O curso Cidades: Futuro Sustentável especializa profissionais graduados em cursos superiores para atuarem no mercado de trabalho nas áreas de projeto, planejamento, gestão, inovação e sustentabilidade tendo como foco a CIDADE. "> Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Cidades: Futuro Sustentável

1ª Edição 360 h/aula

O curso Cidades: Futuro Sustentável especializa profissionais graduados em cursos superiores para atuarem no mercado de trabalho nas áreas de projeto, planejamento, gestão, inovação e sustentabilidade tendo como foco a CIDADE. 

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
06/05/2022 a 27/01/2023
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

06 de Maio de 2022

Inscrições até 09/04/2022

Período

06/05/2022 a 27/01/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Sexta das 17h30min às 22h30 e Sábado das 9h45min às 16h30min

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

Para planejar espaços públicos e privados das cidades é preciso contemplar soluções inovadoras e sustentáveis. Nesse curso, você poderá se especializar para atuar no mercado de trabalho nas áreas de projeto, planejamento, gestão, inovação e sustentabilidade tendo como foco as cidades.   

Para quem é o curso

Arquitetos, urbanistas, engenheiros civis, gestores e funcionários públicos municipais e estaduais, economistas, historiadores, advogados, assistentes sociais e profissionais graduados de outras áreas.  

O que você vai aprender

Atuar como projetistas, planejadores e gestores do processo de transformação, revisão e redesenho dos espaços públicos e privados das cidades, tendo como ênfase a inovação e sustentabilidade.  

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Aulas expositivas, seminários, palestras, visitas técnicas e orientações dos trabalhos feitas por profissionais da iniciativa privada, com experiência comprovada no mercado de trabalho.  
  • Ensino alicerçado a partir da identificação de problemas reais da cidade. 

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Ordem de inscrição para graduados ou pós-graduados em Arquitetura e Urbanismo;
  • Análise de currículo e/ou entrevista individual para graduados nas demais áreas do conhecimento.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).
  • RNE (para alunos estrangeiros)

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 25/04/2022

Disciplinas

Atelier de projetos I - Metodologia e Problematização

Análise e identificação preliminar de demandas reais da cidade e áreas com potencial de intervenção. Pesquisas de campo. Lançamento das diretrizes conceituais e interdisciplinares de projeto. Metodologias de projeto, requisitos técnicos, legislação e gestão de projeto. Análise de estudos de casos em abordagens amplas e interdisciplinares.

História da Cidade e da Arte

 Estudo da história da arte, com ênfase no desenho da cidade, investigação, discussão e análises críticas das inter-relações formais e conceituais com os diversos campos do conhecimento; reflexões sobre as diferentes manifestações artísticas contemporâneas e suas relações com a vida na cidade em seus múltiplos aspectos.

Desenho de Observação: Paisagens 

Desenho à mão livre. Desenvolvimento, por meio de croqui, das habilidades motoras e intelectuais necessárias à visualização espacial e expressão conceitual. Uso do desenho como forma de leitura dos elementos constituintes e estruturadores da paisagem da cidade e de construção de diagramas explicativos.

Ecologia urbana e sustentabilidade

Estudo do contexto histórico, conceitos e indicadores do desenvolvimento sustentável. Princípios de sustentabilidade aplicados aos processos de planejamento da cidade.

Tópicos em Urbanismo I: Sustentabilidade e Patrimônio

Estudo de questões atinentes ao emprego de recursos tecnológicos de Georreferenciamento, bem como aos conceitos contemporâneos de preservação do Patrimônio histórico, artístico e cultural. Discussões, análises críticas e inter-relações entre a vida na cidade, a ecologia e a sustentabilidade.

Saídas de campo e viagem de estudos

Atividade para conhecimento e vivência de espaços arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos. Aprofundamento de saberes, por meio da observação in loco, atinente a obras referenciais estudadas durante o curso – Porto Alegre e Curitiba

Atelier de Projetos II – Estudo Preliminar

Desenvolvimento, em nível de estudo preliminar, das propostas a partir das análises e dos diagnósticos elaborados na disciplina de Atelier de Projetos I. Trabalho multidisciplinar. Exercício de projeto em área urbana, com ênfase nos aspectos formais, ambientais, paisagísticos, normativos, ecológicos e sustentáveis, de acordo com a formação específica de cada estudante. Projetos e propostas alternativas sustentáveis em áreas consolidadas, com problemas funcionais, com significativa presença de preexistências.

História dos movimentos sociais

Estudo do território como construção econômica, política, social e cultural. A cidade do capital, o palco da disputa.  As principais correntes e teorias sociológicas da urbanização e da organização das cidades e suas relações com a sustentabilidade. Discussão do processo de urbanização como agente de transformação das estruturas socioespaciais.

Desenho e criatividade

Criação de propostas e de soluções para problemas através de esquemas gráficos; desenvolvimento da criatividade através da construção de esquemas e diagramas; desenvolvimento de habilidades e da expressão em linguagens gráficas; discussão e análise de exemplos de processos criativos em arte e em ciência.

Desenho urbano e planos reguladores

Análise e interpretação dos planos reguladores e legislações que orientam o parcelamento do solo e o desenho urbano. Avaliação das consequências projetuais que derivam desses planos reguladores no tecido urbano. Introdução de técnicas de análise territorial avançada, visando estabelecimento de parâmetros propositivos com vistas a novas tendências de urbanização.

Tópicos em Urbanismo II: Mobilidade e Georreferenciamento

Estudo de questões referentes a Mobilidade Urbana e Paisagismo. Discussões, análises críticas e inter-relações com a arquitetura e o urbanismo sustentáveis e com a vida na cidade. 

Desenvolvimento e design regenerativo urbano

Observação, análise e interpretação dos elementos estruturadores dos espaços urbanos como vetores para a regeneração da natureza na paisagem das cidades. Apresentação de soluções sustentáveis de desenho urbano voltadas à construção de espaços saudáveis para todos.

Conforto Ambiental no Desenho Urbano

Introdução ao estudo de conforto térmico, eficiência energética, iluminação natural, impacto ambiental dos materiais e produção de energia renovável e limpa como fatores vitais na construção de ambientes urbanos resilientes e sustentáveis. Discussão dos conceitos basilares de Conforto Ambiental no Desenho Urbano estratégias de proposição de espaços urbanos que promovam lugares e edificações com elevado conforto ambiental. 

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Beatriz Regina Dorfman
  • Me. Paulo Ricardo Bregatto
  • Dra. Marcos Diligenti
  • Dr. Marcio Rosa D’Avila
  • Me. Maturino Luz
  • Me. Daniel Pitta Fischmann
  • Dra. Cibele Vieira Figueira
  • Me. Caroline Kuhn
  • Me. Flavio Kiefer
  • Esp. Rayssa Bielefeld
  • Esp. Thiago Ferreira
  • Dra. Patrícia de Freitas Nerbas

Coordenação

  • Beatriz Regina Dorfman
    [email protected]
    Arquiteta e Urbanista e Artista plástica, doutora em Teoria, História e Crítica da Arquitetura (PROPAR UFRGS), especialista em Expressão Gráfica (FAU PUCRS). Professora e pesquisadora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da PUCRS. Atuou como profissional autônoma em Escritório Particular de Projetos de Arquitetura, entre 1980 e 1990. Participou de diversas exposições coletivas e individuais de desenhos, gravuras e pinturas. Publicou os livros Beaubourg e Bilbao: o poder da imagem na sociedade do espetáculo (2004) e A arquitetura e a diferença (2014), abordando as relações entre Arquitetura, Arte e Filosofia. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Cadernos de desenho: arquitetura e cidade”.
  • Paulo Ricardo Bregatto
    [email protected]
    Arquiteto e urbanista (Ulbra, 1988). Especialista em planejamento urbano e habitacional (Ulbra, 1989). Mestre em arquitetura (Propar/Ufrgs, 1996). Professor no curso de arquitetura e urbanismo da PucRS (desde 1999). Desenvolve prática profissional privada no escritório BREGATTO Arquitetos (desde 1988). Foi conselheiro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU-RS) por duas gestões (2012/2014 e 2018/2020). Autor de livros e artigos na área da arquitetura e urbanismo.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.160,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.102,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.073,00
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.044,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.020,80
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 928,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 928,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 580,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

engenharia