Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Brand & Customer Experience

1ª Edição 360 h/aula

O branding evoluiu das marcas estáticas para um panorama fluído de constantes transformações. Como você quer contribuir para que as marcas prosperem nesse cenário? Agora é a hora de se especializar em Brand Experience.

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Online
Período do curso
Período
20/03/2023 a 16/05/2024
Turno
Noite

Início

20 de Março de 2023

Inscrições até 20/03/2023

Período

20/03/2023 a 16/05/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Segunda, Terça e Quinta-Feira, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

O branding evoluiu das marcas estáticas para um panorama fluído de constantes transformações. Como você quer contribuir para que as marcas prosperem nesse cenário? Agora é a hora se especializar em Brand Experience, em um curso que. Irá ajudar você a transformar informações e dados para a criação de conexões e emoções fortes com os consumidores das marcas.

Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver.

Para quem é esse curso

Esse curso se destina à profissionais que são atentos aos hábitos de consumo, possuem olhar estratégico e identificam tendências de mercado para promover experiências marcantes às marcas.

Pessoas graduadas em:

  • Design;
  • Moda;
  • Artes;
  • Marketing;
  • Publicidade e propaganda;
  • Relações públicas;
  • Jornalismo;
  • Demais cursos de comunicação;
  • Administração;
  • Tecnologia da informação;
  • Antropologia;

O que você vai aprender

  • Desenvolver o pensamento crítico a partir de análises Data Science;
  • Atuar em processos de inteligência competitiva nas empresas;
  • Definir, planejar e executar estratégias de branding;
  • Entender sobre hábitos de consumo e comportamento de consumidores;
  • Construir narrativas criativas e inovadoras para impulsionar marcas;
  • Ampliar conhecimentos sobre plataformas de mídias digitais.

Por que fazer esse curso na PUCRS

Por ser uma pós-graduação online síncrona, o ambiente digital proporcionará a você interações ao vivo com colegas, professores e profissionais do mercado, trocando feedbacks, experiências e ampliando o networking profissional.

Você irá contar com disciplinas imersivas onde será desafiado a aplicar os conhecimentos na prática. Nessas aulas, contará com professores facilitadores dedicados a orientar o desenvolvimento de projeto de branding, solucionando problemas e criando estratégias de experiências marcantes para os consumidores.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção de Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 20/03/2023

Disciplinas

Branding, Brand Equity & User Experience (UX) Strategy

Conceituação de brand e branding; estabelecimento das relações entre Branding, Brand Equity e User Experience Design; conceituação de ativos tangíveis e intangíveis para a compreensão de valor de marca; Criação de portfólio de marcas; apresentação de cases de sucesso de gestão de marcas.

Branding & inovação tecnológica

Branding em um mundo de constantes e rápidas transformações tecnológicas; o uso eficiente de novas tecnologias aplicada à gestão das marcas; inovação tecnológica e inclusão: aproximação das marcas à públicos diversos; Brand Driven Innovation como impulsionador para o crescimento sustentável das organizações.

Human Centered Brand

Estudo de abordagens centradas no ser humano para a construção de marcas inovadoras e valorizadas pelos consumidores; estabelecimento de relações entre Design Thinking, Human Centered Design e Human Centered Branding; estabelecimento de boas práticas metodológicas para a construção de marca centrada no ser humano.

Marca influenciadora - Conteúdo e Estratégia

Estabelecimento de relacionamentos de confiança entre marcas e consumidores; criação de estratégias de marketing de influência; promoção da marca em ambiente online por meio de Marketing Digital; produção e compartilhamento de conteúdos para gerar valor à marca; métricas para avaliação das estratégias de criação e compartilhamento de conteúdos.

Transmedia & Metaverse

Conceituação e discussão transmídia e o fenômeno da convergência nas comunicações; construção de narrativas em multiplataformas; o Metaverso como um espaço digital para marcas, usuários e stakeholders. Apresentação de cases de marcas que construíram experiências impactantes transmídias e no metaverso.

Aspectos Legais de Marcas

Definição e natureza das marcas; formas de apresentação das marcas; princípios legais que regem o direito das marcas; registro de marca como meio de assegurar o direito de propriedade e exclusividade; análise de formas de concorrência desleal.

Reputação das marcas - Gestão de Riscos e Crises

Reflexão sobre a importância do mapeamento de riscos e da definição de medidas educativas e de contenção para as marcas; planejamento para a adequada gestão em situações de crises; monitoramento e diálogo enquanto estratégias constantes; impactos das mídias sociais na qualidade da visibilidade das marcas. Aprendizagens pós-crise.

Branding & UX Research

Investigação sistemática para a descoberta de consumidores em potencial; apresentação de técnicas e métodos mais utilizados para a obtenção de informações sobre os consumidores da marca; estratégias de seleção de métodos e amostragem de pesquisa de acordo com o a proposta de levantamento de informações; estudo de benchmarking para comparação de marca com as suas concorrentes; análise e síntese das informações obtidas pelos métodos e técnicas de levantamento de dados para chegar a conclusões.

Inteligência Artificial e Data Science

Apresentação de conceitos de inteligência de mercado; Conhecimentos sobre processos de extração, processamento e análise de dados; usos e aplicações do Data Science e da Inteligência Artificial na área de branding e inteligência de mercado; Design de produto em Inteligência Artificial; Geração de valor para o consumidor; Geração de receita.

Design de Jornadas

Compreensão de contexto; conceituação de jornada e análise de stakeholders; construção de protopersona e persona; identificação de sentimentos despertados nas pessoas ao longo da jornada.

Imersão Human Centered Brand - Ouvir

Disciplina em formato de workshop com experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de ouvir; definição do problema de estudo e oportunidade de inovação em branding; levantamento de dados qualitativos e quantitativos; construção de posicionamento de marca e de personas.

Branding e Comunicação Data Driven

Apresentação de diferentes tipos de dados e suas representações visuais a partir de estratégias de comunicação; princípios, técnicas e aplicações da visualização de dados e das informações; personalização de dados para públicos diversos; análise e apresentação sistemática de informações.

Elemento de Identidade Visual de Marca

Criação de sistema de identidade visual da marca e os elementos gráficos que a compõe: logotipo e suas variações, cores, tipografia, fotografias, ilustrações, entre outros; manual de identidade visual, normas técnicas, recomendações e especificações dos elementos da marca.

Brand sense & Sound Branding

Compreensão do conceito de branding sensorial; Branding sensorial como forma de persuasão; a exploração dos cinco sentidos como meios para reforçar a relação entre marcas e consumidores; sound branding para fixação e reforço de marca.

Brand storytelling e UX Writing

Definição do conceito de storytelling; criação de narrativas para o estabelecimento de relações com os consumidores em torno da identidade e história da marca; compreensão do conceito de UX Writing; entedimento sobre a importância da escolha de tom de voz; definição de boas práticas da construção de mensagens voltadas à experiencia do usuário.

Marcas Inspiradoras

Sequência de palestras que discutem a prática de gestão de marcas e apresenta cases de experiência que trouxeram bons resultados e retorno sobre investimento (ROI) às marcas. Apresentação de marcas que se destacam no mercado.

Imersão em Human Centered Brand - Criar

Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de criação; conceituação de criatividade; apresentação de ferramentas criativas; geração de alternativas a partir da análise do problema e levantamento de dados; escolha da melhor alternativa.

Imersão em Human Centered Brand

Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de finalização, entrega e apresentação de projetos de branding.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper
  • Dr. Vinicius Mano
  • Ma. Danusa Almeida De Oliveira
  • Me. Stefan Von Der Heyde Fernandes
  • Ma. Claudia Adriana Oliboni Nichetti
  • Me. Kim Gesswein Silva
  • Me. Guilherme Parolin
  • Dra. Lais Machado Lucas
  • Dra. Rosangela Florczak De Oliveira
  • Me. Alessandro Nunes De Souza
  • Dra. Ana Cecilia Bisso Nunes
  • Dr. Marcelo Crispim Da Fontoura
  • Dr. Ticiano Ricardo Paludo
  • Dr. Luis Humberto De Mello Villwock
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Dra. Carolina Frazon Terra
  • Me. Rian Dutra da Cunha
  • Esp. Alê Periard

Convidado Especial

  • Fabio Haag

Possui notórios saberes sobre construção de marcas, tendo atuado em mais de 200 projetos em parceria com estúdios de design no Brasil e no exterior, para empresas estabelecidas, incluindo algumas das marcas como Banco do Brasil, Bradesco e Magalu. Também foi o responsável por criar a tipografia que acompanha o logotipo e identidade visual das Olimpíadas do Rio em 2016. Fábio é palestrante, tendo palestrado inclusive em eventos internacionais como Transform Conference em New York City.

Coordenação

  • Profa. Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper
    [email protected] 
    Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado em Design e Tecnologia, também pela UFRGS, e graduação em Design de Produto pela Universidade Feevale. Professora do curso de design na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 732,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 915,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 869,25
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 846,38
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 823,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 805,20
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 732,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 732,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 457,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

comunicacao