Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Arquitetura de Interiores na Prática: do Projeto à Execução

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Arquitetura de Interiores: do projeto à execução da PUCRS Aprofundar o conhecimento dos profissionais graduados em arquitetura e engenharia civil para atuação em interiores.

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
14/04/2023 a 01/06/2024
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

14 de Abril de 2023

Inscrições até 04/05/2023

Período

14/04/2023 a 01/06/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta das 14h às 18h15 e das 19h15 às 22h30, sábado das 8h45 às 12h15

Sobre o curso

Aprofundar o conhecimento dos profissionais graduados em arquitetura e engenharia civil para atuação em interiores. Atualizar os profissionais na realização de seu trabalho, levando em consideração as complexidades e as particularidades de um projeto de arquitetura de interiores. Os estudantes serão provocados a exercer suas atividades de maneira inovadora, otimizando projetos e o relacionamento com clientes e fornecedores. Estimular o desenvolvimento de competências como empreendedorismo e gerenciamento de projetos e obras em interiores residenciais, serviços, comerciais e corporativos. Aprendizado baseado no compartilhamento da experiência da prática profissional, em exercícios, debates e resolução de problemas reais. Reforçar a interdisciplinaridade que é exigida para a plena atuação profissional. Potencializar o diálogo produzido em sala nas aulas oportunizando visitas técnicas em fábricas, lojas e escritórios de renome nacional. Proporcionar aproximação com a realidade prática do mercado profissional, seus desafios e atualizações constantes necessárias. Oportunizar eventos de reuniões-almoço promovendo e incentivando o cuidado com sua rede de relacionamento de maneira constante.

Para quem é esse curso

Graduados em arquitetura e urbanismo e Engenharia Civil que tenham interesse na área de ambientação, reforma e revitalização de espaços internos e externos contíguos aos interiores. Profissionais que desejam ampliar seus horizontes profissionais, ampliando sua rede de relacionamento e aprofundando nos conteúdos práticos mais relevantes para arquitetura de interiores.

O que você vai aprender

O egresso do curso de Arquitetura de Interiores será capaz de exercer suas atividades de maneira inovadora, otimizando processos gerenciais, projetos e melhorando o relacionamento com clientes e fornecedores.Entenderá sobre a prática que envolve todos os serviços e fornecedores relativos ao ambiente, desde a captação de trabalho até sua entrega final ao usuário.

Porque fazer esse curso na PUCRS

Este curso está focado na prática profissional, tendo como diferencial o embasamento nas atividades realizadas no dia a dia. Dessa forma, pretende agregar competências que podem melhorar a atuação do aluno no mercado de trabalho. O curso proposto considera as especificidades e particularidades da arquitetura de interiores e foi
montado com gama de disciplinas abrangentes para a produção de demandas do mercado atual. Os professores deste curso necessitam ter experiência prática e estar muito atentos às tendências da atualidade e de inovação, praticando no seu dia a dia o atendimento às demandas de um mercado dinâmico e exigente. O aluno que terá interesse neste curso, certamente vem em busca de: conteúdos complementares e diversos à sua formação acadêmica, compartilhamento de experiências práticas com profissionais atuantes no mercado de interiores e fortalecimento suas redes de relacionamentos. Os professores externos, que avaliamos ter excelência para atender essa demanda, são profissionais com experiência prática consagrada e destaque na área de atuação.
Corpo docente formado por arquitetos em plena atividade profissional, atentos às tendências da atualidade e de inovação, praticando no seu dia a dia o atendimento às demandas de um mercado dinâmico e exigente. Curso exclusivamente presencial usufruindo dos espaços físicos modernos e altamente qualificados da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Unidade Promotora

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 04/05/2022

Disciplinas

Neurociência aplicada à arquitetura de interiores

Compreensão dos principais conceitos e ferramentas da neurociência aplicada ao design. Geração de maior eficiência na criação de novos produtos, aprimoramento de processos de tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Reconhecimento dos diversos padrões de funcionamento do cérebro e aplicação de diferentes técnicas de neurociência. Uso de harmonia e unidade. Influência psicológica que os espaços exercem em diferentes tipos de ambientes e como afetam o comportamento dos seus usuários. Interação dos seres humanos com a ambiente físico projetado.

Posicionamento e vendas para arquitetos de interiores

Qual seu propósito na arquitetura, para a sociedade e para a sua carreira. Posicionamento, o início de tudo. Identifique seu nicho, seja único. Marketing para arquitetos. Ferramentas de comunicação, quando usar, como. O que não fazer. Os princípios da diferenciação e o que se ganha com isso. Como captar clientes. Ousadia e inovação indispensáveis para a sobrevivência e destaque no mercado.

Design Biofílico e arquitetura de interiores

Noções de design biofílico vinculados à arquitetura de interiores. Organização dos espaços abertos adjacentes à ambientes internos. Elementos da arquitetura biofílica na composição dos interiores. Estabelecimento de critérios para especificação de vegetação. Pesquisa, interpretação e análise de projetos referenciais que utilizam biofilia. Abordagem sobre sustentabilidade e questões ambientais nos interiores. Design Biofílico como ferramenta de reconexão com o ambiente natural.

Legislação e licenciamento para arquitetura de interiores

Estudo da legislação pertinentes ao exercício da profissão do arquiteto de interiores. Exigências legais e regulamentares relacionadas à segurança do profissional, do meio ambiente e dos usuários. Compreensão e elaboração de contratos, honorários e orçamentos. Aspectos relativos a direito autoral que incidem sobre a elaboração dos projetos e produtos. Ferramentas de apresentação e documentação. Normas que regulam a aprovação de projetos, o licenciamento de obras e atividades, a execução, manutenção e conservação de obras.

Arquitetura afetiva

Interiores como refúgio da vida doméstica. Cocriação no projeto de arquitetura de interiores. Refúgio biográfico dos moradores, acúmulo temporal, a história do(s) usuário(s). Ambientes internos pensados para suprir as necessidades materiais e imateriais dos usuários. Repertório dos moradores como suporte para a ambientação; sentimentos e memórias. Investigação das individualidades. Ambientes repletos de citações e lembranças. Tendências de novos modos de viver e morar.

Mídias sociais para arquitetos

Foco em estratégia, planejamento e métricas. Protagonismo no desenvolvimento de marketing de conteúdo voltado ao meio online visando engajamento e relacionamento com clientes. Promoção e interação com o público e otimizar novos negócios. Modelos de negócio da atualidade, comunicação entre empresa e cliente, espaço democrático de interação.

Arquitetura de sonhos

Arquitetura de sonhos como promotora de experiências e sensações agradáveis. Arquitetura de festas, confraternizações, reuniões de trabalho e eventos corporativos. Elementos visuais e composição espacial. Mobiliário e acessórios. Cores, iluminação e estilos. Organização de eventos e cenários. Versatilidade dos estilos cerimoniais. Prazos, orçamentos e fornecedores. Influência da ambientação nos usuários; relacionamento com cliente. Etiqueta: simplicidade e requinte. Concepção, estrutura, cenografia e uso de elementos naturais. Ferramentas na composição de ambientes de sonhos.

Visual merchandising e experiência do consumidor

Estudo da exibitécnica, do vitrinismo e do visual merchandising como instrumentos que potencializam pontos de venda de segmentos diversos como varejo ou lojas conceito. Estudo da publicidade, do marketing de experiência, da criação conceitual e do comportamento do consumidor.

Murais, integração plástica e arquitetura efêmera

Reconhecer a natureza do espaço efêmero, através dos conceitos da arquitetura de interiores, da arquitetura cênica, teatral e sua história. Pelo conhecimento de arquiteturas de  feiras, eventos e espetáculos reconhecer a experiência do tempo e lugar fugaz.

Estética e História do mobiliário

Fundamentos de estética aplicada à arquitetura de interiores. Produtos, objetos, mobiliário essenciais do design de interiores mundial.  Ambientes exemplares, linguagens e estilos de arquitetura de interiores. Evolução histórica do mobiliário e as  principais tendências de época.

Estudo da cor e semiótica

Análise da relação entre Semiótica e Teorias das Cores. A cor como signo e informação e suas implicações para a arquitetura. Classificação e da percepção das cores por uma perspectiva histórica e psicológica. Compreensão dos aspectos fisiológicos, técnicos e simbólicos, envolvendo a natureza e as propriedades das cores. Atividades teóricas e práticas.

Materiais, revestimentos e acessórios

Estudo dos principais materiais tradicionais e revestimentos.  Critérios para especificações: aspectos funcionais, técnicos, plásticos e econômicos. Experimentação e aplicação em ambientes internos.  Acessórios e demais elementos e suas interações com os ambientes. Pesquisa de novos materiais.

Luminotécnica e automação

Conceitos e técnicas para desenvolver e executar um projeto de desenho de iluminação arquitetônico no interior. Linguagem conceitual, técnicas e tecnologias associadas no mundo da luz. Sistemas de iluminação e aplicações luminotécnicas. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor. Automação. Compreensão dos princípios de sustentabilidade aplicados ao design interiores, objetos e decoração. Busca de novas alternativas de produtos e processos que minimizem os impactos ambientais. Reutilização de resíduos.

Ergonomia e acessibilidade

Conceitos e aplicações da ergonomia e de sua relação com a arquitetura de interiores. Conhecimento dos fundamentos de ergonomia cognitiva, antropometria e biomecânica, antropometria e proxêmica, estresse e fadiga, e da Experiência do Usuário. Aprofundamento em tópicos de ergonomia aplicados a arquitetura de interiores, com foco na usabilidade e na experiência do usuário com o ambiente construído. Conscientização da necessidade de identificar dificuldades no uso de produtos e sistemas de informação.

Design de móveis, detalhamento e compatibilização

Detalhamento de mobiliário com ênfase na marcenaria e seus diversos acabamentos. Relação entre a marcenaria e os demais projetos executivos necessários para a ambientação de um espaço. Lançamentos de mercado, características técnicas dos materiais para melhor especificar seu uso em obra. Criação, inovação e solução técnica no detalhamento. Materiais, ferragens e acessórios. Padrões de representação. Dimensionamento. Ergonomia. Especificações. Exemplificação de peças autorais. Capacitação de competências para o conhecimento das atividades voltadas ao desenvolvimento de peças de mobiliários: marcenaria exclusiva e a marcenaria planejada.

Sustentabilidade aplicada à arquitetura de interiores

Fundamentos, conceitos, estratégias, diretrizes, definição de materiais, tecnologias, resíduos e reutilização, sistemas construtivos mais sustentáveis e implicações de desempenho térmico e energético em projetos de arquitetura de interiores. Discussões sobre o tema, a partir de trabalhos acerca de abordagens teóricas, estudos de casos e certificações.

Paisagismo na arquitetura de interiores

Relações da paisagem com o ambiente construído, suas implicações no bem-estar humano. Organização dos espaços abertos adjacentes à ambientes internos. Elementos principais da composição paisagística. Estabelecimento de critérios para especificação de vegetação. Pesquisa, interpretação e análise de projetos paisagísticos referenciais.

Abordagem sobre sustentabilidade e questões ambientais na arquitetura de interiores. Tendências atuais no paisagismo de interiores e espaços de transição.

Gestão, planejamento e cronograma de obras de interiores

Estudo de instrumentos relativos às questões econômicas, financeiras, orçamentárias e gerenciais do projeto e da execução da obra de arquitetura de interiores. Elaboração de cronograma físico-financeiro. Noções de gerenciamento de projetos e obras. Apresentação de plataforma virtual para gestão do negócio e das obras de arquitetura de interiores. Empreendedorismo na profissão.

Execução de obras de interiores na prática

Procedimentos e levantamentos que antecedem a execução. Contratação e formalização do início da obra. As diferentes etapas de execução e interdependência entre as diversas fases. Logística para compra e recebimento de materiais. Coordenação da execução do projeto de arquitetura de interiores com os complementares. Compartilhamento de experiências quanto a imprevistos, relação com fornecedores e o atendimento das expectativas dos clientes. Entrega e aceite da obra.

Projeto de interiores I: Residencial

Apresentação de projetos exemplares de arquitetura de interiores residencial. Compartilhamento de experiências. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor. Exercício projetual: desenvolvimento de projeto de interiores residencial de médio porte a partir de um imóvel existente. Desenvolvimento de projeto a partir do estabelecimento de perfil do usuário. Estabelecimento de briefing e do programa de necessidades junto ao cliente. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição conceitual do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas.

Projeto de interiores II: Lojas e Corporativo

Apresentação de projetos exemplares de arquitetura de interiores comercial. Compartilhamento de experiências. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor. Exercício projetual: desenvolvimento de projeto de interiores de loja ou ambiente corporativo a partir de um imóvel existente. Análises de projetos de arquitetura de interiores de espaços de trabalho (projeto corporativo). Análises de projetos de arquitetura de interiores de espaço de varejo (lojas) e verificação de estratégias para fidelização e vendas. Projeto de ponto de Venda. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição conceitual do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Cristiana Brodt Bersano
  • Dra. Leila Nesralla Mattar
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Dr. Ticiano Ricardo Paludo
  • Ma. Danusa Almeida de Oliveira
  • Dra. Raquel Rodrigues Lima
  • Dra. Maria Alice Medeiros Dias
  • Dr. Márcio Rosa D’Ávila
  • Me. Renato da Silva Solano
  • Esp. Miriam Runge
  • Esp. Luciana Mallet Siqueira Campos
  • Esp. Bia Rafaelli Coll Casaccia
  • Esp. Juliana Sisson Castro
  • Esp. Liseli do Amaral Puente
  • Ma. Valentina Marques
  • Esp. Paula Homrich Jaskulski
  • Ma. Audrey Luz
  • Esp. Lara Goron Litwin
  • Ma. Martina Mostardeiro
  • Esp. Vanessa Vaz
  • Esp. Luciana Moreira Nunes
  • Esp. Débora Motta Innig
  • Esp. Arjuna Turcarelli

Coordenação

  • Profa. Ma. Cristiana Brodt Bersano
  • [email protected]
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (desde 1998). Sócia proprietária da CBMS ARQUITETURA DE INTERIORES. Associada à AAI BRASIL/RS (Associação de Arquietos de Interiores). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura de Edificação e Arquitetura de Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de interiores, organização do trabalho e legislação, design de interiores, decoração, ambientação e ensino.
  • Profa. Dra. Leila Nesralla Mattar
  • [email protected]
    Possui graduação em Faculdade de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Professora  da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (desde 1981).Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura de Interiores, Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, história do brasil, urbanismo, modernidade e ensino.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 660,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 825,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 783,75
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 763,13
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 742,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 726,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 660,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 660,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 412,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

engenharia