Pós-graduação em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica - PUCRS

Especialização

Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

1ª Edição 360 h/aula

O curso Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica prepara farmacêuticos para atuar no cuidado direto ao paciente, através da aplicação de conhecimentos da farmácia clínica e atenção farmacêutica.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
22/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

22 de Abril de 2022

Inscrições até 22/04/2022

Período

22/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente

Sexta das 19h15min às 22h15min e sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

  • Preparar farmacêuticos para atuar no cuidado direto ao paciente, através da aplicação de conhecimentos da farmácia clínica e atenção farmacêutica.
  • Acolher e identificar as necessidades e os problemas relacionados ao uso de medicamentos.
  • Elaborar um plano de cuidado e realizar as intervenções estabelecidas.
  • Realizar comunicação e gestão da tecnologia de informação em saúde, e atuar com competência cultural.
  • Desenvolver comportamento ético, legal e responsabilidade profissional, além de gerenciar pessoas.

 

Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.

Público-Alvo

Farmacêuticos com interesse em se diferenciar no mercado na área de farmácia clínica e atenção farmacêutica.

O/a egresso/a sairá apto a:

Atuar no cuidado direto ao paciente, através da aplicação de conhecimentos da farmácia clínica e atenção farmacêutica, nos diferentes âmbitos de atuação.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Temática contemporânea entre conceitos e metodologias empregadas na prática da farmácia clínica e da atenção farmacêutica.
  • Preencher lacuna existente no mercado.
  • Abordagem das atribuições clínicas do farmacêutico, regulamentadas através das Resoluções CFF 585 e 586.
  • Discussão de casos clínicos como metodologia de ensino-aprendizagem.
  • Simulações realísticas.
  • Espaço aberto à troca entre professores e estudantes.
  • Disciplinas ministradas por uma dupla de professores, constituída por um convidado – caracterizado como um profissional nacional ou internacionalmente reconhecido no meio acadêmico e/ou no mercado – e um professor local.
  • Interações síncronas (modalidade presencial) e assíncronas (modalidade online).
  • Abrangência nacional.
  • Formação para atuar em hospitais e farmácias comunitárias.

MODALIDADE PRESENCIAL

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade)
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros)

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 29/03/2022

Disciplinas

Farmacologia clínica e terapêutica

Os princípios gerais da farmacologia clínica e terapêutica nas diversas patologias. A farmacocinética: dinâmica de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos e, consequentemente, no ajuste de doses e nos esquemas posológicos. A otimização terapêutica e a avaliação farmacoterapêutica. A utilização racional de medicamentos. A seleção de tratamentos de eleição e alternativos. A farmacoterapia baseada em evidências científicas. As doenças vivenciadas em ambiente hospitalar e ambulatorial. Os processos terapêuticos e fisiopatológicos.

Fundamentos do cuidado farmacêutico e farmácia clínica

Os aspectos gerais sobre o cuidado farmacêutico. A relação de cuidado centrada no paciente. A contextualização da assistência à saúde no Brasil e do processo saúde-doença. O papel do farmacêutico na promoção à saúde na perspectiva da interdisciplinaridade, do trabalho da equipe multiprofissional e da importância das relações interprofissionais. A introdução dos aspectos teóricos da prática farmacêutica clínica e conceitos envolvidos. O planejamento e a avaliação da farmacoterapia. A implantação de um sistema de farmácia clínica em todos os níveis de atenção, com base em uma visão gerencial e as implicações sociais do cuidado farmacêutico.

Comunicação em saúde

O processo adequado de comunicação com pacientes, cuidadores, família, equipe de saúde e sociedade, incluindo a utilização dos meios de comunicação de massa. A promoção de discussões de casos clínicos de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde. O desenvolvimento e a participação em programas educativos para grupos de pacientes e para treinamento e educação continuada de recursos humanos na área da saúde.

Saúde baseada em evidências

A contextualização histórica e conceitual da saúde baseada em evidências. A apresentação das abordagens e dos limites da tomada de decisão baseada em evidências na saúde. As ferramentas da epidemiologia clínica, da estatística, da metodologia científica e da informática para o conhecimento e a atuação em saúde. A definição e a aplicação da epidemiologia e da farmacoepidemiologia e suas relações com a saúde. A busca sistemática nas bases de dados da literatura científica. A seleção das melhores evidências disponíveis. A realização de ações de rastreamento em saúde, baseadas em evidências técnico-científicas e em consonância com as políticas de saúde vigentes. A análise crítica de artigos científicos.

Aspectos éticos, bioéticos e legais da Farmácia Clínica

Os aspectos bioéticos e legais que sustentam a prática farmacêutica clínica nos âmbitos de atuação do Farmacêutico. As questões éticas que emergem do campo teórico e prático e que permeiam o cotidiano do farmacêutico integrado às equipes multiprofissionais de saúde.

Anamnese e semiologia farmacêutica

A anamnese farmacêutica. A interação com o paciente. O contexto social do paciente e suas repercussões. A coleta das informações, a elaboração e o registro da anamnese. A verificação de sinais e sintomas. A avaliação clínica por sistemas. As terminologias de anamnese e semiologia farmacêutica.

Seguimento farmacoterapêutico

Os principais modelos de prática de intervenção farmacêutica. O acompanhamento da farmacoterapia e o rastreamento em saúde. O planejamento e a sistematização da prática de farmácia clínica. A organização e interpretação dos dados do paciente, a fim de proceder à avaliação farmacêutica. A emissão de parecer farmacêutico. A solicitação e a avaliação dos exames clínico-laboratoriais do paciente.

As bases da prescrição farmacêutica

A prescrição farmacêutica de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos. A identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde. A definição do objetivo terapêutico. A seleção da terapia ou as intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, dentro do plano de cuidado farmacêutico. A redação da prescrição. A orientação ao paciente. A avaliação dos resultados. A documentação do processo de prescrição.

Cuidado farmacêutico na saúde da criança e do adolescente

A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: criança e adolescente. A promoção do cuidado integral à saúde da criança até a adolescência. A epidemiologia. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. As principais doenças que acometem crianças e adolescentes. A abordagem por linhas de cuidado/sistema orgânico. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e auxílio na administração de medicamentos, bem como acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.

Cuidado farmacêutico na saúde do adulto: desenvolvimento

A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: adulto. A promoção do cuidado integral à saúde da mulher e do homem, bem como as condições específicas de cada fase do desenvolvimento do adulto, e as doenças e as neoplasias mais prevalentes. A epidemiologia. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, voltadas para prevenção, orientação e auxílio na administração de medicamentos, bem como no acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.

Cuidado farmacêutico na saúde do adulto: mente e cérebro

A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: adulto. A promoção do cuidado integral do adulto, especificamente mente e cérebro. A epidemiologia. O impacto das doenças neurológicas e dos transtornos mentais que ocorrem na população adulta. O desenvolvimento normal ou alterado dos pacientes em avaliação, através da história e anamnese. Os instrumentos para avaliação de funcionamento mental e neurológico. A fisiopatologia, sinais, sintomas e psicodinâmica das doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos mais prevalentes no adulto. Os métodos diagnósticos clínicos, laboratoriais e por imagens das doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos. O tratamento das doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.

Cuidado farmacêutico na saúde do adulto: patologia aplicada

A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: adulto. A promoção do cuidado integral à saúde do adulto, especificamente as doenças mais prevalentes. A epidemiologia. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. As principais doenças que acometem o adulto. A abordagem por linhas de cuidado/sistema orgânico: cardiovascular, endócrino, renal, respiratório, digestório, musculoesquelético, oncológico e manejo da dor. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e auxílio de pacientes na administração de medicamentos, bem como acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.

Cuidado farmacêutico na saúde do idoso

A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: idoso. A promoção do cuidado integral à saúde do idoso. A epidemiologia. As alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas do envelhecimento. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. As principais doenças que acometem o idoso. O tratamento farmacológico, a polifarmácia, os medicamentos potencialmente inapropriados, os efeitos adversos, as possíveis interações medicamentosas e a adesão ao tratamento farmacológico. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e auxílio de pacientes na administração de medicamentos, bem como acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.

Cuidado farmacêutico para o paciente crítico

O cuidado farmacêutico para o paciente crítico. A epidemiologia. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.

Farmacovigilância e segurança do paciente

Os conceitos, a classificação, a identificação e o manejo dos problemas relacionados aos medicamentos. O uso de tecnologias aplicadas na busca pelo uso racional de medicamentos e prevenção de iatrogenias medicamentosas na prática da farmácia clínica. A Farmacovigilância, a segurança do paciente, os erros de medicação e as interações medicamentosas. A promoção da cultura da segurança. O reconhecimento da segurança do paciente como uma dimensão essencial da qualidade da gestão e do cuidado.

Home care e farmacoterapia na transição do cuidado

Os conceitos, contextualização histórica e aspectos éticos e legais da Atenção Farmacêutica Domiciliar. Os objetivos e benefícios do Home Care. As perspectivas. O direito do paciente. O trabalho em equipe multidisciplinar. O farmacêutico no Home Care. As rotinas. O plano de saúde. O esclarecimento aos pacientes e familiares. A visita domiciliar. O plano de cuidados farmacêuticos. A promoção e a prevenção da saúde. A atenção domiciliar e as políticas públicas.

Farmácia digital e cuidado farmacêutico remoto

A Farmácia Digital. As definições sobre telessaúde, telefarmácia, telecuidado farmacêutico e as estratégia emergente. A prestação de serviços farmacêuticos clínicos de forma remota. A utilização de tecnologias de informação e as telecomunicações. O acesso ao serviço de acompanhamento farmacêutico. O alcance em localidades remotas e em condições de saúde que limitam a mobilidade. A implementação e a organização dos serviços farmacêuticos prestados.

Gestão de pessoas e liderança de equipe de saúde

Os conceitos, os modelos, as melhores práticas, o networking e as ferramentas de gestão de pessoas nos cenários em saúde. A coordenação, a supervisão, a auditoria, a acreditação e a certificação de ações e serviços no âmbito das atividades clínicas do farmacêutico.

Gestão estratégica do consultório farmacêutico

A consulta farmacêutica em consultório farmacêutico ou em outro ambiente adequado. A privacidade do atendimento. O consultório farmacêutico com plano de negócios, portfólio de serviços, programas de saúde entre outros.

Projeto em farmácia clínica e atenção farmacêutica

Desenvolvimento de um trabalho escrito, em uma das áreas da Farmacêutica Clínica e Atenção Farmacêutica, no formato de artigo de revisão ou original, ou ainda como projeto de pesquisa.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

Dra. Ana Lígia Bender
Ma. Denise Milão
Dra. Fernanda Bueno Morrone
Dr. José Roberto Goldim
Ma. Liamara Andrade
Dra. Maria Cristina Lore Schilling
Ma. Renata de Rezende Lovera Tomasi
Dra. Wagner de Lara Machado
Lovera Tomasi
Dra. Liliana Rockenbach
Esp. Thamiris Becker Scheffel
Dra. Vanessa Sgnaolin
Dra. Agnes Nogueira Gossenheimer
Me. Bruno Simas da Rocha
Ma. Cristiani Silveira Netto Trentin
Dra. Luciana Mello de Oliveira
Ma. Maitê Telles dos Santos
Esp. Raquel Rhoden Sindermann
Dr. Rodrigo Silveira Pinto

Coordenação

  • Denise Milão
    [email protected]
    Possui graduação em Farmácia pela UFRGS (1985) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2001). Especialização em Farmácia Homeopática. Coordenadora do curso de Farmácia 2009/2017. Coordenadora PET Saúde do Curso de Farmácia 2015/2016. Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Controle de qualidade de medicamentos, Tecnologia Farmacêutica e Farmacotécnica Homeopática, atuando principalmente nos seguintes temas: Homeopatia, farmacotécnica e controle de qualidade.
  • Vanessa Sgnaolin
    [email protected]
    Graduação em Farmácia (PUCRS). Especialização na Modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde, com ênfase em Análises Clínicas e Toxicológicas (PREMUS/PUCRS). Mestrado na área de Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (PUCRS). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (PUCRS) pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). Faz parte do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde Mental (GPESM). Possui 26 artigos publicados, 1 organização de obra, 11 capítulos de livros e resumos apresentados e publicados em anais de congressos nacionais e internacionais. Participa como co-orientadora de mestrado e doutorado. Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso em Especializações e em Residência Médica. Professora das Especializações de Farmacêutica Clínica e Atenção Farmacêutica, Diagnóstico Laboratorial, Hematologia Laboratorial e Oncologia Farmacêutica (PUCRS), da Especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica (FEEVALE), da Especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica (UCS) e da Especialização de Análises Clínicas e Moleculares (UNOCHAPECÓ). Editora Assistente da Revista Pan American Journal of Aging Research (PAJAR) e revisora de vários periódicos nas temáticas Envelhecimento, Gerontologia, Saúde Pública e Farmácia. Experiência nas áreas de Farmácia Clínica, Gerontologia, Hematologia, Diagnóstico Laboratorial, Metodologia de Pesquisa e Bioestatística.

 

 

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00*
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75*
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

saude