Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno

3ª Edição 360 h/aula

A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno é uma especialização de natureza interdisciplinar que forma professores, profissionais e empreendedores da educação. Sua proposta é combinar temáticas transversais com objetivo de desenvolver metodologias criativas e agradáveis para o aluno, fazendo da educação uma possibilidade de bem-estar e progressão constante.

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
05/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

05 de Abril de 2022

Inscrições até 05/04/2022

Período

05/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Terças, quarta e quinta das 19h15min às 22h15min.

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno é uma especialização de natureza interdisciplinar que forma professores, profissionais e empreendedores da educação. Sua proposta é combinar temáticas transversais com o objetivo de desenvolver metodologias criativas e agradáveis para o aluno, fazendo da educação uma possibilidade de bem-estar e progressão constante.  Para que essa revolução no campo do conhecimento torne-se realidade, o curso prepara profissionais para elaborar práticas a partir das temáticas que atravessam cada disciplina ou área do conhecimento. Essa tendência será levada tanto para alunos do curso que atuem como profissionais da educação básica, educação superior, educação corporativa e empreendedores em educação, com a ideia de despertar o gosto pelo conhecimento, algo que só pode ser alcançado dando significado aos diversos conteúdos para a vida, tratando-os de forma integrada, exemplificando através do cotidiano e promovendo um novo espaço do saber ser, saber pensar e saber fazer. 

 

Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.

Público-Alvo

Curso destinado a profissionais da Educação (professores, diretores, coordenadores educacionais, orientadores educacionais, supervisores), gestores de múltiplas áreas, profissionais que trabalham com Recursos Humanos, Psicólogos, avaliadores de gestão e de cursos e concursos, além de gestores das áreas da saúde física e mental. 

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Você estará preparado para projetar, implementar e gerir projetos e pesquisas em educação – seja na sala de aula da educação básica ou ensino superior, na educação formal, informal e corporativa, ou ainda na administração de instituições que necessitem dialogar com a aprendizagem de processos.  
  • Desenvolverá competências para analisar suas práticas que envolvam o ensino e constituir proposições de qualidade para suas atividades. Além disso, poderá se inspirar para buscar novos campos de atuação profissional decorrentes de uma revolução no campo do conhecimento, a partir de debates envolvendo metodologias, teorias e práticas.

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 08/04/2022

Disciplinas

Inteligência Artificial na Educação

Machine learning. Aprendizagem de máquinas como ferramentas de apoio à educação. Mapeamento de conhecimento. Relacionamento virtual e marketing. Personalização de material de apoio didático.

Educando em Todos os Tempos

Complexidade e demandas geracionais. Experiências metodológicas de diferentes gerações. Comparativos geracionais na ação pedagógica e na aprendizagem. Dificuldades e tecnologias de aprendizagem para cada geração.

A Sala de Aula no Divã

Desafios e resolução de problemas de aprendizagem na sala de aula. Felicidade profissional para uma sala de aula eficiente. Subjetividades das relações escolares. Significação do aprender e do ensinar para uma existência saudável. Doenças mentais e transtornos na sala de aula.

Amor X Ódio na Educação

Ética do processo educativo para a compreensão do aluno. Educação dialógica X imposição e submissão. Diferentes relações da humanidade com o mundo. Cidadania Planetária. Bulliyng, alteridade, empatia, resiliência e compreensão das diferenças.

Educação para Ser

Experiências educacionais voltadas para o bem-estar. Desenvolvimento pleno de habilidades socioemocionais e hábitos saudáveis. Aspectos psicológicos relacionados às emoções e fases do desenvolvimento psicológico. Possibilidades de superação dos obstáculos socioemocionais de nosso tempo.

Afinal, como avaliar?

Instrumentos de avaliação como possibilidade de progressão e identificação da qualidade metodológica. Avaliação para verificação de práticas pedagógicas e aprendizagens. Critérios de avaliação e tipos de avaliação.

O império do lúdico

O lúdico na elaboração de metodologias de ensino e educação prazerosa. Aprendizagens engajadoras e o lúdico como parte da exploração do aprendizado. Gamificação para criar experiências de ensino ou treinamento profissional.

Educação Inclusiva

Escolarização da pessoa com deficiência/altas habilidades, nos aspectos biopsicossociais, históricos e filosóficos. Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos. Processo de exclusão e intervenção dos professores.

Como as pessoas aprendem?

Caminhos de conexão a diferentes esquemas de aprendizagem. Estímulos imagéticos, pós revolução cibernética e a qualificação da sala de aula. Comportamentos contemporâneos reativos aos estímulos para aprendizagem.

A Cultura e as novas tecnologias no Ambiente Educacional

Cultura e comportamento da educação nos variados espaços, na atualidade. Dimensões das redes sociais nos processos educativos.

Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade nos Projetos Educacionais

Atualização de currículos e conteúdos. Sentido do conhecimento e interrelações disciplinares. Elaboração de projetos interdisciplinares em ambiente escolar, acadêmico e empresarial. Diferenças conceituais.

Habilidades e Competências: uma nova prática

Habilidade e competências em currículos, temas e avaliações. Ambiente e sistemáticas de ensino, significação dos conteúdos. Diferenças entre Competência, eficácia e aplicabilidade. Conteúdos atitudinais e transversais.

Aprendizagem por experiência: Service Learning, Problemas Reais e Empreendedorismo Social

Service Learning. Problemas Reais. Empreendedorismo Social. Abordagens práticas da relação entre conhecimento e projetos sociais. Ação e transformação social através dos processos educativos. Intervenções nos problemas sociais e consequente construção de novas realidades.

Sala de Aula Invertida

Conceitos de Sala de aula Invertida. Flipped Classroom. Aluno protagonista do processo ensino e aprendizagem. Práticas inovadoras e didáticas criativas.

Sorria PPT: Metodologias e técnicas para uma aula encantadora

Abordagem prática sobre técnicas de comunicação, design e linguagem aplicáveis para o planejamento de aulas e conteúdos visualmente atrativos na educação.

Hollywood Encontra Harvard: Novas Mídias e Storytelling na Educação

Ferramentas midiáticas, de divertimento, humor, audiovisuais. Geração de conteúdos envolventes e atrativos para uma educação vanguardista. Aprendizagem e cotidiano prazeroso.

Promovendo conhecimento em organizações: educação corporativa

Oportunidades e o contexto da educação em empresas e instituições. Novo mercado de trabalho no campo da educação. Bases conceituais para educação corporativa.

Educação Online

Cibercultura. Geograficamente disperso, mas não distante. Educação online e aprendizagem colaborativa. Aprendizagem em rede. Professor mediador e aluno protagonista. Tecnologia assistiva.

Empreendedorismo na Educação

O empreendedorismo e as novas formas de aprendizagem e de ensino na sociedade do conhecimento: plataformas digitais de compartilhamento e gestão da oferta de conteúdo educacional, Editechs, consultorias educacionais, novos modelos de organização da oferta de educação formal e informal.

Projetos em Educação

Planejamentos institucionais, corporativos e escolares. Políticas públicas para a educação. Demandas sócio educativas e avaliação da educação no país (Brasil) e no mundo.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dr. Draiton Gonzaga
  • Dra. Denise Costa Ceroni
  • Ma. Gabriela Birnfeld Kurtz
  • Dra. Lúcia Maria Martins Giraffa
  • Dr. Luciano Marques de Jesus
  • Dr. Luis Carlos Martins
  • Ma. Márcia Andrea Schmidt da Silva
  • Dr. Pedro Savi
  • Dra. Valéria de Oliveira Thiers
  • Dra. Barbara Silva Costa
  • Dra. Camila Xavier Nunes
  • Dra. Cristiane Ramos Vieira
  • Dra. Denise Ceroni
  • Dr. Eliseo Berni Reategui
  • Dra. Roselane Costella
  • Dra. Vanessa de Souza Batisti
  • Me. Nicolas Murcia

Coordenação

  • Profe. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins
  • E-mail: [email protected]
  • Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenador do curso de História da mesma instituição e professor do PPG-História PCRS. Atuando principalmente nos temas: História da Imprensa no Brasil, História da urbanização e industrialização no período 1945-1968 pelo olhar da grande imprensa brasileira e Debates em torno do desenvolvimento e desenvolvimentismo do Brasil no Segundo Governo Vargas (1951-1954). É titular da disciplina de História da Antiguidade Clássica (PUCRS), desenvolvendo pesquisa na área de História Política da República Romana, na qual aborda as percepções do discurso ciceroniano acerca da Crise do Século I a.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 530,00 *
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 503,50 *
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 490,25 *
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 477,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 466,40 *
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00 *
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00 *
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 265,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

humanidades

Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.