Pós-graduação em Agronegócios: indústria, produto e inovação - PUCRS

MBA

Agronegócios: indústria, produto e inovação

MBA em Agronegócios: indústria, produto e inovação

1ª Edição 360 h/aula

O curso MBA em Agronegócios: indústria, produto e inovação prepara o empreendedor do Agronegócio para diagnosticar as movimentações de mercado e implementar soluções inovadoras que sejam socialmente relevantes, sempre focando na sustentabilidade como premissa.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
04/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Manhã, Tarde

Início

04 de Abril de 2022

Inscrições até 04/04/2022

Período

04/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Segunda das 9h às 12h e das 14h às 17h e terça das 9h às 12h.

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

Ser um empreendedor do Agronegócio exige visão estratégica, iniciativa e capacidade de liderança, assim como raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e de comunicação. Este curso prepara o empreendedor do Agronegócio para diagnosticar as movimentações de mercado e implementar soluções inovadoras que sejam socialmente relevantes, sempre focando na sustentabilidade como premissa.   

Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.

Público-Alvo

Executivos, empreendedores, sucessores ou profissionais que desejam empreender no agronegócio.  

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica 
  • Diagnosticar as movimentações de mercado e implementar soluções inovadoras 
  • Considerar conhecimentos de economia, inovação, tecnologia, sustentabilidade, finanças, pessoas, marketing, produção, operações pra a tomada de decisões no agronegócio.  

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 25/03/2022

Disciplinas

Economia e Agronegócios - Conceitos e Perspectivas

Estudo dos fundamentos micro e macroeconômicos da realidade econômica do agronegócio. Pressupostos teóricos do funcionamento dos mercados a partir da análise do comportamento dos indivíduos na tomada de decisões e da interdependência das variáveis econômicas. Soluções do agronegócio e conhecimentos de situações econômicas do cotidiano e dos negócios em diferentes cenários econômicos como, por exemplo, dos instrumentos de comercialização, análise das perspectivas do agronegócio brasileiro e sua inserção na economia nacional e regional.

Internacionalização: Tendências e Mercados no Agronegócio

As novas demandas do mercado consumidor internacional. Mercados emergentes e tradicionais de produtos do agronegócio brasileiro. Abordagens ao estudo de internacionalização de empresas no setor de agronegócios.  Estratégias de internacionalização. Gestão de cadeias produtivas regionais e globais.  Experiências de internacionalização e de gestão de negócios internacionais de empresas brasileiras e do mercado mundial de alimentos.

Ecossistemas de Inovação - AgriHubs & AgriTechs

Conceito de ecossistemas de inovação. Interação da quíntupla hélice. Fomento à inovação, principais stakeholders. Gestão de agrohubs. Planejamento e gestão de startups no agronegócio.

Transformação Digital - Agricultura 4.0

O agronegócio e seus avanços tecnológicos no Brasil e no Mundo. Tecnologias aplicadas ao Agronegócio: A Internet das Coisas. Reconhecimento por imagens, Inteligência Artificial e a robotização do campo.  As soluções tecnológicas aplicadas ao agronegócio para a produtividade e sustentabilidade. A Agricultura de Precisão. A produção de alimentos com uso de tecnologia intensiva.

Negócios Sustentáveis, Consumo e Inovação

Estratégias e tendências para negócios sustentáveis.  Competitividade e o Triple Bottom Line. Utilização de tendências e sua incorporação às estratégias corporativas. Estudo de tendências e suas manifestações nos setores de alimentação e do agronegócio. Futuro e complexidade do consumo sustentável. Inovação e sustentabilidade: o papel do consumidor e a responsabilidade das empresas.

Desenvolvimento, Agronegócios e Meio Ambiente

As tensões estruturais entre desenvolvimento agrícola e meio ambiente e a busca do “desenvolvimento sustentável” no meio rural. Os debates sobre agricultura, meio ambiente e comércio internacional: implicações para a agropecuária brasileira. As novas funções da agricultura e do rural. Políticas Agrícolas e de gestão do meio ambiente na agropecuária.

Cadeias Globais de Valor para o Agronegócio

Cadeias Globais e Valor: Compreensão das mudanças nos padrões do comércio internacional.  Caracterização do conceito de Cadeia Global de Valor. A reorganização das cadeias produtivas em âmbito global e seu impacto no agronegócio brasileiro. Oportunidades de agregação de valor e desenvolvimento industrial e econômico para o Brasil.

Direito Empresarial e Gestão de Contratos para o Agronegócio

Empresa agrária e empresário rural: tratamento jurídico da empresa rural e empresa agrária; empresário rural individual; sociedade empresária rural. Teoria geral dos contratos agrários: contratos agrários e contratos agroindustriais; princípios dos contratos agrários; requisitos de validade dos contratos; sujeitos e objeto dos contratos; normas cogentes e autonomia privada; garantias contratuais; resolução dos contratos. Contratos agrários em espécie: parceria e arrendamento rural; locação de imóvel rural; contratos de integração; seguro agrícola; compra e venda de safra futura; contratos atípicos. Gestão e resolução de conflitos em contratos agrários: aspectos jurídicos da gestão de contratos agrários; arbitragem, mediação e outras formas de resolução de conflitos no agronegócio.

Gestão Financeira e Captação de Investimentos para o Agro

Como traduzir o valor oferecido ao cliente em receita. Principais fontes de receita. Como acertar na precificação. Desenvolvimento da técnica custo-volume–lucro. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.

Gestão de Pessoas de Alta Performance

Liderança, motivação e engajamento. Atração e retenção de talentos. Desenvolvimento de pessoas e avaliação do desempenho. Remuneração, reconhecimento e recompensas. Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Governança Corporativa e Inovação no Agronegócio

Origem, evolução e princípios da Governança Corporativa.  Estruturas e processos de Governança Corporativa. A Governança Corporativa no contexto do Agronegócios. A relação da Governança Corporativa com o comportamento inovador.  O papel da Governança Corporativa e da Inovação na competitividade e continuidade do agronegócio.

Omnichannel: Novas Plataformas para o Agronegócio

O que é multi e omnicanalidade no contexto do agronegócio. Como conectar canais no mercado agro. Experiência do consumidor com produtos agropecuários e agroindustriais. Agronegócio produção, atacado e varejo.

Agroindústrias e cadeias agroalimentares

Descrição das funções e características da agroindústria. Cadeias agroalimentares: recortes analíticos e seus objetivos. Cadeias agroalimentares e inovação: abordagens recentes.

Da Concepção ao MVP no Agronegócio

Compreensão das tendências e os modelos de negócios emergentes no contexto do agronegócio. Conhecimento da adoção de novos modelos de negócios que reinventam experiências através da oferta de valor usando serviços e tecnologia, a exemplo das Agrotech. Fundamentos de modelagem de negócios a partir da identificação de oportunidades. Conceitos e práticas de Lean startup.

Prospect e Mercado: Técnicas de Validação em Projetos

Desenvolvimento de novos produtos/serviços, a partir da identificação de oportunidades do mercado do agronegócio. Também apresentando subsídios necessários para a constituição de um plano integrado de Marketing e Financeiro que permita o lançamento e a manutenção do novo negócio.

Market Fit e Go to Market

Desenvolvimento de análise de mercado-alvo e tamanho do mercado, desenvolvimento de uma proposta de valor alinhada com o composto de marketing e indicadores de desempenho (KPIs).

Modelo de Negócio, Estratégia e Pitch

Compreensão dos conceitos: modelagem de negócio, estratégia e pitch. Análise do contexto do empreendedorismo e da inovação. Visão sobre a prática empreendedora e as ferramentas úteis ao empreendedor. Estudo das suas etapas, processos e elaboração da modelagem de negócios e sua comunicação.

Comunicação e Marketing Digital para Agronegócios

Ecossistema de Marketing Digital. Modelos de Negócios em Canais Digitais.  Comportamento do Consumidor em Canais Digitais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo. Definição de persona. Compreensão sobre a importância da comunicação digital para os negócios.

Growth Hacking no Agronegócio

A metodologia do Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Reflexões sobre o Marketing orientado a experimentos. Compreensão da testagem de hipóteses e priorização. Gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para o alcance, manutenção e encantamento dos clientes, potencializando as vendas e o aumento das indicações. O uso de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking no Agronegócio.

Projeto em Agronegócio

Estudo dos princípios da metodologia científica, dos tipos de pesquisas, fases e procedimentos para realização e apresentação de projetos em agronegócio. Apresentação das possibilidades de formatos de trabalhos de conclusão de curso possíveis no MBA.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Dr. Lucas Bonacina Rodan
Dr. Augusto Mussi Alvim
Dr. André Hartmann Duha
Dra. Naira Maria Lobraico Libermann
Dra. Karen Sica
Dra. Frederike Mette
Dr. Lelis Balestrin Espartel
Dr. Luís Humberto de Mello Villwock
Dr. Luís Antônio Janssen
Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
Dr. Osmar Tomaz de Souza
Me. Márcio Costa Moreno
Dra. Gabriela Wallau
Dra. Renata Bernardon
Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
Dr. Clécio Falcão Araújo
Me. Vicente Henrique Zanella
Dr. Jean Philippe Palma Revillion
Dra. Márcia Barcellos

Coordenação

Prof. Dr. Augusto Mussi Alvim
[email protected]
Doutor em Economia (UFRGS), Pós-doutorado em Economia Internacional (Massey University), 2007. Professor Visitante na Universidade de Newcastle (UK), 2012. Professor Visitante Senior na Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2019-20). Professor Titular do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE/PUCRS). Affiliated Researcher at Center for Climate, Regional, Environmental and Trade Economics (CREATE) from University of Illinois at Urbana-Champaign.

Prof. Dr. Lucas Bonacina Roldan
[email protected]
Doutor em Administração de Empresas (PUCRS/UCS) com linha de pesquisa em Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. Professor da Escola de Negócios da PUCRS, participa da Comissão Coordenadora e do NDE do Curso de Administração e trabalha com disciplinas vinculadas aos temas empreendedorismo e inovação e entusiasta no desenvolvimento de novos negócios com alto impacto social. Foi gestor de Negócios da Rede de Lavanderias Chuá e da SocialTec (uma empresa de assessoria e consultoria tecnológica incubada n Tecnopuc Startups).

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 780,00 *
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 741,00*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 721,50*
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 702,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 686,40*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 624,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 624,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 390,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

negocios