos métodos ágeis, voltados para o gerenciamento de projetos; ferramentas e técnicas que suportam o conceito ágil, debatendo as suas tendências.

Empreendedorismo e intraempreendedorismo no trabalho

Estudo do Empreendedorismo e Intraempreendedorismo orientado para Inovação sustentável. Compreender a natureza da inovação e das capacidades de empreendedorismo e o papel das partes interessadas críticas de Ecossistemas. Experiência ferramentas e práticas reais de Empreendedorismo e Inovação. Análise das Competências Empreendedoras com direcionamento estratégico.

Recrutamento, Seleção e Onboarding

Contextualização das práticas de recrutamento, seleção e onboarding. Técnicas para atração e seleção de pessoas. Integração e socialização do novo colaborador e o processo de onboarding (presencial e/ou remoto).

Cultura e Clima Organizacional 

Definição de cultura e clima organizacional. Elementos da cultura e impactos no comportamento organizacional. Cultura e engajamento. O processo de mudança cultural e os aspectos de comunicação organizacional. Clima e satisfação no trabalho. Abordagens de análise do clima organizacional.

Equipes remotas e home office

Contextualização de equipes remotas e o papel da liderança. Comunicação e engajamento em equipes virtuais. Gestão de colaboradores: integração e pertencimento. O trabalho home office: características, desafios e possibilidades.

Gestão de Conflitos, Gestão de Crise e Tomada de Decisão

Os conflitos de interesse. Estratégias para a gestão de conflitos. Separação das pessoas dos problemas. Investigação dos interesses. Geração de opções de ganhos mútuos. Utilização de critérios objetivos. Gestão de crises e solução de problemas. O processo decisório. Fatores que influenciam na tomada de decisão. Erros e vieses mais comuns.

Liderança e Psicologia de Grupos

Estudo da dinâmica dos grupos sociais, que necessitam de uma estrutura para funcionar e permanecer coeso, tais como a liderança, qualidade de relacionamentos, processos, normas e a cultura. Compreensão do processo grupal, a distinção entre papéis sociais e papéis psicológicos, e o grau de influência que a liderança exerce sobre o grupo e seus integrantes.

Educação corporativa, desenvolvimento e reskilling 

Estudo sobre a educação coorporativa, com foco nas questões de desenvolvimento pessoal e profissional, e reskilling. Apresentação de metodologias ativas, como Problem-Based Learning e Project-Based Learning.  Discussões sobre empreendedorismo social, e empreendedorismo pessoal relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Employer Branding: posicionamento e marca do empregador 

Reflexões sobre a gestão de marca e posicionamento a partir das relações das identidades-imagens-reputação de lideranças como estratégia organizacional prática e discursiva. Análise de práticas atuais e tendências relacionadas ao employer branding como vantagem competitiva sustentável e gerador de valor econômico e valor simbólico. Discutir sobre os aspectos emocionais e de identificação entre a marca da organização e marca pessoal.

Consultoria Interna de RH: Business Partner

Compreensão do papel do Consultor Interno e seus desafios frente as novas exigências e transformações da área de recursos humanos. Modelos de Consultoria Interna (Business Partner). Identificação de ferramentas para a implementação do modelo de consultoria interna.

Inclusão social e diversidade nas organizações

Estudo da teoria e de estratégias de inclusão social nas organizações a partir da noção de direitos humanos, interseccionalidade e de marcadores sociais (gênero, raça/etnia, território, classe e sexualidade). Apresentação de modelos e políticas para inclusão da diversidade no contexto organizacional.

Saúde mental e doenças no trabalho 

Bases teóricas da relação saúde mental e trabalho. Estudo dos riscos psicossociais do trabalho. Relações entre trabalho, saúde/doença e estratégias de mediação do sofrimento e adoecimento.

Legislação Trabalhista e Relações de Trabalho

Estudo das complexidades sociais no Brasil e adequação de leis trabalhistas. Análise da influência que a legislação trabalhista exerce sobre as relações de trabalho. Conceitos estruturantes e temas atuais atinentes a legislação trabalhista e às relações de trabalho. Reforma na previdência e os impactos nas empresas e trabalhadores e as modalidades de contratos de trabalho; as novas relações de trabalho, como a terceirização, fenômeno ainda em evolução; as modalidades do término do contrato de trabalho e formas tradicionais e modernas de remuneração.

Gestão da Mudança e Comunicação Organizacional

Mais do que nunca, vivemos num mundo de constantes mudanças, e ela pode por muitas vezes ser desafiadora. Principalmente neste mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que vivemos. Pessoas com genuíno desejo de mudar muitas vezes precisam dedicar uma grande energia para mudanças que pareciam simples. Assim é fundamental entender e desenvolver estratégias de desenvolvimento humano que sejam eficazes na transformação das organizações. E para que mudanças efetivas aconteçam é de suma importância desenvolver a comunicação dos indivíduos como estratégia organizacional.

Gestão de cargos e movimentação de pessoas

Conceitos, objetivos. Análise de cenário atual. Gestão de Cargos e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Cargos, salários e remuneração estratégica. Organização do trabalho. Movimentação estratégica de pessoas. Avaliação de cargos e competências.

Carreira e Propósito 

A preocupação dos indivíduos e das organizações com o tema das carreiras vem crescendo nos últimos anos. A globalização, os avanços tecnológicos, a reestruturação das organizações e as crises financeiras tiveram um impacto significativo no contexto em que as carreiras se desenvolvem, fazendo com que novos termos, modelos e teorias de carreira fossem sugeridos para compreender e explicar as mudanças ocorridas. Nesta disciplina, serão abordadas as diferentes concepções acerca do que se entende por carreira ao longo do tempo; modelos contemporâneos de carreira, suas potencialidades e limitações. Serão abordados ainda temas como o protagonismo de carreira (e o papel dos indivíduos e organizações na sua promoção) e o propósito na vida e no trabalho e suas implicações para a construção de uma carreira satisfatória e de sucesso.

Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional

Gestão do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional; estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; Inteligência Organizacional, voltada para a compreensão da complexidade, solução de problemas e tomada de decisão. Elementos teóricos, componentes, modelos conceituais e práticas de Inteligência Organizacional.

Projetos em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Estudo de aspectos sobre o processo histórico de constituição da Psicologia Organizacional e a Gestão de pessoas, como área de conhecimento e como campo de aplicação. Análise das relações entre os contextos sociais e as demandas, tanto no cenário internacional como no nacional. Desenvolvimento e perspectivas atuais.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dr. Cristiano Dal Forno
  • Dra. Denise Pagnussatt
  • Me. Gustavo Affonso Gomes
  • Ma. Jaqueline Mânica
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Ma. Martha Macedo Sittoni
  • Dra. Naira Maria Lobraico Libermann
  • Ma. Renata de Rezende Lovera Tomas
  • Dra. Roberta Fin Motta
  • Esp. Ricardo Ruzzarin
  • Dra. Tatiana Cardoso Baierle
  • Me. Tiago Vinicius Febel
  • Dra. Vanessa Manfredini
  • Dr. Wagner Machado

Coordenação

  • Profa. Ma. Renata de Rezende Lovera Tomasi
  • [email protected]
    Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Pós-Graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2011). Atuou como supervisora da área de gestão de pessoas. Atualmente é professora assistente na PUCRS dos cursos de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) e do Curso de Administração da Escola de Negócios. É membro integrante do Núcleo de Inovação Pedagógica da ECSV. Tem experiência na área de Recursos Humanos, Psicologia dos Grupos e Avaliação Psicológica, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia (Construção e Validação de Medidas Psicológicas). Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Trabalho e Organizacional, Grupos e Inovação Pedagógica.

 

  • Profa. Dra. Roberta Fin Motta
  • [email protected]
    Psicóloga, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano. Especialista em Psicologia Clínica: Ênfase em Saúde Comunitária pela UFRGS e Especialista em Saúde Coletiva pelo IBPEX. Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS e com período de estágio sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal. Professora do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e integrante da equipe do Idear (Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação) da PUCRS. Principais áreas de interesse e atuação: Psicologia Social, Psicologia Social Comunitária, Políticas Sociais, Saúde Coletiva, Assistência Social, formação e atuação profissional, Trabalho, Empreendedorismo e Inovação Social.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 523,95
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 461,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 471,56
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 366,77
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 445,36
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 419,16

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

saude