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CURSO DE MBA Uol Edtech

BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
19 de Março de 2021

Inscrições até 12/03/2021

Período
19/03/2021 a 18/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h17h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso busca oferecer ao estudante uma formação ampla na área de marketing digital e business intelligence, sendo estruturado em três módulos: o primeiro focado em BI, que busca um aprofundamento a partir de disciplinas como Gestão da Inovação e Gestão Agile, Ferramentas de Inteligência de Negócio e Data Warehouse e Análise Dimensional; o segundo com foco em marketing digital, que aborda assuntos ligados à estratégias de comunicação através de mídias sociais, vendas omnichannel e Digital Branding & Reputation Management; e por último, o módulo com estratégias data driven aprimorando conceitos de Big Data, Data Science Marketing, Inbound Marketing & Outbound Marketing.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Promover a formação de profissionais com competências relacionadas ao domínio de métodos de marketing digital.
  • Apresentar o aprofundamento das ferramentas disponíveis de BI, aplicando-as ao marketing digital e direcionado aos dados.
  • Criar campanhas em mídias digitais, utilizando os mais diversos canais e ferramentas.
  • Gerenciar o marketing digital por conceito data-driven.
  • Estruturar Planejamentos Estratégico Digital.

Público-Alvo

Profissionais de nível superior oriundos de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à área de negócios, comunicação e politécnica, tais como: administração, economia, contabilidade, publicidade, tecnologia, engenharia e sistemas de informação. Empresários e empreendedores com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados a business intelligence, marketing digital e transmídia, data driven e suas aplicações para formulação de ações estratégicas.

Perfil do Egresso

  • Entender ambiente de negócios e a gestão de dados através do Business Intelligence;
  • Aplicar Metodologias ágeis na gestão estratégica e de marketing;
  • Ser capacitado em utilizar técnicas de persuasão com a experiência do usuário, definição da jornada do cliente e construção de uma marca com alta reputação e em rápido crescimento;
  • Compreender e aplicar técnicas integradas de suporte a decisão a partir da visão estratégica e o entendimento de técnicas e ferramentas de gestão.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 12/03/2021

Disciplinas

Fundamentos em Business Intelligence

O ambiente de inteligência de negócios. Entendendo as organizações. Fases e etapas de um projeto de inteligência de negócios. Aspectos da evolução tecnológica e sua importância na transformação de dados em informações relevantes para o processo de tomada de decisão em ambiente empresarial. Business Intelligence: visão empresarial, ferramentas computacionais e relação com sistemas de gestão (ERP, CRM, SCM e outros).

Gestão da Inovação e Gestão Agile

Gestão de Projetos: Introdução; Ferramentas de Controle; Análise de Valor Agregado. Introdução e Desenvolvimento de Dashboards de Gestão de Projetos. Desenvolvimento de Negócios Digitais. Business Inteligence (BI). Inteligência de Negócios. Tomada de decisão. Business Agility.

Ferramentas de Inteligência de Negócio

Introdução ao Ambiente e Ferramentas de Business Intelligence. Conceitua o processo de coleta, armazenamento, tratamento e análise dos dados no contexto da vantagem competitiva. A Metodologia de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. Data Mining e suas Técnicas. Exemplos de Aplicações. Modelagem dimensional. Obtenção e exploração de dados.

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

Planejamento como instrumento de mudança organizacional. Planejamento estratégico para os projetos de inteligência de negócios. Requisitos de informação métricas e indicadores. Balanced Scorecard – BSC: Perspectiva Aprendizado e Crescimento. Perspectiva Processos Internos; Perspectiva Clientes; e Perspectiva Financeira. Mapa Estratégico. Consolidação da Proposta de Valor. Plano de Ação Estratégico.

Data Warehouse e Análise Dimensional

Introdução ao Data Warehouse. Projeto de Data Warehouse. Ferramentas para Data Warehouse. Exemplos de Aplicações. Tecnologias para Data Warehouse. Descoberta de conhecimento em bases de dados. Recurso a técnicas de exploração de dados (data mining). Modelos de dados empresariais e prática com Data Warehouse. Qualidade de Dados e Questões técnicas associadas à prática com Data Warehouse.

Ambientes de Inteligência Artificial e assistentes virtuais

Fundamentos de IA . Compreensão da IA como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Processo de criação na nuvem. Conceituas um assistente virtual (Watson Assistant) customizado para as demandas de interação com clientes. Inteligência artificial e estratégias comerciais. Mineração de dados para área comercial. Data analytics aplicados a vendas. Automatizações nos processos comerciais. Machine learning aplicado a robôs de vendas.

Media Intelligence e Estratégia Digital

Análise dos fornecedores de infraestrutura e insumos para as empresas que praticam o Marketing Digital. Caracterização econômica da concorrência no ambiente digital. Intermediários no ecossistema de Marketing Digital. Tipos de mercados digitais, segmentações possíveis e taxas de crescimento destes segmentos no Brasil e no mundo. Empreendedorismo no Mundo Digital.

Mídias pagas e Geração de Leads

A mecânica da geração de leads. Landing page, CTA’s e páginas de agradecimento. Consolidação e liderança dos leads. Pontuação e qualificação para o time de vendas.

Canais Digitais e E-CRM

Ecossistema de Marketing Digital – Plataform Marketing. Modelos de Negócios em Canais Digitais. Comportamento do Consumidor em Canais Digitais. Desenvolvimento dos Ambientes Receptivos em Canais Digitais. UX – Criação e usabilidade para os diversos canais digitais. Mapeamento das Ações na Estratégia Digital. Web data, Online Engagement, CRM (customer service, NBO, social CRM)/Internet & Social Marketing Analytics.

Neuromarketing

Compreensão da importância da neurociência no estudo do consumo. Diferença entre neuroeconomia e neuromarketing. A relação do neuromarketing e o comportamento do consumidor sob a ótica da teoria cognitivista. O processo cerebral da tomada de decisão: razão e emoção; diferenças de gêneros, aspectos hormonais e preferências intertemporais; armadilhas da mente. Estratégias de Marketing e os estímulos neurais.

Vendas Omnichannel

Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Discussão sobre o cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Discussão de estratégias para integração entre canais online e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.

Digital Branding & Reputation Management

Valor da Marca no Mundo Digital. Content marketing: atrair e gerar relacionamento com ações baseadas em conteúdo. Branded content: como as empresas podem gerar resultados efetivos. Conceito e posicionamento de e Marca. Como se tornar autoridade no assunto. Como conquistar confiança e Credibilidade do público-alvo. Gestão da reputação em mídias digitais.

Big Data e Data Science Marketing

Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como os bancos de dados NoSQL. Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional. Fundamentos de Data Science, análise de dados e negócios em marketing. Data analytics aplicados a vendas. Automatizações nos processos comerciais.

Metodologia e cultura ágil para o Marketing

Práticas de empatia junto aos Stakeholders; desenvolvimento da ideação de um projeto de inovação; definição da especificação de um projeto; validação da prova de conceito; desenvolvimento de um plano de negócios, usando métodos ágeis; desenvolvimento da prototipação – protótipo conceitual / low definition; desenvolvimento dos protótipos – high definition; elaboração do pitch de venda do projeto; critérios de mudança em projetos.

Data Mining & Predictive Analysis

Conceitos básicos e metodologias para extrair conhecimentos de grandes bases de dados (KDD); Técnicas estatísticas de análise de dados; Técnicas Supervisionas e Não Supervisionadas; Análise de Cluster ou Conglomerado (Segmentação); Regras de Decisão; Modelagem preditiva de Churn/Attrition.

Inbound Marketing & Outbound Marketing

Conceito de Inbound e Outbound Marketing. Como funcionam as duas metodologias. Diferenças do Inbound X Outbound Marketing. Conceito das mídias sociais. Características da sociedade em rede. Aplicação, produção e adequação de conteúdo para as mídias sociais. Integrando ações de inbound marketing, outbound marketing e sales & marketing. Ambiente de business intelligence.

Data Art & Visualization

Data Art como arte computacional. Data art por princípios de: contagens de banco de dados, informações brutas, dados de mecanismos de pesquisa, cálculos e estatísticas (geográficas, políticas, climáticas, financeiras) e criação artística. A visualização de dados como técnica transmissão de informações e de dados.

SEM e SEO

Conceito de Marketing de busca. Evolução dos motores de busca e o futuro da internet. SEM, SEO e PPC aplicados no Inbound Marketing. Marketing de Conteúdo para o Google.

Persuasão e Jornada do Consumidor

Fundamentos do modelo de marketing responsivo e customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. A jornada de consumo e sua importância para o marketing. Compreensão das etapas da jornada do cliente. Estratégias de persuasão.

Oficina de BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. O método do estudo de caso e produção de artigos. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Claudio Hoffman Sampaio
  • Dr. Duncan Dubugras Alcoba Ruiz
  • Dra. Edimara Mezzomo Luciano
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette Mette
  • Me. Juliano Gomes da Silveira
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Dra. Kellen Fraga da Silva
  • Me. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Dr. Luís Humberto Villwock
  • Esp. Roberta Selister Gomes
  • Dr. Rodrigo Coelho Barros
  • Me. Rodrigo Henrique Leite Lorenzi
  • Dra. Simoni Fernanda Rohden
  • Dra. Stefânia Ordovás Almeida
  • Esp. Thiago Baisch
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Profa. Dra. Frederike Mette
  • [email protected]
    Doutora em Administração pela UNISINOS com estágio doutoral no departamento de Latin American Studies pela University of Oxford (2015) e Mestre pela Escola de Administração (PPGA/UFRGS). Realizou seu pós-doutorado como bolsista PDJ do CNPQ na área de marketing do PPGA/ESPM. Atualmente é professora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS onde é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) na linha de marketing. Além disso atua na graduação nas linhas de formação de Inovação e Empreendedorismo, e Economia e Finanças. Coordenadora do curso de Pós-Graduação Online da PUCRS Marketing, Branding e Growth (2020) e do curso de Pós-Graduação pela PUCRS do MBA de Ecossistemas de Inovação. Agente de Inovação da Escola de Negócios com atuação junto à Tecnopuc, Pacto Alegre, Projeto SOS PME e Programas de Inovação do Tesouro do RS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 582,67
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 728,33
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 640,93
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 655,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 509,83
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 619,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 582,67

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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