Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Building Information Modeling (BIM)

2ª Edição 360 h/aula

O Curso Building Information Modeling – BIM é destinado aos profissionais do setor da construção civil e tem como foco a sua capacitação no uso das funcionalidades Open BIM para a gestão digital de ativos ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
10/03/2023 a 09/12/2023
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

10 de Março de 2023

Inscrições até 30/03/2023

Período

10/03/2023 a 09/12/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

sextas-feiras, das 18h15 às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h às 18h15min.

Sobre o Curso

O Curso Building Information Modeling – BIM é destinado aos profissionais do setor da construção civil e tem como foco a sua capacitação no uso das funcionalidades Open BIM para a gestão digital de ativos ao longo de todo o seu ciclo de vida. A Pós-graduação  junta o que há de mais transformador na indústria AECO com a solidez do ensino acadêmico e atividade profissional prática para entregar a você as capacidades BIM mais avançadas do mundo.  Com o BIM é possível reduzir os custos na fase de projeto, acelerar o processo de construção e minimizar o desperdício desde a fase inicial, contribuindo para o ganho de produtividade de toda a indústria da construção.

Para quem é esse curso

A Especialização é direcionada a Arquitetos, Engenheiros, Administradores, Economistas, Cientistas da Informação e Cientistas da Computação, entre outros profissionais da indústria AECO.

O que você vai aprender

O curso de Pós-graduação Building Information Modeling – BIM, oferece ao aluno uma visão global das metodologias e ferramentas para gestão de fluxos de trabalho BIM. Você vai desenvolver as  competências aplicadas às necessidades de cada uma das fases do ciclo de vida dos ativos da construção.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Se tornar fluente em uma nova tecnologia da Construção Civil;
  • Aumento da eficiência e produtividade dentro de qualquer atividade na indústria AECO;
  • Dominar fluxos de trabalho BIM;
  • Se capacitar para a implementação do BIM em diferentes ecossistemas;
  • Networking com corpo docente altamente qualificado.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 30/03/2023

Disciplinas

Building Information Model - Introdução à Filosofia BIM

Introdução ao conceito de BIM; Ferramentas e Gestão de Processos; Fluxos de informação e compartilhamento; Estágio atual de implementação e desafios no contexto brasileiro.

Gestão do Conhecimento e Transformação Digital

Sociedade do Conhecimento. Sociedade Digital e Transformação Digital. Gestão do Conhecimento e os ativos intangíveis de produção. Gestão do Conhecimento nas Organizações. Gestão do Conhecimento em Projetos. Métodos, Práticas e Ferramentas de Gestão do Conhecimento.

*Disciplina remoto/síncrona, professor ministrará a aula via plataforma Zoom e os professores estarão na PUCRS.

Open BIM e Interoperabilidade de Sistemas

Conceitos de Interoperabilidade de Sistemas; Dinâmica para Análise de Requisitos e Boas Práticas de Implantação; Especificação e Prova de Conceito de Formatos Neutro inerentes ao Fluxo de Informações.

BIM e Lean Construction

O uso de modelos 3D para minimizar o desperdício de materiais, tempo e esforços. Interação entre Lean e BIM. Boas práticas relacionadas à metodologia Lean aplicada a modelagem da informação da construção.

Infraestrutura, Ferramentas e Tecnologia aplicadas ao BIM

Definições. Benefícios. Interoperabilidade: diferentes tipos de formatos de troca e esforços paraestandardização. Conceitos gerais sobre OPEN BIM e IFC. Modelagem de processos (BPMN). Usos de BIM e tecnologias associadas. Normas,Padrões e Guias. Ferramentas. Pesquisas em desenvolvimento.

Estratégias de Implementação

Localização dentre as fases do ciclo do empreendimento. Definição dos objetivos corporativos. Identificação do uso. Projeto piloto.  Infraestrutura e tecnologia. Interoperabilidade e procedimentos de comunicação.  Definição dos treinamentos.  Mensuração da evolução da implementação.

Offsiteconstruction com BIM

A Pré-fabricação em obras de grande porte dentro d’água. Planejamento Visual para montagem de elementos pré-moldados. Reflexões sobre Fabricação Digital. Construção de pontes com suporte BIM. A madeira laminada-colada como alternativa de baixo carbono para construções rápidas. Demonstração das vantagens das estruturas prediais pré-moldadas utilizando a metodologia BIM.

A mudança de Cultura e Gestão de Pessoas em BIM

Analisar dos impactos nos profissionais na implantação do BIM nas empresas; Discutir sobre habilidades e funções BIM; Estudar Métodos e recursos aplicados à mudança de Cultura na era de digitalização da Engenharia.

Modelagem 3D da Arquitetura

Conhecer Conceitos de modelagem 3D da arquitetura; Trabalhar com Processo de modelagem; Estabelecer Catálogos e famílias; Documentar o projeto.

Modelagem 3D para a Estrutura

Limites de modelagem e detalhamento dentro do BIM. Apresentação se softwares de cálculo e detalhamento. Interface BIM com outros softwares. Atualização de modelagem.

Metodologia Científica

Estruturação da pesquisa científica; Orientação com base no projeto (hands-on) para a formação de Artigo Científico; Formulação da situação problema; Estratégias para a definição dos objetivos da pesquisa; Objetivos da pesquisa. Fundamentação Teórica; Metodologia e Instrumentos de coleta de dados; Análise e tratamento dos dados. Discussão dos resultados. Conclusão e Trabalhos Futuros.

*Disciplina remoto/síncrona, professor ministrará a aula via plataforma Zoom e os professores estarão na PUCRS.

Modelagem 3D para MEP (Mecânica, Elétrica e Hidráulica)

Conceito de modelagem 3D para MEP (Mecânica, Elétrica e Hidráulica). Dinâmica para Modelagem de Projeto Executivo. Documentação de projeto.

Criação e Gestão de Bibliotecas

Conceitos de Criação e Gerenciamento de Catálogos. Trabalho (educação continuada) sobre Modelagem e Gerenciamento de Famílias e Catálogos. Relatório Técnico com Famílias e Catálogo inerente ao Projeto Executivo.

Coordenação e Compatibilização de projetos em BIM

As diferentes funções de coordenação no desenvolvimento de projetos. Análise da relação com as metodologias mais difundidas no mercado com relação à coordenação de projeto. Análise e apresentação das  ferramentas  de  coordenação  aplicadas  ao  BIM.  Práticas das principais ferramentas de coordenação de projetos em BIM. Apresentação dos usos BIM complementares à coordenação de projetos.

Green BIM para Projetos e Operações Sustentáveis

Conceito de Green BIM, certificações e aplicação de estratégias e ferramentas em prol de práticas mais sustentáveis no projeto da edificação.

*Disciplina remoto/síncrona, professor ministrará a aula via plataforma Zoom e os professores estarão na PUCRS.

Gestão Visual e Planejamento da Obra em BIM

Definição de gestão visual, benefícios e aplicações na construção civil; Uso de ferramentas visuais para planejamento e controle de obras; Apresentação dos diversos dispositivos de gestão visual; Análise e discussões sobre as habilidades e contribuições BIM na gestão visual; Kanban e KanBim: uma ferramenta importante para gestão visual; Como representar visualmente a informação para gestão da obra.

Extração de Quantitativos e Estimativa de custos em BIM

Conceitos de Métricas, Indicadores e Estimativas de Custos. Dinâmica para Aplicação de Princípios e Praticas na Estimativa de Custos da Construção.

Programação Open BIM com Python

Introdução à linguagem Python; Programação baseada em BIM; Otimização do fluxo de trabalho e automatização de tarefas;  Modelagem de dados orientada a objetos.

*Disciplina remoto/síncrona, professor ministrará a aula via plataforma Zoom e os professores estarão na PUCRS.

Manutenção e Operação das edificações em BIM

Introdução ao uso do BIM para gestores de propriedades; Usabilidade e confiabilidade da informação para gestão de ativos imobiliários;  A manutenção e operação no ciclo de vida de uma edificação.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. Anna Lorea Matzenauer
  • Me. Bruno Giugliani
  • Dr. Eduardo Giugliani
  • Esp. Fábio Itiro Sato
  • Esp. Flávia Maritan
  • Me. Ivo Mainardi
  • Dr. Márcio D’Ávila
  • Me. Renato da Silva Solano
  • Me. Rogério Suzuki
  • Me. Felipe Brasil Viegas
  • Me. Paulo Scimeling Kunzler
  • Esp. Pâmela Silveira da Silveira
  • Me. Fabrício Berger de Vargas
  • Me. Christine Vieira Beck
  • Me. Eduardo Ribeiro dos Santos
  • Me. Bernardo Martim Beck da Silva Etges

Coordenação

  • Prof. Dr. Márcio Rosa D´Avila
  • [email protected]
    Arquiteto e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Kassel (UniKassel) no ano de 2006. Desde março de 2008 atua como professor no curso de graduação, extensão e docente pesquisador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No período entre 2002 e 2005 atuou como pesquisador em projeto de pesquisa na área da habitação social fomentado pelo Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) junto ao Departamento de Construções Experimentais da UniKassel e desde 2006 atua como arquiteto. Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Pesquisador do projeto Uso Sustentável da Energia (USE) do Grupo de Eficiência Energética (GEE) da Escola Politécnica e coordenador e professor da 1ª edição do Curso de Especialização em Building Information Modeling e do BIM PUC-Oline da Escola Politécnica. Pesquisador Fundador do CDEA (Centro de Estudos Europeus e Alemães – UFRGS-PUCRS-DAAD). Líder do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade e Eficiência Energética na Arquitetura (CNPq), com ênfase em tecnologia e projeto da arquitetura e do urbanismo com ênfase na sustentabilidade.
  • Prof. Me. Bruno Giugliani
  • [email protected]
    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAU/PUCRS, 2006); Especialista em Arquitetura e Patrimônio arquitetônico do Brasil pela PUCRS (FAU/PUCRS, 2006) e Energias Renováveis Aplicadas à Edificação pelo Center for Alternative Technology do Reino Unido (CAT/2010). Detém o título de Máster em Projetos pela Universitat Politècnica da Catalunya (ETSAB/UPC, 2010); Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPAR/UFRGS, 2016). Pratica arquitetura profissionalmente desde 2006, sendo vencedor de prêmios e concursos de arquitetura no Brasil e no exterior. Atualmente desenvolve suas atividades práticas como sócio fundador da BUILT arquitetura, tendo projetos premiados e publicados em meios especializados; é sócio fundador da CONVIVA, Startup com foco no desenvolvimento e investigação de produtos inovadores para a habitação, selecionada para o programa Startup Garagem no TECNOPUC (TECNOPUC, 2018); desde 2019, participa como coordenador do Fórum BIM do Sinduscon- RS. Coordenador e Professor da 1ª edição do curso de Especialização em Building Information Modeling lançado em 2019 pela Escola Politécnica da PUCRS. Desde 2021 é Professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 856,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 1.070,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 1.016,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 989,75
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 963,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 941,60
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 856,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 856,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 535,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

engenharia