Pós-graduação em Administração, Finanças e Geração de Valor - PUCRS

MBA

Administração, Finanças e Geração de Valor

2ª Edição 360 h/aula

O MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor da PUCRS traz uma formação sólida e prática em habilidades de gestão, Marketing, vendas e geração de valor, através de noções de orçamento, receita e finanças, conta ainda com profissionais que são grandes nomes em suas áreas.

Área do Curso
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
26/04/2021 a 19/12/2021
Turno
Manhã, Tarde

Início

26 de Abril de 2021

Inscrições até 26/04/2021

Período

26/04/2021 a 19/12/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h às 17h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

O curso trará uma formação sólida e prática em habilidades de gestão, marketing, vendas, geração de valor, orçamento, receita e finanças, com profissionais que são grandes nomes em suas áreas.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

  • Ampliar os conhecimentos sobre finanças, custos e sobre as fontes de receita necessárias para o crescimento dos negócios.
  • Capacitar os estudantes para pensar estrategicamente sobre as vendas, o marketing e a geração de valor ao cliente.
  • Desenvolver competências essenciais ligadas à área de gestão, importantes para gestores, empreendedores e profissionais liberais.

Público-Alvo

O curso é destinado a Administradores, empreendedores, profissionais liberais e demais interessados na área.

Perfil do Egresso

Atuar com gestão financeira e de custos nas empresas; Aplicar ferramentas de marketing e vendas para alavancar o crescimento dos negócios; Administrar recursos das organizações com foco na geração de valor.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 26/04/2021

Disciplinas

Criatividade e Geração de Valor

O método do Design Thinking para a criação de valor. Métodos para a geração de ideias. Práticas de empatia junto ao público usuário. Elementos Conceituais da Experiência de Consumo. Cocriação de Valor.

Planejamento estratégico, crescimento e longevidade

Processo de Planejamento. Análise Externa e Interna. Oportunidades e Ameaças para a Empresa; Definição de Objetivos, Estratégia e Indicadores. Estratégias de crescimento e sustentabilidade.

Mídias digitais para potencializar negócios

As transformações no ambiente de marketing. O comportamento do consumidor digital e o marketing neste ambiente. Presença digital. Plataformas digitais de marketing. Mobile marketing. Marketing de busca. Marketing em mídias sociais. Tendências e plataformas emergentes.

Excelência em serviços e fidelização de clientes

Os encontros de serviço e a hora da verdade. As expectativas e percepções dos clientes sobre o serviço. O comportamento do consumidor de serviços. A construção do relacionamento com o cliente. O papel dos funcionários na execução dos serviços. A formação de uma cultura de serviços ao cliente.

Negociação e técnicas de vendas

Fundamentos da negociação. Tipos e abordagens de negociação. As necessidades, os objetivos e os valores de troca. Estilos e comportamentos de influência situacional.
Os principais desafios da venda. Técnicas e métodos para aumentar as vendas e obter melhores resultados.

Tecnologia para negócios: Data Science, IA e Big Data

O impacto das novas tecnologias no ambiente de negócios. Uso de dados para a tomada de decisão. Análise de Big Data. Técnicas de inteligência computacional e aprendizagem de máquina. Marketing digital e E-commerce

Finanças pessoais e planejamento financeiro

Finanças pessoais e educação financeira. O impacto das finanças pessoais nos negócios. Técnicas, ferramentas e metodologias que contribuem para aumento de ganhos financeiros.

Family business: gestão, aspectos societários e patrimoniais

A empresa familiar. Conflito entre família, propriedade e gestão. O conflito inter e intragerações. O processo sucessório. Avaliação e desenvolvimento de competências para a sucessão. Escolhas profissionais e carreira.

Otimização de custos, contabilidade e gestão orçamentária

Orçamento base-zero e mudanças de paradigma. A mobilização das pessoas e a preparação do processo. Desdobramentos nos negócios. Resultados financeiros desejados. Análise de indicadores de desempenho. Definição dos custos mínimos. Classificação de despesas.

Inteligência financeira e gestão de riscos

As regras de apuração dos tributos empresariais e o impacto dos mesmos na estrutura de custos e despesas das empresas. Planos para a otimização da carga tributária das empresas e seus sócios, respeitados os limites da lei.

Como cobrar do cliente: precificação e fontes de receita

Fontes de receita diretas e indiretas. Fontes de receita alternativas. Estabelecimento do preço. Estrutura de custos e o processo de precificação. Promoções de preço. Ponto de equilíbrio.

Exigências legais e serviços contábeis e jurídicos

Exigências legais e os serviços de contabilidade. Exigências legais e os serviços jurídicos. Prestação de serviços terceirizados e administração de contratos. Questões éticas e liability.

Persuasão: como negociar, mediar e conquistar o "sim"

As bases da persuasão. Princípios de uma negociação eficaz. Como separar as pessoas dos problemas. Investigação dos interesses. Geração de opções de ganhos mútuos. Utilização de critérios objetivos. Mediação de conflitos.

Marketing e promoção pessoal

A importância do marketing pessoal no mercado de trabalho e para o profissional. Promoção pessoal e diferenciação. Administração da imagem. Comunicação e o modo de se expressar. Estratégias e o uso do bom senso. Personal Branding.

Inteligência emocional e suas competências

Autoconhecimento e autogerenciamento. As competências pessoais e as competências sociais. Auto percepção, auto regulação e motivação. Empatia e aptidões sociais. Educação emocional.

Liderança: como inspirar e influenciar positivamente

A evolução do pensamento sobre liderança. A credibilidade do líder. Fontes de influência e poder. Propósito, significado e valores. As práticas de uma liderança exemplar. Competências de liderança. O futuro da liderança.

O relógio como aliado: como administrar e otimizar o tempo

Administração e otimização do tempo. Definição de prioridades. Organização da informação. Como lidar com as interrupções diárias. Planejamento e agendamento de ações e compromissos. Disciplina e hábitos corretos.

Gestão de equipes de alto desempenho

Formação e desenvolvimento de equipes. Gestão de equipes de alta performance. Estratégias de atuação. Técnicas e ferramentas de coaching de equipe.

Administração de pessoas e teoria geral da Administração

Práticas adotadas em gestão de pessoas. Captação de profissionais. Gestão do desempenho profissional. Educação corporativa. Carreira e bem-estar dos profissionais. Gestão por competências.

Oficina de Negócios

Modelagem de negócios. Planejamento e elaboração de modelo de negócios. Pesquisa de mercado; técnicas qualitativas e quantitativas. Avaliação de modelo de negócios. Elaboração do pitch de apresentação.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alessandra Rodrigues Gonzaga
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Ma. Caroline Bücker
  • Esp. Crismeri Delfino Correa
  • Esp. Cristiano Schifino
  • Dra. Cristina de Almeida Porto
  • Dra. Cristina Stringari Pasqual
  • Esp. Jaime Wagner
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Dra. Kellen Fraga da Silva
  • Dr. Luís Carlos Pertile
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Dr. Marcelo Coletto Pohlmann
  • Dra. Márcia Horowitz Vieira
  • Dr. Michael da Costa Mora
  • Dra. Renata Araújo Bernardon
  • Dr. Rogério Ventura Villela
  • Me. Thiago Beiler dos Santos Brèyer
  • Me. Wilson Marchionatti

Coordenação

  • Profa. Dra. Kellen Fraga da Silva
  • [email protected]
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2004), mestrado (2008) e Doutorado (2020) em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS. Atualmente é professora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, e atua na comissão coordenadora das Linhas de Formação de Inovação e Empreendedorismo, e de Finanças nos cursos de graduação da Escola de Negócios da PUCRS. Integra também o Núcleo de Inovação Pedagógica da Escola de Negócios, e é professora e coordenadora de cursos de Pós-Graduação Online da PUCRS. Tem experiência profissional junto ao Governo Federal e à Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil) nas áreas de promoção de exportações e internacionalização de empresas, e de desenvolvimento produtivo de micro e pequenas empresas (2007-2011). Desenvolveu atividades de assessoria ao Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da PUCRS (2012-2015) e a empresas startups no TECNOPUC, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (20015-2020). Tem conhecimentos em Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Internacionalização, Empreendedorismo e Inovação.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 523,95
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 461,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 471,56
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 366,77
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 445,36
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 419,16

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

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Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

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