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Especialização
O Programa integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o ministério da Educação, que visa a formação de profissionais para atender aos princípios da Integralidade da Atenção à saúde, com atuação estratégica no SUS, na área da saúde da Criança e do Adolescente.
01 de Abril de 2024
Inscrições até 01/03/2024
01/04/2024 a 28/02/2026
5.775 horas-aula
Semanalmente,
das 8h às 18h15min.
O Programa integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vistas à formação de profissionais para atender aos princípios do SUS, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. Atende à Lei nº 11.129, que dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e à Portaria nº 1077 de 12 de novembro de 2009. Tem como meta formar especialistas em campo de atuação estratégico para o SUS, com foco na área temática: Saúde da Criança e do Adolescente. Destaca-se o campo de prática, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, instituição de referência em assistência hospitalar na área de enfoque do presente curso.
Profissionais com formação nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Profissionais com formação superior na vaga pleiteada:
O processo de seleção será composto por:
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Edital Complementar PREMUS 2024 – Saúde da Criança e do Adolescente
Relação de Candidatos _Saúde da Criança e do Adolescente
Ensalamento – Relação dos Candidatos por Sala (1)
Relação de Candidatos Classificados Prova Escrita
Entrevista Coletiva e Psicotécnico
Início: 27/03/2024
Término: 27/03/2024
Conhecer e comparar os modelos assistenciais vigentes e suas implicações em ações de intervenção no processo saúde-adoecimento e na construção ao longo do desenvolvimento histórico e social das políticas de saúde brasileira, considerando a integralidade das ações, a regionalização, a hierarquização dos serviços bem como a intersetorialidade. Também os recursos humanos, físicos e tecnológicos decorrentes da utilização dos modelos assistenciais no Sistema de Saúde Brasileiro. Contextualização de aspectos das políticas de saúde a partir das perspectivas que fundamentam os conceitos do processo saúde/adoecimento e dos modelos assistenciais.
Conceitos, diretrizes e protocolos clínicos e operacionais estabelecidos pela Política Nacional no atendimento as demandas de assistência à saúde.
Aspectos fundamentais relacionados a gestão em saúde e sua relação com a gestão hospitalar, abordando as dimensões do planejamento em saúde e suas inter-relações no contexto do SUS.
Definição e aplicação da epidemiologia e suas relações com a saúde. Discutir os aspectos da evolução histórica da epidemiologia e o seu papel na saúde e as normas e procedimentos técnicos e diretrizes operacionais da vigilância epidemiológica.
Aplicação para a prática profissional da área da saúde, enfatizando a ética, a crítica e o consumo da pesquisa. Introdução do aluno nas diferentes abordagens metodológicas da pesquisa em saúde num ambiente interdisciplinar. Elaboração, redação e apresentação de relatórios de pesquisa (artigos científicos e monografias). Orientação de monografia.
Discussões de temas relacionados a saúde da criança e do adolescente. Discussão de Protocolos nacionais e internacionais de atenção à criança e ao adolescente, bem como de artigos científicos pertinentes ao tema.
Discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.
Discussões multidisciplinares de casos de pacientes internados, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.
Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.
Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.
Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.
Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.
Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Pós-graduação em Nutrição Materno Infantil – Hospital Moinhos de Vento. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Pediatria e Saúde da Criança pela – PUCRS. Professora do Curso de Graduação em Nutrição da PUCRS. Coordenadora do curso de Pós-graduação latu sensu em Nutrição Clínica da PUCRS. Professora permanente no Programa de Pós-graduação strictu sensu em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Líder (CNPQ) do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Nutrição e Saúde da Criança.
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