Encontre seu curso
Especialização
O curso pretende potencializar as competências em arquitetura de interiores de forma a conquistar clientes, realizar conexões que impulsionem a carreira com práticas profissionais que priorizem a qualidade do trabalho realizado.
02 de Outubro de 2020
Inscrições até 02/10/2020
02/10/2020 a 04/12/2021
360 horas-aula
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 18h às 22h e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.
A especialização pretende aprofundar o conhecimento em arquitetura de interiores. Dessa maneira, oferecendo meios para que o profissional entenda o desenvolvimento prático de um projeto, desde os passos iniciais até a sua entrega.
No curso serão realizados estudos sobre a distribuição de espaços, funcionalidade dos ambientes, iluminação, influência das cores e escolha de revestimentos. Assim como, noções de acústica, ergonomia e automação. Além disso, serão abordados também, conhecimentos sobre a utilização de ar condicionado, sustentabilidade e relacionamento com clientes e fornecedores.
Estimular o desenvolvimento de competências para o gerenciamento de projetos e obras, em interiores residenciais, comerciais e corporativos. Assim como, capacitar o profissional para a realização de seu trabalho, levando em consideração não somente a estética, mas também as necessidades de ocupação dos espaços, uso de materiais, iluminação, uso de cores, detalhamentos em geral, apresentação de projetos junto ao cliente, relações arquiteto/cliente, como calcular honorários, enfim toda a prática do que realmente acontece durante um projeto e sua execução.
Graduados em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia que tenham interesse na área de ambientação, reforma e revitalização de espaços interiores e de transição.
Este curso está focado na prática profissional, tendo como diferencial o embasamento nas atividades realizadas no dia a dia. Dessa forma, pretende agregar competências que podem melhorar a atuação do aluno no mercado de trabalho.
O egresso do curso de Arquitetura de Interiores será capaz de exercer suas atividades de maneira inovadora, otimizando projetos e melhorando o relacionamento com clientes e fornecedores. Desenvolverá o empreendedorismo e a habilidade de criar negócios que envolvem o uso de ambientes, sendo propositivo na criação de ambientes inovadores, utilizando-se de referências nacionais e internacionais. Entenderá sobre a prática que envolve todos os serviços e fornecedores relativos ao ambiente, desde a captação de trabalho até sua entrega final ao usuário.
Escola Politécnica
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Ter graduação em cursos de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharias.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2019
Término: 02/10/2020
Identificação e análise das demandas funcionais para espaços residenciais compactos. Definição de programa de necessidades para tipos específicos de clientes. Desenvolvimento da habilidade espacial de projeto.
Conceitos e técnicas para desenvolver e executar um projeto de desenho de iluminação arquitetônico no interior. Linguagem conceitual, técnicas e tecnologias associadas no mundo da luz. Sistemas de iluminação e aplicações luminotécnicas. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor.
Detalhamento de mobiliário com ênfase na marcenaria e seus diversos acabamentos. Relação entre a marcenaria e os demais projetos executivos necessários para a ambientação de um espaço. Lançamentos de mercado, características técnicas dos materiais para melhor especificar seu uso em obra.
Estudo da exibitécnica, do vitrinismo e do visual merchandising como instrumentos que potencializam pontos de venda de segmentos diversos como varejo ou lojas conceito. Estudo da publicidade, do marketing de experiência, da criação conceitual e do comportamento do consumidor.
Formação de repertório a partir da análise de referenciais arquitetônicos. Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Organização e dimensionamento dos espaços internos de um local comercial de pequeno porte como um café ou pequeno restaurante.
Compreensão do processo, os condicionantes e as técnicas de inovação. Tendências de mercado e sua aplicação na inovação. Modelagem de negócios inovadores em arquitetura de Interiores.
Processo histórico das artes pictóricas e sua influência na decoração. Evolução histórica do mobiliário e as principais tendências de época.
Relações da paisagem com o ambiente construído, suas implicações no bem-estar humano. Tendências atuais no paisagismo de interiores e espaços de transição.
Desenvolvimento de projetos de interiores residenciais de pequeno e médio porte a partir de um imóvel existente ou em construção. Desenvolvimento de projeto a partir de um perfil do usuário pré-estabelecido. Estabelecimento do programa de necessidades junto ao cliente. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas. Levantamento de orçamentos de materiais e mão de obra. Elaboração de memorial descritivo de serviços e materiais. História da Arquitetura de Interiores.
Análise da relação entre Semiótica e Teorias das Cores. A cor como signo e informação e suas implicações para a arquitetura. Classificação e da percepção das cores por uma perspectiva histórica e psicológica. Compreensão dos aspectos fisiológicos, técnicos e simbólicos, envolvendo a natureza e as propriedades das cores. Atividades teóricas e práticas
Reconhecer a natureza do espaço efêmero, através dos conceitos da arquitetura de interiores, da arquitetura cênica, teatral e sua história. Pelo conhecimento de arquiteturas de feiras, eventos e espetáculos reconhecer a experiência do tempo e lugar fugaz.
Analise de projetos de ambientes de varejo e de hotelaria. Discussão sobre o que é Marca, sua definição e a importância de definição de conceitos de Marketing para tangibiliza-los no Ponto de Venda. Tipos de redes de varejo, franquias, uso de marca para varejo, assim como as tipologias jurídicas para operações de hotelaria. Casos de varejo e hotelaria para discussão.
Conceitos e aplicações da ergonomia e de sua relação com a arquitetura de interiores. Conhecimento dos fundamentos de ergonomia cognitiva, antropometria e biomecânica, antropometria e proxêmica, estresse e fadiga, e da Experiência do Usuário. Aprofundamento em tópicos de ergonomia aplicados a arquitetura de interiores, com foco na usabilidade e na experiência do usuário com o ambiente construído. Conscientização da necessidade de identificar dificuldades no uso de produtos e sistemas de informação.
Fundamentos, conceitos, estratégias, diretrizes, definição de materiais, tecnologias, resíduos e reutilização, sistemas construtivos mais sustentáveis e implicações de desempenho térmico e energético em projetos de arquitetura de interiores. Discussões sobre o tema, a partir de trabalhos acerca de abordagens teóricas, estudos de casos e certificações.
Conceituação básica de projetos de saúde. Aplicação da legislação e normas vigentes. Análise e desenvolvimento de projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Análise de projeto com avaliação dos custos de obra para sua execução bem como elaboração de cronograma.
Compreender a importância do empreendedorismo na consecução de projetos e sua viabilização. Técnicas de empreendedorismo das diversas versões da Arquitetura de Interiores, tanto comercial, de hotelaria ou em consultórios.
Desenvolvimento de projetos de interiores residenciais de pequeno e médio porte a partir de um imóvel existente ou em construção. Desenvolvimento de projeto a partir de um perfil do usuário pré-estabelecido. Estabelecimento do programa de necessidades junto ao cliente. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas. Levantamento de orçamentos de materiais e mão de obra. Elaboração de memorial descritivo de serviços e materiais.
Exibitécnica, vitrinismo e visual merchandising como instrumentos que potencializam pontos de venda de segmentos diversos como varejo ou lojas conceito. A partir do estudo da publicidade, do marketing de experiência, da criação conceitual e do comportamento do consumidor, o aluno será capaz de desenvolver projetos que impulsionam vendas e transformam a experiência de compra em uma experiência de vida.
Interação dos seres humanos com o ambiente físico projetado. Relações entre o projeto arquitetônico e o comportamento humano, de forma sistêmica, em um determinado contexto cultural.
Foco em estratégia, planejamento e métricas. Protagonismo no desenvolvimento de marketing de conteúdo voltado ao meio online visando engajamento e relacionamento com clientes.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
A partir de 18/02/2020 | R$ 750,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 750,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 660,00 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 525,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de 637,50* |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 600,00 |
O pagamento do valor de matrícula corresponde a primeira parcela do curso e deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.