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Especialização
O Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento tem como principal objetivo qualificar profissionais para os processos alfabetizadores através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas inseridas numa proposta de alfabetização na perspectiva do letramento.
09 de Agosto de 2022
Inscrições até 01/08/2022
09/08/2022 a 28/11/2023
360 horas-aula
Semanalmente,
terças e quartas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
O principal objetivo deste curso é qualificar profissionais para os processos alfabetizadores, a partir de fundamentos teóricos e práticos relacionados com os processos de alfabetização e letramento. Para isso, fomenta o estudo e a pesquisa de temas relacionados à alfabetização e suas implicações no cotidiano escolar e social.
Curso direcionado a graduados, preferencialmente em Pedagogia ou em outras licenciaturas, assim como a profissionais que trabalham na área da educação e a pesquisadores e interessados no campo da alfabetização.
Você estará preparado para atuar como professor/a alfabetizador/a e para desenvolver planejamentos e práticas pedagógicas de qualidade no campo da alfabetização e do letramento. Também estará apto a elaborar e desenvolver projetos, planejamentos e pesquisas sobre temas importantes para a alfabetização.
Escola de Humanidades
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 09/08/2022
Compreensão das relações da fala e da escrita na alfabetização. Estudo dos aspectos linguísticos da alfabetização: competência metalinguística: consciência fonológica (silábica e fonêmica); consciência semântica; consciência sintática e consciência pragmática. Análise teórica e prática acerca da consciência fonológica e suas contribuições para a educação infantil e os anos iniciais.
Estudo sobre leitura, literatura e formação de leitores. Orientações acerca do processo de aprendizagem/apropriação da leitura. Análise de práticas pedagógicas e recursos didáticos voltados para práticas de leitura e formação de leitores na educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA.
Estudo sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na EJA, a partir de orientações presentes na BNCC e de práticas de letramento. Compreensão de conceitos do campo da alfabetização, relacionados à escrita: alfabético; alfabetização; alfabetizado; letramento; letrado. Estudo e análise de propostas pedagógicas voltadas para o trabalho com a escrita espontânea na educação Infantil e para apropriação do SEA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA. Discussão acerca da utilização de textos para situações reais e significativas de escrita.
Estudo sobre o ensino e a aprendizagem da matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Análise de estratégias metodológicas e de recursos relacionados à aprendizagem e ao ensino da matemática.
Estudo sobre a educação de jovens e adultos (EJA): fundamentos teóricos e metodológicos. Reconhecimento de características do aluno da EJA e do processo de alfabetização. Discussão acerca de currículo, planejamento e avaliação para turmas de EJA. Análise de práticas pedagógicas e recursos utilizados na alfabetização de jovens e adultos.
Estudo do texto como unidade básica de comunicação e interação social e identificação de diferentes gêneros textuais para práticas de produções de textos nos Anos iniciais. Estudo de processos que envolvem a produção de textos: escrita, leitura, revisão e reescrita. Análise de recursos e práticas pedagógicas para produção de textos nos Anos Iniciais.
Estudo sobre o ensino da ortografia nos anos iniciais. Problematização acerca do ensino da ortografia em turmas de alfabetização. Identificação das principais dificuldades ortográficas relacionadas ao processo de escrita. Análise de práticas pedagógicas e materiais didáticos que contribuem para o ensino e a aprendizagem da ortografia.
Compreensão de aspectos básicos que envolvem o planejamento em educação. Identificação de diferentes formas de organizar o planejamento escolar: projetos; sequências didáticas; planos de aula. Compreensão da relação existente entre planejamento e avaliação. Análise das diferentes funções da avaliação e sua aplicação no meio escolar.
Utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de Alfabetização. Compreensão do uso das TICs na Alfabetização de Jovens e Adultos. Habilidades e competências necessárias para a utilização das TICs no processo de alfabetização.
Estudo de aspectos teóricos e práticos da Educação Inclusiva. Reflexão acerca da inclusão no âmbito escolar e suas implicações no currículo e nos processos de ensino. Compreender o Transtorno do Espectro Autista, a Deficiência Intelectual e outras deficiências, seus processos de aprendizagem e alternativas de ensino. Estudo das necessidades das pessoas com deficiência frente ao processo de alfabetização. Análise de práticas e recursos favoráveis ao ensino e à aprendizagem no campo da educação inclusiva.
Estudo das principais dificuldades de aprendizagem encontradas no período de alfabetização. Identificação e análise de recursos didáticos e estratégias pedagógicas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Compreensão de aspectos relacionados à diferenciação pedagógica (atividade diferenciadas) e o processo de avaliação para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Estudo relacionado à pesquisa para a educação, em especial, pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação escolar. Compreensão de aspectos éticos que envolvem o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa. Identificação das principais modalidades de pesquisa em educação. Compreensão das etapas da uma pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa a partir das normas técnicas da ABNT.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 665,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 631,75 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 615,13 |
| Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 598,50 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 585,20 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 532,00 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 532,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 332,50 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].
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