Encontre seu curso
MBA
O crescimento da ciência de dados e suas aplicações no ambiente de negócios torna-se um atrativo ímpar para a necessidade de educação continuada de profissionais engajados em contextos empresariais. A combinação dessa área com a inteligência competitiva e de mercado proporciona um diferencial único em nível profissional e, ao mesmo tempo, possibilita contribuir para os resultados organizacionais, oportunizando atuar com métodos de gestão e técnicas quantitativas que permitirão antecipar futuras direções e tendências, ao invés de somente reagir ao que o mercado apresenta de desafios.
20 de Agosto de 2018
Inscrições até 10/08/2018
20/08/2018 a 19/11/2019
360 horas-aula
Semanalmente
Segundas, terças e quartas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
O crescimento da ciência de dados e suas aplicações no ambiente de negócios torna-se um atrativo ímpar para a necessidade de educação continuada de profissionais engajados em contextos empresariais. A combinação dessa área com a inteligência competitiva e de mercado proporciona um diferencial único em nível profissional e, ao mesmo tempo, possibilita contribuir para os resultados organizacionais, oportunizando atuar com métodos de gestão e técnicas quantitativas que permitirão antecipar futuras direções e tendências, ao invés de somente reagir ao que o mercado apresenta de desafios.
O Curso visa capacitar os participantes em competências específicas para condução de processos de inteligência competitiva e de mercado nas empresas, apresentando técnicas, processos, ferramentas e métodos de análise quantitativa, que suportem a tomada de decisão com base em cenários projetivos e preditivos. Contempla também técnicas e métodos que permitem captar, analisar e interpretar os movimentos dos concorrentes, clientes, fornecedores, órgãos regulamentadores ou outros atores em nível nacional e internacional do ambiente social, legal, econômico, tecnológico, demográfico e cultural.
Destina-se a profissionais graduados que buscam desenvolver competências na área de inteligência competitiva e de mercado, assim como na área de ciência de dados aplicada a este contexto.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Ao término da disciplina o aluno compreenderá a importância da utilização de dados para a tomada de decisão no âmbito do Big Data, e estará habilitado a criar uma estratégia de Inteligência Competitiva baseada em dados (considerando clientes, modelos de inteligência, missão e objetivos), definir processo (ciclo completo de inteligência, incluindo KITs, KIQs, Coleta, Análise, Disseminação, Avaliação e Adhocs), estruturar área (fluxos de atividades, mapas de relacionamento e headcount) e conduzir atividades correlatas ao processo, como comunicação e sensibilização, seleção tecnologias de apoio para a Inteligência Competitiva e desenho de modelos para aplicação de conjuntos de dados e métricas para a resolução de problemas de negócios.
A disciplina apresenta diferentes técnicas de coleta, entrevista e elicitação de requisitos e informações para atender as diferentes etapas do processo de inteligência competitiva, assim como os desafios corriqueiramente encontrados na aplicação destas técnicas e estratégias para minimizar o impacto destes desafios sobre o resultado final.
Disciplina com abordagem teórico-prática que possibilita ao aluno aprender sobre técnicas utilizadas em inteligência competitiva e de mercado para análise e interpretação das informações obtidas no ambiente competitivo.
A disciplina é teórico-prática e oportuniza ao aluno estudar os paradigmas fundamentais da comunicação social e conceitos que auxiliem a emissão de mensagens nos processos de inteligência coletiva. Introdução / Paradigmas Base da Comunicação. Semiologia, Processo Semiótico e a Construção da Linguagem. O Conceito de Lovemarks e a Percepção de Marca na IC. A Utilização dos Sentidos e o Comportamento do Consumidor / Inteligência Coletiva+Competitiva.
A disciplina tem uma abordagem teórico-prática que disponibiliza aos alunos instrumentos que permitem a análise de uma cultura organizacional informacional e conteúdo que permitem um aprendizado sobre os pressupostos de comportamento organizacional. Cultura organizacional. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional para sustentar Inteligência Competitiva.
A disciplina é teórico-prática e visa desenvolver uma visão de caráter estratégico no que diz respeito a gestão financeira. Com vistas a despertar uma perspectiva crítica e construtiva no que diz respeito as melhores práticas de finanças corporativas, ao mesmo tempo em que situa a organização no mercado financeiro, cuja compreensão se mostra vital para o êxito empresarial.
Disciplina teórico-prática que propicia o aluno aprender a criar um planejamento estratégico, entender suas aplicações e correlações com Inteligência Estratégica e Competitiva. O que é estratégia. Como pensar estrategicamente. Da estratégia ao planejamento. O Planejamento Estratégico. Sinergia entre Planejamento Estratégico e Processo de Inteligência Estratégica e Competitiva. Produtos de IEC e o Planejamento Estratégico.
Disciplina teórico-prática que vai abordar Inteligência com ênfase na antecipação e no processo coletivo de interpretação. Conceito de Antecipação. Diferenças e complementariedades com outros tipos de Inteligência. Utilidade e papel da Inteligência Antecipativa no ambiente corporativo. Tipologia da informação. Sinais Fracos. Fluxos informacionais. Valorização de diferentes tipos de sistemas de informação. Papel da tecnologia da informação. Equipe Projeto. Animação. Liderança. Operacionalização do processo de Inteligência Antecipativa através do Método L.E.SCAnning©. Interpretação coletiva e Criação de Sentido. Casos.
A disciplina através de uma abordagem teórico-prática contempla um aprendizado sobre o desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e do Pensamento Complexo, caracterizados como modos de perceber e atuar no mundo com outras/novas formas de percepção, ampliadas, que vão além de modelos mentais há tempos instituídos.
A disciplina possibilita ao aluno compreender o processo da argumentação como discurso narrativo, descritivo e explicativo, assim como a interdependência destas classificações com a capacidade cognitiva do emissor. Conhecer as dimensões da retórica: a razão, os apelos emocionais e a habilidade para o convencimento, no intuito de alcançar os princípios do processo persuasivo. Refletir sobre o valor da informação transformada em conhecimento no ato de comunicar. Distinguir o valor das técnicas discursivas como auxiliares no processo da oratória. Desenvolver habilidades argumentativas e a capacidade para identificar: falácias, sofismos e paralogismos.
A disciplina apresenta a teoria e a prática das técnicas de inteligência computacional e aprendizagem de máquina. Teoria: Será apresentada uma visão geral de inteligência computacional e suas subáreas. Prática: Serão abordadas ferramentas para manipulação e processamento de dados voltados ao aprendizado de máquina.
A disciplina apresenta diferentes técnicas de coleta, entrevista e elicitação de requisitos e informações para atender as diferentes etapas do processo de inteligência competitiva, assim como os desafios corriqueiramente encontrados na aplicação destas técnicas e estratégias para minimizar o impacto destes desafios sobre o resultado final.
A disciplina é teórico-prática que visa habilitar o aluno a realizar a preparação (produção dos books do jogo para setor e empresas), conduzir o jogo e executar o relatório final através da utilização da técnica de War Game. Teoria sobre War Game. Prática para a preparação dos Books do Jogo. Prática para Execução do War Game. Prática para a Produção do Relatório.
O que é um Estudo de Caso. Tipos e objetivos dos Estudos de Caso. O método do Estudo de Caso. Coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no Método do Estudo de Caso. Apresentação dos resultados.
Disciplina teórico-prática que engloba o seguinte conteúdo: Introdução à área de visualização de dados e suas aplicações; Apresentação dos conceitos de Visualização de informações, visualização científica e análise visual; Percepção, tipos de dados, representações visuais e princípios de interação; Estratégias para comunicação de resultados através de visualização.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
De 14/05/2018 a 16/06/2018 | R$ 807,50 |
De 17/06/2018 a 30/06/2018 | R$ 855,00 |
De 01/07/2018 a 14/07/2018 | R$ 902,50 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 de R$ 950,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 de R$ 836,00 |
| Matrícula + 18 de R$ 855,00 |
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos | Matrícula + 18 de R$ 760,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 de R$ 665,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.