Encontre seu curso
Especialização
O curso Educação Online e Tecnologias de Aprendizagem orienta os profissionais a reconhecerem o processo criativo como uma habilidade de personalização e atenção às especificidades e os estilos de aprendizagem pela via de estratégias e tecnologias inovadoras.
22 de Abril de 2022
Inscrições até 22/04/2022
22/04/2022 a 21/01/2023
360 horas-aula
Quinzenalmente,
Sexta das 19h15min às 22h15min e sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
As tecnologias são um verdadeiro passaporte para a formação de redes de aprendizagem em uma ação pedagógica que reconheça a flexibilização, temporalidade e espacialidade em contextos contemporâneos. O curso orienta os profissionais a reconhecerem o processo criativo como uma habilidade de personalização e atenção às especificidades e os estilos de aprendizagem pela via de estratégias e tecnologias inovadoras.
Profissionais da área educacional e interessados na temática de Educação, Tecnologia e Aprendizagem.
O curso se diferencia pelas possibilidades da utilização de tecnologias de ponta, a acessibilidade em relação aos processos inclusivos e aplicar estratégias pedagógicas que personalizem e atendam as especificidades e os estilos de aprendizagem dos estudantes
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola de Humanidades
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 19/04/2022
Compreensão de metodologias ativas na educação digital. Caracterização da sala de aula digital. Análise de diferentes estratégias para a sala de aula digital.
Compreensão dos espaços multidimensionais. Reconhecimento de redes inteligentes ubíquas, no desenvolvimento de habilidades cognitivas. As redes sem fio e a comunicação ubíqua atualmente.
Compreensão do conceito de interdisciplinaridade. Reconhecimento da inovação como proposta interdisciplinar. Caracterização da cocriação enquanto proposta de inovação.
Caracterização da Educação híbrida. Compreensão do modelo híbrido como modelo pedagógico inovador. O ensino híbrido no Projeto Pedagógico Institucional.
A educação online como proposta metodológica de ensino centrada no aluno. A educação online como possibilidade de construção de redes. Reconhecimento de diferentes plataformas para o desenvolvimento do ensino online.
A disrupção e os modelos Educacionais. A inovação disruptiva e as novas formas de aprender. Inovação disruptiva e novos paradigmas.
Ética e moral: definições, teorias e sentidos e sua relação com a educação. O ser humano: que(m) é ele? Reflexão sobre os conceitos de ser humano, pós humano e não-humano e suas implicações para a educação. Reflexão acerca dos desafios e perspectivas éticos relacionados à educação e às tecnologias.
Compreensão do conceito de aprendizagem. Aprendizagem significativa como forma de adquirir novos conhecimentos. As novas tecnologias e o conceito de aprendizagem.
Repensando a educação na era digital. A escola do futuro e as relações com o trabalho. Análise da quarta revolução industrial na educação do futuro.
Análise das relações entre professores e alunos na educação do futuro. O papel do professor e do aluno no futuro. A constituição de redes no futuro da educação.
Caracterização das mudanças científicas, tecnológicas e culturais desde a sociedade da caça à sociedade hiperconectada. Estudo entre as convergências entre as tecnologias digitais e a educação. Análise da Declaração de Incheon e Marco de Ação 2030 a partir dos princípios e dos objetivos da agenda global para uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
Compreensão do ensino a partir das potencialidades em detrimento às fragilidades educativas. Estudo das implicações das tecnologias digitais aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem. Análise de políticas de inclusão e a inserção de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva no espaço educativo. Estabelecimento de relações entre as tecnologias assistivas e as estratégias didático-pedagógicas inclusivas.
Reflexão sobre a arqueologia dos jogos e das brincadeiras como expedientes essenciais à criação e recriação humana. Estudo do jogo como transposição simbólica implicadas às aprendizagens significativas. Reconhecimento das experiências híbridas como elementos de uma cultura lúdica contemporânea e os impactos ao letramento digital.
Discussão do papel da gestão em plataformas e ambientes educacionais. Reflexão sobre abordagens e trilhas curriculares, objetos de conhecimento, recursos e comunicação de experiências educativas personalizadas. Investigação sobre a gestão de práticas pedagógicas baseadas projetos inter/transdisciplinares que têm como princípios a educação pela pesquisa, os desafios sociais, a colaboração, a criticidade e a criatividade produzidas em redes de interação tecnológicas digitais. Discussão sobre as competências profissionais e a gestão da formação docente para/em contextos tecnológicos digitais.
Estabelecimento de relações entre o advento da cibercultura e as tecnologias digitais. Busca de compreensão das definições e dos princípios de Inteligência Artificial, Internet das coisas, Realidade Virtual e Aumentada. Investigação sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial, Internet das coisas e Realidade Virtual e Aumentada no contexto educativo.
Estudo de conceitos e da aplicabilidade educativa de jogos digitais, games e gamificação. Busca de compreensão dos princípios basilares e das etapas da gamificação. Análise de estratégias de gamificação em contextos educativos.
Impactos da revolução digital na gestão do trabalho. Estabelecimento de relações entre planejamento e tecnologias digitais e as potencialidades ao mundo trabalho. Busca de compreensão sobre a importância de ferramentas de marketing digital, CRM e Analitycs para a gestão educacional com vistas ao ingresso, acompanhamento e personalização pedagógica que impacte os indicadores de permanência, fracasso e desistência e qualidade educacional.
Estudo do conceito, história e aplicabilidade da robótica no contexto educacional. Estabelecimento de relações entre os princípios da robótica, a pesquisa como princípio educativo e conhecimento interdisciplinar.
Estudo da educação midiática como direito ao exercício de cidadania. Reflexão sobre os aspectos de uso seguro, responsável e crítico de plataformas e recursos tecnológicos. Análise do contexto social, político, econômico e cultural à chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os impactos ao exercício da cidadania.
Investigação sobre temática e abordagem metodológica e teórico-conceitual que fundamentem um projeto de educação. Uso de linguagem científica e de redação adequada a um projeto de pesquisa. Organização e elaboração de projeto de pesquisa em conformidade aos estudos desenvolvidos na educação online e tecnológica de aprendizagem.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
Dra. Bettina Steren dos Santos
Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff
Dra. Andreia Mendes dos Santos
Dra. Cristina Pio de Almeida
Dr. Eduardo Campos Pellanda
Dr. João Batista Siqueira Harres
Me. Leonardo Agostini
Dra. Leunice Martins de Oliveira
Dra. Lisandra Catalan do Amaral
Dra. Lucia Maria Martins Giraffa
Dr. Luis Carlos dos Passos Martins
Dra. Márcia Pillon Christofoli
Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
Dra. Sani Belfer Cardon
Dra. Síntia Lucia Faé Ebert
Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli
Dr. Cidoval Morais De Sousa
Ma. Caroline Maffi
Dr. Ederson Luiz Locatelli
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 530,00* |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 503,50* |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 490,25* |
| Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 477,00* |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 466,40* |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00* |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00* |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 265,00* |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.
Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.