Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Avaliação e Prescrição em Exercício Clínico

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Avaliação e Prescrição em Exercício Clínico, visa contribuir para a ampliação de conhecimentos em avaliação e prescrição de exercícios aplicada à outras populações, como obesos, diabéticos, cardiopatas, entre outros.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Online
Período do curso
Período
31/12/1969 a 31/12/1969
Turno
Manhã

Início

31 de Dezembro de 1969

Inscrições até 31/12/1969

Período

31/12/1969 a 31/12/1969

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Segunda, Quarta e Sexta-feira, das 8h45min às 13h.

Sobre o Curso

O curso de especialização em Avaliação e Prescrição em Exercício Clínico visa contribuir para a ampliação de conhecimentos em avaliação e prescrição de exercícios aplicada à outras populações, como obesos, diabéticos, cardiopatas, entre outros, qualificando profissionais para o desenvolvimento de programas de exercícios clínicos que sejam relevantes para a sociedade. 

Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver.

Para quem é esse curso

Professores de Educação Física; Médicos; Fisioterapeutas; Nutricionistas; Terapeutas Ocupacionais e outros Profissionais da Saúde, com curso superior e que tenham a curiosidade de conhecer e aprofundar sobre a Ciência da Atividade Física para Grupos Especiais.

O que você vai aprender

O curso objetiva propiciar ao aluno de pós-graduação conhecimentos específicos e indispensáveis para que este profissional saiba compreender, avaliar, orientar, desenvolver e prescrever atividades físicas congruentes com as necessidades, características e especificidades de diferentes populações, chamadas de grupos especiais. 

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Curso internacional;
  • Dupla titulação;
  • Professores portugueses e brasileiros.
  • Desenvolvimento de competências e conhecimentos que capacitam para uma eventual candidatura à frequência de cursos de Mestrado.
  • Possibilidade de aproveitamento dos créditos em curso de mestrado do Instituto Piaget em Exercício e Saúde. 

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Disciplinas

Promoção e implementação de hábitos de vida saudáveis

Os estudos dos conceitos e caraterísticas da Atividade Física, Fitness e Saúde. Os estudos clássicos em Saúde. Caracterização dos problemas de saúde pública: Tendência e prevalência da atividade/inatividade física no Mundo. Estudo dos princípios, métodos e técnicas epidemiológicas.

Nutrição aplicada ao exercício clínico

Estudo da epidemiologia das patologias mais prevalentes em contextos atuais (obesidade, Diabetes Mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças cardiovasculares, doenças gastrointestinais e doenças neurológicas); Estudo do Metabolismo humano e fisiopatologia. As necessidades, funções e recomendações relativamente aos macro- e micronutrientes para cada patologia. Análise da distribuição dos aos macro- e micronutrientes em função do contexto ambiental do paciente. Estudo da aplicação da alimentação, atividade física na qualidade de vida do doente. Análise da suplementação de suporte à patologia.

Prescrição de exercícios e doenças do foro psicológico

Análise da compreensão e conceituação da saúde mental.  Estudos sobre a exclusão social, estigma e saúde mental. Estudo sobre os efeitos psicossociais da participação no desporto e na atividade física. Análise do desafio da adoção e da adesão em pessoas com problemas de saúde mental. Estudos sobre atividade física e desportiva em pessoas com doença mental: Necessidades especiais, psicopatologia, deficiência intelectual, depressão. Estudo sobre o ensino, treino e promoção da atividade física numa perspetiva de melhoria da saúde mental. Análise dos principais problemas de implementação de programas de desporto e de exercício em contextos de deficiência mental.

Exercícios, diabetes, obesidade e síndrome metabólica

Estudos sobre os conceitos, definições e recomendações para a prescrição de exercício no Diabetes melitus, Dislipidemia, Síndrome metabólica, Sobrepeso e Obesidade.

Exercícios Cardiopatias e Hipertensão

Estudo sobre os critérios para a avaliação cardiorrespiratória. Análise dos parâmetros usados na avaliação cardiorrespiratória. Estudo da tipologia, sequência dos testes e monitorização da função cardiorrespiratória em exercício clínico. Análise da interpretação dos testes em exercício clínico. Investigação sobre a sintomatologia e capacidade de exercício. Aplicações do diagnóstico para a deteção de isquemia e prognóstico no exercício clínico. Discussão da imagiologia como recurso de apoio na avaliação cardiorrespiratória e vascular. Aprofundamento da prescrição de exercício na doença cardiovascular. Fundamentos dos mecanismos subjacentes à doença cardiovascular. Estudo da classificação, sinais e sintomas de doenças cardiovasculares. Reflexões sobre a elaboração de programas de reabilitação cardíaca.

Exercícios aplicados aos distúrbios do Sistema Respiratório

Estudo da prescrição de exercício em doença pulmonar:  Asma, Doença pulmonar obstrutiva crónica, Outras doenças do foro pulmonar. Análise da prescrição de exercício em pacientes com acidente vascular cerebral. Discussão sobre a interpretação da avaliação para o exercício clínico. Fundamentos da recuperação da função motora e da função cognitiva.

Exercícios aplicados ao sistema músculo-esquelético

Fundamentos da traumatologia no desporto. Estudo sobre a introdução e Conceitos em traumatologia do desporto. Análise dos macrotraumatismos vs. Microtraumatismos: causas, sinais e sintomas associados. Discussão sobre lesões por sobrecarga ou “overuse”: estruturas anatómicas mais afetadas. Discussão sobre lesões agudas vs. Lesões crónicas: causas, sinais e sintomas associados. Discussão sobre lesões traumáticas no desporto: tipos, causas, sinais e sintomas das lesões capsulo-ligamentares, osteoarticulares e músculo-tendinosas. Discussão sobre lesões traumáticas nos jovens desportistas: caraterísticas específicas. Estudo dos fatores de risco associados às lesões traumáticas no desporto: fatores de risco intrínseco e fatores de risco extrínseco. Fundamentos da fisiologia da reparação tecidular pós-lesão.

Exercícios e distúrbios do Sistema Imunológico e Câncer

Estudo da etiologia e fisiopatologia do Cancro: Fatores de Risco, Fatores Genéticos vs Sociais, Fisiologia da proliferação tumoral, Estadiamento. Análise das doenças auto-imunes: Tipos mais comuns, Especificidades de cada doença. Aplicações do Exercício Físico como Preventivo e a Influência do estilo de vida na prevenção do cancro. Fundamentos das resposta fisiológica do exercício como preventivo. Conceituações, definições e recomendações para a prescrição de exercício em dentes oncológicos e com doença auto-imune;

Exercícios e distúrbios do sistema nervoso

Estudo da avaliação física aplicada aos distúrbios do sistema nervoso. Análise das técnicas e métodos de prescrição de exercícios físicos aplicados aos distúrbios do sistema nervoso.

Prescrição de exercícios em condições extremas

Estudo da hipoxia: exposição e exercício. Análise sobre o stress fisiológico da hipoxia. Estudo dos efeitos agudos  e cronicos da exposição e exercício em hipoxia. Debate sobre a exposição e exercício em ambiente quente. Fundamentos da fisiologia da termorregulação em ambiente quente.  Estudo do quilíbrio de fluidos: rehidratação e hiperhidratação.  Análise dos fatores que modificam a tolerância ao calor. Estudo das complicações do exercício em ambiente quente. Análise da exposição e exercício em ambiente frio.  Fundamentos da fisiologia da termorregulação em ambiente frio. Estudo da aclimatização ao frio.

Prescrição de exercícios aplicada à outras populações

Estudo do conceito de atividade física formal e informal. Análise do exercício físico como estímulo metabólico e biomecânico. Estudo sobre as evidências científicas da relação entre o exercício físico e a saúde em populações em fases especiais da vida. Estabelecimento de uma relação positiva com os praticantes e promoção da adesão ao exercício.  Estudo sobre as populações nas fases especiais da vida: Principais características, capacidades, necessidades e objetivos: crianças, jovens, idosos e gestantes. Adaptação das linhas orientadoras da avaliação e prescrição do exercício à população-alvo, no que se refere à aptidão física, muscular e composição corporal. Aplicações de programas de exercício para crianças. Recomendações de exercício para jovens. Estudos dos tipos de programas de exercício para grávidas no pré e pós parto. Análise do tipo de limitações e preocupações específicas adequadas ao tipo de população. Aplicações dos exercícios físicos para a população idosa: recomendações e estratégias.

Epidemiologia e bioestatística

Estudo da teoria geral da metodologia de investigação. Análise do desenvolvimento de tópicos de pesquisa e fundamentos do processo de Investigação. Análise dos dados epidemiológicos dos principais problemas de saúde populacionais: obesidade, sedentarismo, tabagismo. Estudo dos conhecimentos básicos sobre métodos bioestatísticos. Estudo da estatística descritiva e inferencial, aplicado à saúde.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Rafael Reimann Baptista
  • Me. Lucio André Brandt
  • Dr. Giuseppe Potrick Stefani
  • Dr. Adriano Detoni Filho
  • Dra. Fernanda Martins Marquesan
  • Dra. Cristina Pio De Almeida
  • Dra. Ana Lucia Fernandes Chitto
  • Dr. Regis Gemerasca Mestriner
  • Dr. Sérgio Kakuta Kato
  • Dr. Marcio Geller Marques
  • Dra. Renata Matheus Willig
  • Dra. Priscila Marconcin
  • Dra. Ana Lucia Silva
  • Dr. Fábio Flores
  • Dr. Nuno Filipe Casanova Martins
  • Dra. Vanessa Sofia Teigão Dos Santos
  • Me. Clara Alice Gentil Daher Mota

Coordenação

  • Prof. Dr. Rafael Reimann Baptista
    [email protected]
    Graduado em Educação Física (ULBRA), Especialista em Fisiologia do Exercício (UFRGS), Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Docente no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica e no Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão de Ética no Uso de Animais da PUCRS. Membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 580,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 725,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 688,75
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 670,63
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 652,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 638,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 580,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 580,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 362,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

saude