Ver todos os cursos

Especialização

Atend. e intervenções online em psicologia e psicoterapia

1ª Edição 360 h/aula

O curso aborda aspectos referentes à intervenções e prestações de serviços online em campos da Psicologia como psicoterapia a online, saúde coletiva, escola, avaliação psicológica, psicologia escolar, aconselhamento de carreira e grupos. Seu objetivo central é qualificar os alunos para modalidades de atendimento psicológico online e para o desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
09/04/2021 a 07/01/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

09 de Abril de 2021

Inscrições até 30/03/2021

Período

09/04/2021 a 07/01/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso aborda aspectos referentes à intervenções e prestações de serviços online em campos da Psicologia como psicoterapia a online, saúde coletiva, escola, avaliação psicológica, psicologia escolar, aconselhamento de carreira e grupos. Seu objetivo central é qualificar os alunos para modalidades de atendimento psicológico online e para o desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. Serão abordados três eixos: 1) fundamentos e tópicos em intervenções online, 2) modalidades de atendimento e intervenções no contexto online e 3) Inovação, gestão e marketing. O curso se dirige para profissionais de Psicologia.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou Online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Apresentar os fundamentos e tópicos principais para o atendimento online.
  • Discutir questões éticas e de regulamentação do atendimento online no Brasil e no mundo.
  • Apresentar e discutir diferentes modalidades de atendimento e intervenções no contexto online.
  • Qualificar os alunos para modalidades de atendimento psicológico online.
  • Introduzir aspectos referentes desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos.

Público-Alvo

Egressos do curso de graduação em Psicologia.

Perfil do Egresso

O profissional sairá conhecendo aspectos éticos e normativos do atendimento psicológico online. Compreenderá as possibilidades e potencialidades da atuação do psicólogo no contexto online, bem como suas restrições. Conhecerá diferentes estratégias de intervenção em campos de atuação da Psicologia. Aumentará a capacidade de desenvolvimento e avaliação dessas intervenções.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 30/03/2021

Disciplinas

Intervenções online: fundamentos e evidências científicas

Introdução a aspectos histórico do uso de tecnologias online na Psicologia. Caraterização de quais são os principais conceitos que sustentam o atendimento online. Levantamento de evidências científicas relacionadas ao atendimento psicológico online. Discussão de quais são as potencialidades e limitações de intervenções online na Psicologia.

Questões éticas e legais no atendimento psicológico online

Introdução a aspectos históricos das normas regulamentadoras para práticas online no Brasil e no mundo. Caracterização da regulamentação da prática online da psicologia no Brasil e no mundo. Orientação sobre condutas e fiscalização de questões éticas no contexto online. Análise de situações e dilemas do campo online envolvendo questões éticas.

Cibercultura, tecnologias e relações interpessoais

Caracterização e análise de aspectos conceituais da cibercultura no campo da Psicologia. Apresentação de conceitos acerca: das redes sociais e as mudanças culturais; da cultura do cancelamento e suas repercussões; dos principais resultados que associam quadros de saúde mental como o uso das TICs; das mudanças atuais que as TICs trouxeram ao campo da Psicologia. Discussão sobre as implicações da cibercultura e das tecnologias no futuro da Psicologia.

Setting, vínculo e atitudes de profissionais de saúde mental

Orientação sobre a construção do setting de atendimento em contextos online. Estabelecimento de relações entre produção de vínculo e aliança terapêutica no contexto online. Reflexão sobre atitudes de profissionais da saúde em contextos de intervenção online. Análise e discussão sobre situações de acolhimento em contextos online. Reflexão sobre o desenvolvimento de estratégias para o engajamento das relações no campo online.

Softwares e ferramentas digitais no atendimento online

Introdução aos softwares e ferramentas digitais para atendimentos online. Orientação sobre recursos fundamentais para o atendimento psicológico. Aplicação de softwares e ferramentas digitais em atendimentos psicológicos. Reflexão sobre a proteção de dados em softwares e ferramentas digitais.

Situações de crise e de violência: entraves e possibilidades

Fundamentação de conceitos sobre intervenção em crise e situações de violência. Caracterização de situações de violência e de crise em contextos online. Análise de limitações no atendimento online em contextos de violência e de crise. Orientação sobre manejo e encaminhamento de situações em crise e de violência no contexto online.

Tópicos em psicopatologia no atendimento psicológico online

Introdução à psicopatologia no contexto online. Aplicação de recursos online para manejo de psicopatologias. Reflexão sobre as restrições no atendimento online para determinados diagnósticos. Discussão sobre a noção de transdiagnóstico em contextos de intervenção online.

Psicoterapia online individual

Introdução a modelos de intervenção online para indivíduos e possíveis contextos de intervenção. Introdução à psicoterapia online para indivíduos. Apresentação e aplicabilidade de técnicas no atendimento online individual. Discussão de casos de atendimentos individuais no contexto online.

Psicoterapia online familiar

Introdução a modelos de intervenção online para famílias e possíveis contextos de intervenção. Introdução à psicoterapia online para famílias. Apresentação e aplicabilidade de técnicas no atendimento online para famílias. Discussão de casos de atendimentos de famílias no contexto online.

Psicoterapia online de casal

Introdução a modelos de intervenção para casais online e possíveis contextos de intervenção; Introdução à psicoterapia online para casais; Apresentação e aplicabilidade de técnicas no atendimento online para casais; Discussão de casos de atendimentos de casais contexto online.

Estratégias online para o campo da saúde coletiva

Interface entre aspectos conceituais da saúde coletiva com contextos online de intervenção. Interface entre os princípios e diretrizes do SUS com estratégias de atendimento e de serviços online. Apresentação e aplicabilidade de ferramentas online no contexto da saúde coletiva. Discussão de casos de atendimentos online na saúde coletiva.

Estratégias online para a carreira e o trabalho

Introdução ao aconselhamento de carreira e possíveis contextos de intervenção. Interface entre aconselhamento de carreira e tecnologias online. Reflexão sobre o mundo do trabalho no contexto online e do homeoffice. Apresentação e aplicabilidade de estratégias de intervenção online. Discussão de casos fictícios sobre aconselhamento de carreira no contexto online.

Estratégias online para o campo escolar e educacional

Introdução ao campo da psicologia escolar e educacional crítica e possíveis contextos de intervenção. Interface entre psicologia escolar e educacional e o uso de tecnologias online. Reflexão sobre o campo escolar e educacional no contexto online e do homeschooling na contemporaneidade. Apresentação e aplicabilidade de estratégias de intervenção online. Discussão de casos de psicologia escolar e educacional no contexto online.

Grupos online como estratégia de intervenção

Contextualização do campo da psicologia dos grupos e possíveis intervenções. Interface entre psicologia dos grupos e o uso de tecnologias online. Reflexão sobre o campo da psicologia dos grupos no contexto online. Apresentação e aplicabilidade prática, a partir de casos, de estratégias de intervenção online.

Avaliação psicológica no contexto online

Introdução de pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação psicológica e neuropsicológica nas modalidades presenciais e nas diferentes modalidades online, com ferramentas de autopreenchimento, modelos híbridos e exame por teleconferência. Discussão sobre sessões de devolução, laudo e orientações pró-intervenção. Introdução de Intervenções psicológicas e neuropsicológicas online mediadas pela avaliação e pela reavaliação. Discussão de casos de avaliação psicológica no contexto online.

Gestão de pessoas e de processos em serviços de Psicologia

Compreender a dinâmica dos processos de atendimento psicológico, que necessitam de uma estrutura para funcionar e garantir a qualidade ética, técnica e relacional. Dentre estes aspectos, a disciplina destaca a compreensão do posicionamento no mercado de trabalho e a gestão dos processos administrativos e de gestão das pessoas que envolvem a relação do terapeuta como um prestador de serviço de qualidade.

Marketing e comunicação para psicólogos

Introdução de conceitos do campo de Marketing. Discussão sobre diferentes estratégias de marketing digital para o psicólogo. Interface entre estratégias de marketing com questões éticas do profissional psicólogo. Introdução da gestão de mídias digitais para psicólogos. Apresentação de ferramentas de marketing e suas aplicabilidades para o campo da Psicologia.

Desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos

Introdução ao Design Thinking como estratégia para o desenvolvimento de novos produtos e serviços no contexto online. Interface entre o desenvolvimento de tecnologias digitais e serviços online com o campo da Psicologia. Detalhamento de etapas e de processos para o desenvolvimento de produtos e serviços online. Apresentação de estratégias para o desenvolvimento de produtos e serviços e para a avaliação de processos. Discussão e análise de produtos e serviços lançados no mercado.

Inovação e empreendedorismo

Introdução a noções de inovação e empreendedorismo. Análise dos processos de trabalho em torno das competências empreendedoras, ou seja, a atitude empreendedora e tendências em inovação de produtos e serviços para o atendimento psicológico online. Reflexão sobre pesquisas contemporâneas no campo da tecnologia e da inovação em interface entre serviços de Psicologia. Discussão de questões éticas e impacto social no empreendedorismo.

Introdução a métodos de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso

Fundamentação de aspectos da pesquisa científica. Introdução sobre métodos de pesquisas teóricas e empíricas. Caracterização dos possíveis formatos de Trabalho de Conclusão de Curso (artigo científico, projeto voltado para o desenvolvimento de produtos e serviços, prototipação de um produto, apresentado por vídeo e relatório).

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Caroline Santa Maria Rodrigues
  • Dr. Daniel Viana Abs da Cruz
  • Me. Gustavo Affonso Gomes
  • Ma. Jaqueline Maia Mânica
  • Dra. Karen Priscila Del Rio Szupszynski
  • Dra. Kátia Bones Rocha
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Ma. Maria Isabel Wendling
  • Dra. Naira Maria Lobraico Libermann
  • Ma. Renata de Rezende Lovera Tomasi
  • Ma. Renata Plácido Dipp
  • Dra. Roberta Fin Motta
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dr. Rodrigo de Oliveira Machado
  • Dra. Tatiana Cardoso Baierle

Coordenação

  • Prof. Me. Gustavo Affonso Gomes 
  • [email protected]
    Docente no curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor convidado nos cursos de especialização em sistêmica e em situações de luto do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Membro do núcleo de intervenções em situações de luto (CORA/CEFI). Psicoterapeuta na abordagem sistêmica, atendendo famílias, casais e indivíduos. Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da PUCRS. Especialista em Terapia Sistêmica pelo (CEFI). Graduado em Psicologia pela PUCRS.
  • Profa. Dra. Kátia Bones Rocha 
  • [email protected]
    Docente do Programa de Pós-Graduação e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2012-Atual). Coordenadora do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades desde 2013. Editora associada da revista Psico (A2) (2013-Atual). Doutora em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), España (2011). Pesquisadora e professora assistente na Universidade de Toronto (2010-2011). Pesquisadora na Agència de Salut Pública de Barcelona (ASPB) (2007-2011). Residente especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2004-2005). Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (2004-2005). Mestre em Psicologia Social pela PUCRS (2002-2003).Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997-2002). Tem experiência na área de Psicologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde. Bolsista produtividade nível 2 do CNPq.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 860,95
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 757,64
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 774,86
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 602,67
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 731,81
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 688,76

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude