Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno

2ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Turno
Manhã, Tarde, Noite
Status do Curso
Turma Confirmada

Apresentação

Programe-se

Início
03 de Julho de 2020

Inscrições até 03/07/2020

Período
03/07/2020 a 03/04/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso A moderna Educação: Metodologia, Tendência e Foco no Aluno é oferecido nas modalidades Presencial e Online.

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores: um professor/a convidado/a, referência no mercado, e outro/a da PUCRS, responsável acadêmico/a pelas avaliações e materiais complementares.

O objetivo do curso é colocar profissionais da educação de diversas áreas em contato com algumas das melhores mentes do Brasil e do mundo. Além disso, os/as participantes irão trocar conhecimentos e inspirações sobre metodologias e tendências que pautarão a educação dos próximos anos. Os temas serão tratados de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, resgatando a relevância social da atividade docente e refletindo sobre o discurso e a prática. As metodologias são criativas e agradáveis e o conteúdo será tratado a partir de exemplos do cotidiano.

Público-Alvo

Profissionais da educação (professores/as, diretores/as, coordenadores/as educacionais, orientadores/as educacionais, supervisores/as), gestores/as de múltiplas áreas, profissionais que trabalham com recursos humanos, psicólogos, avaliadores de gestão e de cursos e concursos e gestores/as das áreas da saúde física e mental.

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Conquistar, a partir das propostas reflexivas e práticas do curso, a possibilidade de projetar, implementar e gerir projetos e pesquisas em educação – seja na sala de aula da educação básica ou ensino superior, na educação formal, informal e corporativa e na administração de instituições que necessitem dialogar com a aprendizagem de processos.
  • Desenvolver competências para analisar suas práticas que envolvam o ensino e constituir proposições de qualidade para suas atividades.
  • Buscar novos campos de atuação profissional, a partir de novos debates envolvendo metodologias, teorias e práticas, vindas de uma revolução no campo do conhecimento.

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 03/07/2020

Disciplinas

Inteligência Artificial na Educação

Machine learning. Aprendizagem de máquinas como ferramentas de apoio à educação. Mapeamento de conhecimento. Relacionamento virtual e marketing. Personalização de material de apoio didático.

Educando em Todos os Tempos

Complexidade e demandas geracionais. Experiências metodológicas de diferentes gerações. Comparativos geracionais na ação pedagógica e na aprendizagem. Dificuldades e tecnologias de aprendizagem para cada geração.

A Sala de Aula no Divã

Desafios e resolução de problemas de aprendizagem na sala de aula. Felicidade profissional para uma sala de aula eficiente. Subjetividades das relações escolares. Significação do aprender e do ensinar para uma existência saudável. Doenças mentais e transtornos na sala de aula.

Amor X Ódio na Educação

Ética do processo educativo para a compreensão do aluno. Educação dialógica X imposição e submissão. Diferentes relações da humanidade com o mundo. Cidadania Planetária. Bulliyng, alteridade, empatia, resiliência e compreensão das diferenças.

Educação para Ser

Experiências educacionais voltadas para o bem-estar. Desenvolvimento pleno de habilidades socioemocionais e hábitos saudáveis. Aspectos psicológicos relacionados às emoções e fases do desenvolvimento psicológico. Possibilidades de superação dos obstáculos socioemocionais de nosso tempo.

Afinal, como avaliar?

Instrumentos de avaliação como possibilidade de progressão e identificação da qualidade metodológica. Avaliação para verificação de práticas pedagógicas e aprendizagens. Critérios de avaliação e tipos de avaliação.

O império do lúdico

O lúdico na elaboração de metodologias de ensino e educação prazerosa. Aprendizagens engajadoras e o lúdico como parte da exploração do aprendizado. Gamificação para criar experiências de ensino ou treinamento profissional.

Educação Inclusiva

Escolarização da pessoa com deficiência/altas habilidades, nos aspectos biopsicossociais, históricos e filosóficos. Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos. Processo de exclusão e intervenção dos professores.

Como as pessoas aprendem?

Caminhos de conexão a diferentes esquemas de aprendizagem. Estímulos imagéticos, pós revolução cibernética e a qualificação da sala de aula. Comportamentos contemporâneos reativos aos estímulos para aprendizagem.

A Cultura no Ambiente Educacional: da sala de aula ao grupo de Whatsapp

Cultura e comportamento da educação nos variados espaços, na atualidade. Dimensões das redes sociais nos processos educativos.

Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade nos Projetos Educacionais

Atualização de currículos e conteúdos. Sentido do conhecimento e interrelações disciplinares. Elaboração de projetos interdisciplinares em ambiente escolar, acadêmico e empresarial. Diferenças conceituais.

Habilidades e Competências: uma nova prática

Habilidade e competências em currículos, temas e avaliações. Ambiente e sistemáticas de ensino, significação dos conteúdos. Diferenças entre Competência, eficácia e aplicabilidade. Conteúdos atitudinais e transversais.

Aprendizagem por experiência: Service Learning, Problemas Reais e Empreendedorismo Social

Abordagens práticas da relação entre conhecimento e projetos sociais. Ação e transformação social através dos processos educativos. Intervenções nos problemas sociais e consequente construção de novas realidades.

Sala de Aula Invertida

Conceitos de Sala de aula Invertida. Flipped Classroom. Aluno protagonista do processo ensino e aprendizagem. Práticas inovadoras e didáticas criativas.

Sorria PPT: Metodologias e técnicas para uma aula encantadora

Abordagem prática sobre técnicas de comunicação, design e linguagem aplicáveis para o planejamento de aulas e conteúdos visualmente atrativos na educação.

Hollywood Encontra Harvard: Novas Mídias e Storytelling na Educação

Ferramentas midiáticas, de divertimento, humor, audiovisuais. Geração de conteúdos envolventes e atrativos para uma educação vanguardista. Aprendizagem e cotidiano prazeroso.

Promovendo conhecimento em organizações: educação corporativa

Oportunidades e o contexto da educação em empresas e instituições. Novo mercado de trabalho no campo da educação. Bases conceituais para educação corporativa.

Educação Online

Cibercultura. Geograficamente disperso, mas não distante. Educação online e aprendizagem colaborativa. Aprendizagem em rede. Professor mediador e aluno protagonista. Tecnologia assistiva.

Empreendedorismo na Educação

O empreendedorismo e as novas formas de aprendizagem e de ensino na sociedade do conhecimento: plataformas digitais de compartilhamento e gestão da oferta de conteúdo educacional, Editechs, consultorias educacionais, novos modelos de organização da oferta de educação formal e informal.

Projetos em Educação

Planejamentos institucionais, corporativos e escolares. Políticas públicas para a educação. Demandas sócio educativas e avaliação da educação no país (Brasil) e no mundo.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Camila Xavier Nunes
  • Dr. Draiton Gonzaga
  • Dra. Denise Costa Ceroni
  • Dr. Eliseo Berni Reategui
  • Dra. Gabriela Dal Forno Martins
  • Ma. Gabriela Birnfeld Kurtz
  • Dra. Lúcia Maria Martins Giraffa
  • Dr. Luciano Marques de Jesus
  • Dr. Luis Carlos Martins
  • Ma. Márcia Andrea Schmidt da Silva
  • Dr. Pedro Savi
  • Dra. Roselane Costella
  • Dra. Tatiana Cardoso Baiarle
  • Dra. Valéria de Oliveira Thiers
  • Me. Wilson Marchionatti

Coordenação

  • Profa. Ma. Márcia Andréa Schmidt da Silva
  • E-mail: [email protected]
  • Doutoranda em Ensino da Geografia pela UFRGS, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Experiência em Educação Básica, com ênfase em Educação Popular e de Adultos. Possui especialização na Argentina em Construtivismo e Docência. Experiência em gestão de instituições educacionais, diretora do Colégio Leonardo da Vinci – Beta há 10 anos. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, nas disciplinas de Formação de professores, na Escola de Humanidades, nos cursos de História e Pedagogia. Elaboradora e coordenadora do Curso PUCRS ONLINE – AME (A Moderna Educação), que tem como finalidade formar professores e ampliar debates sobre teorias e metodologias de ensino e aprendizagem.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
A partir de 18/02/2020R$ 595,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados e somente para os cursos presenciais.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 595,00*
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 523,60*
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 535,50*
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 416,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 505,75*
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 476,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em