Certificação em Assistência de Direção e Introdução à Continuidade - PUCRS

Assistência de Direção e Introdução à Continuidade

8ª Edição 18 h/aula

Proporcionar aos participantes os conhecimentos básicos sobre o papel do(a) Primeiro Assistente de Direção numa equipe de produção audiovisual de ficção, suas atividades e responsabilidades na pré-produção, na filmagem e na pré-produção. Conceitos e Técnicas de Continuidade.

Comunicação e Marketing
12/07/2021 a 23/07/2021

12 de Julho de 2021

Inscrições até 07/07/2021

12/07/2021 a 23/07/2021

Segunda, quarta e sexta-feira,

das 9h às 11h45min. (Aulas online)

Sobre as Aulas

Modalidade online (ACESSO REMOTO EMERGENCIAL): aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. O plano do curso e das aulas e demais atividades serão disponibilizadas via plataforma Moodle PUCRS,  à qual todos os alunos matriculados terão acesso e estarão vinculados na turma de seu curso. Na primeira aula, o professor encaminhará o convite de acesso para seu e-mail.

Objetivo

Proporcionar aos participantes os conhecimentos básicos sobre o papel do(a) Primeiro Assistente de Direção numa equipe de produção audiovisual de ficção, suas atividades e responsabilidades na pós-produção, na filmagem e na pós-produção. Conceitos e Técnicas de Continuidade.

Público-Alvo

Interessados em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos na prática da produção audiovisual.

Inscreva-se clicando no botão abaixo.

• Apresentação de uma equipe de filmagem e as definições para a função de “Assistente de Direção”. Diferentes perspectivas de autores, dos alunos e  de técnicos sobre o papel do Assistente. Etapas de execução de um filme: pré produção, filmagem e pós produção e o papel do assistente como “central de informações”. Apresentação de exemplos ilustrativos.
  • As responsabilidades durante a pré-produção: análise técnica, plano de filmagem,
    coordenação das informações entre os departamentos, presença e organização da
    decupagem, promoção e acompanhamento das atividades do diretor (ensaios,
    visitas de locação, reuniões), previsão de tudo o que pode dar errado, decupagens especiais para cenas com pós produção.  Exemplos ilustrativos de análises técnicas. Exercício proposto: iniciar uma análise técnica.
  • As responsabilidades durante a filmagem: as “12 horas”, as alterações no
    plano durante a filmagem, a relação com o/a 2o Assistente de Direção e com o/a
    Continuísta, a relação com todos os outros departamentos da equipe, a ponte
    entre a Direção e a Produção Executiva, a direção de cena dos figurantes, o
    ritmo do set de filmagem. Exercício proposto: organização de um cronograma a
    partir de uma análise técnica.
  • Análise de exemplos práticos de situações de filmagem. As responsabilidades do
    Assistente de Direção na pós-produção: material organizado, a entrega do
    “roteiro filmado”, relação de direitos autorais necessários, eventual produção de imagens para pós-produção (os cuidados com imagens a serem aplicadas sobre imagens filmadas). Exercício proposto: analisar um cronograma e as filmagens “fora de ordem”.
  • Continuidade: conceitos e técnicas básicas. O que faz um continuísta, o que ele precisa saber antes de decidir ser um; preparação e organização na pré-produção, relação com departamentos de maquiagem e figurino, organização de seus materiais. Na filmagem: materiais necessários, tipos de planilhas, organização das fotos e anotações, postura no set. A responsabilidade de ser a comunicação do set com a montagem, a preparação do “roteiro filmado” para a pós-produção.

• Janaína Daudt Fischer

PúblicoValor

Até 01/07/2021

PúblicoValor

De 02/07/2021 a 12/07/2021

O cancelamento dos cursos deverá ser realizado por email. Para maiores informações sobre a política de cancelamento dos cursos e dúvidas acesse a página Sobre os cursos.

Para maiores informações sobre o pagamento com cartão de crédito acesse a página Sobre os cursos.

comunicacao