Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PUCRS

Especialização

Ciência e Tecnologia de Alimentos

1 ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos é para profissionais que atuam na área de alimentos e desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os avanços tecnológicos, os processos envolvidos no desenvolvimento de produtos, as estratégias de inovação e sustentabilidade e os principais desafios dessa indústria..

Área do Curso
Gastronomia
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
15/04/2024 a 04/06/2025
Turno
Noite

Início

15 de Abril de 2024

Inscrições até 15/04/2024

Período

15/04/2024 a 04/06/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Segunda, Terça  Quarta-feira das 19h15min às 22h30min.

Sobre o curso

Com o crescente número de pessoas buscando alimentos mais saudáveis, surge a necessidade de profissionais capacitados/as para trabalhar no desenvolvimento de novos produtos. A especialização busca atender à essa lacuna discutindo temas como os diferentes segmentos da ciência, a inovação, a sustentabilidade, o empreendedorismo e a tecnologia de alimentos.

 

Para quem é esse curso

O curso é voltado a nutricionistas, engenheiros/as de alimentos, engenheiros/as químicos, gastrônomos/as, químicos/as em alimentos, tecnólogos/as em alimentos e demais pessoas que atuam ou têm​ interesse na área

O que você vai aprender

  • Ter o conhecimento necessário para atuar na indústria de alimentos;
  • Desenvolver novos produtos com maior saudabilidade;
  • Utilizar matérias-primas locais;
  • Participar do desenvolvimento regional com vista à sustentabilidade;
  • Realizar pesquisa e extensão técnica agroindustrial.

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • Corpo docente altamente qualificado com professores/as de renome internacional e que trabalham como consultores/as nas indústrias de alimentos, contando, inclusive, com uma professora que atua na área na Espanha;
  • Disciplinas presenciais com práticas em laboratório/cozinha, o que permitirá a você experienciar o desenvolvimento de produtos; – Disciplinas teóricas que serão ministradas no formato online, facilitando o seu aprendizado contínuo e proporcionando a integração entre teoria

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Disciplinas

Microbiologia e Higiene de Alimentos

Estudo dos conceitos importantes de higiene e microbiologia de alimentos; princípios, compostos e métodos de limpeza e sanitização em serviços de alimentação e indústrias de alimentos; os fatores intrínsecos e extrínsecos no controle da multiplicação dos microrganismos nos alimentos; a curva de crescimento microbiano; os principais patógenos alimentares; funções dos microrganismos indicadores e deteriorantes na produção de alimentos; legislação sobre critérios microbiológicos para alimentos no Brasil.

Química e Bioquímica de Alimentos

Identificação e caracterização dos constituintes químicos presentes nos alimentos (água, lipídeos, carboidratos, aminoácidos, proteínas, pigmentos naturais) suas funções e as principais alterações que ocorrem durante as etapas de processamento e armazenamento. 

Gestão na Segurança e Controle na Qualidade de Alimentos

Principais mecanismos de gestão da qualidade na produção de bebidas, alimentos e refeições (5S, Boas Práticas de Fabricação, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, Procedimentos Operacionais Padronizados (produção e higienização), ISO 14.000; 22.000:2006, ABNT NBR 15635). 

Métodos de Conservação de Alimentos e Aditivos Alimentares - Online

Fundamentos e importância da conservação dos alimentos. Técnicas/métodos e tratamentos para a conservação de alimentos. Aditivos alimentares.

Rotulagem e Embalagens de Alimentos

Estudo teórico sobre a rotulagem de alimentos, da importância da rotulagem nutricional e da alegação de propriedades – claims nutricionais. Legislações e regulamentações sobre rotulagem de produtos embalados.

Tecnologia de Produtos Lácteos

Identificação e caracterização de produtos lácteos, legislação e principais transformações que ocorrem durante a aplicação de tecnologias de processamento e conservação destes produtos.

Tecnologia de Produtos Cárneos

Identificação e caracterização de carnes e produtos cárneos, legislação e principais transformações que ocorrem durante a aplicação de tecnologias de processamento e conservação destes produtos. Legislação.

Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal - Online

Estudo dos processos e tecnologias na produção de semielaborados e produtos finais, por meio de tecnologias tradicionais e inovadoras, referentes aos vegetais, tubérculos e produtos de doces, compreendendo as funções das principais macromoléculas presentes e seu comportamento durante os processos tecnológicos e consequentes mudanças nas propriedades físicas, estruturais e sensoriais do alimento.

Gestão da Qualidade na Produção de Bebidas

Gestão da Qualidade em empresas de bebidas. Certificações e Acreditações para área de bebidas. Aspectos físico-químicos de qualidade em bebidas. Controle de Qualidade em empresas de bebidas. Ensaio de proficiência em laboratórios.

Tecnologia de Cereais e Panificação

Estudo teórico e prático dos principais processos químicos e tecnológicos inerentes aos ingredientes e aos métodos de elaboração de panificados. Função das micro e macromoléculas. Enzimas em panificação. Legislação.

Análise Sensorial de Alimentos

Compreender os conceitos, origem e importância da Análise Sensorial no setor de alimentos e bebidas. Formação de equipe e laboratório de análise sensorial. Principais métodos e estatística aplicada a análise sensorial.

Análise Físico-químico de Alimentos

Princípios da análises físico-químico de alimentos por métodos convencionais e noções básicas da análise de alimentos por métodos instrumentais, espectrométricos e cromatográficos. Pretende-se oferecer uma visão abrangente e crítica sobre vantagens e limitações destes métodos e nas suas aplicações em alimentos.

Gestão de Processos na Indústria Alimentícia - Online

Gestão de Operações e Processos. Compreensão do impacto dos fluxos de materiais, de informações e de pessoas nos fatores críticos e nas restrições de sistemas produtivos. Mapeamento de processos e identificação de perdas produtivas. Aperfeiçoamento contínuo e redesenho de processos. Gestão da Produção e Indústria 4.0.

Materiais e Componentes para Indústria de Alimentos - Online

Estudo das estruturas dos materiais metálicos, defeitos cristalinos, difusão atômica, propriedades mecânicas e ensaios mecânicos, diagramas de fases em equilíbrio termodinâmico, tratamentos térmicos e termoquímicos dos metais, ligas ferrosas e ligas não-ferrosas. Estudo das estruturas dos materiais poliméricos em relação as propriedades, aplicações e processamento. Caracterização, critérios de seleção e análise de falha dos materiais não metálicos.

Componentes Funcionais em Produção de Alimentos - Online

Principais componentes bioativos encontrados em alimentos e adição deles em formulações alimentícias, assim como os efeitos apresentados durante as etapas do processamento.

Toxicologia e Fatores Antinutricionais

Estudo dos aspectos mais relevantes da toxicologia dos alimentos em diferentes aspectos durante o processo de alimentos e bebidas e técnicas com possibilidade de aplicação na produção de alimentos.

Metodologia de Pesquisa para Elaboração do TCC

Elaboração e organização de um trabalho científico na área de alimentos, as normatizações para a escrita e publicação de trabalhos científicos propostos pela ABNT. Direcionamento aos estudantes sobre algumas revistas científicas da área, assim como os respectivos guias para autores, a fim de facilitar a condução e elaboração do TCC.

Biodiversidade e Cadeia Produtiva de Alimentos

Estudo da biodiversidade da alimentação e complexidade dos sistemas alimentares a partir do campo.  

Design de Sistemas Sustentáveis na Indústria de Alimentos - Online

Estudo do conceito de sustentabilidade e de métricas semiquantitativas e quantitativas para sustentabilidade ambiental. Ciclo de vida de sistemas alimentares. Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), estudos sobre as etapas para realização de ACV, estudos de casos, gestão do ciclo de vida. Introdução à ecologia industrial.

Desenvolvimento de Produtos Alimentícios e Embalagens

Desenvolvimento de novos produtos, delineamento e estudo das etapas necessárias para o atendimento da qualidade, visando a obtenção de vantagens nutricionais, sensoriais, tecnológicas, de custo e sustentabilidade ambiental. Estudo das embalagens utilizadas na indústria de alimentos. 

Empreendedorismo, Inovação e Competitividade

Sociedade do Conhecimento: empreendedorismo, inovação e competitividade. Ciência, tecnologia, criatividade e inovação: conceitos e princípios. Empreendedorismo e o contexto empreendedor no setor de alimentos. Relação entre inovação, ciência e tecnologia e cooperação universidade, empresa e governo. Ecossistemas de inovação, componentes e mecanismos dos ambientes de inovação. Processo de inovação: estágios e condicionantes. 

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Gabriela Ferreira Cardozo
  • Dra. Elis Regina Gomes Alfama
  • Me. Rafael Disconzi Rodrigues
  • Profa. Dra. Luísa Rihl de Castro
  • Me. Fernando de Oliveira Lemos
  • Dr. Carlos Alexandre dos Santos
  • Dra. Elani Maria da Costa
  • Dr. Claudio Luís Crescente Frankenberg
  • Dr. Marcus Seferin
  • Dr. Filipe de Medeiros Albano
  • Dr. Carlos Henrique Pagno do Amaral
  • Dra. Sabrina Bartz
  • Dr. Eduardo Cesar Tondo
  • Dra. Júlia Cápua de Lima Novello
  • Dra. Marina Bergoli Scheeren
  • Dra. Ivana Greice Sandri
  • Dra. Simone Hickmann Flôres

Coordenação

Nutricionista e Tecnóloga em Gastronomia, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é coordenadora do curso do Pós-Graduação Lato Sensu em Pâtisserie e Boulangerie e atua na comissão de coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Professora adjunta do curso superior de Tecnologia em Gastronomia, do curso de Ciência e Inovação em Alimentos e professora dos cursos de Pós-Graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral e do Pós em Nutrição: Alimentação Saudável e Empreendedorismo na PUCRS. Orientadora do Pós-graduação Online da PUCRS (Latu senso) na área de Gastronomia, Psicologia, Neurociência e MBA. Trabalha na área de alimentação, direcionada à eventos há 25 anos. Atuou como professora do curso Técnico em Nutrição da Escola Técnica Universitário (UNITEC) e professora substituta do Curso Técnico de Panificação e Confeitaria no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora convidada do Pós-Graduação em Nutrição e Gastronomia na Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Especialização em Panificação e Confeitaria na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua, principalmente, nos seguintes temas Confeitaria, Panificação, Gastronomia Molecular, Gestão em Eventos, Gestão de A & B, Gestão de Negócios em Gastronomia, Desenvolvimento de Produtos e Análise Sensorial, Microbiologia de Alimentos, Boas Práticas e Segurança de Alimentos.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 21/02/2024 a 10/04/2024 -10% de descontoR$ 873,00
Os valores acima são referentes a parcela da matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 970,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 921,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 897,25
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 853,60
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 485,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

gastronomia

Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.