Ver todos os cursos

Especialização

Acompanhamento Espiritual

1ª Edição 360 h/aula

O curso Acompanhamento Espiritual preparar e qualificar profissionais graduados que atuam ou desejam atuar com o acompanhamento e aconselhamento espiritual em seu exercício profissional.

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Online
Período do curso
Período
02/08/2022 a 05/07/2024
Turno
Tarde, Noite

Início

02 de Agosto de 2022

Inscrições até 05/06/2022

Período

02/08/2022 a 05/07/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente

Terças-feiras das 18h15min às 22h30min

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o Curso

Formar profissionais acompanhadores espirituais com amplo e profundo domínio teórico dessa prática;

Instrumentalizar e subsidiar profissionais com técnicas/estratégias/práticas de: entrevistas, aconselhamentos, acompanhamentos, cultivo da espiritualidade, pesquisa e atuação espiritual;

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Instrumentalizar e subsidiar profissionais com técnicas/estratégias/práticas de: entrevistas, aconselhamentos, acompanhamentos, cultivo da espiritualidade, pesquisa e atuação espiritual;
Formar profissionais sensíveis à espiritualidade, à escuta empática, ao diálogo, à solidariedade, ao cuidado da vida (de si mesmo, do outro, da casa comum, da espiritualidade), das relações humanas, à (auto) construção existencial;

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisitos

Ser portador de diploma de curso superior (obrigatório). Atuar com atividades relacionadas à pastoral (em colégios, unidades sociais, hospitais, universidades, paróquias, casas de formação de religiosos). É necessário que o aluno tenha disponível um computador para acompanhamento das aulas e realização das atividades, acesso à Internet, domínio das ferramentas do Pacote Office e os Softwares: Adobe Acrobat Reader, Real Player/Windows Media Player, Microsoft Office e da Plataforma Zoom. Disponibilidade para a realização das atividades de estudo e participação nas aulas presenciais.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de currículo

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

 

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 06/06/2022
Término: 02/08/2022

Disciplinas

Introdução ao acompanhamento espiritual

A experiência cristã de Deus como experiência humanizadora e integradora. A busca de sentido da vida como preambula fidei. O acompanhamento espiritual como prática de conhecimento existencial. As vias de acesso à experiência cristã de Deus. As vias de crescimento espiritual. A Literatura Bíblica como metáfora viva e lógica poética. Espiritualidade cristã e serviço. Formas de gerir o acompanhamento

Acompanhamento espiritual a partir de Jesus Cristo

A Boa-nova de Jesus:  o núcleo do que ele proclamou e praticou simultaneamente, na interação com as pessoas. O resgate da dignidade. A misericórdia como antídoto ao complexo de culpa. A kénosis (esvaziamento ). O sentido da vida. O Servo Sofredor crucificado e ressuscitado.

Elementos fundamentais de antropologia

A questão do ser humano a partir de suas principais abordagens e teorizações filosóficas e teológicas. Abordagem da questão da antropologia filosófica na contemporaneidade, a partir de interfaces com outros saberes e tradições. Os desafios socioantropológicos da autocompreensão da filosofia no contexto da complexidade contemporânea. A questão contemporânea da dignidade humana

Inteligência espiritual

Introdução à inteligência espiritual. Desenvolvimento da inteligência espiritual. Formação espiritual. Inteligências múltiplas e inteligência espiritual. Inteligência espiritual e educação integral. Inteligência espiritual, cuidado e saúde. Inteligência espiritual no processo de acompanhamento.

Autoconhecimento, constituição psíquica e espiritualidade

Estudo do conceito levantado por Sócrates de “Conhece-te a ti mesmo”, e sua aplicação no âmbito do acompanhamento espiritual à luz da filosofia e da psicologia. Compreensão do psiquismo individual e seus possíveis desdobramentos para o caminho do autoconhecimento relacionado à espiritualidade. Percurso de autoconhecimento do acompanhador espiritual. Práticas de autocuidado do acompanhador espiritual.

Elementos fundamentais de Teologia

Teologia como exigência da própria fé enquanto fé que busca entender. Elementos constitutivos da teologia como ciência sui generis: objeto, perspectiva própria, tipo de racionalidade, princípios, momentos de produção, linguagem, finalidades, mediações e relações da teologia com outras ciências e com o magistério. Introdução ao método teológico.

Introdução à teoria da personalidade

Personalidade: implicações psíquicas, biológicas, sociais e culturais. Psicologia e as teorias da subjetividade; introdução às teorias da personalidade; saúde e doença psíquica; desenvolvimento humano e projeto de vida; constituição psíquica na relação intersubjetiva.

Logoterapia

Introdução aos problemas e conceitos fundamentais da Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, a Logoterapia. Compreensão dos aspectos essenciais do ser humano segundo Frankl. Reflexão sobre as principais concepções logoterapêuticas e suas aplicações na clínica, na educação, na vida, na espiritualidade.

Psicologia do acompanhamento

Vocação, seguimento de Jesus, espiritualidade, imagem de si, autoestima e inter-relações; Imagens de Deus e das motivações do  compromisso vocacional; Atitude pedagógica do acompanhado; a comunicação nos diálogos de acompanhamento; observações sobre a fase final do acompanhamento.

Técnicas e práticas de acompanhamento espiritual

Os esquemas mentais e os padrões de comportamento do acompanhado. O perfil psicológico do orientador. Tipos de intervenções (questões práticas). Componentes do processo da direção espiritual.  Conhecimento do fundamento interno do ser humano. Acompanhamento em situações de luto, depressão e perdas. Obstáculos e limitações do acompanhamento. Estudo de casos e ferramentas de intervenções. Direção espiritual grupal.

Acompanhamento espiritual aplicado ao projeto de vida

A dimensão espiritual: ser humano, um ser espiritual. A construção do caminho espiritual. A importância de um projeto existencial. Amar e ser amado: um jeito criativo e inteligente de viver. O significado e valor do acompanhamento espiritual. Vida: uma construção que desconhece fim. A descoberta do cultivo espiritual.

Mística, carisma e acompanhamento espiritual

Mística e místicas. O desenvolvimento da mística. Elementos centrais da mística cristã. A mística hoje.  Carisma e carismas. Carisma marista. Carisma: desafios, discernimento e práxis. Acompanhamento espiritual a partir de um carisma.

Técnicas e práticas de entrevista

Definição e caracterização da entrevista como estratégia e como campo de investigação. Descrição da entrevista a partir das diferentes estruturas, objetivos, técnicas, intervenções e modalidades de comunicação. Utilização em diferentes áreas profissionais e do conhecimento. Compreensão dos fenômenos que ocorrem na relação entrevistador e entrevistado e aspectos éticos implicados.

Técnicas e práticas de cultivo da espiritualidade litúrgica

Fundamentos da Espiritualidade do Cotidiano: Espiritualidade Horizontal. O Cultivo da Interioridade. Métodos e técnicas da educação da sensibilidade humana e cultivo da espiritualidade do cotidiano. Exercícios de cultivo da interioridade.

Projeto de Acompanhamento Espiritual

Métodos e técnicas de pesquisa e de escrita de textos. Normas para elaboração de projetos e propostas de acompanhamento espiritual. Coleta de dados para diagnóstico de realidades. Leituras de cenários. Propostas de intervenção e de acompanhamento espiritual.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Dr. Draiton Gonzaga de Souza
Dr. Luciano Marques de Jesus
Me. Leonardo Agostini
Me. Carlos Gustavo Haas
Dra. Rita de Cássia Teixeira Petrarca
Dr. Luis Carlos Susin
Dr. Elias Grossmann
Me. Natalino Guilherme de Souza
Dr. Paulo Afonso de Araújo Quermes
Me. Luciano da Costa Massullo
Dr. Saulo Pfeffer Geber
Me. Inácio Nestor Etges
Me. Deivis Alexandre Fischer
Me. Gustavo Balbinot

Coordenação

  • Profe. Me. Leonardo Agostini
    E-mail: [email protected]
    Licenciado e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política. Especialista em Gestão de Pessoas, Couching e Mentoring pela PUCRS. Professor nos Cursos de Graduação e de Especialização da PUCRS. Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global na PUCRS. Assessor de Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada da PUCRS. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Gestão e Pastoral. Dedica-se aos estudos, ensino e pesquisas das seguintes temáticas: dignidade humana; direitos humanos; ética; antropologia; bioética; técnicas de estudo; metodologias de estudo, ensino e pesquisa; espiritualidade; pastoral da educação; gestão em e da educação.
  • Profe. Me. Gustavo Balbinot
    E-mail: [email protected]
    Músico e Compositor. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) com a pesquisa “A contribuição da música para a educação da sensibilidade na adultez”. Licenciado em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e Bacharel em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Especialização em Carisma e Princípios Educativos Maristas, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), especialização em Psicopedagogia do Ensino Superior, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2008). Assessor de Formação Espiritual e Humana da Rede Marista Sul Amazônia. Atua em formações, palestras e oficinas em Instituições de Educação, Redes de Ensino Publico e Privadas, e Empresas, com temas na área de Educação, Relações Humanas, Cultivo da Interioridade, Dimensões do Cuidado Humano, Gestão e Espiritualidade.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de R$ 665,00 +18 parcelas de R$ 665,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 665,00 +18 parcelas de R$ 631,75
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 665,00 +18 parcelas de R$ 615,13
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 665,00 +18 parcelas de R$ 598,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 665,00 +18 parcelas de R$ 585,20
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 665,00 +18 parcelas de R$ 532,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 665,00 +18 parcelas de R$ 332,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

humanidades