Pós-graduação em Comunicação Política: Estratégias e Práticas - PUCRS

Especialização

Comunicação Política: Estratégias e Práticas

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Comunicação Política: Estratégias e Práticas oferece uma visão ampla das abordagens teóricas e da dimensão aplicada do campo da Comunicação Política.

Área do Curso
Comunicação e Marketing
Modalidade
Online ao vivo
Período do curso
Período
20/04/2024 a 20/07/2025
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

20 de Abril de 2024

Inscrições até 20/04/2024

Período

20/04/2024 a 20/07/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta-feira, das 19h15min às 22h30min e sábado, das 8h às 13h e das 14h às 16h30min.

Sobre o Curso

O curso propõe-se a aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de comunicação relacionadas ao campo da política, contemplando planejamento, ações e mensuração dos resultados. Para desenvolver estratégias de comunicação efetivas será fornecida uma visão ampla e alicerçada nas mais recentes abordagens teóricas e práticas existentes no Brasil e no mundo a respeito do campo profissional da Comunicação Política. O curso apresentará e debaterá temas imprescindíveis como: participação política, opinião pública, Estado, democracia e poder até as estratégias de distintos agentes sociais e políticos nesse terreno.

Para quem é esse curso

Profissionais de todas as áreas e carreiras que se interessem e tenham conexão com aspectos da Comunicação Política, por exemplo Jornalismo, Direito, Economia, Antropologia e Sociologia, Relações Internacionais, Relações Púbicas, etc.

O que você vai aprender

  • A dimensão comunicacional da Política;
  • Reflexão teórica e metodológica sobre conceitos, autores e obras fundamentais da Comunicação Política;
  • Questões emergentes da Comunicação Política, além de explorar debates contemporâneos;
  • Técnicas e saberes aplicados para a ação política cotidiana, como planejamento de campanha, análise de dados e outros;
  • Estratégias diferenciadas com uso amplo das plataformas comunicacionais disponíveis.

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • O curso utilizará ferramentas de mediação on-line da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos;
  • O corpo docente conta com pesquisadores com experiência em análise de momentos históricos da política mundial;
  • Também haverá presença de profissionais do espaço das práticas com experiência em assessoramento político e desenvolvimento de estratégias entre os integrantes do corpo docente;
  • Estudante poderá fazer o estudo de casos que marcaram a história recente da comunicação política;
  • Foco no ambiente midiático digital;
  • Aproximação com o ambiente político e oportunidade de contato com profissionais da área, inclusive por meio de estágios não obrigatórios;
  • Instrumentalização prática para quem deseja atuar como gestor em organizações públicas e no assessoramento de políticos.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Disciplinas

Comunicação Política - Conceitos e Teorias

Abordagem do acervo teórico interdisciplinar acumulado ao longo do tempo sobre a prática comunicacional da política. Exame de temas como persuasão, mídia e difusão da informação, opinião pública, emoções e imaginário coletivo, marketing político, reputação, propaganda e midiatização da política.

Comunicação Política Estratégica

Apresenta e discute como estratégias de comunicação política são desenvolvidas e implementadas em diferentes contextos políticos, incluindo eleições, governança e crises. Aborda a importância do planejamento, do plano de ação e a mensuração do impacto das estratégias de comunicação na percepção pública e no comportamento eleitoral.

Persuasão e Emoções Coletivas

Exame do papel da linguagem, da comunicação e da mídia nos processos políticos. Abordagem da emoção como fator preponderante nas estratégias discursivas de agentes políticos. Focalização do papel de conceitos e teorias como agendamento, enquadramento e sugestão, priming, associação de ideias, linguagem emocional, discurso de ódio e discurso de vitimização.

Gestão de Crise e Reputação

Abordagem ampla da ideia de reputação como construção social a partir do instrumental teórico-prático das Teorias da Imagem. Estudo das convergências entre reputação e Comunicação Política tomando como pontos de inflexão as noções de reputação individual e de reputação coletiva. Revisão dos elementos da reputação (afeto, estima e conhecimento) e as dimensões da reputação (visibilidade, transparência, distintividade, consistência, autenticidade e responsividade). Interrelação entre comunicação externa e interna. Estudo das contribuições das teorias do Público e da Percepção. Revisão das metodologias de mensuração e avaliação de reputação.

Política e Comunicação Digital

Exame da comunicação digital na sociedade em rede, com ênfase em processos comunicacionais e políticos mediados por computador. Revisão das abordagens teóricas do digital e exame da comunicação digital à luz das teorias clássicas da comunicação. Estudo das teorias do virtual. Revisão dos aspectos como conectividade, participação e colaboração. Focalização das redes sociais e plataformas. Abordagem da convergência e mudança na perspectiva da midiatização on-line.

Campanhas Eleitorais e Comportamentos Sociais

Exame de concepção, planejamento, logística, execução e avaliação de campanha política. Abordagem do processo de definição de candidaturas numa perspectiva histórico-crítica. Investigação da condição de candidato, com elementos constitutivos e relações com outros agentes. Estudo dos aspectos centrais de campanha eleitoral com programa, mensagem e estratégia de campanha. Reflexão sobre o que define o eleitor. Exame de técnicas de elaboração de plano e cronograma de campanha e da emergência das pesquisas eleitorais como fenômeno singular da política contemporânea.

Ideais Políticos e Cultura Democrática

Revisão de conceitos, autores e correntes de pensamento da Filosofia Política. Conceituação e contextualização de noções como pólis, soberania e ideologia. Exame de regimes e sistemas de governo. Aprofundamento das concepções teóricas sobre sociedade, política e participação: idealismo, realismo, estruturalismo e pós-estruturalismo, abordagens pós-modernistas. Abordagem complexa sobre instituições no Estado contemporâneo, com especial ênfase em partidos políticos.

Estratégias de Pesquisa e Uso Integrado de Dados

Revisão de conceitos fundamentais da análise de dados numa perspectiva aplicada. Abordagem de noções como consulta de dados, formatação e combinação de dados, tabelas, auditoria de dados, importação de dados, Focalização de conceitos básicos de visualização de dados: datasets e dataframes. Investigação de técnicas de sumarização, análise estatística de dados e mineração de dados.

Identidades Políticas e Dinâmicas da Opinião Pública

Apresentação de um panorama amplo da construção de dinâmicas identitárias como elemento estruturante das relações políticas na contemporaneidade. Noções como cultura e civilização, nações e nacionalismos, gênero, raça e classe no contexto sócio-histórico da modernidade tardia e da complexidade.

Atualidade Política: Debates e Reflexões

Apresentação de conceitos sobre tópicos relacionados à Comunicação Política a partir de uma abordagem crítica, dialogada e multidisciplinar.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Angelo Arlindo Carnieletto Müller – doutor em comunicação pela Pontifícia Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestre em Comunicação; possui MBA em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Dr. Fábio Canatta de Souza – doutor em comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Dr. Jacques Alkalai Wainberg – pós-doutor pela Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos e na Universidade de Tel Aviv; doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Jornalismo pela University of South Carolina; possui MBA em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Dr. Lucas Silveira Kupssinskü – doutor e mestre em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduado em Análise e Desenvolvimento de Sitemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);
  • Dr. Manuel Luis Petrik Pereira – doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Comunicação Social e jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Dr. Moreno Cruz Osório – mestre e doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduado em jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);
  • Dra. Rosangela Florczak De Oliveira – doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestra em Comunicação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Teorias e Práticas do Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Dra. Silvia Regina Ferabolli – doutora em Política e Estudos Internacionais pela Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres (SOAS); mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduada em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);
  • Dra. Teresa Cristina Schneider Marques – doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT);
  • Esp. Júlia Machado Biasibetti – especialista em Planejamento em Comunicação e Gestão de Crise de Imagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

Coordenação

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), BA em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, mestrado em Jornalismo – University of South Carolina (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). O Pós-Doutorado foi realizado na Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos e na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse e produção intelectual incluem jornalismo, comunicação intercultural e internacional, relações internacionais, teorias de comunicação, comunicação política e persuasão, comunicação e emoções.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
21/02/2024 a 10/04/2024 - 10% de descontoR$ 787,50
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 875,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 831,25
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 809,38
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 437,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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