Pós-graduação em Comunicação Política: Estratégias e Práticas - PUCRS

Especialização

Comunicação Política: Estratégias e Práticas

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Comunicação Política: Estratégias e Práticas oferece uma visão ampla das abordagens teóricas e da dimensão aplicada do campo da Comunicação Política.

Área do Curso
Comunicação e Marketing
Modalidade
Online ao vivo
Período do curso
Período
20/04/2024 a 20/07/2025
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

20 de Abril de 2024

Inscrições até 20/04/2024

Período

20/04/2024 a 20/07/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta-feira, das 19h15min às 22h30min e sábado, das 8h às 13h e das 14h às 16h30min.

Sobre o Curso

O curso propõe-se a aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de comunicação relacionadas ao campo da política, contemplando planejamento, ações e mensuração dos resultados. Para desenvolver estratégias de comunicação efetivas será fornecida uma visão ampla e alicerçada nas mais recentes abordagens teóricas e práticas existentes no Brasil e no mundo a respeito do campo profissional da Comunicação Política. O curso apresentará e debaterá temas imprescindíveis como: participação política, opinião pública, Estado, democracia e poder até as estratégias de distintos agentes sociais e políticos nesse terreno.

 

Para quem é esse curso

Profissionais de todas as áreas e carreiras que se interessem e tenham conexão com aspectos da Comunicação Política.

O que você vai aprender

  • Ter visão ampliada da dimensão comunicacional da Política;
  • Propiciar reflexão teórica e metodológica sobre conceitos, autores e obras fundamentais da Comunicação Política;
  • Explorar debates contemporâneos e questões emergentes da Comunicação Política;
  • Explorar saberes e técnicas aplicados relevantes para a ação política cotidiana como planejamento de campanha, análise de dados e outros;
  • Desenvolver estratégias diferenciadas com uso amplo das plataformas comunicacionais disponíveis.

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • O curso utilizará ferramentas de mediação on-line da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos;
  • O corpo docente conta com pesquisadores com experiência em análise de momentos históricos da política mundial;
  • Também haverá presença de profissionais do espaço das práticas com experiência em assessoramento político e desenvolvimento de estratégias entre os integrantes do corpo docente;
  • Estudante poderá fazer o estudo de casos que marcaram a história recente da comunicação política;
  • Foco no ambiente midiático digital;
  • Aproximação com o ambiente político e oportunidade de contato com profissionais da área, inclusive por meio de estágios não obrigatórios;
  • Instrumentalização prática para quem deseja atuar como gestor em organizações públicas e no assessoramento de políticos.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Disciplinas

Comunicação Política - Conceitos e Teorias

Abordagem do acervo teórico interdisciplinar acumulado ao longo do tempo sobre a prática comunicacional da política. Exame de temas como persuasão, mídia e difusão da informação, opinião pública, emoções e imaginário coletivo, marketing político, reputação, propaganda e midiatização da política.

Comunicação Política Estratégica

Apresenta e discute como estratégias de comunicação política são desenvolvidas e implementadas em diferentes contextos políticos, incluindo eleições, governança e crises. Aborda a importância do planejamento, do plano de ação e a mensuração do impacto das estratégias de comunicação na percepção pública e no comportamento eleitoral.

Persuasão e Emoções Coletivas

Exame do papel da linguagem, da comunicação e da mídia nos processos políticos. Abordagem da emoção como fator preponderante nas estratégias discursivas de agentes políticos. Focalização do papel de conceitos e teorias como agendamento, enquadramento e sugestão, priming, associação de ideias, linguagem emocional, discurso de ódio e discurso de vitimização.

Gestão de Crise e Reputação

Abordagem ampla da ideia de reputação como construção social a partir do instrumental teórico-prático das Teorias da Imagem. Estudo das convergências entre reputação e Comunicação Política tomando como pontos de inflexão as noções de reputação individual e de reputação coletiva. Revisão dos elementos da reputação (afeto, estima e conhecimento) e as dimensões da reputação (visibilidade, transparência, distintividade, consistência, autenticidade e responsividade). Interrelação entre comunicação externa e interna. Estudo das contribuições das teorias do Público e da Percepção. Revisão das metodologias de mensuração e avaliação de reputação.

Política e Comunicação Digital

Exame da comunicação digital na sociedade em rede, com ênfase em processos comunicacionais e políticos mediados por computador. Revisão das abordagens teóricas do digital e exame da comunicação digital à luz das teorias clássicas da comunicação. Estudo das teorias do virtual. Revisão dos aspectos como conectividade, participação e colaboração. Focalização das redes sociais e plataformas. Abordagem da convergência e mudança na perspectiva da midiatização on-line.

Campanhas Eleitorais e Comportamentos Sociais

Exame de concepção, planejamento, logística, execução e avaliação de campanha política. Abordagem do processo de definição de candidaturas numa perspectiva histórico-crítica. Investigação da condição de candidato, com elementos constitutivos e relações com outros agentes. Estudo dos aspectos centrais de campanha eleitoral com programa, mensagem e estratégia de campanha. Reflexão sobre o que define o eleitor. Exame de técnicas de elaboração de plano e cronograma de campanha e da emergência das pesquisas eleitorais como fenômeno singular da política contemporânea.

Ideais Políticos e Cultura Democrática

Revisão de conceitos, autores e correntes de pensamento da Filosofia Política. Conceituação e contextualização de noções como pólis, soberania e ideologia. Exame de regimes e sistemas de governo. Aprofundamento das concepções teóricas sobre sociedade, política e participação: idealismo, realismo, estruturalismo e pós-estruturalismo, abordagens pós-modernistas. Abordagem complexa sobre instituições no Estado contemporâneo, com especial ênfase em partidos políticos.

Estratégias de Pesquisa e Uso Integrado de Dados

Revisão de conceitos fundamentais da análise de dados numa perspectiva aplicada. Abordagem de noções como consulta de dados, formatação e combinação de dados, tabelas, auditoria de dados, importação de dados, Focalização de conceitos básicos de visualização de dados: datasets e dataframes. Investigação de técnicas de sumarização, análise estatística de dados e mineração de dados.

Identidades Políticas e Dinâmicas da Opinião Pública

Apresentação de um panorama amplo da construção de dinâmicas identitárias como elemento estruturante das relações políticas na contemporaneidade. Noções como cultura e civilização, nações e nacionalismos, gênero, raça e classe no contexto sócio-histórico da modernidade tardia e da complexidade.

Atualidade Política: Debates e Reflexões

Apresentação de conceitos sobre tópicos relacionados à Comunicação Política a partir de uma abordagem crítica, dialogada e multidisciplinar.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Jacques Alkalai Wainberg
  • Me. Luiz Antônio Araujo
  • Dr. Moreno Cruz Osório
  • Dra. Rosângela Florczak de Oliveira
  • Dra. Teresa Cristina Schneider Marques
  • Me. Lucas Silveira Kupssinskü
  • Dr. Angelo Arlindo Carnieletto Müller
  • Dr. Manuel Luis Petrik Pereira
  • Dra. Silvia Regina Ferabolli
  • Esp. Júlia Machado Biasibetti

Coordenação

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), BA em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, mestrado em Jornalismo – University of South Carolina (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). O Pós-Doutorado foi realizado na Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos e na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse e produção intelectual incluem jornalismo, comunicação intercultural e internacional, relações internacionais, teorias de comunicação, comunicação política e persuasão, comunicação e emoções.

Jornalista, professor e pesquisador de Jornalismo. Pesquisador de Relações Internacionais. Escritor, editor e tradutor. Consultor em Comunicação. Professor do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Comunicação e Informação pela mesma universidade. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (Nuprima, UFRGS-CNPq) e do Resto Laboratório de Práticas Jornalísticas (UFSM-CNPq). Autor de quatro livros, como único autor ou co-organizador, nas áreas de Comunicação, Reportagem e Entrevista. Como editor, colunista, repórter, enviado especial, redator e freelancer, tem trabalhos publicados pelos principais jornais e portais de notícias do Brasil. Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 16/10/2023 a 10/01/2024R$ 700,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 875,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 831,25
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 809,38
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 437,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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