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Especialização
O curso aborda aspectos referentes à intervenções e prestações de serviços online em campos da Psicologia como psicoterapia a online, saúde coletiva, escola, avaliação psicológica, psicologia escolar, aconselhamento de carreira e grupos. Seu objetivo central é qualificar os alunos para modalidades de atendimento psicológico online e para o desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos.
10 de Junho de 2021
Inscrições até 10/06/2021
10/06/2021 a 07/01/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.
*Data de início do curso sujeita a alterações.
Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.
O curso abordará aspectos referentes a intervenções e prestações de serviços online em campos da psicologia e da psiquiatria como psicoterapia a online, saúde coletiva, psicologia escolar, aconselhamento de carreira e grupos. Seu objetivo central é qualificar os alunos para modalidades de atendimento psicológico e psiquiátrico online e para o desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. Serão abordados três eixos: 1) fundamentos e tópicos em intervenções online, 2) modalidades de atendimento e intervenções no contexto online e 3) Inovação, gestão e marketing. O curso se dirige para profissionais de Psicologia.
Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.
É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou Online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.
Profissionais de psicologia e de psiquiatria.
O profissional sairá conhecendo aspectos éticos e normativos do atendimento psicológico e psiquiátrico online. Irá compreender as possibilidades e potencialidades da atuação do psicólogo e do psiquiatra no contexto online, bem como suas restrições. Conhecerá diferentes estratégias de intervenção em campos de atuação da psicologia e da psiquiatria. Aumentará a capacidade de desenvolvimento e avaliação dessas intervenções.
Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
*Data de início do curso sujeita a alterações.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 24/10/2020
Término: 10/06/2021
Introdução a aspectos histórico do uso de tecnologias online na psicologia e na psiquiatria. Caraterização de quais são
os principais conceitos que sustentam o atendimento online. Levantamento de evidências científicas relacionadas ao
atendimento psicológico online. Discussão de quais são as potencialidades e limitações de intervenções online na
Psicologia e na Psiquiatria.
Introdução a aspectos históricos das normas regulamentadoras para práticas online no Brasil e no mundo.
Caracterização da regulamentação da prática online da psicologia e da psiquiatria no Brasil e no mundo. Orientação
sobre condutas e fiscalização de questões éticas no contexto online. Análise de situações e dilemas do campo online
envolvendo questões éticas.
Caracterização e análise de aspectos conceituais da cibercultura no campo da Psicologia e da Psiquiatria. Apresentação
de conceitos acerca: das redes sociais e as mudanças culturais; da cultura do cancelamento e suas repercussões; dos
principais resultados que associam quadros de saúde mental como o uso das TICs; das mudanças atuais que as TICs
trouxeram ao campo da Psicologia e da Psiquiatria. Discussão sobre as implicações da cibercultura e das tecnologias
no futuro da Psicologia e da Psiquiatria.
Orientação sobre a construção do setting de atendimento em contextos online. Estabelecimento de relações entre produção de vínculo e aliança terapêutica no contexto online. Reflexão sobre atitudes de profissionais da saúde em contextos de intervenção online. Análise e discussão sobre situações de acolhimento em contextos online. Reflexão sobre o desenvolvimento de estratégias para o engajamento das relações no campo online.
Introdução aos softwares e ferramentas digitais para atendimentos online. Orientação sobre recursos fundamentais para o atendimento psicológico. Aplicação de softwares e ferramentas digitais em atendimentos psicológicos. Reflexão sobre a proteção de dados em softwares e ferramentas digitais.
Fundamentação de conceitos sobre intervenção em crise e situações de violência. Caracterização de situações de
violência e de crise em contextos online. Análise das limitações no atendimento online em contextos de violência e de
crise. Orientação sobre manejo e encaminhamentos viáveis em situações em crise e de violência no contexto online,
considerando suas restrições éticas e legais.
Introdução à psicopatologia no contexto online. Aplicação de recursos online para manejo de psicopatologias. Reflexão sobre as restrições no atendimento online para determinados diagnósticos. Discussão sobre a noção de transdiagnóstico em contextos de intervenção online.
Introdução a modelos de intervenção online para indivíduos e possíveis contextos de intervenção. Introdução à psicoterapia online para indivíduos. Apresentação e aplicabilidade de técnicas no atendimento online individual. Discussão de casos de atendimentos individuais no contexto online.
Introdução a modelos de intervenção online para famílias e possíveis contextos de intervenção. Introdução à psicoterapia online para famílias. Apresentação e aplicabilidade de técnicas no atendimento online para famílias. Discussão de casos de atendimentos de famílias no contexto online.
Introdução a modelos de intervenção para casais online e possíveis contextos de intervenção; Introdução à psicoterapia online para casais; Apresentação e aplicabilidade de técnicas no atendimento online para casais; Discussão de casos de atendimentos de casais contexto online.
Interface entre aspectos conceituais da saúde coletiva com contextos online de intervenção. Interface entre os princípios e diretrizes do SUS com estratégias de atendimento e de serviços online. Apresentação e aplicabilidade de ferramentas online no contexto da saúde coletiva. Discussão de casos de atendimentos online na saúde coletiva.
Introdução ao aconselhamento de carreira e possíveis contextos de intervenção. Interface entre aconselhamento de carreira e tecnologias online. Reflexão sobre o mundo do trabalho no contexto online e do homeoffice. Apresentação e aplicabilidade de estratégias de intervenção online. Discussão de casos fictícios sobre aconselhamento de carreira no contexto online.
Introdução ao campo da psicologia escolar e educacional crítica e possíveis contextos de intervenção. Interface entre psicologia escolar e educacional e o uso de tecnologias online. Reflexão sobre o campo escolar e educacional no contexto online e do homeschooling na contemporaneidade. Apresentação e aplicabilidade de estratégias de intervenção online. Discussão de casos de psicologia escolar e educacional no contexto online.
Contextualização do campo da psicologia dos grupos e possíveis intervenções. Interface entre psicologia dos grupos e o uso de tecnologias online. Reflexão sobre o campo da psicologia dos grupos no contexto online. Apresentação e aplicabilidade prática, a partir de casos, de estratégias de intervenção online.
Introdução de pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação neuropsicológica nas modalidades presenciais e
nas diferentes modalidades online, com ferramentas de autopreenchimento, modelos híbridos e exame por
teleconferência. Discussão sobre sessões de devolução, laudo e orientações pró-intervenção. Introdução de
Intervenções psicológicas e neuropsicológicas online mediadas pela avaliação e pela reavaliação. Discussão de casos
de avaliação neuropsicológica no contexto online.
Compreender a dinâmica dos processos de atendimento psicológico e psiquiátrico, que necessitam de uma estrutura
para funcionar e garantir a qualidade ética, técnica e relacional. Dentre estes aspectos, a disciplina destaca a
compreensão do posicionamento no mercado de trabalho e a gestão dos processos administrativos e de gestão das
pessoas que envolvem a relação do terapeuta como um prestador de serviço de qualidade
.
Introdução de conceitos do campo de Marketing. Discussão sobre diferentes estratégias de marketing digital para o
psicólogo e para o psiquiatra. Interface entre estratégias de marketing com questões éticas do profissional psicólogo
e do profissional psiquiatra. Introdução da gestão de mídias digitais para psicólogos. Apresentação de ferramentas
de marketing e suas aplicabilidades para o campo da Psicologia e da Psiquiatria.
Introdução ao Design Thinking como estratégia para o desenvolvimento de novos produtos e serviços no contexto
online. Interface entre o desenvolvimento de tecnologias digitais e serviços online com o campo da Psicologia e da
Psiquiatria. Detalhamento de etapas e de processos para o desenvolvimento de produtos e serviços online.
Apresentação de estratégias para o desenvolvimento de produtos e serviços e para a avaliação de processos. Discussão
e análise de produtos e serviços lançados no mercado.
Introdução a noções de inovação e empreendedorismo. Análise dos processos de trabalho em torno das competências
empreendedoras, ou seja, a atitude empreendedora e tendências em inovação de produtos e serviços para o
atendimento psicológico online. Reflexão sobre pesquisas contemporâneas no campo da tecnologia e da inovação em
interface entre serviços de Psicologia e de Psiquiatria. Discussão de questões éticas e impacto social no
empreendedorismo.
Fundamentação de aspectos da pesquisa científica. Introdução sobre métodos de pesquisas teóricas e empíricas. Caracterização dos possíveis formatos de Trabalho de Conclusão de Curso (artigo científico, projeto voltado para o desenvolvimento de produtos e serviços, prototipação de um produto, apresentado por vídeo e relatório).
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 23 parcelas de R$ 523,95 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 23 parcelas de R$ 461,08 |
| Matrícula + 23 parcelas de R$ 471,56 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 23 parcelas de R$ 366,77 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 23 parcelas de R$ 445,36 |
| Matrícula + 23 parcelas de R$ 419,16 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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