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MBA
O MBA em BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven da PUCRS vai oferecer aos alunos uma ampla formação na área de marketing digital e business intelligence.
28 de Abril de 2021
Inscrições até 28/04/2021
28/04/2021 a 18/12/2021
360 horas-aula
Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h17h15min.
*Data de início do curso sujeita a alterações.
Informativo Coronavírus
A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.
As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.
O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.
Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.
Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.
Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.
Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.
O curso busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de marketing digital e business intelligence, sendo estruturado em três módulos: o primeiro focado em BI, que busca um aprofundamento a partir de disciplinas como Gestão da Inovação e Gestão Agile, Ferramentas de Inteligência de Negócio e Data Warehouse e Análise Dimensional; o segundo com foco em marketing digital, que aborda assuntos ligados à estratégias de comunicação através de mídias sociais, vendas omnichannel e Digital Branding & Reputation Management; e por último, o módulo com estratégias data driven aprimorando conceitos de Big Data, Data Science Marketing, Inbound Marketing & Outbound Marketing.
Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.
Profissionais de nível superior oriundos de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à área de negócios, comunicação e politécnica, tais como: administração, economia, contabilidade, publicidade, tecnologia, engenharia e sistemas de informação. Empresários e empreendedores com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados a business intelligence, marketing digital e transmídia, data driven e suas aplicações para formulação de ações estratégicas.
Escola de Negócios
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
*Data de início do curso sujeita a alterações.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 24/10/2020
Término: 28/04/2021
O ambiente de inteligência de negócios. Entendendo as organizações. Fases e etapas de um projeto de inteligência de negócios. Aspectos da evolução tecnológica e sua importância na transformação de dados em informações relevantes para o processo de tomada de decisão em ambiente empresarial. Business Intelligence: visão empresarial, ferramentas computacionais e relação com sistemas de gestão (ERP, CRM, SCM e outros).
Gestão de Projetos: Introdução; Ferramentas de Controle; Análise de Valor Agregado. Introdução e Desenvolvimento de Dashboards de Gestão de Projetos. Desenvolvimento de Negócios Digitais. Business Inteligence (BI). Inteligência de Negócios. Tomada de decisão. Business Agility.
Introdução ao Ambiente e Ferramentas de Business Intelligence. Conceitua o processo de coleta, armazenamento, tratamento e análise dos dados no contexto da vantagem competitiva. A Metodologia de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. Data Mining e suas Técnicas. Exemplos de Aplicações. Modelagem dimensional. Obtenção e exploração de dados.
Planejamento como instrumento de mudança organizacional. Planejamento estratégico para os projetos de inteligência de negócios. Requisitos de informação métricas e indicadores. Balanced Scorecard – BSC: Perspectiva Aprendizado e Crescimento. Perspectiva Processos Internos; Perspectiva Clientes; e Perspectiva Financeira. Mapa Estratégico. Consolidação da Proposta de Valor. Plano de Ação Estratégico.
Introdução ao Data Warehouse. Projeto de Data Warehouse. Ferramentas para Data Warehouse. Exemplos de Aplicações. Tecnologias para Data Warehouse. Descoberta de conhecimento em bases de dados. Recurso a técnicas de exploração de dados (data mining). Modelos de dados empresariais e prática com Data Warehouse. Qualidade de Dados e Questões técnicas associadas à prática com Data Warehouse.
Fundamentos de IA . Compreensão da IA como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Processo de criação na nuvem. Conceituas um assistente virtual (Watson Assistant) customizado para as demandas de interação com clientes. Inteligência artificial e estratégias comerciais. Mineração de dados para área comercial. Data analytics aplicados a vendas. Automatizações nos processos comerciais. Machine learning aplicado a robôs de vendas.
Análise dos fornecedores de infraestrutura e insumos para as empresas que praticam o Marketing Digital. Caracterização econômica da concorrência no ambiente digital. Intermediários no ecossistema de Marketing Digital. Tipos de mercados digitais, segmentações possíveis e taxas de crescimento destes segmentos no Brasil e no mundo. Empreendedorismo no Mundo Digital.
A mecânica da geração de leads. Landing page, CTA’s e páginas de agradecimento. Consolidação e liderança dos leads. Pontuação e qualificação para o time de vendas.
Ecossistema de Marketing Digital – Plataform Marketing. Modelos de Negócios em Canais Digitais. Comportamento do Consumidor em Canais Digitais. Desenvolvimento dos Ambientes Receptivos em Canais Digitais. UX – Criação e usabilidade para os diversos canais digitais. Mapeamento das Ações na Estratégia Digital. Web data, Online Engagement, CRM (customer service, NBO, social CRM)/Internet & Social Marketing Analytics.
Compreensão da importância da neurociência no estudo do consumo. Diferença entre neuroeconomia e neuromarketing. A relação do neuromarketing e o comportamento do consumidor sob a ótica da teoria cognitivista. O processo cerebral da tomada de decisão: razão e emoção; diferenças de gêneros, aspectos hormonais e preferências intertemporais; armadilhas da mente. Estratégias de Marketing e os estímulos neurais.
Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Discussão sobre o cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Discussão de estratégias para integração entre canais online e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.
Valor da Marca no Mundo Digital. Content marketing: atrair e gerar relacionamento com ações baseadas em conteúdo. Branded content: como as empresas podem gerar resultados efetivos. Conceito e posicionamento de e Marca. Como se tornar autoridade no assunto. Como conquistar confiança e Credibilidade do público-alvo. Gestão da reputação em mídias digitais.
Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como os bancos de dados NoSQL. Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional. Fundamentos de Data Science, análise de dados e negócios em marketing. Data analytics aplicados a vendas. Automatizações nos processos comerciais.
Práticas de empatia junto aos Stakeholders; desenvolvimento da ideação de um projeto de inovação; definição da especificação de um projeto; validação da prova de conceito; desenvolvimento de um plano de negócios, usando métodos ágeis; desenvolvimento da prototipação – protótipo conceitual / low definition; desenvolvimento dos protótipos – high definition; elaboração do pitch de venda do projeto; critérios de mudança em projetos.
Conceitos básicos e metodologias para extrair conhecimentos de grandes bases de dados (KDD); Técnicas estatísticas de análise de dados; Técnicas Supervisionas e Não Supervisionadas; Análise de Cluster ou Conglomerado (Segmentação); Regras de Decisão; Modelagem preditiva de Churn/Attrition.
Conceito de Inbound e Outbound Marketing. Como funcionam as duas metodologias. Diferenças do Inbound X Outbound Marketing. Conceito das mídias sociais. Características da sociedade em rede. Aplicação, produção e adequação de conteúdo para as mídias sociais. Integrando ações de inbound marketing, outbound marketing e sales & marketing. Ambiente de business intelligence.
Data Art como arte computacional. Data art por princípios de: contagens de banco de dados, informações brutas, dados de mecanismos de pesquisa, cálculos e estatísticas (geográficas, políticas, climáticas, financeiras) e criação artística. A visualização de dados como técnica transmissão de informações e de dados.
Conceito de Marketing de busca. Evolução dos motores de busca e o futuro da internet. SEM, SEO e PPC aplicados no Inbound Marketing. Marketing de Conteúdo para o Google.
Fundamentos do modelo de marketing responsivo e customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. A jornada de consumo e sua importância para o marketing. Compreensão das etapas da jornada do cliente. Estratégias de persuasão.
Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. O método do estudo de caso e produção de artigos. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 23 parcelas de R$ 550,85 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 23 parcelas de R$ 484,75 |
| Matrícula + 23 parcelas de R$ 495,77 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 23 parcelas de R$ 385,60 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 23 parcelas de R$ 468,22 |
| Matrícula + 23 parcelas de R$ 440,68 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
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Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
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